Colocado por: jcaiado
Então mas diga lá, o que é que um profissional fazia de melhor nesta instalação, em termos de funcionamento e funcionalidades do sistema? Já sei que a parte estetica ia ser muito mais apresentavel. Ia utilizar uma acumulador da marca xpto, tubos xpty, isolamento xptyz, tubos direitinhos, quadro electrico e cabos electricos todos arrumadinhos, calha tecnica, e agora pergunto o que é que ganhava com isso tudo a não a ser a carteira substancialmente mais leve? A minha intenção nunca foi fazer nenhuma instalação para capa de revista, era fazer as coisas simples, funcionais com materias de confiança e minimo de manutenção e segurança por um preço aceitável. Repito que o trabalho ainda não está terminado, se calhar se colocasse fotos daqui a 2 ou 3 meses as coisas estão com outra apresentação até porque nada se vai ver eheheh... Em relação ao sistema ainda falta realizar as ligações para alimentar a MLR e a MLL que estão ambas a cerca de 3-4mt de tubo do acumulador, mas isto só vai avançar quando eliminar o TS e o transformar em circulação forçada. A valvula misturadora do TS já tem destino.... ainda falta colocar alimentação da ar exterior para o ar secundário do recuperador (o equipamento possui uma entrada na parte superior junto à saida de gases para esse efeito) que é praticamente o que usa depois do acendimento, o ar primario é muito pouco utilizado, Não suja o vidro, gasta pouca lenha, está com um excelente rendimento e estou a queimar lenha ainda muito verde (até é crime), quando estiver a queimar eucalipto bem sequinho, vai ser um luxo mas isso só para o ano. O unico promenor que ainda não está bem defenido é o uso ou não da valvula anti-condensação. O local dela está lá e até a eu a monto se for necessario. Depois ainda optimizações que podem ser testadas tipo quando está em modo automático AQ+AQS com prioridade a AQS, colocar por exemplo 15minutos AQS, 5m de AQ e assim repetetivamente para não deixar arrefercer o circuito de AQ. Que é o está a contecer quando acaba de fazer AQS, já o circuito de AQ está frio, e lá é necessario aquecelo de novo... como vê estou muito mais preocupado com a optimização do sistema do que com a parte estetica. (Inicio modo ironico) Se tivesse sido feito por um profissional, de certeza que ele tinha previsto estas situações todas! (fim modo ironico)
Agora outro assunto que ainda ninguem se lembrou mas faço questão de vos identificar: Eu já aqui referi o uso do tubo multicamada com elemento de segurança ao funcionar como fusivel, até tudo bem, porem existe um problema, advinham? não? então e se rebenta um tubo com a agua quente lá dentro, se estiver alguem perto pode sofrer uma queimaduras valentes, por isso é que do lado do recuperador os tubos são em aluminio já que hotte do mesmo será feita em chapa de inox microperfurada e se houvesse a ruptura de um tubo a agua escparia pelos furinhos, do lado de trás ao lado do acumulador aquela parte de tubagem em multicamada vai ser toda tapada por uma especie de portinhola tecnica de forma que em caso de um "fusivel" queimar, a faisca não possa provocar danos colaterais. A verdade é que nem seria necessario, porque aos 85º a sirene de alarme da centralina da bomba circuladora e valvula de 3 vias começa a berrar e ouve-se bem! Como podem ver a minha preocupação com a parte estetica está tipo assim em ultimo lugar, porque no fim nada se vai ver...
Ufa, estava com vontade de escrever, o que vale é que vamos todos aprendendo e isso é a grande mais valia destas pseudo discussões....
JC
Colocado por: jcaiadoExiste alguma forma visual de indentificar se estão a existir ocorrencias de condensação no sistema? E que a minha ideia de fenomenos de condensação pode estar errada! Isto ainda na pensar na valvula de anti-condensação..
JC
Colocado por: Dynamic444Quanto tempo demora a aquecer a água sanitária?
Patricia Silva
Colocado por: Dynamic444
O seu instalador não lhe sabe responder sobre isso??
Patricia Silva
Sabe, mas gosto de recolher mais testemunhos, pois considero que não existe ninguem conhecedor da verdade absoluta!
JC
Colocado por: Dynamic444
Mas no início do tópico não foi isso que você disse!
Patricia Silva
Colocado por: Dynamic444E se não for pedir muito,diga qual o valor do acumulador.
Patricia Silva
Não me recordo aonde....
JC
Já que tanto insiste, 1000€ +-euro. Se optasse por permutadores mais pequenos, seria algo mais barato, mas preferi não arriscar...
JC
Colocado por: leiriaBoa tarde Patricia Silva
Observo que é uma pessoa bastante entendida nestes temas.
Necessito da sua ajuda.
Vou trocar o meu deposito acumulador que é um Roca refª 148111006 em aço inixidavel de 150 litros.Este deposito não tem serpentina.
Para um deposito de 300 litros o que me aconselha relação qualidade/preço ?
Obrigada.
JC peço desculpa estar a utilizar o seu espaço.
Colocado por: Dynamic444Mas pronto,o que interessa é que ao fim de uma semana você está contente com o sistema,agora o resto são cantigas.
Só gostava de saber quanto tempo demora aquecer a água quente sanitária.
Patricia Silva
Colocado por: jcaiadoJá respondi no post #46
Colocado por: leiriaBoa tarde Patricia Silva
Observo que é uma pessoa bastante entendida nestes temas.
Necessito da sua ajuda.
Vou trocar o meu deposito acumulador que é um Roca refª 148111006 em aço inixidavel de 150 litros.Este deposito não tem serpentina.
Para um deposito de 300 litros o que me aconselha relação qualidade/preço ?
Obrigada.