Iniciar sessão ou registar-se
    • a5822
    • 22 janeiro 2014 editado

# 1

Bom dia,

Tenho uma divisão da casa( em soalho , não tem lage) que está em contato com o exterior. como podem ver na foto , está resguardada,não chove lá diretamente. Pretendo isolar esta divisão, para isso , estou a pensar forrar com pladur usando l. de vidro COM BPV),
    1)é uma solução viável?
    2) se sim qual a espessura de isolamento recomendada? Distrito de braga
    3) devo deixar algum espaço entre a madeira e a l.de vidro para evitar que a medeira apodreça?

Aceitam-se outras sugestões
    obg pela ajuda
      iso.jpg
    • Mac
    • 22 janeiro 2014

# 2

Eu não fazia dessa forma. Nem o "pladur" nem a lã de vidro gostam de ambientes humidos e aí vai tê-los por força da humidade do ar exterior.
    Eu entalava placas de XPS 4 cm entre os barrotes, depois aplicava uma placa igual de forma contínua por baixo dos barrotes, fixava-a com ripas de 3 cm que pregava aos barrotes e depois terminava com madeira.
    Cumps
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  1.  # 3

Colocado por: MacEu não fazia dessa forma. Nem o "pladur" nem a lã de vidro gostam de ambientes humidos e aí vai tê-los por força da humidade do ar exterior.
    Eu entalava placas de XPS 4 cm entre os barrotes, depois aplicava uma placa igual de forma contínua por baixo dos barrotes, fixava-a com ripas de 3 cm que pregava aos barrotes e depois terminava com madeira.
    Cumps

obg. Não preciso de deixar espaço entre o soalho e o xps, para que a madeira respire e não apodreça?
  2.  # 4

Colocado por: a5822
    1. obg. Não preciso de deixar espaço entre o soalho e o xps, para que a madeira respire e não apodreça?

O XPS respira.
    O EPS (esferovite) respira ainda melhor.

Quando falo em respirar refiro-me portanto à permeabilidade ao vapor.

Para essa situação colocar lá de vidro irá exigir muitos, muitos, cuidados.

XPS à vista, aplicado como referiu o forista Mac, parece-me uma solução prática, eficiente e barata.
  3.  # 5

O xps respira?
  4.  # 6

Colocado por: pc ferreiraO xps respira?

Deduzo que não concorda com a solução xps?
    E eps?
    Tem outras sugestões?
    eu tb conheço placas de fibras de madeira, não sei se são adequadas para esta situação, mas comparativamente com o xps/eps são 3/4 vezes mais caras.
    obg pela ajuda
  5.  # 7

Colocado por: pc ferreiraO xps respira?

Colocado por: Anonimo18072022A, ver comentário1º Pessoalmente acho que deveria usar o EPS e não o XPS principalmente pelo fato do XPS ser bastante menos permeável ao vapor de água do que o EPS.

Pelo que li aqui no fórum, no comentário referenciado, respira. Mas por favor elucide-nos sobre esta questão.
  6.  # 8

Colocado por: a5822E eps?

Pelo que li no outro tópico, EPS é convenientemente permeável ao vapor de água, pelo que será então a melhor solução.

Na colocação, tenha o cuidado de desalinhar as juntas; entre o EPS a colocar entre os barrotese; e o EPS a aplicar sobre os barrotes e "primeira camada" de EPS
  7.  # 9

Colocado por: JoseBlinoPelo que li no outro tópico, EPS é convenientemente permeável ao vapor de água, pelo que será então a melhor solução.

Nem tudo o que se lê está correcto ! Nesse caso a madeira é que respira...

Ao colocar lã de vidro, deve sim colocar a barreira para que a lã não apodreça... e que se lixe o vapor ! Se entra pela madeira sai pela madeira...

Sai sempre por onde entra !

Metem tanto medo com as tangas do vapor que até dá arrepios na espinha...

Se a humidade for no sentido da casa para a rua, neste caso será humidade do ar a que se pode chamar vapor, mas aí o pladur aguenta bem e absorve e controla , mas se vier de fora a coisa será mais negra e aí faz falta o pastico que até pode ser daquele de estufa que é muito bom, pois aguenta bem os raios solares !

Já o meu avô usava plastico por baixo das paredes para a humidade não subir ... Antes de "inventarem" o vapor :-)))

Numa casa minha à uns 35/40 anos selei todo o tecto que apenas tinha telhas com EPS e quero lá saber que respire ou não... O que eu sei é que está como novo e as traves são e madeira. Será que tenho que lá ir tirar fotos ?

Não podemos dar ouvidos a teorias feitas para vender produtos !

Agora uma coisa é certa, se colocar lã de vidro e pladur, sem uma barreira para evitar a propagação da humidade vinda de cima , dá cabo do gesso do pladur ! Aí está um caso em que faz falta o plastico ... O plastico tambem respira ehehe
  8.  # 10

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Ao colocar lã de vidro, deve sim colocar a barreira para que a lã não apodreça... e que se lixe o vapor ! Se entra pela madeira sai pela madeira...

mais uma vez obg.

Então posso colocat l de vidro com BPV e pladur hidrofugo) e um plástico para evitar que a humidade chegue ao pladur, ou apenas l. de vidro com BPV e o plástico?

Se a humidade for no sentido da casa para a rua, neste caso será humidade do ar a que se pode chamar vapor, mas aí o pladur aguenta bem e absorve e controla , mas se vier de fora a coisa será mais negra e aí faz falta o pastico que até pode ser daquele de estufa que é muito bom, pois aguenta bem os raios solares !

Já o meu avô usava plastico por baixo das paredes para a humidade não subir ... Antes de "inventarem" o vapor :-)))

Numa casa minha à uns 35/40 anos selei todo o tecto que apenas tinha telhas com EPS e quero lá saber que respire ou não... O que eu sei é que está como novo e as traves são e madeira. Será que tenho que lá ir tirar fotos ?

Não podemos dar ouvidos a teorias feitas para vender produtos !

Agora uma coisa é certa, se colocar lã de vidro e pladur, sem uma barreira para evitar a propagação da humidade vinda de cima , dá cabo do gesso do pladur ! Aí está um caso em que faz falta o plastico ... O plastico tambem respira ehehe
  9.  # 11

Colocado por: a5822Então posso colocat l de vidro com BPV e pladur hidrofugo) e um plástico para evitar que a humidade chegue ao pladur, ou apenas l. de vidro com BPV e o plástico?

Como já se viu em algumas fotos disponibilizadas gentilmente por alguns foristas a humidade está entre a madeira a a lã de vidro.

Deve colocar aí a BPV de matéria plastica e por baixo que quiser que respire deve colocar em papel mas se tiver por baixo projectores deve colar em aluminio para o pó não sair pelos projectores como eu costumo ver.

Pessoalmente acho o melhor o pladur hidrofugo se a casa for humida

Já agora , quando eu me refiro a:

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão podemos dar ouvidos a teorias feitas para vender produtos !

Não tem a ver com aplica ou propõe os materiais pois por vezes têm a melhor das intenções mas devido à falta de experiencia cometem erros e embarcam na publicidade .

As técnicas agressivas de markting não existem apenas nos iogurtes e na Apple !

Com essas técnicas eu vejo pessoas a comprar ao dobro do preço produtos piores ...

Nem todas as pessoas podem gastar uma fortuna nos materiais, há que usar por vezes soluções económicas e é para isso que servem os fóruns.

Ajudar a fazer o melhor possível com " a prata da casa" não é comprar produtos piores só porque são novos.

Eu nessa sua forra de madeira com esferovite para minimizar os problemas colocava uma forra por fora flexível para que não se notem mais tardes as fissuras nas juntas.

No caso de pladur se ao fim de 10 anos se notar as juntas ou zona dos parafusos como acontece em casas húmidas, não tem problema algum, foi façilmente se retoca ao repintar a casa, e fica como novo !

Agora há quem não goste que eu diga que as juntas do pladur ao fim de um tempo se notam !

Mas qualquer um de vós pode constatar ao olhar para um tecto, de um Restaurante, bomba de gasolinas, loja etc...

Agora se o pladur for colocado em dupla camada cruzado como aconselha o Alv já esse problema deixa praticamente de existir !

Só que os custos de uma aplicação são superiores e ai se calhar mais vale ao fim de uns anos ao repintar se dei uns retoques !

No caso da madeira... Se por exemplo fissurar não é com uma massinha que vai conseguir reparar, pois a madeira com a humidade tem toneladas de força.

Estranho é como profissionais com anos de trabalho ainda não constataram os problemas com as dilatações das madeiras.

Já os romanos partiam os grandes blocos de pedra com, madeira em vez de dinamite !

A madeira ou está bem tapada de modo a que não se vejam as juntas (Ex. Casas em LSF) ou temos que tirar partido das juntas e criar zonas de dilatação visíveis !
  10.  # 12

Se a humidade for no sentido da casa para a rua, neste caso será humidade do ar a que se pode chamar vapor, mas aí o pladur aguenta bem e absorve e controla , mas se vier de fora a coisa será mais negra e aí faz falta o plástico que até pode ser daquele de estufa que é muito bom, pois aguenta bem os raios solares !

O plastico tambem respira ehehe

É mesmo para arrepiar :)

A madeira tem de respirar e se o vapor não tiver para onde sair pior. As casas respiram do interior para o exterior. Já foi discutido isso há uns tempos aqui no forum. Se o vapor do interior da casa absorvido pela madeira ao sair para o exterior encontrar uma barreira de plástico ou poliestireno, este não sai e ficará entre o isolamento e a madeira.

Treta de vapor?? Não é para meter medo mas para o perceber :)
    Concordam com este comentário: PatSil, Anonimo16062021
  11.  # 13

Colocado por: Rui FernandesA madeira tem de respirar e se o vapor não tiver para onde sair pior. As casas respiram do interior para o exterior.

100 % de acordo e dái ? eu disse que não ?

Colocado por: Rui FernandesSe o vapor do interior da casa absorvido pela madeira ao sair para o exterior encontrar uma barreira de plástico ou poliestireno, este não sai e ficará entre o isolamento e a madeira.

Está a falar de que madeira ? Do soalho ? da laje ? A barreira faz falta aí para evitar que o vapor suba ? ou que a humidade exterior desça ?

Se está preocupado com a humidade que sobe, note que essa casa tem anos e a madeira parece estar boa... Se isolar vai ter menos humidade e esta hemmm!

E noite que a madeira é mais permeável à humidade que o xps e eps etc...

Aí o amigo DIas Borges parece concordar consigo !

Mas o sr. Rui Fernandes noutro Post colocou uma foto... Pergunto-lhe onde está aí a barreira pára/vapor ?

Colocado por: Rui FernandesMais alguns isolamentos pelo interior:

Gutex Thermoroom
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
      37.jpg

Será caso para perguntar ... A barreira faz falta só quando voçês querem ?

O sr. Anonimo16062021 mostrou vários exemplos e muitos deles sem barreira pára vapor ... Eu pròprio coloquei um post com casas em palha :

https://forumdacasa.com/discussion/32362/1/casas-em-palha/

Digam-lhe lá onde vêm o plástico ?

Por baixo amigos, por baixo para a humidade não subir !

Vocês parece que só vêm o que querem ...
  12.  # 14

Já agora um pergunta parva.

Se vamos colocar uma barreira pára vapor para a humidade não sai e não atacar a madeira e se as condensações iram ficar entre o plastico BPV e o isolamento
    que vamos supor ser em lã de rocha não acham que as condensações assim vão escorrer pela lã de rocha ?

Não seria melhor deixar a madeira absorver e libertar essa humidade por cima ?

Ou agora têm que a madeira apodreça ? A uns tempos quiseram-me dar lições dizendo que há barcos em madeira, agora não querem que a madeira apanhe agua !

Ainda por cima a forista Dynamic444 tambem acha que a madeira neste caso não deve apanhar humidade, mas não é a mesma pessoa que adora vender madeira para o exterior onde apanha com a chuva ?

Digam lá então de sua justiça porque eu gosto de trocar ideias :-)
  13.  # 15

Colocado por: Anonimo18072022AVocê continua a misturar "alhos com bugalhos"....

Eu ? Então afinal a humidade passa a não passa ? passa mais devagar e saí ou não passa e fica

Colocado por: Anonimo18072022Aque vai fazer é baixar a chamada "pressão de vapor" para que fique abaixo da chamada "pressão de saturação"

Isso estou eu farto de ler ... Fica uma frase bonita nos livros .

Mas troque lá isso por "miúdos" passa a humidade ? então pode dar cabo da madeira ? Não passa a não dá cabo ?

O eps e xps num dos estudos que indicou é uma boa barreira pára vapor e sendo assim não precisa de barreira pois já reduz muito , no entanto já o li a dizer que necessitava na mesma de pára vapor .

Disse a uns tempos que as casas em LSF usam sempre lã de rocha pelo interior e que assim evitam o uso de barreira pára vapor.... Mas não é isso que eu vejo nas casas em LSF, vejo sim e apenas esferovite por fora e pladur por dentrom pois se os esforovite estiver bem dimensionado não fez sentido usar isolamento suplementar por dentro .

Um coisa é certa, que sabe ler é que fica baralhado ! Um dia quando tiver tempo ( Uma nova gripe) vou fazer um resumo para ler as contradições de muita gente .
  14.  # 16

Colocado por: Anonimo16062021Sim,isso mesmo,exemplo de isolamento (capilar activo) que não necessita de BPV.

Pois, no caso do "seu" isolamento exterior com lã de rocha basta impermeabilizar com silicone, como aliás mostrou numa foto ! Era assim que eu faria, mas a sr. ETICS disse que no capotto a pintura (cobrimento) não poderia ser muito impermeável e isso eu não concordo.
    Acho que a pintura do capooto deve se impermeabilizar. Mas é claro que alguma respiração á sempre até nos balões de borracha .
    Então e neste caso que discutimos do qual tem ai acima a foto não é activo ? temos que colocar barreira para vapor que afinal já não pára ?

Colocado por: Anonimo18072022AEntenda que quando falamos de vapor de água não falamos em água mas sim num gás.

Gás onde ? só se for radão ... Eu falo de ar que tem muitas componentes entre elas humidade que nos faz falta para respirarmos !

Colocado por: Anonimo18072022A»» Na superfície das paredes interiores o que vai levar esse gás (vapor de água) a condensar será a temperatura da superfície.
    »»» No meio dos materiais além da temperatura é de considerar ainda a chamada pressão de saturação e pressão do vapor. Quando adiciona uma BPV vai baixar a pressão do vapor de água (gás) de forma que não fique abaixo da pressão de saturação e assim condense.

Mas afinal o "gás" vai passar a barreira colocada neste caso ou não ? Se passa segundo a DYnamic e o Anonimo16062021 vai dar cabo da madeira, se não passa vai condensar e cair dentro de casa.

A BPV não faz miliagres... Ou passa ou não passa ! Ou passa metade ? Esqueça as teorias que todos lemos e seja mais pratico para que todos entendam .

Colocado por: Anonimo18072022ANão lhe consigo explicar de outra forma.

Isso já eu percebi, mas apenas porque não basta ler ... Pode tentar, basta pensar um pouco para explicar de modo a que os burros como eu entendam :-)

Colocado por: Anonimo18072022A

Eu disse isso? Onde? Está equivocado certamente.

Foi num outro poste onde eu não cheguei a responder porque a meio apagou-se tudo e agora já não sei onde está, foi num em que voçê colocou uns bons links para eu ler.

Colocado por: Anonimo18072022A
    Não preenche a estrutura interior do LSF com lã de rocha? Não precisa de BPV.

Sim foi isso que voçê disse no outro post !

O que quer dizer que quando não usam lã de rocha por dentro e apenas o Etic por fora deve usar barreira pára vapor, voçê pelo menos disse que usavam, mas eu fui ver num site de LSF e não vi nada disso, tal como não vejo a BPV nas obras em lsf por onde ando
    será que quem faz o LSF não sabe trabalhar ?

Vi mais de 20 obras aqui: http://www.futureng.pt/portfolio:futureng

Algumas aqui no Algarve eu conheço de lá passar....
    Só vi A BVP numa obra que tem madeira BPV e tijolo de barro por fora coberto por ETISC

Das que vi no site não usam lã de rocha por dentro pois nem faria sentido, mas voçê disse que usava sempre.

Será que eu alem de não perceber também ando a ver mal ? Ou vocês não estão bem cientes do que dizem ?

Só me mostram desenhos em 3D de fabricantes de BPV ou de estudos que possivelmente foram comprados...

Olhe que eu sei quanto paga cada vez que vê aqui à Universidade do Algarve promover o ETICS aos futuros e actuais eng.

No mundo não é só feito com ETCS .
  15.  # 17

Colocado por: a5822Bom dia,

Tenho uma divisão da casa( em soalho , não tem lage) que está em contato com o exterior. como podem ver na foto , está resguardada,não chove lá diretamente. Pretendo isolar esta divisão
    obg pela ajuda
      iso.jpg

Não tem medo que os ratos consigam chegar ao isolamento e façam um banquete?
    Estou a tentar perceber os cuidados a ter com os ratos, quanto estes tem acesso ao material utilizado no isolamento..
    •  
      alv
    • 3 fevereiro 2014

# 18

Vivam!

Uma colherada apenas, sem discutir sexo dos anjos, se há vapor, gás, ratos, permeabilidade ou impermeabilidade. Parecemos todos tolos a discutir futebol, se o benfica é melhor que o sportingo ou que o porto.
    Se me perguntasse o que faria, eu, pesoalmente, e tenho uma situação exactamente igual a essa em minha casa, sob o pavimento de um dos quartos de um dos filhos, em que, como já aqui relatei, sendo um rectangulo, estava meio quarto, na diagonal sobre o espaço habitado da casa e outro meio, no outro lado da diagonal, sobre uma entrada de uma garagem. Portanto,meio quarto com pavimento com envolvente interior e outro meio com envolvente exterior.
    Como o tempo era pouco (€€€) quando entrei para a casa deixei estar assim e no primeiro invermo o meu filo queixava-se do frio, e notávamos que, descalços, quando se passava para um e outro lado da diagonal a diferença de temperatura era abismal.
    Na primeira oportunidade, lá coloquei o tecto, em gesso (casa de ferreiro, espeto a preceito), com duas mantas de lã de vidro, uma com o papel para cima, outra com o papel para baixo, não vá o biabo tecê-las, e lá ficou, estando lá há cerca de 15 anos imaculado como se tivesse acabado de aplicar e a funcionar, o que é o mais importante.
    Agora se tem ratos, ratinhos, ratazanas, ou outro tipo de bichesas, se é vapor que passa de cima para baixo ou de baixo para cima, se, se, se, embora seja a minha especialidade e deva seber disso, não quero! Quero que funcione e como funciona e me parece bem, uma vez que ando sempre com o olho no burro e outro no cigano, estou-me nas tintas. Funciona, foi barato e está para durar e certamente que me hei-de finar e o tecto há-de cá ficar.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Jorge Santos - Faro
  16.  # 19

Lolool.... alv ;)
  17.  # 20

Colocado por: alvVivam!

Uma colherada apenas, sem discutir sexo dos anjos, se há vapor, gás, ratos, permeabilidade ou impermeabilidade. Parecemos todos tolos a discutir futebol, se o benfica é melhor que o sportingo ou que o porto.
    Se me perguntasse o que faria, eu, pesoalmente, e tenho uma situação exactamente igual a essa em minha casa, sob o pavimento de um dos quartos de um dos filhos, em que, como já aqui relatei, sendo um rectangulo, estava meio quarto, na diagonal sobre o espaço habitado da casa e outro meio, no outro lado da diagonal, sobre uma entrada de uma garagem. Portanto,meio quarto com pavimento com envolvente interior e outro meio com envolvente exterior.
    Como o tempo era pouco (€€€) quando entrei para a casa deixei estar assim e no primeiro invermo o meu filo queixava-se do frio, e notávamos que, descalços, quando se passava para um e outro lado da diagonal a diferença de temperatura era abismal.
    Na primeira oportunidade, lá coloquei o tecto, em gesso (casa de ferreiro, espeto a preceito), com duas mantas de lã de vidro, uma com o papel para cima, outra com o papel para baixo, não vá o biabo tecê-las, e lá ficou, estando lá há cerca de 15 anos imaculado como se tivesse acabado de aplicar e a funcionar, o que é o mais importante.
    Agora se tem ratos, ratinhos, ratazanas, ou outro tipo de bichesas, se é vapor que passa de cima para baixo ou de baixo para cima, se, se, se, embora seja a minha especialidade e deva seber disso, não quero! Quero que funcione e como funciona e me parece bem, uma vez que ando sempre com o olho no burro e outro no cigano, estou-me nas tintas. Funciona, foi barato e está para durar e certamente que me hei-de finar e o tecto há-de cá ficar.
    Fiz parte.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Jorge Santos - Faro

Obrigado alv.
    No seu caso o piso tb é em madeira?
    Li, aqui no fórum ( não sei qual o tópico) que numa casa em Inglaterra , forrada a g. cartonado , após uma auditoria detetaram que a madeira estava podre. Daí estar com algum receio. De qq forma qual a espessura de isolamento que sugere.

0.0262 seg. NEW