Colocado por: MacEu não fazia dessa forma. Nem o "pladur" nem a lã de vidro gostam de ambientes humidos e aí vai tê-los por força da humidade do ar exterior.
Eu entalava placas de XPS 4 cm entre os barrotes, depois aplicava uma placa igual de forma contínua por baixo dos barrotes, fixava-a com ripas de 3 cm que pregava aos barrotes e depois terminava com madeira.
Cumps
Colocado por: a5822
obg. Não preciso de deixar espaço entre o soalho e o xps, para que a madeira respire e não apodreça?
Colocado por: pc ferreiraO xps respira?
Colocado por: pc ferreiraO xps respira?
Colocado por: Anonimo18072022A, ver comentário1º Pessoalmente acho que deveria usar o EPS e não o XPS principalmente pelo fato do XPS ser bastante menos permeável ao vapor de água do que o EPS.
Colocado por: a5822E eps?
Colocado por: JoseBlinoPelo que li no outro tópico, EPS é convenientemente permeável ao vapor de água, pelo que será então a melhor solução.
Colocado por: Jorge Santos - Faro
Nem tudo o que se lê está correcto ! Nesse caso a madeira é que respira...
Ao colocar lã de vidro, deve sim colocar a barreira para que a lã não apodreça... e que se lixe o vapor ! Se entra pela madeira sai pela madeira...
Sai sempre por onde entra !
mais uma vez obg.
Então posso colocat l de vidro com BPV e pladur hidrofugo) e um plástico para evitar que a humidade chegue ao pladur, ou apenas l. de vidro com BPV e o plástico?
Metem tanto medo com as tangas do vapor que até dá arrepios na espinha...
Se a humidade for no sentido da casa para a rua, neste caso será humidade do ar a que se pode chamar vapor, mas aí o pladur aguenta bem e absorve e controla , mas se vier de fora a coisa será mais negra e aí faz falta o pastico que até pode ser daquele de estufa que é muito bom, pois aguenta bem os raios solares !
Já o meu avô usava plastico por baixo das paredes para a humidade não subir ... Antes de "inventarem" o vapor :-)))
Numa casa minha à uns 35/40 anos selei todo o tecto que apenas tinha telhas com EPS e quero lá saber que respire ou não... O que eu sei é que está como novo e as traves são e madeira. Será que tenho que lá ir tirar fotos ?
Não podemos dar ouvidos a teorias feitas para vender produtos !
Agora uma coisa é certa, se colocar lã de vidro e pladur, sem uma barreira para evitar a propagação da humidade vinda de cima , dá cabo do gesso do pladur ! Aí está um caso em que faz falta o plastico ... O plastico tambem respira ehehe
Colocado por: a5822Então posso colocat l de vidro com BPV e pladur hidrofugo) e um plástico para evitar que a humidade chegue ao pladur, ou apenas l. de vidro com BPV e o plástico?
Colocado por: Jorge Santos - FaroNão podemos dar ouvidos a teorias feitas para vender produtos !
Nem tudo o que se lê está correcto ! Nesse caso a madeira é que respira...
Ao colocar lã de vidro, deve sim colocar a barreira para que a lã não apodreça... e que se lixe o vapor ! Se entra pela madeira sai pela madeira...
Sai sempre por onde entra !
Metem tanto medo com as tangas do vapor que até dá arrepios na espinha...
Se a humidade for no sentido da casa para a rua, neste caso será humidade do ar a que se pode chamar vapor, mas aí o pladur aguenta bem e absorve e controla , mas se vier de fora a coisa será mais negra e aí faz falta o plástico que até pode ser daquele de estufa que é muito bom, pois aguenta bem os raios solares !
O plastico tambem respira ehehe
Colocado por: Rui FernandesA madeira tem de respirar e se o vapor não tiver para onde sair pior. As casas respiram do interior para o exterior.
Colocado por: Rui FernandesSe o vapor do interior da casa absorvido pela madeira ao sair para o exterior encontrar uma barreira de plástico ou poliestireno, este não sai e ficará entre o isolamento e a madeira.
Colocado por: Rui FernandesMais alguns isolamentos pelo interior:
Gutex ThermoroomConcordam com este comentário:Anonimo16062021
Colocado por: Anonimo18072022AVocê continua a misturar "alhos com bugalhos"....
Colocado por: Anonimo18072022Aque vai fazer é baixar a chamada "pressão de vapor" para que fique abaixo da chamada "pressão de saturação"
Colocado por: Anonimo16062021Sim,isso mesmo,exemplo de isolamento (capilar activo) que não necessita de BPV.
Colocado por: Anonimo18072022AEntenda que quando falamos de vapor de água não falamos em água mas sim num gás.
Colocado por: Anonimo18072022A»» Na superfície das paredes interiores o que vai levar esse gás (vapor de água) a condensar será a temperatura da superfície.
»»» No meio dos materiais além da temperatura é de considerar ainda a chamada pressão de saturação e pressão do vapor. Quando adiciona uma BPV vai baixar a pressão do vapor de água (gás) de forma que não fique abaixo da pressão de saturação e assim condense.
Colocado por: Anonimo18072022ANão lhe consigo explicar de outra forma.
Colocado por: Anonimo18072022A
Eu disse isso? Onde? Está equivocado certamente.
Colocado por: Anonimo18072022A
Não preenche a estrutura interior do LSF com lã de rocha? Não precisa de BPV.
Colocado por: a5822Bom dia,
Tenho uma divisão da casa( em soalho , não tem lage) que está em contato com o exterior. como podem ver na foto , está resguardada,não chove lá diretamente. Pretendo isolar esta divisão
obg pela ajuda
Colocado por: alvVivam!
Uma colherada apenas, sem discutir sexo dos anjos, se há vapor, gás, ratos, permeabilidade ou impermeabilidade. Parecemos todos tolos a discutir futebol, se o benfica é melhor que o sportingo ou que o porto.
Se me perguntasse o que faria, eu, pesoalmente, e tenho uma situação exactamente igual a essa em minha casa, sob o pavimento de um dos quartos de um dos filhos, em que, como já aqui relatei, sendo um rectangulo, estava meio quarto, na diagonal sobre o espaço habitado da casa e outro meio, no outro lado da diagonal, sobre uma entrada de uma garagem. Portanto,meio quarto com pavimento com envolvente interior e outro meio com envolvente exterior.
Como o tempo era pouco (€€€) quando entrei para a casa deixei estar assim e no primeiro invermo o meu filo queixava-se do frio, e notávamos que, descalços, quando se passava para um e outro lado da diagonal a diferença de temperatura era abismal.
Na primeira oportunidade, lá coloquei o tecto, em gesso (casa de ferreiro, espeto a preceito), com duas mantas de lã de vidro, uma com o papel para cima, outra com o papel para baixo, não vá o biabo tecê-las, e lá ficou, estando lá há cerca de 15 anos imaculado como se tivesse acabado de aplicar e a funcionar, o que é o mais importante.
Agora se tem ratos, ratinhos, ratazanas, ou outro tipo de bichesas, se é vapor que passa de cima para baixo ou de baixo para cima, se, se, se, embora seja a minha especialidade e deva seber disso, não quero! Quero que funcione e como funciona e me parece bem, uma vez que ando sempre com o olho no burro e outro no cigano, estou-me nas tintas. Funciona, foi barato e está para durar e certamente que me hei-de finar e o tecto há-de cá ficar.
Fiz parte.Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Jorge Santos - Faro