Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 24 janeiro 2014

     # 41

    Colocado por: luisvvEntão, se já viu os relatórios anuais, quer dizer-nos qual é a margem da Galp no negócio da venda de combustível ?

    E na refinação?
    • luisvv
    • 24 janeiro 2014 editado

     # 42

    E na refinação?


    Surpresa:
    http://www.galpenergia.com/PT/investidor/Relatorios-e-resultados/resultados-trimestrais/Lists/RelatoriosTrimestrais/TradingUpdate3Q2013vpt.pdf


    http://www.dinheirovivo.pt/Empresas/Artigo/CIECO286036.html
    Ferreira de Oliveira: "Nunca vi as margens de refinação tão baixas"
    O presidente executivo da Galp está muito preocupado com o negócio da refinação de petróleo e produção de combustíveis, onde a empresa investiu 1,4 mil milhões de euros nos últimos anos. As margens de refinação da empresa - a diferença entre o preço do barril e o preço a que a gasolina e o gasóleo são vendidos - voltaram a recuar e acabaram por prejudicar os resultados dos nove meses.
    "Nunca vi as margens de refinação tão baixas na minha vida", disse Ferreira de Oliveira, na conference call com analistas do mercado esta manhã, após as apresentação dos resultados.
    De acordo com o gestor, esta situação já levou ao enceramento de uma série de refinarias na Europa - fecharam sete em três anos segundo dados de abril da Bloomberg - e neste momento "há um excesso de capacidade de refinação na Europa e vamos ver quem resiste", disse.
    Para isso, a Galp está a "minimizar todos os custos de refinação", incluindo os gastos com energia, recorrendo à produção própria, e por isso garante que as duas unidades da empresa têm uma qualidade elevada na Europa e "não são candidatas a encerrar". Além disso, acrescenta o gestor, "acredito que sairemos deste buraco".
    As margens de refinação da Galp recuaram 11% nos primeiros nove meses do ano e foram uma das principais causas para a quebra de 21% no resultado líquido da empresa entre janeiro e setembro deste ano. "É uma queda muito acentuada e que afecta de forma material os nossos resultados".
    As margens só não desceram tanto devido aos investimentos que a empresa fez nas refinarias de Sines e de Matosinhos e que permitem refinar mais tipos de crude e produzir mais gasóleo que é o mais procurado pelo mercado.


    Em 2012, era de cerca de 2,2 dólares/barril, aproximadamente 1,38 cêntimos de dólar por litro, cerca de 1 cêntimo de euro.
  1.  # 43

    http://expresso.sapo.pt/galp-fechou-28-postos=f803523

    Nas contas de Galp, a distribuição de combustíveis aparece associada à refinação e no primeiro trimestre de 2013, apesar das margens de refinação terem melhorado, o resultado deste segmento de atividade "foi nulo", disse Ferreira de Oliveira.

    Ler mais: http://expresso.sapo.pt/galp-fechou-28-postos=f803523#ixzz2rLSbnZ67
  2.  # 44

    Colocado por: luisvvUi, o que você foi dizer - é inútil insistir, pois se todos acham que os preços são concertados e que a concorrência é ter preços diferentes, quem pode convencê-los do contrário?


    Luisvv...É possível criar uma empresa tipo EDP Universal ( pagando as taxas, seguros, as licenças para rasgar estradas e colocar postes, etc ) e montar umas eólicas nuns montes para vender (directamente ou por comercializadores) electricidade em Portugal ?...fazendo portanto concorrência á ÚNICA empresa do ramo ?...
  3.  # 45

  4.  # 46

    Colocado por: Pedro Fernandes

    Luisvv...É possível criar uma empresa tipo EDP Universal ( pagando as taxas, seguros, as licenças para rasgar estradas e colocar postes, etc ) e montar umas eólicas nuns montes para vender (directamente ou por comercializadores) electricidade em Portugal ?...fazendo portanto concorrência á ÚNICA empresa do ramo ?...

    Pedro não deixe de tomar a medicação homem, ao levantar questões dessa natureza ainda leva com um qualquer processo em tribunal, por tentar "roubar" a EDP ! :)
  5.  # 47

    Colocado por: ErdnaxelaA vida das petrolíferas é mesmo lixada, em 2013:
    http://expresso.sapo.pt/lucro-da-galp-cresceu-51-no-primeiro-trimestre=f803363


    No primeiro trimestre de 2013. Quando chegou ao 3°, já estavam a reduzir 21%
    http://sicnoticias.sapo.pt/economia/2013/10/28/lucro-da-galp-cai-21-nos-primeiros-nove-meses-do-ano-1

    (Btw, a galp é um pouco mais que distribuição de combustível )
  6.  # 48

    Colocado por: Pedro Fernandes

    Luisvv...É possível criar uma empresa tipo EDP Universal ( pagando as taxas, seguros, as licenças para rasgar estradas e colocar postes, etc ) e montar umas eólicas nuns montes para vender (directamente ou por comercializadores) electricidade em Portugal ?...fazendo portanto concorrência á ÚNICA empresa do ramo ?...


    Parece que o Luisvv não encontra nenhum link para me ajudar com isto...Muito idealismo mas muita parra e pouca uva...
  7.  # 49

    Caro Pedro Fernandes, o circuito da eletricidade divide-se em produtor, distribuidor de alta tensão, distribuidor ao cliente final e comercializador. A REN atua na distribuição de alta tensão, a EDP tem toda ou quase toda a distribuição ao cliente final e tem também produção e comercialização.
    Na comercialização parece que temos atualmente 8 empresas, na produção , temos também várias. Quanto à alta tensão, não sei se para além da REN é possível outra empresa intervir, acredito que não. Quanto à distribuição ao cliente final, aqui o problema não está em se é possível ou não haver concorrência, a questão é que não compensa a ninguém, exceto distribuição a grandes empresas, distribuir diretamente. Por tanto Mesmo que o Pedro Fernandes pudesse fazer tudo aquilo que perguntou, nunca o faria já que o investimento era enorme e só com milhões de clientes é que rentabilizaria, pelo que é daqueles casos em que as barreiras à entrada são tão grandes que estamos perante um monopólio natural. O problema está em que nestes casos tem de haver uma boa regulação, que proteja todos, incluindo o cliente final.

    Já o disse várias vezes, que tendo em conta este tipo de mercado, de que os comercializadores apenas controlam uma pequena parte do custo final e não pode haver distinção do produto, , a concorrência na eletricidade teria um impacto ainda mais negativo do que a dos combustíveis.

    Só nos resta tentar poupar onde for possível, e exigir que a ERSE cumpra realmente com as suas funções.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
    • eu
    • 26 janeiro 2014

     # 50

    Colocado por: luisvvSurpresa:

    Se ganham assim tão pouco, os lucros vêm de onde?
  8.  # 51

    dfserra
    (...) e exigir que a ERSE cumpra realmente com as suas funções.

    Aí é que está o busílis da questão! Onde está a isenção e a independência das próprias entidades reguladoras? (Já agora quem é que as selecciona, nomeia e empossa?!). Como podemos ter a certeza de que cumprem as suas funções?
    É que À mulher de César não lhe basta ser séria. É preciso parecê-lo!
    Concordam com este comentário: eu, Pedro Fernandes, jpvng
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  9.  # 52

    Irei mudar quando for obrigado. Contudo uma coisa é certa. EDP esta de parte.
  10.  # 53

    Colocado por: dfserra...não sei se para além da REN é possível outra empresa intervir, acredito que não.

    Ou seja...é impossível criar uma empresa concorrente...

    Colocado por: dfserraQuanto à distribuição ao cliente final, aqui o problema não está em se é possível ou não haver concorrência, a questão é que não compensa a ninguém, exceto distribuição a grandes empresas, distribuir diretamente.Por tanto Mesmo que o Pedro Fernandes pudesse fazer tudo aquilo que perguntou, nunca o faria já que o investimento era enorme e só com milhões de clientes é que rentabilizaria

    Não compensa?...Certamente está enganado...Deve existir muitos casos pelo Mundo fora com total independência e ainda á pouco tempo deu na televisão uma cidade num estado qq dos EUA que investiu numas eólicas e têm a sua electricidade produzida por eles...É possível e é rentável...desde que não existam interesses instalados...

    Colocado por: dfserrapelo que é daqueles casos em que as barreiras à entrada são tão grandes que estamos perante um monopólio natural. O problema está em que nestes casos tem de haver uma boa regulação, que proteja todos, incluindo o cliente final.

    Existe o monopólio sim mas ditado por Leis e 2 ou 3 senhores que mandam nisto...e não por barreiras a ver com investimentos e rentabilidade...

    Colocado por: dfserraSó nos resta tentar poupar onde for possível, e exigir que a ERSE cumpra realmente com as suas funções.

    Tenho noção perfeita disso...mas uma coisa é ter noção outra é esquecer o que realmente se passa e dizer que a concorrência existe e só não cria uma empresa concorrente quem não quer...

    É possível, como as Aguas de Portugal, criar uma empresa (pagando as taxas, licenças, seguros e impostos) para poder captar água, tratá-la, rasgar estradas e estender tubos para levar água a casa das pessoas?...e assim criar concorrência...

    É possível, como a PT, criar uma empresa (pagando as taxas, licenças, seguros e impostos) para poder rasgar estradas, colocar postes e antenas e criar uma rede de telefones e internet?...e assim criar concorrência...

    É possível, como a Galp, criar uma refinaria (pagando as taxas, licenças, seguros e impostos-neste caso tb o dos produtos pretoliferos) para produzir álcool e vender em postos de combustível?...

    Espero que tenha percebido que não me refiro a operadores ou comercializadores...Refiro-me a produtores...aos primeiros da linha...pois são os primeiros a imputar/criar custos...

    Eu, como todos, tb pago o que me pedem...mas tenho noção que nestes bens essenciais para qq ser humano nestes dias de hoje, pago muito mais do pagaria caso tivesse a passar á minha porta 3 ou mais linhas de electricidade, 3 ou mais circuitos de água, 3 ou mais linhas de cabo, fibra ou outro, etc...
  11.  # 54


    Luisvv...É possível criar uma empresa tipo EDP Universal ( pagando as taxas, seguros, as licenças para rasgar estradas e colocar postes, etc ) e montar umas eólicas nuns montes para vender (directamente ou por comercializadores) electricidade em Portugal ?...fazendo portanto concorrência á ÚNICA empresa do ramo ?...


    Resumidademente, s e quer montar uma rede eléctrica, não. Se quer comercializar, sim.

    Parece que o Luisvv não encontra nenhum link para me ajudar com isto...Muito idealismo mas muita parra e pouca uva...


    http://www.erse.pt/PT/ELECTRICIDADE/Paginas/default.aspx

    Have fun.
  12.  # 55

    Colocado por: SergeSobre as ofertas da PT, que eu saiba não há nenhum sitio do país onde a concorrência não possa atuar. Todos os operadores têm acesso à rede de cobre da PT, através de forma regulada pela ANACOM, e podem fornecer serviços ADSL pela mesma.


    FALSO... eu sou um dos casos onde tenho MEO porque infelizmente nenhum outro operador, como por exemplo a vodafone que ja tem adsl em certas zonas de Braga, não tem para a minha casa... Porquê??? Se fosse so "usar a rede" o que teriam eles a perder????

    Quanto ao inicio desta discusão que era o aumento das tarifas, acho curioso como somos bem "portugas"....:)
    Rapidamente se deixou de falar do que se pode fazer para obrigar a edp a cumprir o aumento decretado pela ERSE que era 2,8%, mas passou se logo a divagar sobre tudo e mais alguma coisa....
    Nós e que temos que trocar para led, nós e que temos que deixar de gastar, etc.... Obrigar estes ladroes a cumprir parece ser o que menos interessa...

    Relembro ao zé povinho, como eu, que a edp ganha dinheiro como os recursos naturais que são de todos nós (agua/ar), rescursos esses que foram aproveitados com barragens e eolicas que foram construidas/compradas com dinheiro que nos foi "dado" pela uniao eurpeia e COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS...

    Usam o nosso dinheiro (dado pela UE e pelos nossos impostos) para depois nos voltar a vender aquilo que sem o dinheiro que era nosso não construiam....

    Mas à "portuga"...... obrigado edp por nos a possibilidade de ter electricidade.......:) podes continuar a roubar me desde que me deixes ter electricidade :)
    • Serge
    • 27 janeiro 2014 editado

     # 56

    FALSO... eu sou um dos casos onde tenho MEO porque infelizmente nenhum outro operador, como por exemplo a vodafone que ja tem adsl em certas zonas de Braga, não tem para a minha casa... Porquê??? Se fosse so "usar a rede" o que teriam eles a perder????


    Porque ter acesso à rede não é suficiente, têm que colocar equipamento nas centrais que querem servir e não compensa colocar em todo o lado...

    Era bom que a energia hidroelétrica e eólica fosse gratuita, mas existem custos elevados de investimento inicial, de manutenção e gestão de produção... A fonte de energia é apenas um dos custos, entre vários, que contribuem para o custo geral da mesma.

    Já agora: a EDP não é o único produtor de energia eólica e hidroelétrica que existe em Portugal.
  13.  # 57

    Caro Setao88, A EDP está a cumprir os aumentos de 2,8% decretados pela ERSE. Tal significa que para o consumidor médio, fatura de 40 e tal euros, a fatura vai aumentar 2,8%.

    A questão é que a ERSE defeniu para este ano que a taxa de potência reduziria cerca de 20% e que a eletricidade aumentava quase 9%, daí que em regra quem consumir menos de 40 e tal euros pode até pagar menos e quem consumir mais terá um aumento superior aos 2,8%. Por exemplo, Como o condomínio do meu prédio paga mais taxa do que consumo, com estas alterações este ano vamos pagar menos 6%.
  14.  # 58

    Caro Pedro, Quanto a refinarias e a empresas como a PT, sim é possível haver concorrência, e ela realmente existe. Se a PT não tem concorrência direta em todo o país é porque os outros não querem investir.

    Quanto às águas creio que realmente não pode haver concorrência.

    Quanto à eletricidade, pode haver concorrência na produção e na comercialização, a limitação é na distribuição.

    Para mim a falta de concorrência na distribuição não é motivo para os preços serem elevados, pelo contrário. A distribuição tem grandes economias de escala, pelo que tem menos custos haver apenas uma rede de distribuição do que duas ou 3. a ERSE é que tem de atuar e definir o valor justo a pagar à distribuição. Como este mercado é de concorrência mais limitada, a ERSE tem mais poderes do que outras entidades reguladoras, tendo o poder de definir os custos a pagar à distribuição.

    Apesar da concorrência poder ser sempre interessante para o consumidor, estou convencido que nesse mercado é muito mais importante o papel da ERSE do que o da concorrência.

    Se compensa a uma cidade portuguesa produzir e distribuir a sua eletricidade, então é porque a ERSE está a fazer mal o seu papel. Se a ERSE cumprir bem o seu papel, devido às economias de escala, então não compensa a ninguém criar uma rede de distribuição nova.
    • eu
    • 27 janeiro 2014

     # 59

    Colocado por: dfserraTal significa que para o consumidor médio, fatura de 40 e tal euros, a fatura vai aumentar 2,8%.

    O consumidor médio só paga 40 e tal euros por mês?
  15.  # 60

    Colocado por: euO consumidor médio só paga 40 e tal euros por mês?


    http://www.ine.pt/ngt_server/attachfileu.jsp?look_parentBoui=127228533&att_display=n&att_download=y

    Consumo médio anual de Electricidade por alojamento (1) kWh/alojamento 3 673

    Espera, aqui é mais fácil:

    «Figura 25 - Consumo e despesa com energia no alojamento por tipo de fonte e por NUTS I, 2010»

    Electricidade ... 527€ = 43,91€ / mês
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
 
0.0271 seg. NEW