Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os elementos do Forum,

    Gostaria da vossa ajuda para perceber até que ponto o sistema de aquecimento central que foi instalado lá em casa está ou não bem dimensionado (esquema em anexo).

    Esquema Instalação

    Comparativamente com um outro sistema instalado na casa de um familiar achamos que este tem uma performance muito reduzida.

    A casa tem cerca de 220m2 com janelas de PVC em corte termico e quando a temperatura na rua desce para os 10 graus ou menos, mesmo a queimar bastanta lenha muito dificilmente conseguimos que os radiadores atingam uma temperatura elevada, acabando por nunca ficar muito agradavel dentro de casa. Assim que a chama do lume fica mais branda todo o sistema arrefece muito rapidamente.

    O recuperador é um Solzaima Ecofogo e de acordo com a equipa técinca Solzaima suporta 135 elementos. No nosso caso temos cerca de 75 elementos mais 2 toalheiros, dando um total de 85 equivalente a 63% da capacidade total do recuperador.

    Os elementos radiantes são de marca italiana que não me recordoo nome e a bomda é da Zantia (ZHP 25/5). Os tubos maioritariamente de cobre de 15 e 12 como se pode ver no esquema

    A parte esquerda da instalação é feita com um roço exterior ao longo da parede, a direita vai pelo sotão.

    Várias opiniões apontam para o facto do diâmetro da tubagem não seguir normar basicas e estar mal dimensionada.

    O que eu gostava era de perceber de uma maneira mais técnica o que está mas na instalação visto o técnico afirmar que está tudo bem dimensionado e instalado.

    Desde já muito obrigado por qualquer ajuda ou opinião.

    Atenciosamente,
    Bruno
      Esquema Ligações.JPG
  2.  # 2

    Sem saber as características da casa e da instalação, 12 elementos para uma sala de 50m2 parece-me pouco.

    Os radiadores de alumínio ( elementos) têm uma potência térmica de 180w/ elemento para um dt de 60ºC com ida a 90ºc, retorno a 70ºC e temperatura ambiente 20ºC.
    Ora tendo em conta essa instalação, a carga térmica da sala é de 180x12= 2160w ( 43,2w/m2).

    Duvido que o recuperador consiga aquecer a água até 90ºC com todos os radiadores abertos.
    • r.v
    • 24 janeiro 2014

     # 3

    o salao precisava de pelo menos 2 radiadores de 13 elementos ,ou dividir por 3 radiadores.
    essas linhas de abastecimento em tubo de 15 acho muito pouco.pelo menos eu tubo de 22.depende do recuperador.
    Concordam com este comentário: tlac
  3.  # 4

    Fotos da instalação não tem?


    Patricia Silva
  4.  # 5

    Obrigado rconta e r.v pelos comentários.

    Estamos a falar de uma vivenda na zona de Setúbal construida a cerca de 40 anos sem caixa de ar, contudo as paredes são em tijolo de 20 deitado numa tentativa de se conseguir um melhor isolamente. Estão pintadas no exterior com tinta plástica aburachada. A excepção do Salão e do Escritório, todo o resto do sotão foi aproveitado e funciona neste momento uma segunda casa totalmente independente. Excluindo o corredor que esta isolado e forrado a lambrin, todos os outros tetos são simplesmente feitos só com a placa. As janelas são em PVC com corte termico e vidro duplo.

    O Salão é uma area onde já funcionou a garagem e que recentemente foi convertida em sala de jogo com um pequeno bar. É a zona menos utilizada da casa.
    Provavelemnete devido ao sub dimensionamente dos elementos e porque o sotão nesta zona não tem qualquer isolamente é a area onde se nota uma subida de temperatura mas que não fica nem de longe agradavel.


    Independentemente do subdimensionamento do salão eu esperava que pelo menos os radiadores de todas as divisões conseguissem uma temperatura elevada o que não aconteçe. Passado algumas horas de ter o sistema a funcionar com um lume forte facilmente consigo deixar a minha mão em cima de qualquer radiador. Nota-se que estão quentes mas não atinguem temperaturas altas.

    Infelizmente não foi instalado centralina nem sensor de temperatura no recuperador ficando difícil de perceber qual a temperatura que ele atinge.

    CARACTERÍSTICAS SOLZAIMA ECOFOGO
    POTÊNCIA DE UTILIZAÇÃO (kW) 20,3 - 37,7
    POTÊNCIA DE UTILIZAÇÃO (kcal) 17500 - 32400
    CONSUMO DE LENHA (kg/hora) 4,8 - 9,0
    EMISSÕES DE CO (a 13% oxigénio) 0,56
    EMISSÕES DE CO2 (%) 10,6
    PESO (kg) 200
    DIÂMETRO DA CHAMINÉ (em mm) 180
    POTÊNCIA NOMINAL (kW) 29,0
    POTÊNCIA MÉDIA DA ÁGUA (kW) 20,5
    VOLU ME DE ÁGUA (litros) 30
    PRESSÃO MÁXIMA (bar) 3

    Bomba ZANTIA ZHP 25/5 com uma potência de 90/85/45.

    Nunca discuti as caracteristicas da bomba nem do recuperador com nenhum outro técnico mas o que me têm dito e que os tubos não estão a respeitar algumas regras básicas e que toda a instalação deveria de ter sido feita a cobre de 22 com a ligação aos radiadores a 15. Sabem dizer qual o fundamento técnico por trás desta observação??

    De momento estou fora e só tenho uma foto que aqui deixo.
      DSC_0257.JPG
  5.  # 6

    Se a casa é antiga e mal isolada, de certeza que a instalação está sub dimensionada.
    Se o instalador nao foi capaz de dimensionar a instalação, também tenho duvidas que tenha conseguido afinar a instalação.
    Chame um técnico que perceba do assunto para lhe verificar a instalação!
    Concordam com este comentário: PatSil, leiria
  6.  # 7

    Coloque uma fotografia da frente do recuperador.
  7.  # 8

    Isso a melhor coisa era ter comprado um super... Eu tenho um super da albicalor... casa com 296m2 e toca-os a todos e não gasta grande lenha... Mas o que é certo é que a casa está mto bem isolada...
  8.  # 9

    a minha opinião pode ser;

    -Bomba mal instalada, pode estar a fazer cavitação, deve estar ligada no retorno e não no ida
    -tempo de ligação do recuperador, lembre-se que não é por ligar 5 horas, que vai aquecer a casa....
    -ar na tubagem.

    mal calculado, de qualquer forma está
  9.  # 10

    voce tem um tubo de 15 alimentar 4 radiadores e 2 toalheiros?????????
  10.  # 11

    Ricky21,
    O Super da albicalor poderia ter sido uma hipotese. Na altura o técnico sugerio o Solzaima Ecofogo e como as revisões e comentários na internet eram favoráveis foi o que instalamos. Tivemos em conta que era uma marca portuguesa logo na eventualidade de algum problema seria facíl conseguir suporte mas nesse ponto deixa muito a desejar. O Suporte tem sido nulo.

    ins.Bruno,
    Exactamente. A Maioria das linhas de alimentação dos radiadores está feito em tubo de 15.

    Existe um pormenos que o técnico não me sabe explicar que se deve ao facto de todos os dias e passado algum tempo do sistema estar a funcionar se houvir água a cair para dentro do recuperador. Imagem um tubo a despejar.. tipo blue..blue .. blue.. Refere que pode ser ar a subir para o vaso de expansão contudo acontece todos os dias e por vezes mais do que uma vez ouvimos o barulho. O Sistema é de vaso de expansão aberto.

    Como não conseguimos qualquer resposta positiva do técnico actual que continua a afirmar que está tudo devidamente dimensionado e instalado, contactamos um outro que ficou de passar no início de Fevereiro para avaliar toda a instalação. Depois coloco o feedback.

    Em resumo e pelo que aqui foi dito, temos problemas :
    1- No dimensionamento dos elementos do Salão.
    2- Na Tubagem que está inadequada a instalação.
    3- Possibilidade da Bomba estar mal instalada. Deveria estar no retorno e não na ida.
    4- Possibilidade de ar na tubagem. Acho dificil pois os radiadores já foram todos purgados inúmeras vezes sem qualquer saida de ar, mas vou deixar o ponto em aberto.

    Eu até concordava que seria necessário ter o sistema ligado mais de 5 horas para conseguir aquecer a casa se os radiadores eventualmente conseguissem atingir uma temperatura elevada de funcionamento. Contudo e mesmo tendo o lume bem forte isso não acontece; razão pela qual eu acho que algo não está bem com a instalação.

    Podem-me só confirmar que a bomba é adequada para a instalação?? ZANTIA ZHP 25/5 com uma potência de 90/85/45.

    Um muito obrigado por todos os comentários e pela excelente ajuda.
    • acfc
    • 27 janeiro 2014

     # 12

    penso que não será do recuperador. tenho um zaima, em tudo igual ao ecofogo, apenas diferente na porta.

    tenho 74 elementos e a bomba a arrancar aos 60º - e todos os elementos aquecem bem...
  11.  # 13

    Colocado por: bcoelhoExiste um pormenos que o técnico não me sabe explicar que se deve ao facto de todos os dias e passado algum tempo do sistema estar a funcionar se houvir água a cair para dentro do recuperador.

    então além do tubos serem completamente inadequados, tem problemas de fluxo\caudal de agua,

    só por milagre consegue ter algum rendimento aceitável com todos estes problemas.
  12.  # 14

    Neste momento temos a bomba a arrancar os 45 Graus. Com lenha de pinho e uma boa entrada de ar leva cerca de 15 a 20 minutos até o sistema entrar em funcionamento. Passado alguns minutos para e posteriormente reinicia passado 10 minutos.

    Já fizemos a experiência de colocamos nos 60 graus. Leva um pouco mais de tempo até o sistema arrancar como é esperado contudo o que observamos é que assim que o lume fica mais brando o sistema deixa logo de funcionar.
    Não sei se tem a ver com o dimensionamento dos tubos, problemas de circulação ou mesmo isolamento mas ficamos com a ideia de que a àgua arrefece muito rapidamente.
  13.  # 15

    O problema Bcoelho é o seguinte.
    Quando coloca a bomba a trabalhar aos 60º significa que a água na caldeira está nos 60º.
    Agora não se esqueça que a agua começa a circular nos radiadores que estão frios, e essa água vai para de novo a caldeira mas fria, logo a temperatura pode-lhe baixar ao 40º ou menos.
    Os entendidos que falem deste assunto.
    De seguida a caldeira tem que aquecer de novo até aos 60º e aí sim vai começar a sentir quente nos radiadores.
  14.  # 16

    Leiria,
    Concordo e até estou satisfeito com o tempo que o recuperador leva a aquecer a caldeira na fase inicial de arranque e acho normal que deixe de funcionar passado alguns minutos pois voltou a entar àgua fria e vai ser necessário reaquecer... Até ai não vejo qualquer problema.

    Desapontado sim com o facto de que todo o sistema arrefece muito rapidamente e que dificilmente consigo uma temperatura nos radiadores que se possa considerar quente.
  15.  # 17

    Albicalor tb é portuguesa... Estou extremamente satisfeito. aqueço 120 elementos dois toalheiros um de 1.5m outro de 1.7 e cilindro de 300l... Pag. http://www.albicalor.pt/idx/produto,0,3,1,937,283,0
  16.  # 18

    Recebi confirmação do técnico que instalou o sistema que algumas ligações são feitas a tubo de 18 e não de 15 como tinha inicialmente representado. Em baixo esquema rectificado.
      Esquema Ligações_ed2.JPG
  17.  # 19

    Ser o problema das bombas circuladoras? é que elas tem regulação.
    Esse recuperador tinha obrigação de dar calor mais que suficiente para esses radiadores.
    E quanto a sujar o vidro ?
  18.  # 20

    lol voce está preocupado se o vidro suja? anda o homem sem aquecimento...

    :D
 
0.0230 seg. NEW