Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

nestes dias de Inverno, em que a chuva não para, não há outra alternativa senão secar a roupa dentro de casa.

Como não tenho máquina de secar, nem pretendo adquirir, seco a roupa num estendal amovível, fixado ao tecto, por cima do recuperador de calor a ar.

Este método é eficaz, a roupa seca num ápice! Mas a humidade fica em casa...

Não tenho nenhuma divisão exclusiva para a roupa, como p.e. uma lavandaria.

Assim gostava de trocar aqui ideias de como secar a roupa dentro de casa sem deixar a humidade lá dentro!!

Cumprimentos a todos!
    • eu
    • 28 janeiro 2014 editado

# 2

Colocado por: princeAssim gostava de trocar aqui ideias de como secar a roupa dentro de casa sem deixar a humidade lá dentro!!

Sem máquina de secar eu diria que é impossível...
  2.  # 3

Com esse seu metodo é impossivel!
  3.  # 4

Colocado por: euImpossível...

Hoje acordei com o espírito de que tem de ser possível :)
      animal_rato_impossivel.jpg
    • MariaL

# 5

Tente fechar a porta do local onde tem o recuperador e ligar um desumidificador. Mas assim o calor não vai para as outras divisões.
    Pode sempre usar o desumidificador numa casa de banho.
    (Acredite, andei uns anos a usar o seu metodo e este ano deixei de o fazer. E a diferença de humidade e de temperatura dentro de casa é colossal!)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: prince
  4.  # 6

prince
    Hoje acordei com o espírito de que tem de ser possível :)

Se tiver, use um desumidificador portátil! Ajuda a secar a roupa e retira a humidade. Comigo deu certo.

Quanto à imagem que publicou, não a consigo transpor. Esse processo de apanhar ratos também é viável para apanhar coelhos?
    Neste momento é, talvez, o maior "roedor", impune, que nos importuna e saqueia. E depois ... reproduzem-se massivamente!
  5.  # 7

Mas ao menos esses comem-se!!

Colocado por: maria rodriguesprince

Se tiver, use um desumidificador portátil! Ajuda a secar a roupa e retira a humidade. Comigo deu certo.

Quanto à imagem que publicou, não a consigo transpor. Esse processo de apanhar ratos também é viável para apanhar coelhos?
    Neste momento é, talvez, o maior "roedor", impune, que nos importuna e saqueia. E depois ... reproduzem-se massivamente!
  6.  # 8

Colocado por: MariaLCom esse seu metodo é impossivel!

Sim, concordo. Com este método nada a fazer.
    Mas por isso é que gostava de conhecer outros métodos ...

Quem seca em casa, sem máquina, como está a fazer?

Colocado por: maria rodriguesSe tiver, use um desumidificador portátil! Ajuda a secar a roupa e retira a humidade. Comigo deu certo.

Pedi em tempos um desumidificador emprestado e aquilo até funciona mas gasta que é um exagero. O disco do contador da EDP parecia uma barata tonto de tanto rodar...

Colocado por: MariaL(Acredite, andei uns anos a usar o seu metodo e este ano deixei de o fazer. E a diferença de humidade e de temperatura dentro de casa é colossal!)

Diferença de temperatura, nota-se?
    E a diferença de humidade tem algum sensor ou vê os sinais. Por exemplo, quando seco uma máquina de roupa (sim, às vezes ...) é uma charca em cada parapeito das janelas
  7.  # 9

Colocado por: princeedi em tempos um desumidificador emprestado e aquilo até funciona mas gasta que é um exagero. O disco do contador da EDP parecia uma barata tonto de tanto rodar...
    Há desumidificadores a gastar ~200W....
  8.  # 10

Colocado por: princePedi em tempos um desumidificador emprestado e aquilo até funciona mas gasta que é um exagero.

Na altura experimentei na casa de banho. Como não tem exaustor (ainda, que vou ter que tratar disso), utilizava o desumidificador depois do duche, que mesmo abrindo a janela, ficava sempre com os mosaicos a pingar..

Posso trazer o estendal para a casa de banho, fica um pouco apertado mas nem é essa a minha preocupação; o problema será o consumo do desumidificador ..
    • prince

# 11

Colocado por: mafgodHá desumidificadores a gastar ~200W....

Mas são mais eficientes energicamente ou simplesmente de funcionamento mais brando?
    Não sei se os desumidificadores já vem vêm com etiqueta da categoria energética ou não..
  9.  # 12

Colocado por: princeMas por isso é que gostava de conhecer outros métodos ...

Ora, ainda está no papel, mas já estou em "vias de facto" para executar um projecto que tenho estado a desenhar, um estendal estanque.

A ideia é ter uma caixa fechada, onde vou insuflar ar quente numa das entradas. A outra entrada, funcionará como saída e por ela pretende-se que saia o ar húmido (e mais frio, que algum calor vai-se perder para a divisão). Esta saída será canalizada directamente para o exterior para que o ar húmido nunca se misture com o ar interior.
    O painel de cima, que faz a "cobertura", funcionará como porta.

Um problema que antevejo deste sistema, é que o estendal, ainda que vá ter rodas para arrumar quando não precisar, tem que funcionar sempre no mesmo sítio, onde for inicialmente instalado. E ocupar muito, apesar de que, se um estendal comum cabe, um estendal "encastrado" também há de caber.
    O material ainda não está decidido mas em princípio será painel acrílico.

Estava para meter um recuperador de calor a ar quente em casa.
    Agora os planos alteraram-se; vou colocar um recuperador de calor a água, mas ainda não desisti do projecto. À semelhança do que o forista leiria fez, vou aproveitar o ar quente da hote, onde vou fazer as coisas, de modo que possa ter uma saída de ar quente, facilmente acoplável à manga de entrada do estendal estanque.
    Junto a essa saída de ar quente, tenho de prever também uma saída para o exterior, para o ar húmido.

E pronto, é este o meu protótipo para um estendal estanque, para funcionar dentro de casa sem a transformar numa piscina :)
    Comentários são bem vindos :)
      Estendal_estanque-001.jpg
  10.  # 13

prince

Se tiver um aquecedor eléctrico, "a óleo", aproxime-lhe o estendal de braços o mais possível. Ajuda bastante. Abra a tábua de engomar, disponha a roupa por cima e aproxime-a de uma fonte de calor. (Que pode ser o tal aquecedor ou um ventilador. Não pode pensar em economizar energia, nesses períodos) Tem que vigiar frequentemente, retira uma roupa e põe outra. Há um truque que é centrifugar (atoalhados de banho, lençóis, atoalhados de cozinha) no máximo para eliminar mais água. Pode usar redes com fecho para a lingerie, peúgas e roupa interior do(s) homem(ns) da casa. Poupa mais os elásticos. Claro que essas peças não as centrifuga no máximo, já sabemos. As redes compram-se no Lidl, veja nos folhetos; só vendem nessas alturas. Estenda essas peças miúdas em estendais de plástico, redondos ou rectangulares. Encontra facilmente no chinês ou numa feira semanal, perto de si! Se tem o estendal no tecto da varanda (será que foi isso que eu li?!), pode pendurar estes pequenos estendais porque eles têm um gancho.
    Não sei se ajudei, mas foi de boa vontade!
    mr
  11.  # 14

Acabou-se a condensação nas janelas e em algumas paredes algum bolor.
    As casas humidas são sempre mais frias e aptas a criar mais problemas respiratorios por causa da qualidade do ar.
    Repare que o uso do desumidificador, nesta alturas, em que chove mais e está mais humidade, é pontual, pelo que o gatso de energia também o é.
    (em pleno inverso seco a roupa num telheiro, mas não pode estar humidade no ar porque a roupa fica mais molhada do que quando a estendi)
    Em ultimo recurso tem a maquina de secar roupa e acabam-se as humidades.
  12.  # 15

Colocado por: princeBom dia,

nestes dias de Inverno, em que a chuva não para, não há outra alternativa senão secar a roupa dentro de casa.

Como não tenho máquina de secar, nem pretendo adquirir, seco a roupa num estendal amovível, fixado ao tecto, por cima do recuperador de calor a ar.

Este método é eficaz, a roupa seca num ápice! Mas a humidade fica em casa...

Não tenho nenhuma divisão exclusiva para a roupa, como p.e. uma lavandaria.

Assim gostava de trocar aqui ideias de como secar a roupa dentro de casa sem deixar a humidade lá dentro!!

Cumprimentos a todos!

Experimente o secador de roupa ecológico não cria ar quente mas sim vento o que permite não criar grandes diferenças de temperatura evitando as condensações e humidades para alem de não amarrotar a roupa em detrimento dos secadores de roupa em tambor, demora é mais tempo a secar a roupa mas compensa, com um consumo de 50w evitando desumidificadores e coisas afins com consumos na ordem dos 2000w ou mais, veja a foto:
      secador-de-ropa-ecologico-4902622n0.jpg
  13.  # 16

A melhor solução ainda é a máquina de lavar e secar. Acaba de lavar começa a secar e pronto. Claro que só se utiliza a secagem quando não há outra forma de secar sem gastar energia.
  14.  # 17

JoseBlino
    E pronto, é este o meu protótipo para um estendal estanque, para funcionar dentro de casa sem a transformar numa piscina :)
    Comentários são bem vindos :)

Boa noite!
    Como hipotética consumidora (ou como mãe de prováveis consumidores, a morar em habitações onde são proibidos estendais), estou com vontade de fazer algumas perguntas. Uma: o estendal é para uso particular ou para comercializar? Duas: se bem intuo o secador receberá o ar quente da própria hote, certo?
    Três: Se for para comercializar, só interessa a quem tem recuperador de calor a água, não é verdade? Quarta: para receber ar quente da hote, onde poderá ser instalado? Cinco: o protótipo não tem indicação das medidas; é erro de óptica ou o estendal é pequeno e não dá(daria) para estender roupas graúdas?
    Por aqui vou andando, à aguardar novos desenvolvimentos. Desejo-lhe bons resultados, »senhor Professor Pardal« Gostou?! É só para ter piada!
  15.  # 18

A minha contribuição...
    O mais eficaz para secar roupa dentro de casa é colocar a roupinha diante do fluxo do AC...
    Aquelas maquinetas com ventos na base sob o estendal e etc.. esqueçam isso!!! banha da cobra. Essas maquinetas não evitam o aumento da humidade relativa. ao contrario dos AC.
    Concordam com este comentário: eu, rafaelisidoro
  16.  # 19

tudo o que for fontes de calor que aquecem o ar natural não seca apenas aquece mais o ar interior e aumenta as condensações , pode-se secar roupa com ar seco e frio como o do AC ou simplesmente usando o desumidificador , se conciliar uma fonte de calor com o desumidificador num local com o minimo de espaço isolado consegue uma comportamento e um rendimento melhor e um menor custo em energia ...

outra tecnica usada pode ser nos tempo de vento virados a norte , que é um ar seco e que seca muito fazer uma corrente de ar de modo a que passe na roupa , evite de ficar a meio.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 20

Colocado por: maria rodrigues
    Uma: o estendal é para uso particular ou para comercializar?

para uso particular. Inconformado com o facto da humidade ficar dentro de casa, estou a "desenvolver" esta ideia.
    Ainda estou a afinar detalhes e agora ando atarefado com o recuperador de calor mas é para executar em breve.
    Comercializar? Ainda não tinha pensado nisso.

Duas: se bem intuo o secador receberá o ar quente da própria hote, certo?

No meu caso sim.

Três: Se for para comercializar, só interessa a quem tem recuperador de calor a água, não é verdade?

No meu caso é para receber ar da própria hotte mas não tem de ser.
    Passo a explicar:
    - A saída de ar húmido tem de estar sempre canalizada directamente para o exterior. Sem volta a dar.
    - Já a entrada de ar seco tem várias alternativas:

• Ligar à saída de ar quente do recuperador.

• Ora, se a entrada de ar quente for ligada à saída de ar quente do recuperador (e pode ser da hotte ou mesmo do carter) e se por sua vez o recuperador estiver a trabalhar com ar vindo do exterior, no processo de secagem não haverá movimentação do ar interior. Perde-se uma fracção de energia, que não entra na habitação, mas não há transferência de humidade para a habitação e a secagem da roupa é mais rápida.

• Simplesmente, insuflar ar da habitação, na entrada de ar seco do estendal estanque.

• Esta solução, ainda teórica, que vou testar a sua correspondência na prática, implica o uso de um sensor de humidade colocado na saída de ar húmido que comandará o insuflador colocado à entrada.
      Porquê? Porque, sendo este um processo de secagem muito mais lento, incorríamos no risco de estar a extrair ar seco para fora da habitação.
      Este solução tem a vantagem de ser mais versátil. O estendal pode ser colocado em qualquer sítio da casa (nota: local aquecido) desde que haja uma boca de saída de ar, onde acoplar a saída de ar húmido do estendal estanque.
      Tem como desvantagem, movimentar o ar interior da habitação, colocando-a em depressão e ar novo vai acabar por entrar por algum sítio (frinchas janelas, portas, etc). Esse ar vai entrar à temperatura exterior. E se no exterior o ar tiver húmido, então entra húmido também.

Entre ambos os casos, prefiro o primeiro, porque é mais rápido e não implica movimentação de ar interior.

Quarta: para receber ar quente da hote, onde poderá ser instalado?

O ar quente não consegue ser conduzido durante muita distância sem perder significativamente o calor que transporta.
    Assim, idealmente, deverá ser instalado próximo do recuperador de calor. No meu caso, vou instalar a boca de saída de ar quente a 8 metros de distância do recuperador. Já será bastante distância, mas vou isolar bem a tubagem e testar assim e logo vejo se o ar chega lá quente ou não. Porque assim, coloco a saída de ar quente na sala e fica-me com duas funções: aquecer e renovar o ar da sala, quando não estiver a utilizar o secador e para acoplar ao secador quando necessário.

Cinco: o protótipo não tem indicação das medidas; é erro de óptica ou o estendal é pequeno e não dá(daria) para estender roupas graúdas?

Falha minha. Vou fazer com 1.6 m de comprimento mas poderá ser escalável para as medidas mais convenientes.

Por aqui vou andando, à aguardar novos desenvolvimentos. Desejo-lhe bons resultados, »senhor Professor Pardal« Gostou?! É só para ter piada!

heehhe, tá porreiro! Gostei :)

Darei notícias quando passar à execução. Entretanto se houver dicas para pormenores a melhorar sou todo ouvidos :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues

0.0238 seg. NEW