Iniciar sessão ou registar-se
    • kazaf
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 1

    Boa tarde
    tenho andado indeciso , no que diz respeito a interiores em gesso laminado e alvenarias pelo que gostaria que dessem um pouco mais de atençao as alvenarias e digam o que pensam.
    uma vez que pela maioria das opinioes relativamente a ganhos o gesso laminado sai vencedor face ao tradicional tijolo,
    pergunto me se seria uma boa ideia a utilizaçao de tijolo termoacustico ou bloco termoacustico na medida 14 cm por exemplo para a construçao das paredes divisorias com resultados de isolamento mais proximos do gesso laminado e maior resistencia mecanica. E entre estes (bloco ou tijolo) qual o mais apropriado para a construçao das paredes divisorias.

    Fassam parte
  1.  # 2

    Está aí um bocado confuso...
    uma vez que pela maioria das opinioes relativamente a ganhos o gesso laminado sai vencedor face ao tradicional tijolo,
    ganhos?? ganhos de quê??

    Colocado por: kazafpergunto me se seria uma boa ideia a utilização de tijolo termoacustico ou bloco termoacustico na medida 14 cm por exemplo para a construção das paredes divisórias com resultados de isolamento mais próximos do gesso laminado e maior resistencia mecânica.
    Mas isolamento em paredes interiores?? só se for isolamento acústico, mas aí existem várias possibilidades, ou coloca o tijolo/bloco termoacustico e obtêm uma performance acústica melhor que tijolo normal, ou coloca paredes em gesso cartonado com lã de rocha/vidro e obtem também um bom isolamento acústico.
    A grande diferença entre paredes interiores em gesso laminado ou tijolo/bloco é a inércia térmica em que os últimos têm muito mais.
    • kazaf
    • 31 janeiro 2014 editado

     # 3

    Colocado por: JancidoEstá aí um bocado confuso...
    ganhos?? ganhos de quê??

    Mas isolamento em paredes interiores?? só se for isolamento acústico, mas aí existem várias possibilidades, ou coloca o tijolo/bloco termoacustico e obtêm uma performance acústica melhor que tijolo normal, ou coloca paredes em gesso cartonado com lã de rocha/vidro e obtem também um bom isolamento acústico.


    A grande diferença entre paredes interiores em gesso laminado ou tijolo/bloco é a inércia térmica em que os últimos têm muito mais.



    Eu referia me a ganhos acusticos... a minha duvida sera entre o bloco termoacustico e o tijolo termoacusticoz qual deles desempenha melhor a sua funçao, qual deles será o mais indicado para paredes divisorias?!....
  2.  # 4

    Colocado por: kazaf

    Eu referia me a ganhos acusticos... a minha duvida sera entre o bloco termoacustico e o tijolo termoacusticoz qual deles desempenha melhor a sua funçao, qual deles será o mais indicado para paredes divisorias?!....
    Nesse caso então são perdas acústicas :). Para conseguir comparar tem de saber quais os tijolos e blocos que quer colocar, pois existe muita variedade de soluções, e depois a dificuldade é arranjar certificados fiáveis em que se possa confiar. Muito sinceramente se colocar parede em tijolo ou bloco (desde que seja termoacustico) a diferença não deve ser muito grande para a mesma espessura, e a parte do assentamento é tão ao mais importante senão...
  3.  # 5

    Eu estou mais inclinado para o bloco termoacustico , uma vez que as paredes exteriores tambem sao em bloco termico e talvez por uma questao de aderencia ao rebocar... corrijam me se estiver errado :)
    vou espreitar a artbel a ver o que por la existe...
  4.  # 6

    Jancido
    (...) A grande diferença entre paredes interiores em gesso laminado ou tijolo/bloco é a inércia térmica em que os últimos têm muito mais.

    Pode explicar o que é, na prática, a inércia térmica? Sou totalmente ignorante nestes assuntos, mas a curiosidade (e o interesse) levam-me à pergunta.
    mr
  5.  # 7

    É a capacidade de reter/ libertar energia ao longo do tempo, vulgo temperatura. Isto serve por ex. para se tiver a casa quente ou fria, se abrir uma janela para "arejar" a casa não perca/ganhe muita temperatura pois essa temperatura está "acumulada" nas paredes, isto assim grosso modo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  6.  # 8

    Isto das inércias é quase uma religião... Já vi carradas de tópicos inundados com discussões sobre o que é melhor, se a inércia baixa ou alta. Entre mortos e feridos ainda não cheguei a nenhuma conclusão. Posso dizer no entanto que numa casa que entrei recentemente feita com paredes de gesso cartonado o isolamento térmico e sonoro batia em tudo a minha (tijolo 11).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 9

    Branco.valter, tem de comparar soluções onde as características são iguais.
    É claro que uma parede em SCPGL (sistema de construção em placas de gesso laminado/cartonado) sendo esta complementada com um isolamento acústico do género de Lãs é claro que irá ter um desempenho bastante superior quando comparada com uma simples parede de tijolo 11...

    Aquilo que tem de fazer é comparar soluções onde as características finais (isto é, isolamento acústico neste caso) sejam iguais... De ante-mão vai logo notar que para um desempenho igual uma parede em alvenaria será muito mais larga, terá mais espessura. É como tudo, ambas as soluções tem prós e contras :)
  8.  # 10

    Colocado por: lfvmagalhaesBranco.valter, tem de comparar soluções onde as características são iguais.
    É claro que uma parede em SCPGL (sistema de construção em placas de gesso laminado/cartonado) sendo esta complementada com um isolamento acústico do género de Lãs é claro que irá ter um desempenho bastante superior quando comparada com uma simples parede de tijolo 11...

    Aquilo que tem de fazer é comparar soluções onde as características finais (isto é, isolamento acústico neste caso) sejam iguais... De ante-mão vai logo notar que para um desempenho igual uma parede em alvenaria será muito mais larga, terá mais espessura. É como tudo, ambas as soluções tem prós e contras :)


    por isso referi o bloco/tijolo termo acustico, que no caso do bloco a artebel tem um chamado isoargila leca , que cumpre o RRAE , 52 db
    Parece interessante, com medidas 15 , 20 e 25...
  9.  # 11

    E vai abrir roços para colocar os fios de electricidade? Lá se vão algumas dessas características, certo?

    15? Qual a espessura de uma parede interior em gesso cartonado? Provavelmente bem menos do que isso, o que significa um ganho de espaço das áreas.
  10.  # 12

    Certo.

    Atenção não estou a dizer que uma é melhor que outra.
    Mas por exemplo, uma parede em SCPGL com bom isolamento acústico fica mais cara que uma em bloco/tijolo acústico. Agora cabe a cada um medir todas as pretensões.
    Concordam com este comentário: Vasco Duque
  11.  # 13

    Colocado por: branco.valterE vai abrir roços para colocar os fios de electricidade? Lá se vão algumas dessas características, certo?

    15? Qual a espessura de uma parede interior em gesso cartonado? Provavelmente bem menos do que isso, o que significa um ganho de espaço das áreas.


    uma parede de gesso provavelmente e dependendo da espessura de isolamento devera rondar os 10 cm digo , é verdade que dessa forma obtera um ganho de espaço mas tambem nao será 5 cm a mais que fará uma diferença notoria...penso eu... corrijam me se estiver errado.... e como de paredes interiores se trata talvez o preço resultado compense face ao gesso laminado ....(nao sabendo qual o preço exato do bloco acustico 15)
    tenho também uma duvida em relacao ao bloco e tijolo acusticos qual seria o mais indicado para uma parede interior... existira uma diferença significativa ?
  12.  # 14

    Pois 5 cm em cada parede. Agora depende do custo m2 da sua região.
  13.  # 15

    Colocado por: pc ferreiraPois 5 cm em cada parede. Agora depende do custo m2 da sua região.


    nao acho que 5 cm seja muito relevante, quanto ao custo está na média...o importante mesmo será o resultado....
    • jlmfr
    • 12 fevereiro 2014 editado

     # 16

    A minha moradia está a ser construída com o seguinte bloco acústico, substituindo a parede dupla inicialmente prevista:

    http://www.artebel.pt/?page=produto&idCategoria=2&idProduto=28&action=dadostecnicos

    O isalamento térmico será capoto (ETICS), uma vez que este tipo de bloco é aconselhado apenas para isolamento acústico. Pelo que tenho lido no fórum será uma boa opção. Que acham?

    Obrigado.
      Exemplo.jpg
  14.  # 17

    Elevado desempenho acústico com reduzidas espessuras.
    Resistência mecânica elevada.
    Elevada rentabilidade.
    Simplicidade na aplicação.
    Simplicidade em segmentar.
    Estabilidade dimensional.
    Verticalidade e planimetria das superfícies


    Parece-me que foi uma boa opção, os pós que dêm a sua opinião.

    O preço foi salgado?
  15.  # 18

    Colocado por: jlmfrA minha moradia está a ser construída com o seguinte bloco acústico, substituindo a parede dupla inicialmente prevista:

    http://www.artebel.pt/?page=produto&idCategoria=2&idProduto=28&action=dadostecnicos

    O isalamento térmico será capoto (ETICS), uma vez que este tipo de bloco é aconselhado apenas para isolamento acústico. Pelo que tenho lido no fórum será uma boa opção. Que acham?

    Obrigado.
      Exemplo.jpg


    Diga-me uma coisa, essa parede que mostra na imagem vai ter instalações de eletricidade, ited , ou aguas a passar nela? ou seja algum tipo de tubagem?
    É que se tiverem que passar tubagens na zona onde esta o pilar elas vão passar onde? vai abrir roços no pilar?
    Se não passarem tubagens então está tudo ok :)
    • kazaf
    • 12 fevereiro 2014

     # 19

    No meu caso , nao sei ate que ponto será justificavel utilizar esse tipo de bloco ou identico(numa espessura menor, claro) com propriedades semelhantes numa parede de divisoria face ao dito normal tijolo...compensará os resultados obtidos ?...
    •  
      alv
    • 12 fevereiro 2014

     # 20

    Vivam!
    Não gosto muito de participar neste tipo de discussão em que e tua é melhor que a minha, mas desde que não seja uma questão de opção, também não vejo qual a dúvida, pois para isolamentos acústicos com cerca de 52 dB(A) uma parede de 98mm com duas PFL por face, inércias à parte que é coisa para uma grande discussão e que não ando para aí virado, dizia pode custar entre 30 e 40€/m², pronta a pintar, portanto, tendo em consideração todas às facilidades que um sistema destes apresenta, como rapidez, obra seca, facilidades nas instalações para quem não goste de andar a abrir roços em tijolos, mesmo que seja de régua e esquadro, melhor de marcador e fio blue, alguma economia de espaço, muita maleabilidade, entre muitas outras coisas, sinceramente, estou como o nosso futuro ex.primeiro: "onde está a dúvida hem?"
    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
 
0.0214 seg. NEW