Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: rafaelisidoro

ah ! tu semeias e faz a amontoa deves , e colocas um herbicida ? eu prefiro a sementeira normal , dpois dou um saxo no meio da batata passo a maquina a meio do rego e depois faço a amontoa ( barbar) á batata ...evito o herbicida e adubos quimicos uma vez que o saxo substitui no dia certo uma doze que quimica .

Herbicidas é que nem pensar! Semeio as batatas nos regos abertos com o motocultivador, assim já ficam com a distância certa, uma ou duas semanas depois, passo um ancinho pela terra para eliminar eventuais infestantes que estejam a germinar, um mês depois, com mais de 50% de emergência, efectuo uma sacha e dias depois faço a amontoa.
    Se aparecerem ervas estas serão eliminadas de forma mecânica ou seja à sacholada.
  2.  # 482

Colocado por: Monteiro

Herbicidas é que nem pensar! Semeio as batatas nos regos abertos com o motocultivador, assim já ficam com a distância certa, uma ou duas semanas depois, passo um ancinho pela terra para eliminar eventuais infestantes que estejam a germinar, um mês depois, com mais de 50% de emergência, efectuo uma sacha e dias depois faço a amontoa.
    Se aparecerem ervas estas serão eliminadas de forma mecânica ou seja à sacholada.
    confundi-te será o Justiceiro o homem do Herbicida ahahahahah porra não faz justiça nenhuma ao nome ahahahah Brinco !!!!!!!!
    • eu
    • 23 abril 2014

# 483

Colocado por: branco.valterPor aqui é tudo à base do trabalho escravo (neste caso o escravo sou eu)

Infelizmente revejo-me perfeitamente neste desabafo... ;)
  3.  # 484

pessoas , daqui a dias vem os nabos , o agrião , os coentres as couvinhas novas , o feijão rajado o verde e outras tantas culturas , e gostaria de alargar a experiencia aos pratos e confecções feitas com os nossos alimentos e feitas pelos agricultores do forum , será pedir muito ?
    Concordam com este comentário: branco.valter
  4.  # 485

Rafaelisidoro,

Não penses que por aqui é muito diferente, a minha primeira paixão (tirando aquelas que aqui não veem ao caso) é a mecânica, a electrónica, enfim, tecnologia em geral.
    Mau seria se não trouce-se para este "hobby" os meus conhecimentos dos outros.
    Assim, 1ª experiencia, motoenchada comprada na sucata com um motor de 6,5 Cv adaptado; 2ª, motocultivador de 8 Cv diesel com motor Rugerini que tive de rectificar; 3ª, motocultivador de 14 Cv diesel com motor Lamborguini, em que tive de reconstruir a caixa de velocidades e a fresa.
    Considerando que semeio em pequenos patamares (calços) que no total não ultrapassa os 700 m2 até me parece tecnologia a mais.

Não sou radical no que toca a químicos, afinal almoço todos os dias em restaurantes e como morangos que são cultivados pelo mano que é eng. químico, mas no pouco que cultivo, faço questão de não os aplicar, deito isso sim, mão a todas as práticas que os possam substituir e evitar, se assim não fosse valia mais comprar aos pequenos produtores locais que por norma vendem os excedentes.
  5.  # 486

é a mecânica,

eu adoro o meu trabalho de vendedor
    mecanica amanhã ou logo coloco umas fotos aqui ... do que se faz para não pegar no sono eheheheh mas tambem adoro fazer comida !!!!
  6.  # 487

Branco isto é tudo bicharada ia abrir para ver melhor mas não tive coragem ahahahahahahhhh
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
      093.JPG
    •  
      FD
    • 24 abril 2014

# 488

Vá, continuemos on-topic, "Coisas da terra" como diz o título. :)
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7.  # 489

Colocado por: branco.valterJusticeiro na minha zona os batatais são um pouco diferentes, nós amontoamos as batatas como aparece na fotografia #465 que o Monteiro colocou mais acima.

Aqui ainda vão ser sachadas, basicamente o trabalho é feito todo há mão infelizmente, chega o tractor fresa, e depois é meter as batatas à mão dai terem essa inclinação.
    •  
      FD
    • 24 abril 2014 editado

# 490

Como acho que é um tema interessante vou mover alguns comentários para uma nova discussão: Mecânicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro, Monteiro
  8.  # 491

Colocado por: rafaelisidorode fora e com certo tamanho , é o que vai acontecer ás batatas do Justiceiro dentro de pouco tempo ...ehehehhehh

Exactamente, agora estão a ser sachadas,depois deixa-se a erva secar e procede-se ao "babar" da batata..

Colocado por: Monteiro

Segundo os manuais, a amontoa deve ser efetuada quando a planta tiver entre 20 a 30 Cm, em estado mais avançado a amontoa é prejudicial porque destroi as raizes.

Curiosamente, devo ser o único com esta pática aqui na zona, a razão por que o faço é que é mais fácil de semear/arrancar com a máquina.

O que me deixa um pouco triste é que aqui na zona a informação "é pouca", para aqueles que querem que ela seja pouca claro (digo isto porque a maioria dos "agricultores" aqui da zona podia aprender novas técnicas ter novos conhecimentos sobre a agricultura entre outras coisas mas para eles o conhecimento que adquiriam ao longo dos anos já é muito dizem eles, outros tempos, outras mentalidades não é verdade?) o problema é só se semear para o proveito de casa e não dar o devido valor e atenção há terra dai podia se tirar mais vantagens já falo na minha mãe que sempre trabalhou e trabalha no campo, lá vai fazendo as coisas pensando que não está fazendo vem às "novidades" como plantar salsa há beira dos alhos... e esta planta estar a estimular as outras e a afastar os sujeitos indesejados. Ou plantar flores há beira da horta para ajudar na polinização e como repelente dos mesmos sem saber que está a fazer bem.. como também estando fazendo mal há terra, e mesmo sabendo que está a fazer mal continuar sempre a cultivar as mesmas coisas nos mesmos sítios e não deixar os terrenos repousar, ao que ela me diz, ai mas se for semear/plantar lá em cima depois não temos a água a correr pelos regos..

Como já está a ficar um texto um bocado extenso fico me por aqui, com a promessa que posteriormente hei-de colocar aqui imagens dos nossos "sistemas de rega" feitos pelo meu avô e pela minha mãe e restantes irmãos, que não precisavam e não precisam de energia eléctrica para regar os campos tanto como também para ter água em casa sim para ter água em casa, o meu avô não é muito a favor da energia eléctrica sim porque até hoje ainda não tem energia eléctrica em casa! Ele também era um polivalente fazia de todo um pouco minas,grutas ainda com alguns metros de comprimento entre outras coisas que com o tempo terei todo o gosto em partilhar.
  9.  # 492

10.  # 493

11.  # 494

Colocado por: rafaelisidoroconfundi-te será o Justiceiro o homem do Herbicida ahahahahah porra não faz justiça nenhuma ao nome ahahahah Brinco !!!!!!!!

Deverá estar a fazer confusão com o tópico #453 do nosso caro forista Erdnaxela para tentar eliminar a praga que lhe apareceu no terreno que sinceramente também não sei como se chama ou como se eliminar, até fiquei espantado com tal raiz. Em relação ao herbicida a minha mãe também é da ideia que não se deve usar herbicidas, para além de não dar um "fruto/planta" tão bom enfraquece mais a terra, e é prejudicial ao meio ambiente, é só aspectos negativos...
    Concordam com este comentário: Erdnaxela, maria rodrigues
  12.  # 495

Colocado por: JusticeiroEm relação ao herbicida a minha mãe também é da ideia que não se deve usar herbicidas, para além de não dar um "fruto/planta" tão bom enfraquece mais a terra, e é prejudicial ao meio ambiente, é só aspectos negativos...
    Concordam com este comentário:Erdnaxela,maria rodrigues

Por cá nunca entrou nada disso, e vou ver se não entra, a minha mulher já me avisou que nunca mais come nada da horta. já começei a apanhar as raizes todas à mão, vamos ver quanto tempo leva e se vai resultar. Apenas o faço à hora do almoço e aos fins de semana quando tenho tempo.
  13.  # 496

Colocado por: Justiceiro

Deverá estar a fazer confusão com o tópico#453do nosso caro forista Erdnaxela para tentar eliminar a praga que lhe apareceu no terreno que sinceramente também não sei como se chama ou como se eliminar, até fiquei espantado com tal raiz. Em relação ao herbicida a minha mãe também é da ideia que não se deve usar herbicidas, para além de não dar um "fruto/planta" tão bom enfraquece mais a terra, e é prejudicial ao meio ambiente, é só aspectos negativos...
    Concordam com este comentário:Erdnaxela,maria rodrigues
    ai que confusão ehehehhe desculpem -me mas fui eu que insinuei tal ideia , mas expliquei o porquê , existe quem faça a sementeira e amontoa na mesma hora e aí leva um herbicida para evitar vir erva até á recolha das batatas ... visto que o Justiceiro sempre foi justo fica as minhas desculpas para com ele .
  14.  # 497

Colocado por: Erdnaxela

Por cá nunca entrou nada disso, e vou ver se não entra, a minha mulher já me avisou que nunca mais come nada da horta. já começei a apanhar as raizes todas à mão, vamos ver quanto tempo leva e se vai resultar. Apenas o faço à hora do almoço e aos fins de semana quando tenho tempo.
    não tem maquinaria ? acho que faz muito bem ...
  15.  # 498

eu disse que eles cresciam mais ainda !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      DSCN3923.JPG
  16.  # 499

os alhos com pouco mais de um mês ...
      DSCN3953.JPG
  17.  # 500

os nabinhos que já se come !!!!!!
      DSCN3952.JPG