Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 561

Colocado por: rafaelisidorogroseilhas negras ???????? nunca as vi , das vermelhas acho que tenho algumas arvores em casa mas negras nunca as vi , dão o mesmo gosto ?

Não faço a mais pequena idéia. Por aqui o pessoal não aposta na diversidade, é só macieiras, pereiras, limoeiros e laranjeiras. Eu estou a tentar aumentar essa diversidade.
  2.  # 562

Também comprei 3 groselhas, vermelhas e negras, 2 framboesas e 2 mirtilhos, já cá tinha laranjeiras(que por sinal estão cheias de piolho verde), tangerineiras, 2 romanzeiras, 2 limoeiros(um deles bem velhinho), 1 marmeleiro e a próxima a colocar será de kiwi. Tenho ali 2 plantas de abacate, mas não sei se dará alguma coisa.

A minha horta ao pé das vossas parece de brincar... 30 pés de alface, +-170 pés de cebola, 30/35 alhos, tomateiros, ervas aromáticas(salsa, coentro, mangericão, menta, hortelã), cebolinho, rucula, courgete, abóbora, chuchu, algumas couves. Só o suficiente para fazer umas saladas e umas sopas.
    Concordam com este comentário: ultrahipermega
  3.  # 563

Não me fales em chuchu, semeei dois, um morreu por causa do frio e da chuva o outro foi atacado à duas semanas por algum coelho e ou rato e não sobrou nada da planta. A minha esperança é que volte a crescer, já que é uma planta bastante prolifera.
  4.  # 564

Colocado por: branco.valterNão me fales em chuchu, semeei dois, um morreu por causa do frio e da chuva o outro foi atacado à duas semanas por algum coelho e ou rato e não sobrou nada da planta. A minha esperança é que volte a crescer, já que é uma planta bastante prolifera.

Ideias...

http://www.hortas.info/como-plantar-chuchu

http://www.motherearthnews.com/organic-gardening/growing-chayote-zmaz80ndzraw.aspx#axzz30MiyxEL1

:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter, Erdnaxela
  5.  # 565

Já tinha visto os dois links. ;o)
  6.  # 566

Boa Tarde

Sou novo neste forum e também na agricultura. Tenho uma pequena horta e nela semeei diversas coisas, mas o que me despertou atenção foi o estragão e o cebolinho que que não cresceram. O cebolinho já o semeei à quase dois meses ( 9/3/14) e o estragão à menos de um mês (12/4/14). Tenho estado atento quando as plantas ficam secas e rego-as, mas não nasceu nada. Moro na zona de Sintra e cá na minha horta o solo é bastante argiloso. Queria que quem soubesse uma razão para estas não terem crescido que me diga o que fazer e se estas ainda podem nascer.

Cumprimentos

Miguel Pinto
  7.  # 567

Desculpem mas, eu não queria dizer solo argiloso, na verdade, queria dizer solo pedregoso.
  8.  # 568

Rafael repare no tamanho desta folha
      IMG_20140428_185525.jpg
  9.  # 569

Imagem dos pimenteiros
      IMG_20140423_193302.jpg
  10.  # 570

Como ontem estive estacar as arvores de fruto aqui ficam fotos das mesmas.

Figueira
      IMG_20140429_173810.jpg
  11.  # 571

Algo que quero experimentar:

Sistema de rega gota-a-gota portátil está em fase experimental, mas a conclusão provisória é que:RESULTA!

Com este sistema posso fazer rega gota-a-gota em qualquer parte da horta. Basta deslocar o sistema, para o local pretendido.

O sistema consiste num garrafão de 5 l, com um furo compatível com o ajuste forçado (para que fique bem vedado, de um cano com ½ polegada de diâmetro. O referido furo foi efectuado recorrendo a um tubo oco, aquecido, de diâmetro semelhante ao do tubo de ½ polegada.

A este tubo liga-se um pedaço de fita de rega gota-a-gota, devidamente vedada na extremidade oposta. A parte dificil do sistema é conseguir que fique bem vedado a fugas de água. Para vedar usei os truques que via o meu avô fazer e que pessoas mais velhas recomendaram: restos de câmara de ar de pneus e arame.

Uma vez o sistema ligado e posicionado, basta encher o “depósito”. O garrafão deverá ficar ligeiramente elevado, para facilitar o trabalho da D. Pressão e da Sr.ª Gravidade.
    Pode parecer pouco volume de água, mas não nos devemos esquecer que o gasto de água por esta via, é cirurgico. Praticamente não há desperdício!

Não esquecer, para que o sistema funcione não se deve tapar o garrafão com a sua tampa de origem, caso contrário, a água não sai. Esta situação pode jogar a nosso favor quando quisermos “fechar a torneira”...basta portanto fechar o garrafão.

PS: Para quem tiver mãos de princesa recomendo que use luvas, porque as mãos podem ficar em muito mau estado.

Fonte: Sofia Rêgo Mendes
  12.  # 572

Caro admin FD se puder elimine estes dois últimos post #576 e #577 não sei que se passou com o tele para fazer o mesmo post e não ter carregado a imagem direito.

Desde já agradeço.
    •  
      FD
    • 30 abril 2014

# 573

Colocado por: JusticeiroCaro admin FD se puder elimine estes dois últimos post #576 e #577 não sei que se passou com o tele para fazer o mesmo post e não ter carregado a imagem direito.

Apaguei apenas uma por ser repetida, apesar de tudo acho que dá para perceber. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Justiceiro
  13.  # 574

Justiceiro quem me dera ter batatas sem folhas ahhahahahahh isto deve estar abrigadinho por aí ! é uma planta bem tratada , a minha voltou a levar vento ficou toda queimada , os tempos estão muito dificeis para estar com culturas biologicas ... imagine hoje tá um sol de verão super quente , com 100% humidade +orvalho de 20 em 20 minutos ... consequências !!!!!!!!! nem as ver .
  14.  # 575

Colocado por: FDApaguei apenas uma por ser repetida, apesar de tudo acho que dá para perceber. :)

Ok, obrigado. Sendo assim.. :D

Mas não tinha problema eu voltava a colocar a imagem de novo não custava nada, sim penso que dá para perceber, era só mesmo pela apresentação do post. :P

Colocado por: rafaelisidoroJusticeiro quem me dera ter batatas sem folhas ahhahahahahh isto deve estar abrigadinho por aí ! é uma planta bem tratada , a minha voltou a levar vento ficou toda queimada , os tempos estão muito dificeis para estar com culturas biologicas ... imagine hoje tá um sol de verão super quente , com 100% humidade +orvalho de 20 em 20 minutos ... consequências !!!!!!!!! nem as ver .

Sim, realmente se elas não tivessem folhas se calhar daria melhores batatas, menos sombra e talvez menos doenças...:D estás aqui também não estão grande coisa(algumas delas) parece que já estão prontas para serem retiradas, meias amareladas e com as folhas enrugadas. Também são semente de terceiro ano, já as de semente directa(diseree) estão mais saudáveis e devido ao tempo que se tem feito(chuva,sol) já levaram com o milraz na segunda feira desta semana e talvez amanhã ou na sexta vou aplicar o chorume de urtigas..

Colocado por: rafaelisidoroisto deve estar abrigadinho por aí !

Em que sentido, chuva, ventos?
  15.  # 576

Este ano não semeei batata senão quando volta-se a casa encontrava as malas à porta. Tudo graças à "excelente" produção do ano passado. Perdi à vontade 60% da produção.
  16.  # 577

Em que sentido, chuva, ventos?
    vento !!! o meu problema é o vento ...
  17.  # 578

Colocado por: branco.valterEste ano não semeei batata senão quando volta-se a casa encontrava as malas à porta. Tudo graças à "excelente" produção do ano passado. Perdi à vontade 60% da produção.
    mas isso é mesmo assim , vocês não guardam semente ? ou comprem sempre a semente ?
  18.  # 579

Colocado por: branco.valterNeste momento a única coisa que eu faço nisto é regar quando é preciso, tudo o que era para fazer, já foi feito e sim estão a dar novas guias. Eu sou do distrito de Lisboa, zona saloia.

Já aplicou alguma vez o chorume de urtigas nos morangos ? Se sim depois obteve boas colheitas e não houve problema na planta queimar,secar..?

Hum.. os meus estão agora a dar o fruto dai eu perguntar. Pode ser de diferentes qualidades, e dar frutos noutra altura do ano ou os seus também estão a dar frutos agora!?
  19.  # 580

Eu nunca coloquei chorume com elas a dar fruto, e não nunca tive qualquer problema.

0.2235 seg. NEW