Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

adoro ver as aboboras do Branco ... são giras ,cores bem bonitas .
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  2.  # 982

Aquelas maiores (ainda não estão vingadas) conheço-as como abóboras-menina e são indicadas, para além das sopas, também para as filhoses e fritos de abóbora, na quadra natalícia; há umas outras que chamamos de abóbora- porqueira. Há quem as consuma na sopa (pouco habitual) mas, principalmente, são as mais indicadas para o doce de abóbora. Que é muito bom, quando feito a preceito; antigamente alimentavam o gado porcino e bovino, com as chamadas »lavagens«. Hoje desperdiçam-se pelos terrenos onde são cortadas ao meio, para aproveitamentos das pevides, e deixadas pelo chão, como fertilizantes. As mais duras e fibrosas (é preciso acertar) tipo abóbora chila (mas não são chila) dão para fazer o melhor doce de abóbora! Podem ser de casca amarela (amarelinha) ou casca verde e riscada.
  3.  # 983

conheço uns que são conhecidos por corações de boi... (...)

É possível que estejamos a falar da mesma coisa: aqui pelo continente há uma couve (repolho) a quem damos o nome de coração de boi, por ter esse formato.
  4.  # 984

Colocado por: rafaelisidoroadoro ver as aboboras do Branco ... são giras ,cores bem bonitas .
    Concordam com este comentário:maria rodrigues

Vieram directamente de Fukushima, disseram-me que fazia bem ao cabelo... LOL

Maria Rodrigues no ano passado tinhamos umas 4/5 variedades de tomate, este ano temos apenas 3. Na verdade quando compramos os tomateiros eu e o meu pai dizemos sempre um ao outro:

- O que é que compraste?

- Comprei X, Y e Z.

- Então vamos lá ver o que é que realmente compramos...

Só quando o tomate começa a crescer é que finalmente sabemos o que compramos, porque infelizmente muitas vezes à muita mistura. A minha prima só gosta de tomate pequeno (ex.: cherry) e afinal metade dos tomateiros são os chamados tomate saloio (grande).
  5.  # 985

Colocado por: branco.valterSó quando o tomate começa a crescer é que finalmente sabemos o que compramos, porque infelizmente muitas vezes à muita mistura. A minha prima só gosta de tomate pequeno (ex.: cherry) e afinal metade dos tomateiros são os chamados tomate saloio (grande).
    queres sementes apuradissimas de tomates miudos , só os semeias contra a parede uma vez depois aquilo nunca mais para de nascer ... de verão e de inverno .
    • eu
    • 29 julho 2014 editado

# 986

Por aqui é só tomate chucha. Dá para tudo, é saboroso e aguenta muito tempo em condições.

A produção deste ano é tão forte que estou a apanhar cerca de 1 Kg por dia. O que vale é que tenho aqui uns vizinhos que me ajudam a comê-los, pois custa-me muito deixar estragar comida...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  6.  # 987

Oh Branco , já fizestes o ovo com tomate ?
  7.  # 988

Não e agora só segunda-feira porque durante a semana eu não consigo ir à horta buscar seja o que for.
  8.  # 989

As minhas colheitas de hoje da minha pequena horta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, LuisPereira, rafaelisidoro
      fotografia 1.JPG
  9.  # 990

As minhas colheitas de hoje da minha pequena horta.

Formidável, que bonita imagem! Lá diz o ditado: Muito custa o que bem parece! E não é menos verdade quando se diz: Os olhos também comem... Parabéns pelo esforço.
    Concordam com este comentário: branco.valter, Sabrina
  10.  # 991

Ontem aproveitei a última remessa de ameixas e fiz licor. Na verdade fiz a primeira parte, ou seja, 0.5 kg de fruta para 0.5l de aguardente. Agora vou esperar um mês e retiro a fruta da aguardente e misturo com uma calda de açúcar e já está.

Neste momento tenho licor de morango que misteriosamente tem andado a desaparecer... LOL
  11.  # 992

Colocado por: branco.valterNeste momento tenho licor de morango que misteriosamente tem andado a desaparecer... LOL

tem de fechar a tampa!! :)
  12.  # 993

Então esse é o segredo!...

Ou isso, ou fechar a boca, mas acho que é dificil esta última opção.
  13.  # 994

Colocado por: rafaelisidoroOh Branco , já fizestes o ovo com tomate ?

Fiz esta segunda-feira quando vim da horta. Fiz como disseste, mas acrescentei pimento vermelho para dar aquele gostinho que tanto gosto. Como sou um rapazinho em crescimento (para os lados), também acrescentei dois bifes, tudo regado com cidra de maçã bem gelada.

Soube-me pela vida!

Está aprovadissimo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  14.  # 995

as uvinhas , cobertas com uma rede devido aos merros lol duas caixas de batata doce curada e mais uma que siu da terra hoje e já apanha sol ...
      DSCN4275.JPG
      DSCN4276.JPG
      DSCN4277.JPG
      DSCN4278.JPG
  15.  # 996

Rafael, obrigada pela visão campestre que nos proporciona. Fico encantada com as suas colheitas; não encontro palavras para descrever a satisfação que dá olhar as imagens dos produtos, que retira da terra. É bonito de se ver, sem dúvida...
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro, branco.valter, 1234, valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  16.  # 997

Alguém já experimentou meter uma videira a crescer por uma árvore de fruto? Disseram-me que a videira assim produz mais e não se tem que fazer praticamente nada. O meu pai arranjou uma videira que ele diz ser toda XPTO, verdade seja dita, é pequena mas está com bom aspecto.
  17.  # 998

Tem quem cuidar dela na mesma, cá na terra era usual plantar videiras junto aos salgueiros, estes serviam de suporte, mas era um pesadelo na altura da poda, tínhamos que podar a vinha e os salgueiros.
  18.  # 999

as minhas aboboras temperans , tenho mais mas ainda estão a crescer ... o feijão ...
      DSCN4287.JPG
      DSCN4288.JPG
      DSCN4289.JPG
  19. hoje no jantar comi os tomates com ovos da sua receita .estavam uma maravilha
    com tantos tomates nesta altura ai q aproveitar

0.3584 seg. NEW