Iniciar sessão ou registar-se
  1. por cá isso é vendido mas eu pago por elas carregadas de estrume caseiro ... tambem já comprei lenha moida é muito bom e o estrume biologico tambem é muito importante , tudo isso ajuda a soltar a terra que quando é de barro como a minha que tambem era dura como uma pedra e gelava as novidades de inverno começa a produzir muito mais ...
  2. estas coisas fazem-me confusão ... é só interesses economicos e padrinhos por este país ... estamos nós a desperdiçar terrenos de cultivo para colocar betão e os sitios de mato e pedra que seriam até mais apropriados ás obras ficam no abandono ... não consigo perceber isto .
    Concordam com este comentário: branco.valter, jorgealves
  3. Colocado por: branco.valterIsso já eu fiz nas minhas camas altas, o problema é que tenho pouca da dita e tenho que andar a fazer isso aos poucos.

Procura uma trituradora de madeira. Já as há a rondar os 60€. A minha mãe comprou uma e num par de anos a terra mudou bastante. E como não é muito potente, usa essencialmente galhos que ninguém quer para lenha bem como o resultado são aparas pequenas que depressa se decompôem.
  4. Colocado por: rafaelisidoroestamos nós a desperdiçar

Os melhores ao redor das (antigas) cidades já foram...
  5. Colocado por: treker666
    Os melhores ao redor das (antigas) cidades já foram...
    fico triste se calhar daqui a 500 anos teremos novos formados a abater as casas para ter terreno de produzir ...
  6. Hoje quando ia a caminho do trabalho passei por uns terrenos agricolas cá na minha zona e o chão e respectivas colheitas estavam coberta de branco... a geada está tramada e o frio é mais que muito!
  7. (...) a geada está tramada e o frio é mais que muito!

Mas sabem tão bem sentir este frio seco, no rosto, com um dia de sol magnífico! Saber que os dias estão a crescer. Depois do Natal crescem um bico de pardal; viva o solstício de inverno; a geada também é necessária (eu sei que o Valter sabe que é assim...) para eliminar algumas ervas daninhas e alimentar a terra, depois de derreter.
    Concordam com este comentário: eu, branco.valter
  8. Colocado por: maria rodrigues
    Mas sabem tão bem sentir este frio seco, no rosto, com um dia de sol magnífico! Saber que os dias estão a crescer.Depois do Natal crescem um bico de pardal;viva o solstício de inverno; a geada também é necessária (eu sei que o Valter sabe que é assim...) para eliminar algumas ervas daninhas e alimentar a terra, depois de derreter.
    e matar as pragas ... por cá faz falta o frio , a geada dispensava ...
  9. Boa tarde , gostaria de partilhar um bom momento do 1º dia do ano ... estas são algumas fotos do quintal dos meus Pais não tá tudo aqui , mas já tem alguma coisa para mostrar ...
      DSCN4665.JPG
      DSCN4674.JPG
      DSCN4675.JPG
      DSCN4676.JPG
      DSCN4678.JPG
      DSCN4679.JPG
      DSCN4680.JPG
      DSCN4681.JPG
      DSCN4683.JPG
      DSCN4685.JPG
      DSCN4688.JPG
      DSCN4690.JPG
      DSCN4692.JPG
      DSCN4698.JPG
  10. Agora chegamos á minha terra ( nossa ) aqui as coisas estão a crescer depressa , depois tambem dá para perceber o que o vento fez minimamente ... mas é um balanço positivo , o futuro e o presente é continuar a produzir em rotatividade se calhar ainda mais acentuada ... e se calhar este ano podemos usar outro terreno que já está limpo uma parte para aumentar a produção dos nossos produtos ...
      DSCN4699.JPG
      DSCN4700.JPG
      DSCN4701.JPG
      DSCN4702.JPG
      DSCN4703.JPG
      DSCN4704.JPG
      DSCN4705.JPG
      DSCN4706.JPG
      DSCN4707.JPG
      DSCN4708.JPG
      DSCN4709.JPG
      DSCN4710.JPG
      DSCN4711.JPG
      DSCN4714.JPG
      DSCN4715.JPG
      DSCN4717.JPG
      DSCN4718.JPG
      DSCN4719.JPG
      DSCN4724.JPG
      DSCN4726.JPG
      DSCN4727.JPG
      DSCN4729.JPG
      DSCN4730.JPG
      DSCN4731.JPG
      DSCN4733.JPG
  11. agora em casa , em casa foi para fazer a primeira sopa do ano , estou aqui e a sopa ao lume ... levou , abobora ,feijão , cenoura , batata doce, batata inglesa , couve , repolho , broculos , tomate , cebola , alho e um fio de azeite ... tirando o alho tudo foi e é produção caseira excepto o macarrão que vai levar ... é uma panela enorme e é para fugir um pouco á rotina da comida das festas ... depois de estar pronta espero comer com quem aparecer hoje meio doente das festas ahahahah se eu me lembrar tiro uma foto no prato !!!!!!!!!!!!!
      DSCN4734.JPG
      DSCN4736.JPG
      DSCN4737.JPG
      DSCN4738.JPG
    • eu
    • 1 janeiro 2015
    Ainda há gente que come bem!
    Concordam com este comentário: jorgealves, rafaelisidoro
  12. Que maravilha, rafaelisidoro, obrigado pelas fotos.

Onde é que fica esta terra castanha, bem nutrida e de onde saem estes produtos com tão bom aspeto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  13. Colocado por: euAinda há gente que come bem!
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro
    eu até concordo em todos os sentidos ahahahhahah levou dois destes que estou que nem me dobro ... adoro este tipo de sopa acompanhada com uma fatia de queijo são Jorge picante ... é um regalo .
      DSCN4739.JPG
  14. Colocado por: luis_guilhermeQue maravilha, rafaelisidoro, obrigado pelas fotos.

Onde é que fica esta terra castanha, bem nutrida e de onde saem estes produtos com tão bom aspeto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rafaelisidoro

este cantinho fica em São Miguel Açores freguesia do Livramento ... é uma terra barrenta nos ultimos anos tem vindo a ser bem tratada acarinhada , muita materia organica e muita madeira , talvez ate demais ... por isso as vezes assusto-me com o tamanho das novidades , mas o mais importante é que o que se come daqui é tudo super saudavel , sem quimicos e quando assim é o sabor das coisas torna-se superior , graças a Deus a mão de obra é super barata é totalmente caseira , acreditem vocês que até a propria terra com o sistema de rotação acaba por saborear muita coisa boa , viram aquela malha grande de couves penca e uns broculos , já dei muito dali já comi muito dali , vou frisar muito dali daqui a 15 dias estará o restante enterrado e a propria terra vai comer muito dali ...é a vida
  15. Vê-se bem que essa terra é muito especial, muito rica em matéria orgânica.

Agora percebo o porquê dos produtos da terra com tão bom aspecto.

Bom apetite!
  16. Colocado por: luis_guilhermeVê-se bem que essa terra é muito especial, muito rica em matéria orgânica.

Agora percebo o porquê dos produtos da terra com tão bom aspecto.

Bom apetite!

mas olhe que dá trabalho e é engraçado ao mesmo tempo eu proprio tenho escrito aqui e incentivado cada vez mais o uso de materia organica seja ela do tipo A, B ou c , em tudo o que se faz consegue-se sempre materia organica e esta se for colocada nas nossas terras estamos simplesmente a contribuir para uma melhoria natural de tudo o que está ligado á terra ... estamos sempre a aprender com a maquinas o o trabalho bonito nem sempre é o mais eficaz nem sempre é o melhor para a planta ...

por exemplo para a minha panela de pressão de 10 lt nesta sopa que foi uma panela cheia eu tenho uma media de 5kg de materia organica , a limpeza e as cascas dos legumes e verduras , são separados , vai para a casa da minha mãe , faço quase 100mt para colocar em cima daquele monte de descombustagem que está com folhas e galhos de incenso na foto que mostrei do quintal da minha mãe ... fica ali e depois fica em materia organica pura no qual carrego num atrelado e espalho na minha terra juntamente com aparas e estrume e isso varias vezes por ano dependendo da zona e das novidades ... dá trabalho ???' claro que dá mas é facilmente compensado ...

eu digo quem tiver um bocadinho de terra que cuide bem dele , até porque se poupa muito dinheiro nas hortaliças ...eu as vezes fico parvo com os valores esta panela se fosse a um preço de hiper os legumes custaria entre os 7 e os 9 euros ... para se realizar , tambem estaria a dizer que isto daria para uma grande familia é obvio sim só hoje comeram 6 adultos e 2 crianças , tudo gente de boa boca ahahahaha todos os dias tenho sopa em casa e como duas vezes por dia ... na consoada de Natal coloquei mais de 10 mesas aonde o que faltava comprar era apenas o bacalhau , broa e o grão de resto ofereci tudo desde batatas , repolho , couves , cenouras , broculos , inhames , cebola , salsa , batata doce ... e isto é bom , eu adoro dar o meu Pai ainda é "pior" (no bom sentido) que eu e o meu irmão é como eu ...

bom e eu começo a entrar por coisas que já nem tem nada a ver com a terra , é a quadra de Natal ...e o país como anda .

Enfim ... ps o apetite já foi colmatado , foram dois pratinho e um queijinho e um meio das caves da Dª Irmelinda ...
  17. hoje foi assim.

Andei a decruar a terra, o ano passado como tinha semeado aveia para o vizinho do lado (tem umas 50 vacas) ele já a veio cegar tarde, a semente ficou toda na terra e ficou logo semeada novamente, mas como este ano não quero aveia já tive de lhe dar duas lavouras para ela não germinar.

Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  18. Esta foto parece um postal ilustrado. Que linda paisagem! Ainda bem que Portugal não é apenas a selva do cimento!
    Concordam com este comentário: jorgealves, rafaelisidoro, luis_guilherme
  19. hoje tenho de acabar de lavrar, mas esta um geada tão forte que a terra está toda em gelo, e já são 9 e 30 da manha com o céu aberto e os raios de sol a bater.

Mas acho que vou adiar o serviço par a tarde.

0.5363 seg. NEW