Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se por aqui está igual e estamos a poucos km da costa, imagino por aí!
  2. Colocado por: ultrahipermegahoje tenho de acabar de lavrar, mas esta um geada tão forte que a terra está toda em gelo, e já são 9 e 30 da manha com o céu aberto e os raios de sol a bater.

Mas acho que vou adiar o serviço par a tarde.
    diga-me uma coisa este arado tá a trabalhar correctamente ? ou nesta foto está a retomar o serviço e a passar em cima da terra lavrada ?
  3. Tá a trabalhar lindamente, é só de um ferro mas estava a "sacudir" quase 30cm de terra de cada vês e com o terceiro ponto encolhido para ir mesmo a fundo.

O arado não é meu. é aqui de um vizinho que tem um Mitsubishi MT 250D, o ferguson leva aquilo como um brinquedo, andei a lavrar em 2º alta.
    •  
      janus
    • 3 janeiro 2015
    Eh, pá vou aproveitar a oportunidade.

Não existe por cá algum Enólogo, para consultor (part-time) com as seguintes competências:

Formação superior em Enologia;
    Experiência em processos produtivos – viticultura;
    Sólidos conhecimentos na área da Enologia;
    Experiência na elaboração de projecto de adega;
    Conhecimentos sobre linhas de engarrafamento;
    Experiência em trabalho de laboratório e analíses;
    Residência na região da Bairrada.

Cumprimentos.
  4. Colocado por: ultrahipermegaTá a trabalhar lindamente, é só de um ferro mas estava a "sacudir" quase 30cm de terra de cada vês e com o terceiro ponto encolhido para ir mesmo a fundo.

O arado não é meu. é aqui de um vizinho que tem um Mitsubishi MT 250D, o ferguson leva aquilo como um brinquedo, andei a lavrar em 2º alta.

mas então existe o erro que falei ? estas a passar em cima da terra virada porque o arado é mal centrado ... o facto de estar a virar boa terra não quer dizer que o serviçoé bem feito este arado é muito estreito e o peso do tractor esta sobre a terra nova , o ideal é colocar a roda dentro da vala e colocar o arado de modo a tapar a vala e abrir uma ao lado e assim sucessivamente ... a terra fica solta e fofa .
  5. Colocado por: maria rodriguesEsta foto parece um postal ilustrado. Que linda paisagem! Ainda bem que Portugal não é apenasa selva do cimento!
    Concordam com este comentário:jorgealves,rafaelisidoro

Diz muito bem Maria. Uma selva de cimento, muita feia e desorganizada. Até o ordenamento da selva é bem melhor do que as nossas cidades, principalmente as do litoral. Como foi possível destruir um país? Onde estão os arquitetos, os paisagistas, os urbanistas? Será tudo fruto da corrupção? Ou é mesmo analfabetismo e falta de gosto?
  6. Colocado por: rafaelisidoromas então existe o erro que falei ? estas a passar em cima da terra virada porque o arado é mal centrado ... o facto de estar a virar boa terra não quer dizer que o serviçoé bem feito este arado é muito estreito e o peso do tractor esta sobre a terra nova , o ideal é colocar a roda dentro da vala e colocar o arado de modo a tapar a vala e abrir uma ao lado e assim sucessivamente ... a terra fica solta e fofa .

Não existe erro. Efectivamente o arado é pequeno para o trator, pois o mesmo deveria ser de 2 ferros.
    A roda vai sempre encostada á beira do rego anterior, nunca pisa a terra feita, pisa a vala que ficou do rego anterior.

Se estivesse a pisar a terra feita iria sempre ver uma "rodeira" na terra feita e não vê marca de roda nenhuma.

Para a terra ficar mais uniforme o tractor deveria andar mais depressa, mas como tem algumas fragas tenho de andar devagar senão parte o arado se entalar na pedra.

Eu estava a lavrar da mesma forma que mostra neste video

https://www.youtube.com/watch?v=lOD__8EbFTM

ou neste

https://www.youtube.com/watch?v=32RGZK4Q3Xs
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7. Colocado por: ultrahipermega
    Não existe erro.
    por isso perguntei , é que dá a ilusão que o tractor não vai dentro do rego , a parte de ficar com a roda tapada mesmo que passasse em cima da terra lavrada poderia não ser visualizada derivado á avenca lançar muita terra para o lado , poderia cobrir o rasto mas já percebi o seu caso ...
  8. metade da quinta lavrada.
      1.jpg
  9. O que é que vai semear nesse terreno ?
  10. Para já nada, lavrei porque estava a rebentar a aveia que ficou lá do ano passado.

este ano possivelmente não vou plantar nada, lavro-o com alguma regularidade para não criar ervas.
  11. Bem mais uma vez fui passar uns dias a aldeia, como sempre mal tive tempo de tirar fotos, andei a lavrar a terra para as batatas, uma parte do quintal que tinha muita erva o resto ficou para as cabras comerem, plantei mais umas árvores, acabei por fazer uma coisa que nunca tinha feito nem visto fazer, podar a vinha, até ao ano passado era sempre um velhote(tem 95 anos!) que as podava, mas a mulher morreu a pouco tempo, e como a idade já é muita, embora pareça que tem 70, lá andei a podar e acabei também por lavrar, aproveitei que estavam a dar muitos dias de sol, bom para "corar" a terra e secar a erva... Andei também a cortar mato, para limpar uma barreira de um terreno, depois de cortado levei até ao pé de casa onde estão os animais, e foi todo cortado, para depois ir para a cama dos animais e fazer o estrume para a horta... Colhi também as clementinas, foram 4 caixas(grandes, amanha a ver se meto foto de uma que trouxe), estão lá a vontade mais de 30 a 40KG em cada caixa, e ainda lá ficaram mais para colher. Foi também altura de engarrafar o vinho, cerca de 200L, e fazer a agua ardente, no meio disto tudo, umas vezes esqueci-me das fotos, outras não tive tempo..
    Na viagem para cá, entre água(de um dos mesmos nascentes da "Vitalis"), vinho, couves, nabos, romãs, clementinas, cebolas... estava a ver que tinha de comprar um reboque!! :))
    Concordam com este comentário: branco.valter, ultrahipermega
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui A. B.
  12. Colocado por: ktm333(...) Foi também altura de engarrafar o vinho, cerca de 200L, e fazer a agua ardente(...)

Diz o povo que: Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso. Surpreende-me que já tenha engarrafado o vinho (não é cedo demais?) e de que só agora é que fez a aguardente! Porquê a surpresa, perguntar-se-á? Bom... do que via fazer e do que sei, o vinho é engarrafado entre Fevereiro e Março, depois de "caírem" (formarem-se) muitas camadas de "neve" (geada). Quanto à aguardente é feita uns dias depois de se envasilhar o vinho. Refiro-me à queima dos engaços, depois de espremidos, levados até à destilaria, de onde há-de sair a aguardente, entre os 22 e 23 graus, aproximadamente.
  13. Colocado por: maria rodrigues
    Diz o povo que:Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.Surpreende-me que já tenha engarrafado o vinho (não é cedo demais?) e de que só agora é que fez a aguardente! Porquê a surpresa, perguntar-se-á? Bom... do que via fazer e do que sei, o vinho é engarrafado entre Fevereiro e Março, depois de "caírem" (formarem-se) muitas camadas de "neve" (geada). Quanto à aguardente é feita uns dias depois de se envasilhar o vinho. Refiro-me à queima dos engaços, depois de espremidos, levados até à destilaria, de onde há-de sair a aguardente, entre os 22 e 23 graus, aproximadamente.
    um bom bagaço ( que vem dos engaços ) deve ficar na casa dos 19 graus assim sabe a uva e fica macio ... a aguardente é feita através do vinho do recorte ou da escolha das uvas menos maduras depois de fermentada e esta é que deve sair na casa dos 23 , 24 graus .
  14. Colocado por: maria rodriguesDiz o povo que:Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso.Surpreende-me que já tenha engarrafado o vinho (não é cedo demais?) e de que só agora é que fez a aguardente! Porquê a surpresa, perguntar-se-á? Bom... do que via fazer e do que sei, o vinho é engarrafado entre Fevereiro e Março, depois de "caírem" (formarem-se) muitas camadas de "neve" (geada). Quanto à aguardente é feita uns dias depois de se envasilhar o vinho. Refiro-me à queima dos engaços, depois de espremidos, levados até à destilaria, de onde há-de sair a aguardente, entre os 22 e 23 graus, aproximadamente.

Ali, uns fazem de uma maneira outros fazem de outra.. Normalmente costumo engarrafar sempre nesta altura, as uvas foram colhidas e "esmagadas" dia 13 de Setembro... Costumo usar a máquina de um vizinho que esmaga(Igual a esta http://i228.photobucket.com/albums/ee122/LuisaAlexandra1/Luisa4/DSC07722.jpg), e escolhe os engaços, fica só o "sumo", os bagos, e as grainhas("caroços"), depois isso tudo vai para dentro de um "tanque", ainda dos antigos de cimento(Os que costumam usar agora são de inox), mas para a quantidade que tenho não vejo necessidade de arranjar um de inox. A agua ardente, foi feita 2 dias depois de engarrafar o vinho, alguns vizinhos na altura que esmagam as uvas, vão logo fazer a agua ardente a destilaria, eu ainda faço em casa com o conhecido alambique em cobre, ainda a maneira antiga..

Quanto a geada, acho que estas fotos "falam" por si...

Colocado por: rafaelisidoroaguardente é feita através do vinho do recorte ou da escolha das uvas menos maduras depois de fermentada e esta é que deve sair na casa dos 23 , 24 graus .

Aquela é feita dos bagos(e grainhas) das uvas que fizeram o vinho, vai tudo.. Quanto aos graus não sei quantos tem, nos para saber se ainda é boa ou não, vemos se acende o lume, se acender bem, é boa, se ao atirar não arder quase nada, é altura de trocar.. Como é apenas para consumo lá por casa não ligo muito a graduação, a do vinho é a unica que é medida, este ano se bem me lembro tinha 19 de açúcar e uns 12 Graus, não é muito forte mas é o que se arranja!
    Esqueci-me de duas coisas importantes lá em cima, acabei por fazer também algumas chouriças, curadas depois no fumeiro, com carne do talho, porque a minha avó já não está com "vontade" de criar um porco, e foi também altura de ir buscar o azeite ao lagar, cerca de 40 Litros, porque a azeitona este ano foi pouca(340kg), segundo ditados antigos, "se no dia de Natal a Meia Noite, o ceu estiver limpo, é ano de azeitona", por isso este ano deve haver muita!)
  15. A nível de maquinaria, o meu padrinho tem andado a comprar numa cadeia de lojas da área ( [pub]Agriloja[/pub] ). Uma das últimas foi um moinho elétrico para partir o milho. O milho partido é depois dada às suas galinhas, por isso ele controla em absoluto o que elas comem já que é ele que semeia a dita colheita.
  16. Colocado por: branco.valterA nível de maquinaria, o meu padrinho tem andado a comprar numa cadeia de lojas da área (ver publicidade inserida pelo autor
    Agriloja
    ). Uma das últimas foi um moinho elétrico para partir o milho. O milho partido é depois dada às suas galinhas, por isso ele controla em absoluto o que elas comem já que é ele que semeia a dita colheita.
    e o teu tio vive perto de ti ????
  17. Colocado por: branco.valterA nível de maquinaria, o meu padrinho tem andado a comprar numa cadeia de lojas da área (ver publicidade inserida pelo autor
    Agriloja
    ). Uma das últimas foi um moinho elétrico para partir o milho. O milho partido é depois dada às suas galinhas, por isso ele controla em absoluto o que elas comem já que é ele que semeia a dita colheita.

Já la tenho comprado algumas coisas, mas maquinaria nada, nem maquinaria tenho comprado, vou mantendo o que tenho, quando se estraga arranja-se ainda agora, a moto-roçadora não queria funcionar, o meu pai já só dizia "mete isso ao Tejo abaixo", vou a ver, tinha o carburador "entupido"... As galinhas da minha avó comem de tudo, restos da horta vai tudo para a cerca que é partilhada com as cabras, não se desperdiça nada, elas lá vão andando a comer pedras, bichos que apanham, erva... O milho que a minha avó cria na horta, para semente, é mesmo só para isso, para semear, para dar verde as cabras, se já assim tem trabalho imagino a arranjar milho para 1 ano para umas 20 galinhas.
  18. Colocado por: ktm333(...) eu ainda faço em casa com o conhecido alambique em cobre, ainda a maneira antiga..(...)

Alambique- Uma pequena -grande- preciosidade, diga-se, em nome de hábitos ancestrais e de que a ASAE (principalmente) teima, à viva força, em eliminar das tradições dos portugueses. Quem quiser obter um bom produto, por processos artesanais, tem de o fazer às escondidas. Tudo serve de pretexto para cobrar impostos, a qualquer preço, acabando com hábitos e tradições antigas que fazem (faziam) parte da cultura das nossas gentes.
    Quanto à geada, ainda me lembro dessas lascas de "vidro" no bebedouro dos animais: ruminantes, aves de capoeira, e até nalgumas ribeiras, onde a água congelava, em dias muito frios como é o caso deste ano. Não deixa de ser uma visão fantástica, conforme o local onde se forma a geada. Gosto muito de ver um campo branquinho, coberto de geada, num dia soalheiro. Não me canso de repetir: viva o solstício de inverno!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Sabrina, ktm333
  19. Colocado por: rafaelisidoroe o teu tio vive perto de ti ????

O meu padrinho? Mora a 2 km de distância.

0.5476 seg. NEW