Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: branco.valter

O meu padrinho? Mora a 2 km de distância.
    então aproveita para limpares o galinheiro e trás o estrume contigo lol vais ver como fica a terra !!!!
  2. E pensas que ele não usa tudo? Ele é profissional na área (agricultor) e até à uns 2 anos atrás tinha um banca no mercado municipal.

Para o estrume vou chatear a minha prima que tem de égua, ovelhas, galinhas, porco, etc.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  3. Colocado por: maria rodriguesAlambique- Uma pequena -grande- preciosidade, diga-se, em nome de hábitos ancestrais e de que a ASAE (principalmente) teima, à viva força, em eliminar das tradições dos portugueses. Quem quiser obter um bom produto, por processos artesanais, tem de o fazer às escondidas.
    Aquele já é muito antigo, ainda do tempo do meu Bisavô, foi comprado "a meias" por 4 vizinhos, eu usei agora(demorei 2 dias e meio), a seguir o outro vizinho queria para ele, e depois os outros.. Não me parece que a ASAE lá fosse aparecer, nem nesta nem noutras alturas!

Colocado por: maria rodriguesGosto muito de ver um campo branquinho, coberto de geada, num dia soalheiro. Não me canso de repetir: viva o solstício de inverno!

Eu também gosto de ver, mas em fotos, ou desde que fique por casa, agora ir trabalhar(fazer alguma coisa) com os campos, e tudo coberto de geada, não tem lá muita piada! O pior(perigoso) é quando o gelo na estrada até brilha com as luzes do carro..

Colocado por: rafaelisidoroentão aproveita para limpares o galinheiro e trás o estrume contigo lol vais ver como fica a terra !!!!

Eu farto-me de por estrume(das cabras) na terra e ela parece sempre "pedra"!
  4. Colocado por: ktm333Eu farto-me de por estrume(das cabras) na terra e ela parece sempre "pedra"!
    madeira , madeira ... o estrume é fertilizante apesar de soltar a terra por breves momentos fica igual em pouco tempo , tem é um maior impacto no crescimento das novidades , mas a madeira é que é uma das coisas que coloca a terra fofa e a modos de poder trabalhar isso claro numa terra trabalhada o ano inteiro , quando digo madeira pode ser lanha de estufa que é ramadas moidas verdes , pode ser aparas , farel enfim ...
  5. Colocado por: rafaelisidoroquando digo madeira pode ser lanha de estufa que é ramadas moidas verdes , pode ser aparas , farel enfim ...

O estrume das cabras, leva sempre muito mato, dá para ver numa das fotos em cima (# 1426 ultima foto, canto superior direito)...
  6. e costumas a trabalhar sempre a terra ou é do tipo misturas e levas meses sem lhe tocar ... porque eu posso de mostrar uma terra dura aliás vou-te colocar uma foto porque o meu cantinho é barro e vais ver a diferença do tratamento , madeira é a melhor maneira de soltar a terra ou melhor ir soltando , tambem tem a ver com a quantidade projectada não podes ir limpando as cabras e espalhando o estrume mesmo com a lenha , é preferivel fazeres um monte e depois espalhares 20cm de altura e começares a trabalhar a partir daí , esta mistura fica fofa e depois é que podes ir renovando para ir mantendo ... são coisas diferentes .
  7. E cinzas de lenha queimada? Será bom para juntar a compostagem?
  8. Colocado por: BricoleiroE cinzas de lenha queimada? Será bom para juntar a compostagem?
    não , se está queimado não alimenta mas serve para evitar as lesmas ...
  9. Colocado por: rafaelisidorocostumas a trabalhar sempre a terra ou é do tipo misturas e levas meses sem lhe tocar
    A meio de Setembro lavrei tudo, agora fui lá, lavrei a parte que é para semear, lá para março quando for semear, lavro outra vez, depois de semear(as batatas) e arrancar, lavro outra vez..... O problema é que o quintal é muitoo grande, e eu estou longe vou lá de vez em quando, e também não mete muita piada andar a trabalhar para a minha tia, quando for meu logo se vê se perco tempo a arranjar madeira e material para lá meter.. Um vizinho costuma comprar carrascas de pinheiro, mas o quintal dele é pequeno.
    Pela foto não se consegue perceber bem, mas é bastante grande, e ainda tenho mais 3 hortas, "longe" de casa..
    Vermelho - Quintal
    Amarelo - Área Cultivada
      sd.JPG
  10. Colocado por: ktm333A meio de Setembro lavrei tudo, agora fui lá, lavrei a parte que é para semear, lá para março quando for semear, lavro outra vez, depois de semear(as batatas) e arrancar, lavro outra vez..... O problema é que o quintal é muitoo grande, e eu estou longe vou lá de vez em quando, e também não mete muita piada andar a trabalhar para a minha tia, quando for meu logo se vê se perco tempo a arranjar madeira e material para lá meter.. Um vizinho costuma comprar carrascas de pinheiro, mas o quintal dele é pequeno.
    Pela foto não se consegue perceber bem, mas é bastante grande, e ainda tenho mais 3 hortas, "longe" de casa..
    Vermelho - Quintal
    Amarelo - Área Cultivada
      sd.JPG
    eu cá com uma area destas trabalhava por minha conta ahahahahh pois é há que fazer escolhas e compreendo as tuas mas pacece que tens uma area mais arborizada é de aproveitar a madeira daí ...claro que dá muito trabalho mas vais rentabilizar os teus produtos e se o fizeres como eu em rotação vais perceber o quanto rende o trabalho ...
  11. eu logo vou tentar ver este video ... que como os outros que colocas dá sempre para aprender muito ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter
  12. Colocado por: rafaelisidoroeu cá com uma area destas trabalhava por minha conta ahahahahh pois é há que fazer escolhas e compreendo as tuas mas pacece que tens uma area mais arborizada é de aproveitar a madeira daí ...claro que dá muito trabalho mas vais rentabilizar os teus produtos e se o fizeres como eu em rotação vais perceber o quanto rende o trabalho ...

Vou ser sincero, gosto do trabalho, mas não me vejo a fazer daquilo vida, eu bem vejo a minha avó... Madeira e só um canto em cima mas é de pinheiros, e não os corto porque são para vender(a madeira para celulose...), tenho muitas oliveiras e outras árvores no terreno de cultivo, mas os ramos(com folhas) vão todos para as cabras, os ramos são para aquecer o forno e os mais grossos são para a lareira, não se desperdiça nada.. Um dia destes se a minha avó morre, acaba-se a horta, os animais... eu em Lisboa não consigo tratar daquilo, só se fizer rega automática, mas mesmo assim não é fácil!

Colocado por: branco.valterhttps://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=0lwK-odnN1k

Só vi até aos 2 minutos e já disse uma grande verdade... Resumindo.. Podes ter muito dinheiro mas sem agricultura não sobrevives(é complicado comer dinheiro)!
  13. Colocado por: ktm333Podes ter muito dinheiro mas sem agricultura não sobrevives(é complicado comer dinheiro)!
    é um favor que te peço , não se fala de dinheiro neste cantinho ... dinheiro como modo de falar é que isto anda tudo a ferver por este forum e a coisa pode rebentar por aqui tambem lol ainda estou a tentar perceber porque inventaram o dinheiro ???? deve ter sido um malandro qualquer que o fez ...
    Concordam com este comentário: Filipe1983
  14. Colocado por: ktm333Um dia destes se a minha avó morre, acaba-se a horta, os animais... eu em Lisboa não consigo tratar daquilo, só se fizer rega automática, mas mesmo assim não é fácil!
    alugas-me isto , fica aonde ? ahahahhahhhh eu tomo conta disso por ti , com um aluguer baratinho claro e deixo-te ir comendo umas batatas ahahhha
    • ktm333
    • 7 janeiro 2015 editado
    Colocado por: rafaelisidoroalugas-me isto , fica aonde ? ahahahhahhhh eu tomo conta disso por ti , com um aluguer baratinho claro e deixo-te ir comendo umas batatas ahahhha

Eu já disse, agora arranjo outros terrenos com agua e tudo e só abrir a torneira!! Fica na zona de Castelo Branco
    Mais uma vez, a amarelo a horta, a vermelho o terreno todo, e a azul uma "charca" com água, de não ser limpa a muito tempo agora não sai quase agua nenhuma na torneira,(que está do lado de baixo da estrada na horta..) mas e só limpar e volta a correr.. E não tenho só este, ainda tenho mais 2, um deles fica numa "ribanceira" tenho lá 2 toranjeiras e 1 laranjeira, está abandonado... O outro está semeado de aveia para as cabras(Mas tem um bocado bom da parte de cima, só que já é preciso motor de rega)!
    Colocado por: rafaelisidoroé um favor que te peço , não se fala de dinheiro neste cantinho ... dinheiro como modo de falar é que isto anda tudo a ferver por este forum e a coisa pode rebentar por aqui tambem lol ainda estou a tentar perceber porque inventaram o dinheiro ???? deve ter sido um malandro qualquer que o fez ...

As vezes meto-me a pensar... "Se não fosse o dinheiro, era tudo melhor!" A maioria dos problemas da sociedade é por causa do dinheiro.....
      ssdsddd.JPG
    • Mac
    • 15 janeiro 2015
    Boas
    Estou com alguma vontade de plantar algumas batatas-doce na minha horta. Situa-se no norte do país e não conheci ninguém que tenha a cultivado nesta zona.
    A minha dúvida é se ela se dá bem na região norte.
    Alguém pode opinar??
    Cumps
  15. Eu conheço uma pessoa de Coimbra que todos os anos tem uma produção brutal de batata-doce, não é norte, mas é o mais norte que conheço que faz isso.

De qualquer maneira, não encontro qualquer razão para que a batata-doce não dê no norte.
  16. apenas convem não cultivar isso nos tempos mais frios ...
  17. Exacto, por cá é a partir de Maio.

0.5551 seg. NEW