Iniciar sessão ou registar-se
  1. fertilizante natural de qualidade superior produzido à base de estrumes de galináceos. Super Guano garante uma alimentação equilibrada ao longo do desenvolvimento vegetativo das plantas.
    Super Guano repõe imediatamente a matéria orgânica do solo, restituindo-lhe as suas qualidades agronómicas.
    Super Guano é utilizável em: horticultura, fruticultura, silvicultura,floricultura e jardinagem
  2. Comprei uma saca esta semana. Será que resulta mesmo?
  3. O minha mãe, uma vez colocou "estrume" das galinhas numas flores e elas secaram-se, penso que seja forte de mais, é preciso ter cuidado com as quantidades, a minha avó costuma usar no quintal e como espalha mais não tem qualquer problema... Na minha opinião o melhor é o das cabras, e cavalos..
  4. Colocado por: ktm333 O minha mãe, uma vez colocou "estrume" das galinhas numas flores e elas secaram-se, penso que seja forte de mais, é preciso ter cuidado com as quantidades (...)

É muito forte. Deve deixar-se ao ar livre, durante uns dias - de três dias a uma semana -, a apanhar o relento. Tem de ser usado com muita moderação; um óptimo fertilizante para as roseiras, por exemplo.
  5. Colocado por: maria rodriguesÉ muito forte. Deve deixar-se ao ar livre, durante uns dias - de três dias a uma semana -, a apanhar o relento.

Ele costuma estar sempre ao relento, a capoeira é "na rua" elas durante o dia andam a solta na cerca com as cabras, a noite é que são fechadas numa "capoeira" em rede, com umas chapas.. O problema deve ter sido mesmo a quantidade. A minha avó usa é nos canteiros, das alfaces, couves, cebolas... Normalmente não compra semente, deixa "espigar", e arranja as sementes, depois e só fazer os canteiros.. Normalmente compra só de algumas alfaces se não conseguir arranjar semente, cenouras e as batatas.
  6. Colocado por: ktm333O minha mãe, uma vez colocou "estrume" das galinhas numas flores e elas secaram-se, penso que seja forte de mais, é preciso ter cuidado com as quantidades, a minha avó costuma usar no quintal e como espalha mais não tem qualquer problema... Na minha opinião o melhor é o das cabras, e cavalos..

o estrume de galinha creio ser o melhor estrume , pelo menos o mais forte que eu conheço é tão forte , tão forte que misturado com madeira ( aparas ) se tiver ao sol pega fogo ...
    mas é o melhor que se pode usar numa terra , eu só uso isto os meus fornecedores são biologicos , ora bem depende do tempo em que estamos podemos espalhar mais ou menos e levar a terra a descansar mais ou menos consoante aquilo que lhe metemos , é terapia de choque na terra e as plantas agradecem ... claramente é mais usado de outono e inverno abastecendo assim a terra em tempos mais frios e perdendo este impacto já no final da primavera verão ou seja , quando está frio o calor libertado pelo estrume é o melhor para a planta e quanto é verão já não produz calor e passa a ser um alimento bom ...

so queima as plantas que sejam plantadas logo a seguir à aplicação do estrume em que o calor da fermentação é mesmo enorme e coze tudo , na minha terra eu espalho á fartura lavro ou viro a terra espero uma semana ou 15 dias conforme ... uma coisa que podem ver e confirmar é de facto o impacto nas minhas hortaliças !

costumo comprar um camião que dá-me para tratar uma terra de 600 a 700m2 a uma altura de 1 palmo obviamente misturado com as aparas , as aparas é tambem muito importante , uma vez que torna a terra mais solta (madeira ) e depois acomula muita humidade que por sua vez mantem a terra mais fresca de verão lol

é um ciclo muito giro que se faz com Có có de galinha e madeira lol
  7. Colocado por: rafaelisidoro(...)as aparas é tambem muito importante , uma vez que torna a terra mais solta (madeira ) e depois acomula muita humidade que por sua vez mantem a terra mais fresca de verão lol

Lembrei-me a pouco tempo que no verão na altura que fui aos figos, na estrada onde passei tinham andado a "cortar" as acácias, e tinham a madeira toda triturada a beira da estrada, na altura nem liguei, mas agora que penso era boa ideia ir lá buscar para a horta, vamos lá ver se tenho tempo agora, quando lá for tenho lavrar a terra das batatas, tirar o estrume das cabras para a terra das batatas, e lá para meio ou final março, semear as batatas.. Isto o que tenho planeado, porque arranjo sempre mais qualquer coisa para fazer e o tempo passa-se rápido..
  8. uma coisa engraçada que aprendi com experiencia propria é se guardar a semente de batata no galinheiro num sitio em que as galinhas apenas façam as suas necessidades em cima das batatas e não as comam vai ter a melhor produção de batatas vistas sem recorrer a adubos ou estrumar a terra .

façam a experiencia e se possivel colocam a batata a apanhar lua ... o acido que existe na batata ( o verde da lua ) protege-a dos insectos durante a sementeira .
  9. Colocado por: ktm333 (...) A minha avó usa é nos canteiros, das alfaces, couves, cebolas... Normalmente não compra semente, deixa "espigar", e arranja as sementes, depois e só fazer os canteiros.. Normalmente compra só de algumas alfaces se não conseguir arranjar semente, cenouras e as batatas.

Tenho alguma curiosidade em saber que idade tem a sua avó. É fascinante como fala dela e do seu - dela - modo de vida! Os meus pais, enquanto viveram, também produziam as sementes pelo mesmo processo. Ainda me recordo de ver a semente de tomate espalhada num pano, onde secava, para depois ser semeada em alfobres [provavelmente os canteiros de que fala]. Regra geral o meu pai juntava um molho de silvas, com pequenos gravetos de rama de oliveira seca, e meio apodrecida, deitava-lhes o fogo e era nesse boiçeiro (regionalismo), depois de frio, que espalhava as sementes. Era lindo (para quem aprecia as coisas da terra), ver nascer o cebolo, os tomateiros, as alfaces, a beterraba e até as couves de horto (galega ou ratinha, nalgumas regiões) e as couves de córte (vulgarmente conhecida por couve portuguesa).
    NB: acentuei corte para que se leia o ó aberto, porque é assim chamada, ainda hoje.
    • ktm333
    • 30 janeiro 2015 editado
    Colocado por: maria rodriguesTenho alguma curiosidade em saber que idade tem a sua avó.
    Se não estou em erro tem 75, mas não tenho a certeza. Parece mais velha, pode-se dizer que já sofreu muito na vida, "viu" o genro a morrer debaixo de um trator, o marido 4 anos mais tarde a ir para o trabalho num acidente de motorizada... Apesar de se queixar de dores(como toda a gente daquela idade) diz que esta melhor na horta do que sentada em casa a ver televisão, tem as cabras que vai "passear" todos os dias, é uma forma de se distrair, não é pelo lucro, que e pouco ou nenhum.. Normalmente arranja sempre sementes de alface, couve, nabo, acelga, pepino, melancia, abobora(para a sopa), milho, almeirão... normalmente na preparação da terra, é apenas cavada, mete estrume, de galinha, ou outro, cava de novo, espalha a semente, e mete caruma dos pinheiros, ou folhas de sobreiro por cima.. Eu ainda sou novo, mas fui "obrigado" a ajudar a minha avó, comecei desde os 10 anos a conduzir o trator, nunca sozinho, mas devido a incapacidade do meu pai teve de ser, felizmente sem problemas, eu sinceramente acho que os acidentes vêm a acontecer quando se facilita de mais, eu vejo os que gozam comigo por ser cuidadoso, uns a apanharem valentes sustos, outros a ficar mesmo debaixo deles..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  10. Tudo dicas excelentes. Meus amigos as sementes são das coisas mais importantes, até porque caminhamos para um futuro muito negro. É sementes hibridas, é sementes GMO, é sementes de tipos de coisas mais produtivas mas não necessáriamente mais saborosas ou indicadas para o clima local. Quantas espécies estão-se a perder todos os anos por este mundo fora? Muitos, muitos mesmo.
    Concordam com este comentário: eu, treker666, rafaelisidoro, maria rodrigues, ktm333
  11. um dia destes tive uma amiga da minha mulher lá em casa com uma bebe que começa já a comer sopas , e entretanto estava a apreciar a minha mulher de boca aberta ,enquanto fazia a comida , isto porque aquilo que vocês vêem aqui não é tudo tão lindo quando se coloca a familia de certo modo de lado ...
    Apesar de eu adorar terras, tambem amo a minha esposa e a minha filha ... mas vida de pobre é assim ...
    Muita das coisas que se diz sem pensar é , da parte dela claro " tanto tempo nessa terra e dinheiro nada lol " a amiga estava a dizer que deixava no hiper todas as semanas cerca de 15 a 20€ para fazer sopas para a bebe , ela só dizia: isso tudo ! compreende-se o espanto , como não compra nada não sabe o que não se gasta né !!!!!

hoje por acaso almoçando vira-se para mim e diz Amor ( é assim que me trata ainda ) quanto é que trazes mais ou menos para casa por Mes em hortaliças da tua terra , e eu disse para a casa do teu pai eu devo mandar cerca de 100 a 150€ para mais e não para menos , para a nossa nem tenho curiosidade ...Porquê ? a Daniela minha amiga gasta muito dinheiro no hiper para a bebe dela , eu sei respondi-lhe , ouvi a conversa enquanto preparava o polvo que oferecerem-me devido aos Inhames que dei a fulano ...

não arranjas nada para ela ? e eu disse , arranjar arranjo mas sabes que será menos tempo ainda que estarei em casa .

vamos ver o desfecho da coisa .

KTM333 , a vida de um modo ou de outro sempre nos trás uma alegria , mesmo que a tua Avó uma dia não possa nunca deixes de produzir , não importa o dinheiro que não trazes , importa mais o dinheiro que não gastas fazendo o que gostas e da melhor maneira possivel .
    Concordam com este comentário: treker666, branco.valter, maria rodrigues, ktm333
    • ktm333
    • 30 janeiro 2015 editado
    Colocado por: branco.valterTudo dicas excelentes. Meus amigos as sementes são das coisas mais importantes, até porque caminhamos para um futuro muito negro. É sementes hibridas, é sementes GMO, é sementes de tipos de coisas mais produtivas mas não necessáriamente mais saborosas ou indicadas para o clima local. Quantas espécies estão-se a perder todos os anos por este mundo fora? Muitos, muitos mesmo.

Um exemplo disso, foi aqui a uns 2 anos em que ele se descuidou e o milho encheu-se de gorgulho.. Mandou vir uma saca de milho para semente, desse transgénico ou la como se diz para semear para as cabras, ele é tão bom que nem os animais o querem comer, já o outro da semente que ela arranja, não deixam lá nada. Uma coisa que acho engraçada as vezes é aparecerem milhareiros brancos.. O milho é uma coisa que no verão depois de semeado e regado dia sim dia não, demora 2 dias ou 3 a nascer e depois de começarem a aparecer os primeiros no outro dia já apareceram todos, era engraçado colocar uma câmera a gravar 3 ou 4 dias e depois acelerar o vídeo e ver o crescimento..

Colocado por: rafaelisidoroKTM333 , a vida de um modo ou de outro sempre nos trás uma alegria , mesmo que a tua Avó uma dia não possa nunca deixes de produzir , não importa o dinheiro que não trazes , importa mais o dinheiro que não gastas fazendo o que gostas e da melhor maneira possivel .
    O problema nem é o tempo, por enquanto ainda sou solteiro, vivo em casa dos pais.. O problema é que as terras estão a 200KM de distancia do local onde vivo! Por enquanto dá porque ela rega, vai arrancando ervas aqui ervas ali.. Eu vou lá 1x por mês, mais ou menos, umas vezes mais outras menos. O meu pai está sempre a dizer que no supermercado as coisas são mais baratas e não compensa semear, e mais isto e mais aquilo, e só digo uma coisa.. E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra.. Outra coisa que eu não compro nem como são ovos das galinhas do aviário, se eu partir um e partir outro, não têm comparação possivel, nem no sabor nem na cor!

Outra coisa que trago de lá é água, já disse isso uns comentários atrás.. Do mesmo nascente da Vitalis, ele estava sempre a dizer que não compensava a gasolina para a trazer, porque faz as contas a água mais barata e não a da mesma qualidade, mas ja consegui que ele percebesse que a qualidade é diferente, se bem que isto da água é relativo, eles também enchem para a marca branca do pingo doce, saem dali todos os dias 10 camiões.. lol
    Concordam com este comentário: branco.valter, rafaelisidoro, maria rodrigues
  12. Colocado por: ktm333O meu pai está sempre a dizer que no supermercado as coisas são mais baratas e não compensa semear, e mais isto e mais aquilo, e só digo uma coisa.. E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra..

isso é a ideia que todos temos quando olhamos a certos preços no valor do mercado que é totalmente errado quando colocamos mãos á obra ... o facto de por vezes visitar este cantinho do forum serve para informar como se deve rentabilizar e como tu o dizes distinguir a nivel de qualidade e saude ...
  13. O Chile é o maior produtor de guano do mundo. Exportavam guano para meio mundo e decidiram reduzir drasticamente a exportação, agora utilizam-no para fertilizar as suas próprias terras e só exportam uma pequena parte. Mas como produz o chipre tanto guano ? Simples, ao largo da costa existe milhares de pequenas ilhas, ilhéus e rochedos cujos únicos habitantes são aves marinhas. Uma vez por ano centenas de trabalhadores do Chile e não só, vão catar caca.
  14. Colocado por: ktm333 (...) E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra.. Outra coisa que eu não compro nem como são ovos das galinhas do aviário, se eu partir um e partir outro, não têm comparação possivel, nem no sabor nem na cor! (...)

Quanto à qualidade da batata é indiscutível; de notar que o próprio terreno, onde a batata é plantada, imprime mais ou menos sabor, ao tubérculo, se for produzido em terrenos argilosos ou arenosos. Outra diferença é este ser de rega ou de sequeiro. A batata de sequeiro é mais saborosa: nota- se quando se está habituado à de sequeiro e, de repente, temos de degustar a de regadio. Quanto aos ovos, além da cor e do sabor, até o cheiro é muito diferente.
    O que me pergunto é se, no período de sulfatar a batata, viaja apenas uma vez por mês. E ainda usa a calda bordalesa, feita pelos métodos tradicionais? E como afasta os escaravelhos que, em certos anos, são uma verdadeira praga? A vida do campo é maravilhosa, mas muito trabalhosa.
  15. Colocado por: branco.valterhttp://vimeo.com/117260805

Sempre me questionei sobre as cargas exercidas nos telhados dos edifícios.
  16. Colocado por: maria rodrigues
    Quanto à qualidade da batata é indiscutível; de notar que o próprio terreno, onde a batata é plantada, imprime mais ou menos sabor, ao tubérculo, se for produzido em terrenos argilosos ou arenosos. Outra diferença é este ser de rega ou de sequeiro. A batata de sequeiro é mais saborosa: nota- se quando se está habituado à de sequeiro e, de repente, temos de degustar a de regadio. Quanto aos ovos, além da cor e do sabor, até o cheiro é muito diferente.
    O que me pergunto é se, no período de sulfatar a batata, viaja apenas uma vez por mês. E ainda usa a calda bordalesa, feita pelos métodos tradicionais? E como afasta os escaravelhos que, em certos anos, são uma verdadeira praga? A vida do campo é maravilhosa, mas muito trabalhosa.
    pelas fotos que o KTM333 envia quase que aposto que as pragas são poucas ou ditas normais ... existe muito arvoredo e muita erva e isso é um habitat natural , quando desaparecer é que as culturas irão sofrer mais ... o batatal não tem que levar sempre sulfatos apesar de na cultura mais ou totalmente biologica os sulfatos serem apenas preventivos ...

ontem fui ao hiper buscar pão e no seguimento do meu atalho passei na area dos legumes e não me fiz rogado ... olhei para os preços e digo assustei-me mesmo

deixo-vos alguns valores que me entrou no cerebro
    Inhames - 2.99 kg
    Agrião - 8.99 kg
    couve 1.29 ao molho pesado já , é para uma sopa
    coentros -7.99 kg
    salsa-7.99 kg
    Abobora - 2.99 kg
    feijão verde -2.99kg
    alho seco 3.99 kg

fico maluco com isso , chama-se retirar ás pessoas o direito de comer ...
  17. Colocado por: maria rodriguesQuanto à qualidade da batata é indiscutível; de notar que o próprio terreno, onde a batata é plantada, imprime mais ou menos sabor, ao tubérculo, se for produzido em terrenos argilosos ou arenosos. Outra diferença é este ser de rega ou de sequeiro. A batata de sequeiro é mais saborosa: nota- se quando se está habituado à de sequeiro e, de repente, temos de degustar a de regadio. Quanto aos ovos, além da cor e do sabor, até o cheiro é muito diferente.

Sim, as batatas e todos os outros legumes têm diferentes características derivado aos solos onde são cultivados, mas, ou sou eu que sou muito esquisito ou então não sei, as do supermercado não me agradam muito(nada)! Aquelas são regadas(regadas mesmo com os regos, a maneira antiga), uma coisa que gosto muito de comer, de sequeiro é a melancia, ficam muito mais doces, este ano numa terra que tinha ido lavrar por lavrar levei umas sementes de melancia que tinha guardado do ano passado, e espalhei-as por lá, deram uma dúzia de melancias todas muito doces, só a reguei umas 5 ou 6 vezes, e não foram mais que 2 baldes de água.. Sulfatar? Muito raramente, e só quando estão a ser atacadas pelo míldio(parece que "ardem", fica a rama toda seca), de resto, só os canteiros dos nabos e couves é que de vez em quando são sulfatados com um produto que não sei o nome para as lagartas não os comerem todos, certos canteiros chega a ficar só os talos.. E a vinha! Essa é sempre curada, primeiro com enxofre, e depois contra o míldio.. O resto é tudo 99% biológico, não digo que de vez em quando não espalhe por lá um bocado de adubo mas nada por ai além! Por acaso ando com vontade de experimentar a calda bordalesa, o meu avô antigamente costumava sulfatar as laranjeiras com ela, mas isso ainda era no tempo que ficavam laranjas na árvore de uns anos para os outros.. Quanto ao escaravelho, não me recordo de serem atacadas por ele, por isso não sei se se chega a dar alguma cura ou não..

Colocado por: rafaelisidoropelas fotos que o KTM333 envia quase que aposto que as pragas são poucas ou ditas normais ... existe muito arvoredo e muita erva e isso é um habitat natural , quando desaparecer é que as culturas irão sofrer mais ... o batatal não tem que levar sempre sulfatos apesar de na cultura mais ou totalmente biologica os sulfatos serem apenas preventivos ...
    Muito arvoredo, e antigo, está lá uma oliveira que ou muito me engano mas deve ter 1000 anos, tenho de ver se trago umas fotos!! Erva, existe quem a "queime" com herbicidas, eu não, é todos os anos igual, aquela parte do quintal onde andavam as cabras nas fotos que postei antes, é sempre lavrada com a charrua na altura da pascoa, a erva fica enterrada e apodrece, passado mais ou menos 2 semanas, com o escarificador(ou grade, têm muitos nomes..), com um carril improvisado preso com correntes para deixar a terra direita, semeio o milho que depois um serve para cortar e deixar secar para dar de comer no inverno, outro é para ir dando verde as cabras, normalmente este semeado pela pascoa nunca é regado e é o que cresce mais.. Depois temos também o feno, mas esse é semeado pela altura dos santos, e cortado também lá para Abril..
    Colocado por: rafaelisidoroontem fui ao hiper buscar pão e no seguimento do meu atalho passei na area dos legumes e não me fiz rogado ... olhei para os preços e digo assustei-me mesmo

Outra coisa que eu não compro.. Pão! Normalmente levo a farinha do supermercado, aqueles pacotes de 1KG, depois lá amassa-se, mete-se a lenha ao forno, ultimamente até tem sido lenha grossa de eucalipto, e mete-se o pão para o forno depois de fintar("crescer")...

Inhames - 2.99 kg (Não como)
    Agrião - 8.99 kg (Certos anos lá pela barragem, no sitio onde desagua o ribeiro, era capaz de encher lá um reboque de um trator deles, e gosto bastante da sopa..)
    couve 1.29 ao molho pesado já , é para uma sopa (A minha avó têm as lá a "estragar")
    coentros -7.99 kg (Não costumo usar)
    salsa-7.99 kg (É o que não falta, vai ficando de uns anos para os outros e nem preciso de semear)
    Abobora - 2.99 kg (Este ano tive lá uma com uns 30KG, a maior, depois tive outras mais pequenas, normalmente quando aparecem visitas levam uma, e vão bem contentes..)
    feijão verde -2.99kg (Todos os anos a minha avó enche o frigorífico dele, costumamos congelar sempre, já migado)
    alho seco 3.99 kg (Este sem duvida que se estragam muitos todos os anos, uma cabeça dá para sei la quanto tempo)

0.5162 seg. NEW