Colocado por: ktm333 O minha mãe, uma vez colocou "estrume" das galinhas numas flores e elas secaram-se, penso que seja forte de mais, é preciso ter cuidado com as quantidades (...)
Colocado por: maria rodriguesÉ muito forte. Deve deixar-se ao ar livre, durante uns dias - de três dias a uma semana -, a apanhar o relento.
Colocado por: ktm333O minha mãe, uma vez colocou "estrume" das galinhas numas flores e elas secaram-se, penso que seja forte de mais, é preciso ter cuidado com as quantidades, a minha avó costuma usar no quintal e como espalha mais não tem qualquer problema... Na minha opinião o melhor é o das cabras, e cavalos..
Colocado por: rafaelisidoro(...)as aparas é tambem muito importante , uma vez que torna a terra mais solta (madeira ) e depois acomula muita humidade que por sua vez mantem a terra mais fresca de verão lol
Colocado por: ktm333 (...) A minha avó usa é nos canteiros, das alfaces, couves, cebolas... Normalmente não compra semente, deixa "espigar", e arranja as sementes, depois e só fazer os canteiros.. Normalmente compra só de algumas alfaces se não conseguir arranjar semente, cenouras e as batatas.
Colocado por: maria rodriguesTenho alguma curiosidade em saber que idade tem a sua avó.Se não estou em erro tem 75, mas não tenho a certeza. Parece mais velha, pode-se dizer que já sofreu muito na vida, "viu" o genro a morrer debaixo de um trator, o marido 4 anos mais tarde a ir para o trabalho num acidente de motorizada... Apesar de se queixar de dores(como toda a gente daquela idade) diz que esta melhor na horta do que sentada em casa a ver televisão, tem as cabras que vai "passear" todos os dias, é uma forma de se distrair, não é pelo lucro, que e pouco ou nenhum.. Normalmente arranja sempre sementes de alface, couve, nabo, acelga, pepino, melancia, abobora(para a sopa), milho, almeirão... normalmente na preparação da terra, é apenas cavada, mete estrume, de galinha, ou outro, cava de novo, espalha a semente, e mete caruma dos pinheiros, ou folhas de sobreiro por cima.. Eu ainda sou novo, mas fui "obrigado" a ajudar a minha avó, comecei desde os 10 anos a conduzir o trator, nunca sozinho, mas devido a incapacidade do meu pai teve de ser, felizmente sem problemas, eu sinceramente acho que os acidentes vêm a acontecer quando se facilita de mais, eu vejo os que gozam comigo por ser cuidadoso, uns a apanharem valentes sustos, outros a ficar mesmo debaixo deles..
Colocado por: branco.valterTudo dicas excelentes. Meus amigos as sementes são das coisas mais importantes, até porque caminhamos para um futuro muito negro. É sementes hibridas, é sementes GMO, é sementes de tipos de coisas mais produtivas mas não necessáriamente mais saborosas ou indicadas para o clima local. Quantas espécies estão-se a perder todos os anos por este mundo fora? Muitos, muitos mesmo.
Colocado por: rafaelisidoroKTM333 , a vida de um modo ou de outro sempre nos trás uma alegria , mesmo que a tua Avó uma dia não possa nunca deixes de produzir , não importa o dinheiro que não trazes , importa mais o dinheiro que não gastas fazendo o que gostas e da melhor maneira possivel .O problema nem é o tempo, por enquanto ainda sou solteiro, vivo em casa dos pais.. O problema é que as terras estão a 200KM de distancia do local onde vivo! Por enquanto dá porque ela rega, vai arrancando ervas aqui ervas ali.. Eu vou lá 1x por mês, mais ou menos, umas vezes mais outras menos. O meu pai está sempre a dizer que no supermercado as coisas são mais baratas e não compensa semear, e mais isto e mais aquilo, e só digo uma coisa.. E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra.. Outra coisa que eu não compro nem como são ovos das galinhas do aviário, se eu partir um e partir outro, não têm comparação possivel, nem no sabor nem na cor!
Colocado por: ktm333O meu pai está sempre a dizer que no supermercado as coisas são mais baratas e não compensa semear, e mais isto e mais aquilo, e só digo uma coisa.. E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra..
Colocado por: ktm333 (...) E a qualidade?! As batatas que estão a 0,20€ o KG no supermercado não têm nem metade da qualidade das que tiramos da terra.. Outra coisa que eu não compro nem como são ovos das galinhas do aviário, se eu partir um e partir outro, não têm comparação possivel, nem no sabor nem na cor! (...)
Colocado por: branco.valterhttp://vimeo.com/117260805
Colocado por: maria rodriguespelas fotos que o KTM333 envia quase que aposto que as pragas são poucas ou ditas normais ... existe muito arvoredo e muita erva e isso é um habitat natural , quando desaparecer é que as culturas irão sofrer mais ... o batatal não tem que levar sempre sulfatos apesar de na cultura mais ou totalmente biologica os sulfatos serem apenas preventivos ...
Quanto à qualidade da batata é indiscutível; de notar que o próprio terreno, onde a batata é plantada, imprime mais ou menos sabor, ao tubérculo, se for produzido em terrenos argilosos ou arenosos. Outra diferença é este ser de rega ou de sequeiro. A batata de sequeiro é mais saborosa: nota- se quando se está habituado à de sequeiro e, de repente, temos de degustar a de regadio. Quanto aos ovos, além da cor e do sabor, até o cheiro é muito diferente.
O que me pergunto é se, no período de sulfatar a batata, viaja apenas uma vez por mês. E ainda usa a calda bordalesa, feita pelos métodos tradicionais? E como afasta os escaravelhos que, em certos anos, são uma verdadeira praga? A vida do campo é maravilhosa, mas muito trabalhosa.
Colocado por: maria rodriguesQuanto à qualidade da batata é indiscutível; de notar que o próprio terreno, onde a batata é plantada, imprime mais ou menos sabor, ao tubérculo, se for produzido em terrenos argilosos ou arenosos. Outra diferença é este ser de rega ou de sequeiro. A batata de sequeiro é mais saborosa: nota- se quando se está habituado à de sequeiro e, de repente, temos de degustar a de regadio. Quanto aos ovos, além da cor e do sabor, até o cheiro é muito diferente.
O que me pergunto é se, no período de sulfatar a batata, viaja apenas uma vez por mês. E ainda usa a calda bordalesa, feita pelos métodos tradicionais? E como afasta os escaravelhos que, em certos anos, são uma verdadeira praga? A vida do campo é maravilhosa, mas muito trabalhosa.
Colocado por: rafaelisidoropelas fotos que o KTM333 envia quase que aposto que as pragas são poucas ou ditas normais ... existe muito arvoredo e muita erva e isso é um habitat natural , quando desaparecer é que as culturas irão sofrer mais ... o batatal não tem que levar sempre sulfatos apesar de na cultura mais ou totalmente biologica os sulfatos serem apenas preventivos ...Muito arvoredo, e antigo, está lá uma oliveira que ou muito me engano mas deve ter 1000 anos, tenho de ver se trago umas fotos!! Erva, existe quem a "queime" com herbicidas, eu não, é todos os anos igual, aquela parte do quintal onde andavam as cabras nas fotos que postei antes, é sempre lavrada com a charrua na altura da pascoa, a erva fica enterrada e apodrece, passado mais ou menos 2 semanas, com o escarificador(ou grade, têm muitos nomes..), com um carril improvisado preso com correntes para deixar a terra direita, semeio o milho que depois um serve para cortar e deixar secar para dar de comer no inverno, outro é para ir dando verde as cabras, normalmente este semeado pela pascoa nunca é regado e é o que cresce mais.. Depois temos também o feno, mas esse é semeado pela altura dos santos, e cortado também lá para Abril..
Colocado por: rafaelisidoroontem fui ao hiper buscar pão e no seguimento do meu atalho passei na area dos legumes e não me fiz rogado ... olhei para os preços e digo assustei-me mesmo