Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: ktm333
    Nada disso! Tem de ser enxertadas se foram plantadas no bravo, ou seja em vez de plantar o normal que dá o fruto planta o bravo que(vamos ver se consigo explicar), puxa melhor os nutrientes da terra, tem melhor resistência.. O que costumam fazer nas estufas é plantar o bravo, e depois enxertar o "manso", fazendo com que a raiz se desenvolva melhor, e tenha melhores rendimentos e resistência a seca por exemplo.. Não consigo contar pelos dedos as videiras que já pus por estaca e estão a dar uvas sem ser enxertadas!

Foi esse tal produto que eu vi, mas não falava em água, era "molhar" o ramo no liquido, e meter num recipiente com uma terra que drene bem a água, alguns era areia, com sais ou la o que era, depois de ter raízes pequenas, muda-se para terra daquela tipo a que se compra...

por exemplo uma videira sem ser enxertada dá mas não dura 500 anos a vinha brava tem uma duração que é fora do normal ... por isso a enxertia ... assim como cá o limoeiro é que serve de estaca para procriar tudo o que vem da familia das laranjas ...
    o liquido eu cheguei a vender o que vendi era de colocar em agua num balde e colocavas as estacas e vias mesmo as raizes a criarem-se ... outra coisa que se pode fazer em algumas plantas é colocar parte de um galho mais fino e vergavel dentro de terra ainda pegado na arvore , depois uns meses depois o galho cria raizes e corta-se a parte que o prende à árvore e fazer uma enxertia ou não depende da planta ...
  2. Colocado por: rafaelisidoroem algumas plantas é colocar parte de um galho mais fino e vergavel dentro de terra ainda pegado na arvore
    Alporque, é o nome dessa técnica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
    • ktm333
    • 3 fevereiro 2015 editado
    Colocado por: rafaelisidoro
    por exemplo uma videira sem ser enxertada dá mas não dura 500 anos a vinha brava tem uma duração que é fora do normal ... por isso a enxertia ... assim como cá o limoeiro é que serve de estaca para procriar tudo o que vem da familia das laranjas ...
    o liquido eu cheguei a vender o que vendi era de colocar em agua num balde e colocavas as estacas e vias mesmo as raizes a criarem-se ... outra coisa que se pode fazer em algumas plantas é colocar parte de um galho mais fino e vergavel dentro de terra ainda pegado na arvore , depois uns meses depois o galho cria raizes e corta-se a parte que o prende à árvore e fazer uma enxertia ou não depende da planta ...

Eu não duro mais que 100 anos por isso se durarem 150 já não é mau! O meu pai fez exatamente o contrário, tinha uma laranjeira lá em casa e como não tinha limoeiro, enxertou a laranjeira de limoeiro e ficou com laranjeira e limoeiro ao pé de casa, só dá para enxertar arvores que tenham os caroços iguais! Agora quero ver se enxerto uns ramos das laranjeiras, uns de toranjeira, outros de clementina.. Essa técnica de enterrar o galho, chama-se "mergulhia" e tenho feito isso a algumas videiras, daqui a uns tempos corto as velhas e ficam as novas..
    As macieiras também tenho de ver se arranjo mais bravo mofo, elas vão por lá nascendo, mas é de outras qualidades..
    Desta vez fiz uma experiência, vi ai uns vídeos que plantam as videiras com os ramos da poda, aqueles mais fininhos que corta, colocam num terreno húmido e ele desenvolve raízes, este ano fiz isso, não se perde nada em experimentar! As que tenho plantado é sempre com pau velho, fica de molho a ganhar raízes e depois planta-se... Outras vezes corta-se e vai diretamente para a terra, umas vezes pega outras não, uma coisa que nasce bem são os pessegueiros, mas o raio do bicho..
    Colocado por: FranklinAlporque, é o nome dessa técnica.

Isso é outra coisa, o meu pai ja tentou o alporque com terra em vez de musgo como falam, mas não deu resultado, mas quero ver se tento de novo! O que o rafael disse chama-se "mergulhia" :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  3. Colocado por: branco.valter (...) há algum bicharoco novo na zona que comeu tudo o que era couves, broculos...até o meu cebolo foi tincado! (...)

Se está tudo comido pode ser lagartas ou coelhos, digo eu. Se estiver numa zona de interdição de caça, pode haver coelhos por aí. Lá pelo meu canto, os agricultores protegem as oliveiras, recém-plantadas, com redes porque o coelho ferra o dente em tudo o que verde.
  4. Colocado por: jorgandeu de agricultura nao entendo nada sou so um curioso ,esas macieiras sao em
    chaves clima frio ,o terreno e normal .pragas acho que as normais de este tipo de fruteias

Se as maçãs que estão na arca, são daquelas macieiras parecem-me maçãs golden - ainda um pouco verdes -, as mais comuns, muito procuradas por serem mais económicas. Têm um sabor perfumado, quando são legítimas, isto é, cultivadas como as que estão nas fotos. Nada que tenha a ver com as que são vendidas nos supermercados; algumas são postas à venda em sacos de dois quilos (porque estão abaixo do calibre), mas são tão desenxabidas... Quem já comeu de umas e de outras percebe bem a diferença.
  5. Colocado por: maria rodrigues
    Se as maçãs que estão na arca, são daquelas macieiras parecem-memaçãs golden- ainda um pouco verdes -, as mais comuns, muito procuradas por serem mais económicas. Têm um sabor perfumado, quando são legítimas, isto é, cultivadas como as que estão nas fotos. Nada que tenha a ver com as que são vendidas nos supermercados; algumas são postas à venda em sacos de dois quilos (porque estão abaixo do calibre), mas são tão desenxabidas... Quem já comeu de umas e de outras percebe bem a diferença.
    exatamente maria ,sao realmente gonden depende dos anos sao maiores ou mais pequeñas ,tambem depende de a macieira se tem muitas como este ano sao pequenas
    se dere poucas ja sao maiores .haver se tiro aquí umas fotos das que tenho aquí .
    tem 5 mes e ainda estao boas ,sao biológicas e dao um cheiro que nem lhes digo nada.
    cumps
  6. Colocado por: maria rodrigues
    Se está tudo comido pode ser lagartas ou coelhos, digo eu. Se estiver numa zona de interdição de caça, pode haver coelhos por aí. Lá pelo meu canto, os agricultores protegem as oliveiras, recém-plantadas, com redes porque o coelho ferra o dente em tudo o que verde.

Pelo que vi, deve ser coelho.
  7. coelhos , na minha terra estão em força , enterrei esta semana cerca de 700 pés de broculos e couve flor ...
  8. Se eu ainda estivesse na casa dos meus pais, eu tratava do assunto e tinha patuscada...
  9. Colocado por: rafaelisidorocoelhos , na minha terra estão em força , enterrei esta semana cerca de 700 pés de broculos e couve flor ...

Coitaditos dos coelhos também precisam de comer! Isso na volta foi do meteorito que caiu nos Açores e não é dos coelhos lol
  10. Colocado por: Bricoleiro

Coitaditos dos coelhos também precisam de comer! Isso na volta foi do meteorito que caiu nos Açores e não é dos coelhos lol
    ate mesmo os coelhos tem que comer , podiam era comer noutro lado ahahahahha
  11. Colocado por: rafaelisidoroate mesmo os coelhos tem que comer , podiam era comer noutro lado ahahahahha

Leve isso como uma espécie de vingança justa da parte deles, os caçadores invadem o habitat natural deles apenas pelo prazer de matar (não é porque passam fome) e em troca disso eles comem a agricultura, dá mais jeito que irem à cidade entrar nos hiper's !! ;)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  12. Colocado por: Bricoleiro

Leve isso como uma espécie de vingança justa da parte deles, os caçadores invadem o habitat natural deles apenas pelo prazer de matar (não é porque passam fome) e em troca disso eles comem a agricultura, dá mais jeito que irem à cidade entrar nos hiper's !! ;)
    na minha casa não se come coelho garanto ... contudo tenho solução á vista , vou comprar rede Portuguesa para vedar a horta .
    •  
      jorgand
    • 4 fevereiro 2015 editado
    entao as ditas maças
      DSC03448 (600 x 450).jpg
      DSC03447 (600 x 450).jpg
  13. poxa ficaram tipo as **** da Lili Caneças ahahhahahaah
  14. e verdade nao estao bonitas ,de todas formas nao trocava uma destas por 2 kilos das compradas nos super mercados, foram apanhadas a 5meses ,se nao fosse a Portugal tinham ido para os animais.
  15. devem ser super doces... nham nham
  16. Eu cresci a comer coelho meus senhores e é uma carne que eu adoro!

Quando era miúdo era habitual sairmos em bandos na brincadeira e por norma passavamos quase todo o dia fora. Era normal haver sempre um ou outro que leva-se uma pressão de ar para apanhar o que havia pelo caminho.

Hoje em dia se um miúdo vê uma pressão de ar se calhar borra-se de medo...pensando bem, dúvido que haja muitos na minha zona que tivesse vontade de andar um dia no mato, campos de cultivo. O que eles querem é jogos de PC.

Ok, sinto-me velho.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  17. Colocado por: branco.valterEu cresci a comer coelho meus senhores e é uma carne que eu adoro!

Quando era miúdo era habitual sairmos em bandos na brincadeira e por norma passavamos quase todo o dia fora. Era normal haver sempre um ou outro que leva-se uma pressão de ar para apanhar o que havia pelo caminho.

Hoje em dia se um miúdo vê uma pressão de ar se calhar borra-se de medo...pensando bem, dúvido que haja muitos na minha zona que tivesse vontade de andar um dia no mato, campos de cultivo. O que eles querem é jogos de PC.

Ok, sinto-me velho.

Aqui a uns 2 anos, apanhei um coelho a comer-me as maçãs, as do chão... Fui lá com um amigo meu ele levou uma arma do pai, matamos o bicho e ganhamos um jantar.. Se me custa matar os animais? Custa, mas tenho de comer.. Todos os anos a minha avó guarda 2 cabritos, na altura de os matar viro as costas depois de estarem mortos já não me faz confusão.. Galinhas não me faz confusão nenhuma..
    Se um miúdo vê uma pressão de ar(depende do miúdo), começa a matar(aleijar) pessoas a pensar que é um jogo, se eles andassem todo o dia a abrir covas para plantar eucaliptos, ou todo o dia a chover a apanhar azeitona como já andei acho que davam mais valor ao dinheiro, e aos esforços que os pais fazem.. Mas não, a maioria tem tudo o que quer, e ainda falam mal dos pais!!
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, maria rodrigues, André Barros
  18. Colocado por: ktm333Se me custa matar os animais? Custa, mas tenho de comer..

Isso não é desculpa!

Há muita comida disponível e acessível sem ser sair para aí a matar os animais que encontramos na frente.
    Concordam com este comentário: treker666, maria rodrigues

0.5602 seg. NEW