Iniciar sessão ou registar-se
  1. isso éra só para se ter a GNR á porta a confiscar os legumes ...
    • ktm333
    • 2 março 2015 editado
    Colocado por: luis_guilhermeJá pensou em comercializar através da internet?

Já me tinha passado pela cabeça, mas as pessoas(algumas) querem tudo dado, se é assim, comprem nos supermercados que também é bom..
    Colocado por: rafaelisidoroisso éra só para se ter a GNR á porta a confiscar os legumes ...

Para depois os levarem para casa....... lol
  2. Colocado por: ktm333
    Já me tinha passado pela cabeça, mas as pessoas(algumas) querem tudo dado, se é assim, comprem nos supermercados que também é bom..

Para depois os levarem para casa....... lol
    há coisas que não tem que ser caras e custam balurdios ... o tuga cada vez mais consome menos verdura , eu por exemplo estou a dar e a cortar agriões que não encontra á venda em qualquer superficie comercial a nivel de qualidade ... o TUGA tem que mudar os costumes , tem que procurar aonde comprar bom e barato , as grandes superficies vendem caro , muito caro e ficam com 70 % do valor da venda e não me falem que tem que ser assim .
    Concordam com este comentário: eu
    • ktm333
    • 2 março 2015 editado
    Colocado por: rafaelisidorohá coisas que não tem que ser caras e custam balurdios ... o tuga cada vez mais consome menos verdura , eu por exemplo estou a dar e a cortar agriões que não encontra á venda em qualquer superficie comercial a nivel de qualidade ... o TUGA tem que mudar os costumes , tem que procurar aonde comprar bom e barato , as grandes superficies vendem caro , muito caro e ficam com 70 % do valor da venda e não me falem que tem que ser assim .

Eu sei disso e concordo! Mas as pessoas não sabem o que custa ter as coisas, falo por experiência, eu vendo azeite(simplesmente porque não consumo tudo aquilo que produzo e sempre se ganha algum para pagar as despesas), a minha avó vende queijos, a vizinha da minha avó vende mel, vinho, azeite... a maioria das pessoas que lá vai comprar diz que é caro! Mas depois, deve acontecer muita vez, vão comprar aos supermercados porque o azeite Oliveira da Serra é que é bom, o queijo limiano e o da vaca que ri a mesma coisa..! lol
    No fim de semana em que estive lá na aldeia, apareceu uma mulher para comprar queijos(curados), quando foi a pagar, "ahh isso é muito caro", eu nem estava lá perto mas ouvi, e apeteceu-me manda-la para....... depois se for preciso vai ao café(restaurante..) e dá 2€ por uma miniatura de queijo fresco! Comigo agora é assim, se querem querem, se não não querem porta da rua é serventia da casa, não é com aquilo que se vende que dá para viver..
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3. as pessoas pensam só porque vao comprar ao produtor a coisa vai ser quase de borla porque assim até está a fazer um favor!!!
    Concordam com este comentário: eu, ktm333, Bricoleiro
  4. Colocado por: sergyioas pessoas pensam só porque vao comprar ao produtor a coisa vai ser quase de borla porque assim até está a fazer um favor!!!
    Concordam com este comentário:Bricoleiro
    eu compreendo mas estamos a falar aqui de coisas distintas , o ktm333 está a falar de materia prima transformada e isso tem que ser pago pelo trabalho e pelo artigo em si trabalhado mas que uma vez ... logo existe factores que devem ser explicados a quem procura o produto e diz que é caro ...

outra coisa é o KTM333 semear aboboras olhar para aquilo duas vezes e depois ir colher , esta abobora pode ser vendida a preços minimos ou justos que são mais baratos do que uma grande superficie de certeza , aonde se pratica valores absurdos .

eu ás vezes olho estranhamente para aqueles numeros , é impossivel consumir verduras em Portugal , depois temos os grandes produtores e os pequenos produtores e aí entra a diferença do Artigo e a sua qualidade e a sua Benefice para a saude ...

não sei se lerem bem o que eu disse aqi á dias sobre a parte da carne por cá , o mesmo se passa com os legumes a nivel nacional e regional ... portanto se conhecemos bem as pessoas podemos discutir os valores em 2º plano acho eu .
  5. Colocado por: rafaelisidorooutra coisa é o KTM333 semear aboboras olhar para aquilo duas vezes e depois ir colher , esta abobora pode ser vendida a preços minimos ou justos que são mais baratos do que uma grande superficie de certeza , aonde se pratica valores absurdos .

E como é que consegue fazer isso? A não ser que seja com a enxada, mas ai tem de comprar a enxada(já teve custos), e andar agarrado a ela e de certeza que não consegue produzir assim tanto que dê para vender, depois também tem de regar, tem de se deslocar até ao terreno... No "meu" caso não tenho custos com a água, mas tive custos para estender a mangueira, para ir ver da água cada vez que ela não quer correr por exemplo, tive de comprar o trator, as alfaias, o gasóleo, as peças(manutenção e avarias)... muitas coisas que passam ao lado de muita gente!
    Colocado por: rafaelisidoronão sei se lerem bem o que eu disse aqi á dias sobre a parte da carne por cá , o mesmo se passa com os legumes a nivel nacional e regional ... portanto se conhecemos bem as pessoas podemos discutir os valores em 2º plano acho eu .

Acho que não li isso da carne, mas na altura do Natal em que muita gente procura o belo do cabrito, as pessoas por lá vendem a 5€ o KG e os compradores, estão sempre a querer mais barato, depois vê-se nos talhos a 12€ e 13€ quando não é mais... conclusão,vale mais guardar para consumo da casa(família), se é para "dar" dá-se à família!
  6. Colocado por: ktm333
    E como é que consegue fazer isso? A não ser que seja com a enxada, mas ai tem de comprar a enxada(já teve custos), e andar agarrado a ela e de certeza que não consegue produzir assim tanto que dê para vender, depois também tem de regar, tem de se deslocar até ao terreno... No "meu" caso não tenho custos com a água, mas tive custos para estender a mangueira, para ir ver da água cada vez que ela não quer correr por exemplo, tive de comprar o trator, as alfaias, o gasóleo, as peças(manutenção e avarias)... muitas coisas que passam ao lado de muita gente!

Acho que não li isso da carne, mas na altura do Natal em que muita gente procura o belo do cabrito, as pessoas por lá vendem a 5€ o KG e os compradores, estão sempre a querer mais barato, depois vê-se nos talhos a 12€ e 13€ quando não é mais... conclusão,vale mais guardar para consumo da casa(família), se é para "dar" dá-se à família!
    isto ficaria muito complexo explicar aqui uma vez que falamos em coisas que não estamos a comungar das mesmas coisas ...

mas digamos que no meu caso por exemplo eu tenho um factor que me incomoda muito menos do que a si ... eu prefiro não ganhar tanto e prefiria vender mais , só para te dar um exemplo
    80 % da minha familia de 1º grau consome coisa boa sem quimicos sem qualquer custo e a minha horta é totalmente auto-sustentavel mesmo que quisesse colocar um preço na mão de obra ...e investimento de maquinaria .isso só apenas porque vendo a amigos e a preço de amigos nada de especial .
  7. tem me faltado as fotos porque comprei uma maquina nova e as fotos que as tentei meter aqui eram enormes e não carrega mas estou a tratar do assunto e vou tentar mostrar o verão do inverno aqui aonde a produção foi exageradamente um fenomeno .
  8. Colocado por: rafaelisidoroisto ficaria muito complexo explicar aqui uma vez que falamos em coisas que não estamos a comungar das mesmas coisas ...

mas digamos que no meu caso por exemplo eu tenho um factor que me incomoda muito menos do que a si ... eu prefiro não ganhar tanto e prefiria vender mais , só para te dar um exemplo
    80 % da minha familia de 1º grau consome coisa boa sem quimicos sem qualquer custo e a minha horta é totalmente auto-sustentavel mesmo que quisesse colocar um preço na mão de obra ...e investimento de maquinaria .isso só apenas porque vendo a amigos e a preço de amigos nada de especial .

Acho que estamos a falar do mesmo mas de forma diferente, quantas e quantas vezes não aparece lá família por casa que leva, umas cebolas, umas batatas, umas alfaces, couves.. o que houver! O que ninguém leva acaba por ir para os animais, se as pessoas dessem valor ao trabalho que um agricultor tem, dava gosto vender, mas assim? Os familiares, amigos e conhecidos vão levando, já aqui falei também de algumas pessoas que foram lá e levaram laranjas, couves.... sem pagar nada, mas souberam dar valor e até queriam comprar!
    Eu quando dei o exemplo da maquinaria, gasóleo.. foi só porque referiu "o ktm333 está a falar de materia prima transformada e isso tem que ser pago pelo trabalho e pelo artigo em si trabalhado mas que uma vez ..." e eu quis dar o exemplo da maquinaria que também teve de ser paga!
  9. Colocado por: ktm333
    Acho que estamos a falar do mesmo mas de forma diferente, quantas e quantas vezes não aparece lá família por casa que leva, umas cebolas, umas batatas, umas alfaces, couves.. o que houver! O que ninguém leva acaba por ir para os animais,se as pessoas dessem valor ao trabalho que um agricultor tem, dava gosto vender, mas assim? Os familiares, amigos e conhecidos vão levando, já aqui falei também de algumas pessoas que foram lá e levaram laranjas, couves.... sem pagar nada, massouberam dar valore até queriam comprar!
    Eu quando dei o exemplo da maquinaria, gasóleo.. foi só porque referiu "o ktm333 está a falar de materia prima transformada eisso tem que ser pago pelo trabalho e pelo artigo em si trabalhadomas que uma vez ..." e eu quis dar o exemplo da maquinaria que também teve de ser paga!
    eu sei mas por exemplo o gasoleo ou a mangueira custa x por produto durante x tempo , por exemplo o gasoleo na maquina correcta faz muito trabalho , nós somos amadores e este gasoleo até é bem mais caro do que o do Profissional e ai temos que diluir o custo pelas produções o que fica barato mesmo a mão de obra , quando a sua avó faz um queijo ela já está a ter trabalho retriplicado de mão de obra e é abvio que tem que ser mais caro e as pessoas tem que perceber porquê !!!! por isso eu digo não é facil vender por fora do mercado se não for meio dado e não acho justo sequer , acho que se a pessoa souber por que é que o produto é mais caro vai pagar de certeza , é a minha opinião .

contudo arranjei um socio que me deu um terreno para explorar depois de o limpar bem , incentivei-o a produzir noutro terreno dele , eis que vamos nos dando muito bem , tambem trabalha comigo e tem neste momento cerca de 6000 m2 para produzir e incentivar a troca comercial entre nós , tambem ajudo-o ao fim de semana no trabalho das terras dele , ainda ontem tirei batata e semeei nova colheita ... assim rodamos terras , sementes , colheitas de forma a que as pragas sejam minimas ... é um projecto engraçado que vou ter que partilhar convosco ...
    Concordam com este comentário: ktm333
    • ktm333
    • 2 março 2015 editado
    Colocado por: rafaelisidoroeu sei mas por exemplo o gasoleo ou a mangueira custa x por produto durante x tempo , por exemplo o gasoleo na maquina correcta faz muito trabalho , nós somos amadores e este gasoleo até é bem mais caro do que o do Profissional e ai temos que diluir o custo pelas produções o que fica barato mesmo a mão de obra , quando a sua avó faz um queijo ela já está a ter trabalho retriplicado de mão de obra e é abvio que tem que ser mais caro e as pessoas tem que perceber porquê !!!! por isso eu digo não é facil vender por fora do mercado se não for meio dado e não acho justo sequer , acho que se a pessoa souber por que é que o produto é mais caro vai pagar de certeza , é a minha opinião .

contudo arranjei um socio que me deu um terreno para explorar depois de o limpar bem , incentivei-o a produzir noutro terreno dele , eis que vamos nos dando muito bem , tambem trabalha comigo e tem neste momento cerca de 6000 m2 para produzir e incentivar a troca comercial entre nós , tambem ajudo-o ao fim de semana no trabalho das terras dele , ainda ontem tirei batata e semeei nova colheita ... assim rodamos terras , sementes , colheitas de forma a que as pragas sejam minimas ... é um projecto engraçado que vou ter que partilhar convosco ...

Mais uma vez tenho de concordar, tem de se dividir os custos inicias que se têm pelo tempo, mas como nem sequer penso muito em vender, nunca fiz esse tipo de contas! O gasóleo antigamente, um vizinho que não o gastava todo emprestava o cartão, e comprava gasóleo agrícola, que é muito mais barato, mas estava a arriscar-me a levar uma multa(era só mais uma lol) e depois de fazer contas ao que gasto a diferença não é muita, e assim não arrisco! No caso do queijo, fazendo as contas, têm de arranjar os animais, arranjar comida(é tudo semeado por mim, depois um comem verde o outro seca(feno e milho) para o inverno), ir "passeá-las", depois ordenhar, fazer o queijo(fresco) depois todo o trabalho de curar um queijo... Não concordo é com a parte de se a pessoa souber porque é que é mas caro... para alguns o que interessa mesmo é o preço no final, o trabalho que os outros tiveram até ter aquilo ali não interessa, não foram eles a te-lo!
    A vida no campo hoje em dia não tem nada a ver com a de a 30 ou 40 anos atrás, muita gente(mais velha) sabe isso..
    Isso de ter arranjado alguém que até tenha terras, para trabalhar em conjunto, é muito bom, provavelmente até era uma pessoa que nem ligava a isso porque não sabia como fazer, muita gente nem faz ideia de como se semeiam batatas!
    Quero ver fotos desse "projeto"! ;)
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • dedao
    • 2 março 2015 editado
    ja viram este site? tem muita coisa, quem se interessar...

Logo no inicio tem dicas naturais para controlo de pragas.

https://sitiocurupira.wordpress.com/alternativas-ecologicas-para-prevencao-e-controle-de-pragas-e-doencas/

Como está na altura das sementeiras... :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  10. Estou a aproveitar os cinco minutos de pausa para teclar um pouco e comer alguma coisa. Estou a cavar desde as 07.30h e até agora tudo bem. Já estive a ver a batata e está pronta para ser semeada, não está nem muito nem pouco grelada, está no ponto.

Também vou semear feijão e grão... tudo à mão.

Estou a apanhar é muita minhoca, todas elas enormes! Acho que nunca tinha visto tanta minhoca em tão pouco espaço no terreno dos meus pais. Pelos vistos esta coisa de não usar químicos está a resultar. Os meus primos deixaram do lado do terreno dos meus pais estrume já bastante curtido e será isso que irei usar na horta.
  11. No dia do Senhor não se deveria trabalhar na terra. Estás a cometer um sacrilégio. Pergunta à maria que ela percebe destas patranhas.
  12. Colocado por: FranklinNo dia do Senhor não se deveria trabalhar na terra. Estás a cometer um sacrilégio. Pergunta à maria que ela percebe destas patranhas.
    errado , no dia do senhor não se deve ganhar dinheiro com a terra assim como qualquer emprego ... o Branco trabalha sem fins lucrativos logo até os santos agradecem no meio da tanta coisa torta nessa vida ahahahahahhhhh
    Concordam com este comentário: branco.valter
  13. Colocado por: treker666http://www.gpc.com.ar/index.php/es/biblioteca/recursos/83-1000-libros-sobre-ecologia-permacultura-agroecologia-bioconstruccion-y-vida-sustentable
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ktm333
    Já andei a ver e parece-me que tem livros muito interessantes, pena não serem em Português, não é que não se perceba à mesma, mas era melhor.. ;)

14. Essa estufa parece-me demasiado pequena! :P
    Qual a razão daqueles postes com a rede no que me parecem ser pepineiros(acho que é assim que se escreve)?
    E os ramos, porque os enterrou? Normalmente o que corto lá das avores, se tiver rama vai para os animais primeiro, depois de eles comerem corta-se para caber melhor no forno, e depois... Isso assim não vai demorar muito tempo a "desaparecer"?

0.7083 seg. NEW