Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: branco.valter

Eu estava a pensar mais no sol e não no vento, mas ainda bem que dizes isso para eu ficar já a saber.
    nao existe problema algum e como todas as planta tem que levar sol ... eu referia-me mesmo era á epoca mais seca de verão em que se calhar vai levar mais tempo amoada mas depois com as chuchas aquilo endireita e se calhar em Dezembro podes replantar pontas etc etc
  2.  # 2

Bom dia
    Venho, aqui novamente fazer outra questão.
    Acontece que, no fim de semana passado, pormenorizadamente, no sábado, comprei uma salva (erva aromática, para quem não sabe). Agora, eu semeei a no domingo e tem tudo corrido bem até agora. Hoje de manhã, pareceu-me que a salva estava normal, mas agora há mais ou menos cerca de meia hora, vou à minha horta e deparo-me com a planta, com as folhas para baixo. Parece me não estar murcha, apenas tem uma ou duas folhas secas, mas como disse, as folhas estão viradas para baixo.
    Então a questão é:
    Isto é normal? Se não for existe maneira de remediar?

Cumprimentos

Miguel Pinto
  3.  # 3

não é do calor apenas? veja se amanha de manha estão normais :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migaspinto
  4.  # 4

(...) eu semeei a no domingo e tem tudo corrido bem até agora. (...)

Quer dizer: plantou-a (tem raiz?), não é verdade?... Pode ser água a mais... Não gosta de solos húmidos. Pesquise na internet, é fácil, tem boas dicas
  5.  # 5

Colocado por: rafaelisidoroesta tá boa lol Anastasio , basta cozer em agua sem mais nada ...
    pode assar no fogão (use a grelha costumam a ser mijonas e o tabuleiro por baixo lol)

mas as minhas preferidas são assadas em forno de lenha ...

Obrigado pelas suas dicas, Rafael! Você é quase uma enciclopédia culinária. Isto já ajuda, e muito. Obrigado também aos outros foristas que deram as suas achegas. Vou comprar e experimentar. Se gostar vou começar a cultiva-las na minha horta.
  6.  # 6

Colocado por: migaspintoBom dia
    Venho, aqui novamente fazer outra questão.
    Acontece que, no fim de semana passado, pormenorizadamente, no sábado, comprei uma salva (erva aromática, para quem não sabe). Agora, eu semeei a no domingo e tem tudo corrido bem até agora. Hoje de manhã, pareceu-me que a salva estava normal, mas agora há mais ou menos cerca de meia hora, vou à minha horta e deparo-me com a planta, com as folhas para baixo. Parece me não estar murcha, apenas tem uma ou duas folhas secas, mas como disse, as folhas estão viradas para baixo.
    Então a questão é:
    Isto é normal? Se não for existe maneira de remediar?

Cumprimentos

Miguel Pinto

Não se preocupe que ela não morre. O que acontece é que ela veio do horto muito mimosa e com vício. Não está habituada ao sol forte nem ao novo local. É como se diz: "uma flor de estufa" mas vai aguentar. Não regue muito. Regue só quando o terreno estiver seco. Ela é muito resistente à seca.

Boa sorte.
  7.  # 7

O primeiro tomate da época, o primeiro pimento da época e dos últimos gor... aquela coisa. LOL

PS: apesar da fotografia estar meio fálica, a mesma não foi feita com esse sentido.
      SDC11322.JPG
  8.  # 8

Colocado por: branco.valterapesar da fotografia estar meio fálica,

sim sim!!
  9.  # 9

Colocado por: branco.valterO primeiro tomate da época, o primeiro pimento da época e dos últimos gor... aquela coisa. LOL

PS: apesar da fotografia estar meio fálica, a mesma não foi feita com esse sentido.
      SDC11322.JPG

eh Branco , gosta de ovo com tomate ?
  10.  # 10

Nunca comi, por isso não vou dizer nem que sim, nem que não.
  11.  # 11

Colocado por: branco.valterNunca comi, por isso não vou dizer nem que sim, nem que não.
    olha se gostas de tomate é muito bom , facil de ser feito e digo claro por mim , adoro isto ...

pode ser comido quente no prato ou servido a frio em torrada é um consolo , já me tou a babar .

se quiseres experimentar dou-te a preparação ...
  12.  # 12

aliás dou a todos ...
    lava-se bem os tomates , escorre-se corta-se aos gomos e limpa-se as pevides apertando nas mãos , quem não quer pele pode despelar o tomate com a ajuda de agua fervente ...

depois coloque numa frigideira uma colher de sopa de banha branca ou azeite e tomatada para dentro até cozer com um pouco de sal e mexendo de vez em quando , quando cozido e com o lume no minimo se o tomate destilou muito retira-se a agua e adiciona-se pimenta ...nesta fase abre-se o ovo em cima do tomate e mexe-se bem até cozer o ovo ficando tudo misturado ... quem quiser mais picante coloque piripiri .

serve-se a quente num prato , eu adoro e a frio (gelado) em torras ...

a quantidade para uma pessoa como eu fica +- em 4 , 5 tomates deste que mostrou mais uns dois ovos e o resto é a gosto ...

exprimenta , é uma receita baratusca cheia e vitaminas ...
  13.  # 13

Ui, se calhar vai ser o meu almoço na próxima 2.ª feira (quando for à horta).
  14.  # 14

eu faço uma pergunta por aqui , alguem tem ou já comeu um prato tipico que tenha gostado da minha ilha e que não tenha comido em mas lado algum e gostava de fazer em casa ... se tiverem algum digam-me , poso tentar arranjar a receita ... tem que ser é de São Miguel !
  15.  # 15

Colocado por: branco.valterUi, se calhar vai ser o meu almoço na próxima 2.ª feira (quando for à horta).

eu uma vez que falei nisso vou jantar logo ahahhahahhhh
  16.  # 16

Colocado por: rafaelisidoroeu faço uma pergunta por aqui , alguem tem ou já comeu um prato tipico que tenha gostado da minha ilha e que não tenha comido em mas lado algum e gostava de fazer em casa ... se tiverem algum digam-me , poso tentar arranjar a receita ... tem que ser é de São Miguel !

Cozido das Furnas...esqueci-me eu não tenho "furnas" no "continente". LOL
  17.  # 17

Colocado por: branco.valter

Cozido das Furnas...esqueci-me eu não tenho "furnas" no "continente". LOL
    poh !! essa deu para rir ! tipicamente feito no continente só não tem gosto a enxofre ...de resto é igual .
  18.  # 18

Colocado por: rafaelisidorolava-se bem os tomates , escorre-se corta-se aos gomos e limpa-se as pevides apertando nas mãos , quem não quer pele pode despelar o tomate com a ajuda de agua fervente ...

depois coloque numa frigideira uma colher de sopa de banha branca ou azeite e tomatada para dentro até cozer com um pouco de sal e mexendo de vez em quando , quando cozido e com o lume no minimo se o tomate destilou muito retira-se a agua e adiciona-se pimenta ...nesta fase abre-se o ovo em cima do tomate e mexe-se bem até cozer o ovo ficando tudo misturado ... quem quiser mais picante coloque piripiri .

serve-se a quente num prato , eu adoro e a frio (gelado) em torras ...

a quantidade para uma pessoa como eu fica +- em 4 , 5 tomates deste que mostrou mais uns dois ovos e o resto é a gosto ...

exprimenta , é uma receita baratusca cheia e vitaminas ...

Em minha casa faz-se isso para consumir os tomates muito maduros, mas primeiro refoga-se 2 ou 3 cebolas cortadas fininhas, depois é que se coloca o tomate (muito maduro) e no fim os ovos...e pronto fica pronta a "frijocada", nome dado pela minha mãe. Costumo comer com petinga frita.
  19.  # 19

Não é a mesma coisa, eu gosto até do gosto a enxofre!

O meu pai é que não gosta...e é da Terceira. Sabias que na Terceira também fazem? Demora é ainda mais tempo.
  20.  # 20

Colocado por: Picareta
    Em minha casa faz-se isso para consumir os tomates muito maduros, mas primeiro refoga-se 2 ou 3 cebolas cortadas fininhas, depois é que se coloca o tomate (muito maduro) e no fim os ovos...e pronto fica pronta a "frijocada", nome dado pela minha mãe. Costumo comer com petinga frita.

sem o ovo o que me dáa sua receita é uma cebolada bem fixe para acompanhar peixe frito ou assado feita com açaflor , mas se leva ovo fica uma receita nova metade da minha , matade da sua ahhhhhh porque ovo com tomate não leva cebola ...na minha terra . Por acaso ontem comi uma cebolada bem feitinha hum com charros miudos ( carapau por aí ) fritos bem sequinhos!!!!!!!!!

0.2679 seg. NEW