Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: branco.valterA última história que o meu pai contou-me foi de como roubava as maçãs ao avô e como elas cheiravam bem e sabiam melhor. Mas pensado bem, eu nunca vi na Terceira um único pomar. Vi muita bananeira, vi muita vaca, vi muito milho, mas pomares...não lembro de ter visto. está bem que eu tinha uns 13 anos quando fui à Terceira, mas pomares... não lembro-me de ter visto.
    mas eles existem em quintas fechadas pena mesmo foi a praga que se instalou na ilha ...
    por cá as maçãs tinha outro nome , chamavam-se pêros e são do melhor , em Santa Maria existe umas arvores da beira da rua que vale a viagem ahahahah

a cultura das laranjeiras foi-se e o que existe agora bom é em pequenas quantidades e em zonas frias ... por exemplo o Sanguinho a praga não ataca e aí come-se as melhores laranjas do mundo garanto ...
    o resto leva carretadas de veneno que antes não comer nada infelizmente , obviamente que entre uma e outra arvore mais escondida num quintal lá existe alguma fruta sem ser tratada ...
  2.  # 2

Colocado por: rafaelisidorodaqui a dias vamos começar a pagar para ir pecar para a pedra e aí toda agente vai falar mal

Pecar ou Pescar? O.o Se for pescar, pelo menos aqui paga-se! Tem de se ter a licença de pesca...
  3.  # 3

Colocado por: ktm333
    Pecar ou Pescar? O.o Se for pescar, pelo menos aqui paga-se! Tem de se ter a licença de pesca...
    lol pescar , o que se paga aqui é a pesca de mergulho , a pesca da pedra ainda não se paga ...
  4.  # 4

hoje coloquei em pratica uma coisa que nunca tinha feito. enxertia.

Pesquisei algumas coisas, falei com o meu pai e vamos para a frente...

vamos lá a ver o que vai sair.
  5.  # 5

No próximo ano vais colher cenouras dessa cerejeira.
  6.  # 6

lololo, não me admirava nada.
  7.  # 7

andei tb a mudar as videiras de local.

8.  # 8

NAO e tarde para fazer isso.
    eu quando plantei as minhas foi em janeiro
  9.  # 9

eu não plantei jorge, só as mudei ums metros, o ano passado quando as trouxe de casa do sogro já foi bem depois da poda e aguentaram-se. hehe
  10.  # 10

Boa noite.
    Um conselho: esses "garfos" têm sarmentos (olhos) a mais. deviam ter dois, no máximo três. Os "garfos" devem ser dos ramos do último ano, ou seja, no seu enxerto apenas seria aproveitável a extremidade do "garfo" do lado direito na fotografia.
  11.  # 11

Um deles teve de ser mais grosso que o outro, pois este cerdeiro era pasa ser enchertado o ano passado, mas ja era tarde. Vamos ver se este ano pega assim.
  12.  # 12

Colocado por: CLOROFILUSBoa noite.
    Um conselho: esses "garfos" têm sarmentos (olhos) a mais. deviam ter dois, no máximo três. Os "garfos" devem ser dos ramos do último ano, ou seja, no seu enxerto apenas seria aproveitável a extremidade do "garfo" do lado direito na fotografia.

Realmente os que tenho visto não têm mais que 10 cm... precisamente o espaço necessário para ter os 2 ou 3 "olhos".
  13.  # 13

boas.
    Tenho um pequeno terraço que tem algum espaço onde gostava de fazer umas brincadeira ou seja... tenho um miudo com 3 anos e gostava que ele visse por exemplo uns morangos a crescer ou uns tomates algo basico. gostava de uma opiniao vossa. O que aconselham para quem nao entende nada do assunto e tem um espaço curto para brincar e as unicas experiencias que tenho tido sao com coentro e salsa ;)
    Gostava de saber tambem onde posso adquirir em lisboa aquelas caixinhas que vem com um pedaço de terra e a plantinha ja a crescer... tipo a que esta na pagina anterior nao sei o nome disso...
    Desculpe os termos mas nao percebo nada disto.
    A ideia seria uma coisa basica.

Deixo foto daquilo que me refiro
      alface_brotando.jpg
  14.  # 14

Colocado por: andrefjgGostava de saber tambem onde posso adquirir em lisboa aquelas caixinhas que vem com um pedaço de terra e a plantinha ja a crescer...

Porque não arranja a caixa, a terra, e deixa o miúdo semear? É relativamente simples, tem muito mais piada, e se precisar estamos cá para ajudar ;)
    Agora se quer mesmo que lhe diga, não conheço nenhuma loja que se dedique a este tipo de vendas em Lisboa, o que seria de esperar, sem ser as dos chineses que têm a terra, e vasos, depois sementes o Lidl tem muitas...
  15.  # 15

Colocado por: ultrahipermegahoje coloquei em pratica uma coisa que nunca tinha feito. enxertia.

Pesquisei algumas coisas, falei com o meu pai e vamos para a frente...

Que coisa preta é aquela a volta do garfo? Já tenho visto em vários sítios, mas nunca cheguei a perceber o que era, parece fita isoladora.. O.o
    Também me parece que esses enxertos estão bastante grandes, não sei se vai pegar assim, mas logo se vê :)
    Colocado por: ultrahipermegaeu não plantei jorge, só as mudei ums metros, o ano passado quando as trouxe de casa do sogro já foi bem depois da poda e aguentaram-se. hehe

Desde que as vá regando, penso que não devera haver problema, isto se não ficaram muito danificadas as raizes, a terra parece-me boa, pelo menos melhor que a "minha" é de certeza..
    Colocado por: Rui A. B.Realmente os que tenho visto não têm mais que 10 cm... precisamente o espaço necessário para ter os 2 ou 3 "olhos".

É o que também tenho visto nroamlemente não mais que 1 palmo, o que costumam fazer é, nessa arvores por exemplo como o "ramo principal" já era grosso, em vez de meter 1 enxerto, mete-se 2, o que é preciso é que a casca de um fique em contacto com a casca do outro..
  16.  # 16

Em última instância pode comprar a terra (para o fim em vista) num viveiro de plantas, no Leroy Merlin ou em mercados de rua, municipais, floristas, etc. A solução para substituir as caixas da foto (viveiro) é usar as caixas de ovos, em cartão. Se prefere que o filhote aprenda a semear experimente, para começo, com uns feijões secos. Põe a demolhar e quando estiver prestes a grelar, mete na terra ou semeia directo nos alvéolos das caixas de ovos, de preferência com a terra húmida. As plantas de viveiro devem ser transplantadas, depois, para espaços maiores; nesse caso pode usar umas floreiras, mais ou menos fundas, para plantar as suas (dele, filhote) plantinhas. Em Lisboa, na Baixa, se ainda não fechou, tem a casa JAD com toda a espécie de sementes, à vontade do freguês.
  17.  # 17

Talvez nao me tenha explicado bem.
    EU tenho espaço e quero mesmo plantar algumas coisas.
    Eu nao quero comprar as caixinhas queria era comprar os "pés" para colocar na terra. Tipo como se fazem com alfaces.
    Quando vivi em setubal no mercado existiam pessoas que comercializavam esse tipo de "pes"
    Tenho duas laranjeiras que mantive e quero que ele veja a crescer, inclusive penso excertar uma delas para ver se consigo outro fruto. Queria colocar umas amoras morangos ou ate mesmo umas cenouras algo que ele conseguisse ver a crescer. Pensei numas batatas pq o miúdo adora batatas cozidas mas alem de não ter espaço ele nao ia ter a noçao do crescimento...
    O que sugerem?
  18.  # 18

Colocado por: andrefjgEu nao quero comprar as caixinhas queria era comprar os "pés" para colocar na terra. Tipo como se fazem com alfaces.
    Quando vivi em setubal no mercado existiam pessoas que comercializavam esse tipo de "pes"

Pronto, já percebi..
    Normalmente, em feiras encontra-se disso, não estou a ver outro sitio.. Quanto a enxertar a laranjeira, só se for de Limoeiro que é a única coisa(que me lembro) que dá para enxertar numa laranjeira.. Se quer algo que ele veja a crescer, sem duvida que deve começar pelos feijões, lembro-me até de na escola fazer-mos a experiencia de colocar feijoes, num recipiente com algodão molhado, é uma coisa que nasce e cresce rápido.. Morangueiros também é uma coisa engraçada, quanto as batatas já demora mais tempo a crescer, mas se tem terra disponivel, também é uma coisa interessante..
  19.  # 19

Colocado por: andrefjgTalvez nao me tenha explicado bem. (...)

Para comprar os «pés» das plantas procure junte de um mercado, de rua, semanal. Não sei se tem acesso à «feira do relógio» (não conheço), mas tem certos feirantes, a quem compro, que fazem essa feira, todas as semanas. Também tem outros mercados, semanais, à volta de Lisboa. Sei lá, por exemplo: Odivelas, Sintra, Brandoa(?) na margem sul, em Azeitão, etc. De notar que alguns destes (que não conheço, mas sei que se fazem) não serão semanais. É o caso da feira de Azeitão (essa conheci, em tempos idos...) que pode ser mensal(?) ou quinzenal(?). E também a feira de S .Pedro, em Sintra. Com a vantagem de algumas serem ao fim de semana.
  20.  # 20

E tenho cerca de 6 a 8 metros quadrados livres para essas brincadeiras.
    Eu queria memso saber era onde poderia encontrar essas feiras em lisboa, ou arredores...
    Os morangos sao faceis? como devo proceder? vou mudar me para a casa nova (a tal que tem o espacinho) no inicio de abril. Que sugerem colocar para ele ver crescer?
    O feijao e engraçado mas pretendo algo que ele possa tirar da terra e comer...
    Quanto a laranjeira nao sei mesmo o que fazer... um senhor mt velhote que é meu vizinho diz que poderia excertar do que quiser o sabor e que não ira ser exactamente o mesmo a que estou habituado. Nao confiei muito mas... sera que se enxertar de macieira aquilo corre bem??ja li na net quem tenha feito com romaneiras

0.7776 seg. NEW