Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    É tipo as alterações climáticas. Os meios de comunicação social pegam num assunto metem medo a toda a gente.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  2.  # 62

    Colocado por: rjmsilvaOs meios de comunicação social pegam num assunto metem medo a toda a gente.

    Movidos por interesses de treceiros que viram nesta coisa do aminato uma forma de fazer dinheiro.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  3.  # 63

    Tou fartinha desta história do amianto, a comunicação social tem feito um alarmismo tão parvo disto e as pessoas a cairem. Foram buscar casos de cancros por exposição ao amianto em que as pessoas estiveram DIRETAMENTE e diariamente na génese dos seus empregos a respirar as partículas. A última que apanhei foi a filha de uma senhora que morreu devido à exposição num trabalho que teve 40 anos antes numa fábrica de barcos em que a senhora tava fechada numa sala pequena a raspar as fibras... a malta acha que por haver amianto no telhado vai ter cancro daqui a 40 anos. Anda tudo maluco. Preocupado tem que estar quem mexe diretamente em coisas com aquilo, principalmente quem tem o trabalho de retirar este tipo de placas do telhado, têm que estar devidamente protegidos e aquilo tem que ser bem guardado pra não se espalhar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva, Nasa1989
  4.  # 64

    Obrigada pelo esclarecimento.

    Não estou preocupada com o facto dos azulejos lá estarem. Mas como planeio fazer uma obra quis informar-me. Pelo que li, há sim azulejos que podem conter amianto e também pode haver fibras de amianto na cola aplicada. Uma vez que não sei em que tipo de azulejos isso ocorre, optei por perguntar.

    Obrigada.
  5.  # 65

    Se leu bem o que se escreveu acima neste tópico... penso que ficou claro que em PT, muito dificilmente esse tipo de materiais terá asbestos...
    • JPJDLV
    • 5 dezembro 2019 editado

     # 66

    Eu também ando com receio desta questão do amianto.

    Se por um lado, acredito que só quem mexe com amianto diariamente, é que pode ter problemas no futuro, por outro também oiço a contradição de saber que afinal se for mal retirado, pode afectar quem vai ver nessa casa.

    Ou seja, remodelações mal feitas, sem a remoção correta do amianto pode causar problemas no futuro a uma pessoa? Quais os cuidados a ter?

    Depois por outro lado, saiu hoje uma noticia onde se fala das zonas próximas do aeroporto, onde falam exatamente do mesmo tipo de problema para a saude, falando em micro fibras e o problema de ficarem instaladas no pulmão!

    https://expresso.pt/sociedade/2019-11-30-Lisboa-esta-a-respirar-um-veneno-invisivel?fbclid=IwAR1T2Nq6MXu35xqXZtjJx2jUdd3H3eRA1LcOT3ji59VnVYMMILnw3mtfAbE

    Pode ser tudo alarmismo, mas com tanta informação e contra informação, fica difícil as pessoas perceberem o que fazer.

    Desde que andam a espalhar essas noticias que realmente o nº de pessoas a falar desta questão ou não questão, aumentou. Eu sou um deles, que até hoje nem me lembrava do amianto e andei a trepar por cima deles e em telhas partidas LOL...

    Comprei também uma casa de 2000 construída por uma cooperativa que ainda existe. Ainda assim larguei uma bela pasta, pois a casa em si não foi barata no momento e agora estão ainda mais caras.
  6.  # 67

    Colocado por: JPJDLVOu seja, remodelações mal feitas, sem a remoção correta do amianto pode causar problemas no futuro a uma pessoa? Quais os cuidados a ter?

    Numa habitação, num prédio de habitação, num apartamento, numa moradia, em Portugal.. exceptuado as placas de fibrocimento, normalmente nas coberturas, não há disso. Havendo mosaicos de linoleo, estas terão também a presença de asbestos na sua constituição. mas não e usual em habitações.
    Depois teremos a eventual presença dos asbestos, em isolamento de condutas de ar de sistemas de climatização centralizados, tubagens acessórias... mas isso é nos edifícios do terciário e industria.... As auditorias à qualidade do ar interior e energética desses edifícios, normalmente identificam esses problemas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7.  # 68

    No meu prédio temos parte da cobertura em placas de fibrocimento. Há uns 3 anos atrás a conselho de uma empresa especializada isolamos e pintamos as placas sem as retirar.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
    • JPJDLV
    • 5 dezembro 2019 editado

     # 69

    Colocado por: CarvaiNo meu prédio temos parte da cobertura em placas de fibrocimento. Há uns 3 anos atrás a conselho de uma empresa especializada isolamos e pintamos as placas sem as retirar.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,zedasilva


    De que ano era o prédio? Está a falar do telhado?

    Curiosamente nos Olivais onde tenho um imóvel, o prédio ao lado, decidiu há uns anos atrás colocar uma parte bastante pequena de telhado em fibrocimento que pouco ou nada cobre. Nunca percebi, mas lá ficou e neste caso está como novo ainda.
  8.  # 70

    Desde 1995 que as chapas de fibrocimento não têm asbestos incorporado...
  9.  # 71

    Colocado por: JPJDLVDe que ano era o prédio? Está a falar do telhado?

    O prédio é de 2000. Era parte do telhado e foi coberto por uma manta de alumínio e pintado.
  10.  # 72

    Colocado por: Carvai
    O prédio é de 2000. Era parte do telhado e foi coberto por uma manta de alumínio e pintado.


    Então não faz muito sentido tendo em conta o comentário do Pedro onde menciona que desde 1995 que não usam chapas de fibrocimento com amianto incorporado.
  11.  # 73

    ... Não invalida que após 1995 não tenham aplicado material ainda com asbestos. Já que continuou a ser comercializado as existências em stock...
  12.  # 74

    Colocado por: Pedro Barradas... Não invalida que após 1995 não tenham aplicado material ainda com asbestos. Já que continuou a ser comercializado as existências em stock...


    Então até nos dias de hoje, ainda existirão materiais por ai "perdidos" com asbestos, penso eu..

    Tendo em conta que ainda deve existir por ai stock de portas blindadas e gesso entre outros produtos que levavam asbestos.
  13.  # 75

    Colocado por: JPJDLVstock de portas blindadas e gesso entre outros produtos que levavam asbestos.

    pOSSIVEL É SEMPRE, MAS MUITO IMPROVÁVEL.

    onde é que as portas blindadas levaram asbestos? eventualmente as que tinham ainda a função corta-fogo... muito raras. E ainda assim, estando esse material confinado no interior da porta, não apresenta riscos para a saude.

    No gesso!!? somente em algum produto em particular ( desconheço em pt)... pois no estafe, o gesso era fibrado com fibras de canhamo.
  14.  # 76

    Colocado por: ****épa vocês vaiam ao médico , daqui a pouco a agua têm amianto .


    Havia e há muito depósito de água em lusalite.
  15.  # 77

    Colocado por: rjmsilva
    Havia e há muito depósito de água em lusalite.

    kms e kms de tubagens de redes de abastecimento de agua em Fibrocimento com amianto.... mas como já tem arteriosclerose... já es~tao seladas. o problema , é quando há reparações ou na remoção desses materiais. as fibras, secas que se soltam.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  16.  # 78

    Do que se consegue perceber, é realmente bastante prejudicial (tal como pó e outros variados produtos), mais para quem trabalhou anos e anos com este tipo de material e principalmente quem os cortava ou de certa maneira, "moldava" o material.

    Ainda assim, devem também existir N materiais que andam diariamente no ar e que são tão ou mais perigosos que o amianto. A única questão é que realmente este tema começou a aparecer do nada e em força na com social.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  17.  # 79

    Colocado por: JPJDLVA única questão é que realmente este tema começou a aparecer do nada e em força na com social.

    Não foi do nada.
    Numa primeira fase apareceu porque era necessário dar trabalho a meia dúzia de empresas que se tinham especializado na sua remoção.
    Era a galinha dos ovos de ouro que se veio a revelar não passar de um frango depenado. O público não tinha orçamento para tanto "teatro" os particulares (como sempre) contornavam a lei.
    Mudou-se a lei.
    Agora já todos estão autorizados a fazer a sua retirada, desde que façam aprovar um plano para a sua remoção.
    É evidente que isso implica que as empresas tiveram que fazer algum investimento, por isso esta nova demanda contra o amianto.
    Temos que rentabilizar o investimento...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
 
0.0250 seg. NEW