Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia
    gostaria de me dirigir as pessoas que possam me ajudar dentro desta área, e resolvi postar esta mensagem par ver se obtenho de ajuda de quem ja esteve ou nao dentro desta area.

    estou analisar a hipotese de abrir um pão quente/pastelaria com fabrico proprio, ja tenho um local em mente(ainda nao analisado em termos de condiçoes físicas interiores ou licenciamentos necessarios). mas em antes de começar a levantar essas questões todas gostaria de perguntar sobre a rentabilidade de uma padaria. Gostaria de saber o nivel de investimento necessario, relativamente a equipamentos o que necessito para montagem de uma padaria assim, empresas que comercializam esses equipamentos, se dao formaçao ou nao.
    se existe alguma empresa que forneça em vez de comprar os alugue?
    licenças necessarias?
    area minima?

    alguma coisa que esteja me esquecer.


    sei que é um pouco vago o que peço mas sao duvidas que gostaria de me esclarecer sobre elas, e certamente existirá aqui alguem que teve ou tem negocio nesta area que me puderam informar sobre tudo.. pros e contras etc toda a informaçao necessária.


    Cumprimentos
    Obrigado
  2.  # 2

    portanto voce quer iniciar um negocio, numa area que nao percebe patavina......

    nao faça isso....
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2014

     # 3

    Quer saber quanto custa?
    É simples: vá aos classificados, como por exemplo, o OLX, procure por padarias, veja o preço, deduza o custo do imóvel e aí tem, mais ou menos o custo de instalação.

    Por exemplo:
    http://veracruz.olx.pt/trespasse-padaria-pastelaria-centro-de-aveiro-iid-446879659
    http://aveiro-aveiro.olx.pt/loja-usado-para-venda-aveiro-vera-cruz-iid-446885465

    Pelos exemplos dados, diria que por 150.000€ consegue equipar uma padaria.

    Colocado por: loverscoutportanto voce quer iniciar um negocio, numa area que nao percebe patavina......

    nao faça isso....

    Já respondi à sua pergunta, agora, reforço o que o loverscout escreveu:
    -> tem experiência a gerir um estabelecimento deste tipo?
    -> tem dinheiro vivo (seu e não do banco) para gastar?
    -> que tipo de formação tem?
    -> o que é que percebe de gestão, de comércio?
    -> já alguma vez trabalhou numa padaria/pastelaria?
    -> o sítio que está a pensar, tem MUITO movimento pedonal?

    Parece-me que faz perguntas um pouco "básicas", o que indicia um risco muito elevado...

    Por outro lado, o que precisa é de uma franquia (franchising), alguém que faz quase tudo por si menos: gastar o dinheiro e gerir dia a dia.

    Leia isto: http://www.dinheirovivo.pt/Economia/Artigo/CIECO064205.html?page=0
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  3.  # 4

    bom dia

    relativamente a valores não devera ser problema.
    experiencia na area eu pessoalmente nao tenho, sendo esse o maior entrave por isso falei na formaçao, mas ja trabalhei em restauraçao.
    nao tem muito movimento pedonal mas encontra-se muito perto de locais movimentados bancos, creches, varios edificios, sem qualquer outra opçao num raio de 4km
    relativo a franchising num fui muito receptivo a isso pelo que nao era um caminho que queria tomar.

    cumprimentos
  4.  # 5

    bom dia

    sinceramente acho que é uma boa oportunidade de negócio.
    conheço varias pessoas sem formação e experiencia nenhuma que começaram o seu negocio em hotelaria e tiveram mt sucesso.
    para a pastelaria aconselhava a ter alguem sim com formação para lhe poder confecionar tanto pao como bolos.
    de resto, vá pesquisando, falando com quem já trabalha na area a alguns anos.
    quem n arrisca n petisca.
    ;)

    caso necessite de inox
    EMS Inox
    visite o nosso facebook.
    obrigada
  5.  # 6

    como é obvio terei de contractar pelo menos pessoas com bons conhecimentos em padaria/pastelaria
    por acaso tenho colegas nessa area mas duvido que numa 1º fase arrisquem sair de um emprego seguro para um novo a começar..
    eu falar tenho estes colegas, mas como é obvio eles sao empregados nao estao por dentro de outras coisas, como valores, etc etc, licenciamentos, lucros, e afins
  6.  # 7

    claro intende-se
    mas numa faze inicial n podem fazer part-time?
    por exemplo ir a uma escola profissional de padaria/pastelaria, escolher um aluno bom e ter um dos seus amigos a ajudar no inicio?

    EMS Inox
    visite o nosso facebook.
    obrigada
  7.  # 8

    isso sera uma hipotese, mas para ja ainda estou na parte de analise sao coisas que depois terei que ver com eles
    Concordam com este comentário: EMS Inox
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2014

     # 9

    Colocado por: Pippo22nao tem muito movimento pedonal mas encontra-se muito perto de locais movimentados bancos, creches, varios edificios, sem qualquer outra opçao num raio de 4km

    Estar perto não é a mesma coisa que ter movimento.
    A concorrência que não tem hoje, pode ter amanhã e, melhor localizada.
    No comércio tradicional (padaria), a localização é primordial, não pode basear-se em suposições, tem que ter certezas.

    Colocado por: EMS Inoxconheço varias pessoas sem formação e experiencia nenhuma que começaram o seu negocio em hotelaria e tiveram mt sucesso.

    Eu também conheço muitas pessoas que começaram com experiência e formação e não tiveram sucesso.
    E agora?

    Colocado por: Pippo22relativo a franchising num fui muito receptivo a isso pelo que nao era um caminho que queria tomar.

    Ok, então, boa sorte, vá dando notícias.
  8.  # 10

    Colocado por: FD
    Estar perto não é a mesma coisa que ter movimento.
    A concorrência que não tem hoje, pode ter amanhã e, melhor localizada.
    No comércio tradicional (padaria), a localização é primordial, não pode basear-se em suposições, tem que ter certezas.


    Eu também conheço muitas pessoas que começaram com experiência e formação e não tiveram sucesso.
    E agora?


    Ok, então, boa sorte, vá dando notícias.


    isso é verdade
    que existe mt pessoas que com ou sem formação e experiencia começaram um negocio e correu mal.
    mas também viver uma vida inteira a pensar o k poderia ter acontecido se abrisse o negocio nakele local.
    ou pior, daki a algum tempo ver outras pessoas la com o negocio aberto e pensar k poderiamos ser nós.
    acho que é pior.
    eu sou da opiniao que quem n arrisca n petisca.
    mas cada um sabe de si.
    e o sr é livre de aceitar ou nao as nossas opiniões.
    se quiser abrir o negocio, que o faça e desejo-lhe toda a sorte do mundo para ter mt sucesso.
    se decidir nao abrir o negocio, desejo-lhe a mesma toda a sorte.
    pra mim é igual abrir ou n abrir o negocio.
    só, na minha opiniao, acho que o deve fazer.

    EMS Inox
    visite o nosso facebook.
    obrigada
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2014

     # 11

    Colocado por: EMS Inoxsó, na minha opiniao, acho que o deve fazer.

    Eu acho que o deve fazer se, tiver as ferramentas e o perfil necessário para o fazer.
    Não o deve fazer só porque quem não arrisca não petisca. ;)

    Pippo22, faça assim:
    -> contrate um profissional e pague um plano de negócios (contabilista, consultora, etc.)
    -> contrate uma equipa de projectistas que lhe orçamentem um projecto de transformação de uma loja numa "padaria/pastelaria"
    -> peça apoio a uma empresa de equipamentos de hotelaria, muitas delas oferecem projectos chave na mão

    Ou então:
    -> procure um trabalho numa pastelaria/padaria e tire um "curso" durante 6 meses
    -> entretanto, nos tempos livres, leia muito mas mesmo muito sobre empreendedorismo, gestão, marketing e contabilidade
    -> ao fim dos seis meses, decida
  9.  # 12

    eu tenho o mesmo pensamento/espirito que o EMS mas contudo as palavras do FD sao de ter em conta porque eu sei que é um risco. como tudo na vida..
    Concordam com este comentário: EMS Inox
  10.  # 13

    Padaria e pastelaria são locais onde é preciso trabalhar muito e gostar do que se está a fazer senão dá barraca, tive um colega que tb entrou nesse negocio com dinheiro da CE e mesmo assim aquilo deu barraca porque escolheu mal o local apesar de não haver concorrência perto da zona e mais uma série de factores como experiencia dos empregados....todos os factores contam muito para o sucesso ou insucesso....pode fazer tb uma pesquisa pessoal entrevistando as pessoas da zona para apalpar terreno mas para isso antes tem de elaborar as perguntas certas e objectivas...para ter a respostas o mais precisas possíveis.
    Elabore tb uma lista com os pros e contras para formalização do negocio e já agora assista ao programa da sic "Imagens de Marca" deve haver alguns videos por ai no sapo....
    Concordam com este comentário: EMS Inox
    •  
      FD
    • 3 fevereiro 2014

     # 14

    Colocado por: Laranja Mecânicae mesmo assim aquilo deu barraca

    Pode concretizar, explicar melhor o desfecho, só para o Pippo22 perceber bem os riscos?
  11.  # 15

    .. Se for mais uma padaria, daquelas que de fabrico próprio só o nome, pois compram pão pré-congelado cheio de melhorantes e conservantes, para depois finalizar a cozedura em forno electrico... esqueça!!! vai à falência só com a conta da electricidade.
    Concordam com este comentário: mmgreg, joni, EMS Inox
  12.  # 16

    Colocado por: Pippo22eu tenho o mesmo pensamento/espirito que o EMS mas contudo as palavras do FD sao de ter em conta porque eu sei que é um risco. como tudo na vida..


    a questão do risco aqui é voce estar a investir as suas poupanças num projecto que se correr mal, alem do porjecto perdido tem as suas poupanças (investimento) perdidas.

    alem do risco do negocio tem o risco de nao perceber muito sobre o assunto de padaria/pastelaria.....e se nao for o patrao a gerir o negocio e a tomar conta da caixa registadora....tem tudo para começar a ter problemas!
  13.  # 17

    n podemos ser assim tão pessimistas, já chega o pais estar da maneira que está.
    isso sao tudo hipoteses a considerar, e acho que a Laranja mecanica tem razao.
    mas tb verdade é: as pessoas teem smp que comer e o pao é uma coisa que se come sempre.
    tambem acho quo pedro barradas tem razao, é mt diferente as pastelarias/ padarias que fazem tudo desde o inicio e aquelas que é só descongelar e vender...
    se depois do estudo feito, na zona n existir nd do genero, fazer uma pastelaria/padaria convidativa, com produtos diferentes.
    td mt limpinho, atenciosos, bons preços acho que está num bom caminho.
    em relação a caixa registadora, quem quer um negocio para si, tem de trabalhar mais do k os empregados, principalmente no inicio.
    e a cx, cuidado, é só do patrão
    ;)
    sabendo os pros e contras, tendo smp td bem controlado e organizado, n tem pk n correr bem.
    agora se td apontar para que o local n seja favoravel.... mais vale guardar o dinheiro.


    EMS Inox
    visite o nosso facebook.
    obrigada
  14.  # 18

    Não faltam é casos desses ruinosos pq só pensam no dinheiro, hoje em dia para sucesso em qualquer profissão têm que se ser único, perfeccionista (tentativa de fazer sempre melhor), muito trabalho mesmo e saúde porque o que custa não é criar negocio e arranjar clientes mas sim manter os clientes sempre satisfeitos.

    Por ex na cozedura do pão um dos sucessos das padarias é a cozedura do pão e bolos de forma tradicional mas para isso é necessário muita experiencia pois é sempre complicado controlar a temperatura de cozedura e os tempos para ficar bem cozido e não queimado...este é apenas um dos pequenos exemplos ...esqueci lhe dizer que é necessário poe ex levantar as 4 da madrugada para fazer tudo isso para as 7h estar tudo pronto, é claro que existem muitas mais coisas que nos passam ao lado e que são m importantes.
    Posso lhe dizer que esse é um negocio de risco para um investimento inicial muito grande, eu se fosse a si 1º alugava um espaço por um tempo determinado, já com o trespasse e licenças todas e só depois se gosta-se e adapta-se ai poderia partir definitivamente para esse negocio.

    Posso aformar isto isto porque uma parte da minha família tem uma grande cadeia de confeitarias e restaurantes e não é assim tão simples como se pinta...
    Eu gosto de ajudar as pessoas mas para mim a melhor ajuda que posso dar é mostrar a elas que sejam bem cientes dos riscos ( + de 80% das PME fecham no 1º ano de vida ) devido a certos factores que mal estudados e ponderados que muitas das vezes se podiam evitar.
  15.  # 19

    Posso dizer-lhe que o rendimento bruto de uma padaria são 400%
  16.  # 20

    400% pode ser pouco ou muito dependendo do nº de clientes, tipo de clientes e faturação global, mas depois tem de contar com outras despesas.....para isso é que faz-se uma estimativa na avaliação de negocio ou seja de quantos clientes precisa de ter e faturação média de cada cliente para rentabilizar o negocio e enquanto tempo amortiza o investimento inicial...
 
0.0277 seg. NEW