Iniciar sessão ou registar-se
    • Azet
    • 18 fevereiro 2009 editado

# 1

Olá a todos, gostaria de saber a opinião sobre como devo proceder para evitar pagar mais valias sobre a venda do meu apartamento.

- Tenho um apartamento q foi comprado em 1998 por 10.000.000$00(10 mil contos) e que agora devo vender por cerca de 75.000,00€ (15 mil contos +/-).
    - vou comprar um apartamento que por 125.000€.

1º Tenho que vender 1º o meu apartamento para depois comprar o outro, e assim aplicar as "mais valias" na aquisição do outro ??
    2º Posso comprar 1º e só depois vender o actual sem ter que pagar as mais valias ??

Obrigado a todos.
  1.  # 2

Pesquise, não faltam respostas sobre esse assunto

https://forumdacasa.com/discussion/3251/isencao-das-mais-valias/#Item_6
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Azet
    • Azet
    • 20 fevereiro 2009

# 3

De harmonia com o disposto nas alíneas a) e b) do nº 5 do artigo 10º do CIRS alterado pelo n.º 3 do artigo 69º da Lei do OE/2009:

"São excluídos da tributação os ganhos proveninetes da transmissão onerosa de imóveis destinados a habitação própria e permanebte do sujeito passivo ou do seu agragado familiar, nas seguintes condições:
    a) Se, no prazo de 36 meses contados da data de realização, o valor da realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, for reinvestido na aquisição da propriedade de outro imóvel, de terreno para a construção de imóvel, ou na construção, ampliação ou melhoramento de outro imóvel exclusivamente com o mesmo destino situado em território português
    44
    ou no território de outro Estado membro da União Europeia ou do espaço económico europeu, desde que, neste último caso, exista intercâmbio de informações em matéria fiscal;
    b) Se o valor da realização, deduzido da amortização de eventual empréstimo contraído para a aquisição do imóvel, for utilizado no pagamento da aquisição a que se refere a alínea anterior, desde que efectuada nos 24 meses anteriores;"

Boas, obrigado; então deve ser esta ultima alínea, em que terei 24 meses após a compra da nova habitação para vender a antiga e ser levado em conta esse valor da venda na compra da anterior, a nova.

0.0057 seg. NEW