Colocado por: Erga Omnes308 concelhos... o mal começa logo aqui...
Colocado por: euQual é o mal?
Colocado por: PicaretaCustos com um município x 308
Se fossem 100, era custos com um município x 100....mais barato.
Colocado por: eu
Não é assim tão simples. O facto de termos um município maior em vez de dois pequenos, pode não significar uma poupança relevante.
Não é assim tão simples. O facto de termos um município maior em vez de dois pequenos, pode não significar uma poupança relevante.
Colocado por: system32Claro que é. Só a cambada de vereadores Assembleias municipais etc.. Mesmo que tivesse mais alguns funcionários que uma câmara teria será muito mais barato. E sabem mais : Portugal, pais pequeno, é dos poucos países a ter Freguesias, outra mama. Podiam ter postos de atendimento da câmara em cada hoje freguesia e dispensar os políticos todos das freguesias!!
Os vereadores e a restante equipa dirigente de uma câmara municipal custam quanto por ano? Qual é a percentagem desse custo no orçamento total da câmara?
Será que vale a pena andar a mexer nas câmaras, para poupar uns amendoins?
Eu sou totalmente a favor das poupanças e ganhos de eficiência no estado, mas que se ataquem as despesas GORDAS... atacar as pequenas despesas e deixar as grandes despesas na mesma, é ilógico.
Por exemplo, faz algum sentido poupar 250 mil euros a eliminar a câmara municipal de "freixo de espada à cinta de baixo", para depois...:http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3671083
Colocado por: marco1mog
essa questão é outra, trata-se de organização do território, o que é diferente de extinção e desertificação.
Colocado por: mogQuando falamos deste tipos de custos, falamos de custos de funcionamento. Custos que, independentemente da câmara, têm de ser assumidos. Uma câmara pequena também tem custos com pessoal de apoio à presidência e vereação, chefes de divisão, etc. É possível, sim, diminuir parte dos custos de funcionamento (não numa proporção directa, claro), com a reorganização do mapa municipal, diminuindo o nº total de municípios.
Colocado por: mogPensemos numa empresa: porque é que algumas empresas se fundem?
Colocado por: mln2c
É verdade que se forem extintos os municipios se poupam uns trocos (uns 100 milhoes/ano...), mas provavelmente várias localidades também deixarão de existir.