Ando com ideias de construir um telhado para servir de garagem. As medidas são 8m de largura e 6m de comprimento, isto posicionado em frente a parede onde ficará a parede traseira (já construída).
Assim, o objectivo é colocar dois pilares de madeira na frente com uma viga (de 8m) sobre eles, e na parede (em pedra) fixar uma outra viga.
O que pretendo a algo como o que esta na primeira imagem do post acima, mas no meu caso não existe a parede lateral.
Os meus problemas são: - Quais as medidas dos dois pilares? E a altura (2,5metros?? 0,5metros serão "enterrados", ou mais se necessário) - Quais as medidas da viga da frente (suportada pelos dois pilares)? Terá um comprimento de 8metros. - Quais as medidas da viga fixada na parede? Ou serve usar uns suportes de ferro para fixar os barrotes na parede? - Quais as medidas dos barrotes? Terão um comprimento de 6m.
Quais as madeiras a considerar? E que preço rondam para o que preciso?
Agradeço desde já a quem possa ajudar.
Edit:
Faltou dizer que procuro uma solução económica, por isso vigas lameladas não me parece aceitável, pois vi de 20x20 com 13,5m a cerca de 350€.. Não sei se serão estes os preços delas.
O objectivo é cobrir com telha, também não me parece que leve forro, pois vi que custava +/- 13€ o m2 e eu com 48m2 daria 624€... Não sei se será este o preço, refiro-me aquele forro macho e fêmea.
Boa noite, lamento mas para vencer um vão de 8,00m terá que realizer de duas formas: 1) Viga pousada nos 8m, apoiada nos 2 pilares, e em madeira lamelada ( e mesmo assim conte com alguma flecha) 2) Asna em madeira, poderá ser em madeira não lamelada, mas mesmo assim não confio.
A solução mais económica e segura terá que passar por: Estrutura metálica, e/ou contratação de uma empresa com alguma capacidade técnica e consciência. Talvez 2 vigas no sentido dos 6m, e depois perfis z, e cobrir com chapa metálica 0,8mm, mas cada caso é um caso Não vale a pena ir pela questão de que você consegue montar, comprar os materiais e poupar muito, e como consegue facilmente verificar não tem sensibilidade. Creio que estar a gastar dinheiro em algo que ocorrendo um temporal como o de hoje cai, certamente trará mais prejuízos.
Pilar a meio, facilita imenso. Agora vão de 8m...é que é imenso. Mas isso resolva com: Viga de Pinho tratado 220X80 mm; Pilares de Pinho Tratado 100X100, com apoio metálico no pé ( depende da sua base: betão, terra, outra) Madres ou barrotes( travessas para assentamento da ripa): 110X80 mm mas creio que ñ vai suportar com segurança, preferia viga 220X80 ( tem cerca 6m entre apoios) afastadas cerca de 45 a 60cm.
Eu pessoalmente colocava as madres afastadas 65 cm, por por cima painel OSB 15 mm ( 7€/m2) + telha nacional ou telha asfaltica tipo Onducober da onduline.
Para a Montagem contrate alguem que saiba...porque cada caso é um caso.
A viga e os pilares não deviam ter a menor medida em comum? (Para "encaixarem", sem ficar um mais largo que outro)
Tinha pensado em enterrar os pilares 0,5m com cimento em torno, mas talvez seja mais limpo fazer a base de cimento e colocar um parafuso a ligar os dois e o apoio metálico ("chapa" em torno do pilar e aparafusada no pilar e na base)...
E a viga da parede? Viga ou suportes metálicos?
Isto deve ficar só para o verão, é só para ir tendo umas ideias do que preciso e do que vou gastar...
Bom dia, normalmente utiliza-se viga com espessura 80mm. Se utilizar Pilar de madeira, pode ligar este à viga de 2 formas: 1) encaixe tipo meia madeira, devendo o pilar ficar com 2 paredes com pelo menos 30 mm ( ou abas); 2) aparafusado com parafuso tipo tirefond com um comprimento de 320 a 400mm.
Como pretende utilizar pilar em cimento, aconselho a montar um varao metálico roscado ancorado na parte superior do pilar, atravessando a viga de 220 e apertando com uma fêmea. Também pode utilizar a tal dita chapa em forma de "U" na qual entra a viga. A viga de parede em madeira use a 220X80 ( questão estética) ancorada ( aparafusada) através de varão roscado ancorado com massa quimica na parede ( convém ser parede de betão ou bloco de cimento). Os varões devem ser no minimo M16. Em alternativa utilize os tais suportes, tem vários modelos em MaxMats, Leroys, etc. Pode também mandar realizar em serralheiro, é uma questao de fazer contas.
Se é só para o Verão, faça desenhos, planeie, folhas de materiais, existem inumeras alternativas para cada caso.
Pretendo construir um telheiro em madeira com 6mx4,5m (aprox) e instalar churrasqueira com chaminé. O telhado será de uma água em painel sandwish a imitar tenha lusa. Um dos meus problemas, para além de não saber que espessuras deverão ter as madeiras, prende-se pelo vão no centro da estrutura, que será de cerca de 6m. Anexo uma imagem da estrutura que pretendo construir.
Como nos comentários anteriores se falava de um vão de 8 metros, agradecia ajuda para poder iniciar este projecto de verão.