Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou no processo de substituir a minha caldeira a gas por uma caldeira a pellets.
    Depois de ter passado uma imensidão de tempo a instruir-me, a escolha acabou por recair na seguinte marca e modelo:

-Domusa Bioclass 15 --> 3.751,50€ c/iva

Acessórios Incluidos;

-DEPÓSITO RESERVA PELLETS L 544L
    -VASO EXPANSÃO F. 24LTS 10BAR CALEFFI
    -SUPORTE FIXAÇÃO P/VASO EXPANSAO
    -ALIMENTADOR AUTOM. 1/2 C/MAN.
    -SEPARADOR AR C/ACESSORIOS (C/ISOLAM.)

Encontrei tambem umas outras que estão dentro do que eu pretendo com exepcção do preço.

-Centrometal Pel-Tec 18 --> 4806 euros + iva
    -Orlanski Orligno 500 --> 4750 euros + iva
    -Calux SINTESI EVO 20 --> 3488 euros +iva

A calux é a unica que tem um preço mais comedido, no entanto, nao tem deposito incluido e que custa uma exorbitancia de dinheiro(1650 euros + iva).

Tinha uma anterior lista, mas anulei, devido á questão da limpeza.
    Não tenho tempo, nem pretendo ser escrevo da caldeira, sendo que uma caldeira que precisa do cinzeiro limpo diariamente, dia sim, dia não ou mesmo de 3 em 3 dias, esta fora da lista.
    Portanto a lista de maquinas acima reflecte isso, bem como outras coisas(arquitectura da maquina, materiais, etc).

Digam-me lá vossa justiça, no que diz respeito a defeitos e virtudes.

Desde já obrigado pelo vosso tempo e paciencia.

Cumprimentos

Mosh
  2.  # 2

Olá

Estou pelo mesmo processo, mas para a de 25kw, no entanto detetei algums problemas... num site espanhol vendem essas caldeiras muito mais baratas, enviam para portugal sem custos o problema é que não ha depois quem a instale e cumpra a garantia :/

Esta postura da domusa deixou-me confuso... não sei se será uma boa escolha.

Chegou a instalar? Como se tem portado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mosh1021
  3.  # 3

Colocado por: mosh1021-Orlanski Orligno 500 --> 4750 euros + iva

http://www.heimbaucenter.de/markt/Orlanski-Orligno
  4.  # 4

tem solzaima 24kw com silo de 200kg por 3800 já com iva
  5.  # 5

@ins.Bruno a domusa que refiro no site espanhol fica a 2900, em portugal tenho cotações de 3900+iva (ambas as comparações sem preço de mao de obra) não entendo é o porque de perder a garantia ou os tecnicos domusa não instalarem senao forem vendidos por eles...

Vou ver essa solzaima, obrigado
  6.  # 6

Colocado por: codedmind@ins.Bruno a domusa que refiro no site espanhol fica a 2900, em portugal tenho cotações de 3900+iva (ambas as comparações sem preço de mao de obra) não entendo é o porque de perder a garantia ou os tecnicos domusa não instalarem senao forem vendidos por eles...

Vou ver essa solzaima, obrigado

tou a montar uma de 18 kw, e vou montar mais 2 logo de seguida, posso lhe deixar o feedback e fotos.
    as domusa teem dado problemas, as primeiras, agora penso estarem melhores.
  7.  # 7

As domusa ouvi falar nisso, estas NG (nova geração) acho que não, mas uma diferença de + de 1000euros em produto é inaceitável.

Agradecia as fotos.
  8.  # 8

as domusa teem um problema, é a saida de gases, é natural e 150 parede dupla, as solzaima é 100 forçado, e parede dupla como todas as caldeiras a pellets
  9.  # 9

Boa noite,

Quero desde já agradecer os vossos posts.
    ...engraçado, faz hoje precisamente 1 ano que coloquei a discussão...muita agua correu depois deste post.
    No que diz respeito á caldeira, acabei por desistir da colocação de uma caldeira de pellets, devido a diversas coisas, entre elas:

-Investimento inicial;
    -Obras a efectuar;
    -Retorno do investimento;
    -Preço do pellets;
    -Problemas relacionados com o design das caldeiras de um modo geral;
    -Complexidade da instalação versus outras fontes de energia termica;
    -O facto lamentavel das empresas em PT só instalarem o que vendem;
    -O facto do pellet estar indexado ao preço do crude;
    -Etc...;

O tempo que andei de volta do aquecimento da casa, dava para escrever um doutoramento.

Vamos por partes:

Instalação inicial de aquecimento central composta por:

-Caldeira a gaz propano Biasi 28S (28kw)
    -Radiadores de aluminio Nova Florida, modelo seven, 600/80 3A, divididos por 10 radiadores;

Objectivo:

-Diminuir o maximo possivel o consumo de gaz durante o periodo de inverno, periodo o qual a casa devera ter uma temperatura de 20ºc;
    -Passar a utilizar temperaturas baixas de impulsão, leia-se 50ºc em vez de 70ºc;

Formas encontradas para atingir o objectivo;

-Colocação de floormate de 40mm em toda a superficie da placa aonde assenta o telhado(futura enchimento com 10cm atraves do uso de regranulado de cortiça);
    -Troca dos radiadores de aluminio por radidadores da marca "quinn radiators" em aço, com o objectivo de duplicar a potencia termica instalada;
    -Aquisição de uma caldeira a gaz propano de condensação baxi platinum compact 24/24f;
    -Aquisição de material callefi por forma a resolver o problema dos residuos na agua, purga,etc(material obrigatorio por forma a manter a garantia da caldeira);
    -Aquisição de material da connex(bicones,etc);

Ponto de situação:

-Os radiadores estã colocados + acrescentos em tubo de cobre 15mm feitos, por forma a ligar a valvulas termoestaticas aos novos radiadores;

Pontos em falta:

-Lavagem do circuito de aquecimento;
    -instalação da caldeira + material callefi;
    -Colocação em serviço;
    -Testes;

Vou tentar aproveitar as proximas semanas para concluir o trabalho.
    Venham dai esses comentarios e questões.

Obrigado

Cumprimentos
  10.  # 10

Colocado por: mosh1021Boa noite,

Quero desde já agradecer os vossos posts.
    ...engraçado, faz hoje precisamente 1 ano que coloquei a discussão...muita agua correu depois deste post.
    No que diz respeito á caldeira, acabei por desistir da colocação de uma caldeira de pellets, devido a diversas coisas, entre elas:

-Investimento inicial;
    -Obras a efectuar;
    -Retorno do investimento;
    -Preço do pellets;
    -Problemas relacionados com o design das caldeiras de um modo geral;
    -Complexidade da instalação versus outras fontes de energia termica;
    -O facto lamentavel das empresas em PT só instalarem o que vendem;
    -O facto do pellet estar indexado ao preço do crude;
    -Etc...;

O tempo que andei de volta do aquecimento da casa, dava para escrever um doutoramento.

Vamos por partes:

Instalação inicial de aquecimento central composta por:

-Caldeira a gaz propano Biasi 28S (28kw)
    -Radiadores de aluminio Nova Florida, modelo seven, 600/80 3A, divididos por 10 radiadores;

Objectivo:

-Diminuir o maximo possivel o consumo de gaz durante o periodo de inverno, periodo o qual a casa devera ter uma temperatura de 20ºc;
    -Passar a utilizar temperaturas baixas de impulsão, leia-se 50ºc em vez de 70ºc;

Formas encontradas para atingir o objectivo;

-Colocação de floormate de 40mm em toda a superficie da placa aonde assenta o telhado(futura enchimento com 10cm atraves do uso de regranulado de cortiça);
    -Troca dos radiadores de aluminio por radidadores da marca "quinn radiators" em aço, com o objectivo de duplicar a potencia termica instalada;
    -Aquisição de uma caldeira a gaz propano de condensação baxi platinum compact 24/24f;
    -Aquisição de material callefi por forma a resolver o problema dos residuos na agua, purga,etc(material obrigatorio por forma a manter a garantia da caldeira);
    -Aquisição de material da connex(bicones,etc);

Ponto de situação:

-Os radiadores estã colocados + acrescentos em tubo de cobre 15mm feitos, por forma a ligar a valvulas termoestaticas aos novos radiadores;

Pontos em falta:

-Lavagem do circuito de aquecimento;
    -instalação da caldeira + material callefi;
    -Colocação em serviço;
    -Testes;

Vou tentar aproveitar as proximas semanas para concluir o trabalho.
    Venham dai esses comentarios e questões.

Obrigado

Cumprimentos

O gas para mim não é solução uma vez que não existe gas canalizado onde moro
  11.  # 11

Viva,

Em minha opinião, as duas melhores solucções para a fonte de energia termica são:

-Caldeira mural a gas natural;
    -Bomba de calor Mitsubishi ecodan/zubadan monobloco ou Panasonic Aquarea monobloco;

Em termos de emissores termicos, a minha escolha vai para:

-Quinn radiators modelo Sensa;

Cumprimentos

Marco Oliveira
  12.  # 12

Colocado por: mosh1021Viva,

Em minha opinião, as duas melhores solucções para a fonte de energia termica são:

-Caldeira mural a gas natural;
    -Bomba de calor Mitsubishi ecodan/zubadan monobloco ou Panasonic Aquarea monobloco;

Em termos de emissores termicos, a minha escolha vai para:

-Quinn radiators modelo Sensa;

Cumprimentos

Marco Oliveira

tenho receio da bomba de calor por causa dos custos da electricidade... a despesa anual com electricidade passa os 800euros
  13.  # 13

Colocado por: codedmindAgradecia as fotos.

aqui está uma, a de 18kw da solzaima, posso dizer que aquece 114 elementos radiadores
      SAM_6062.JPG
  14.  # 14

a maquina por dentro...

segunda acabo de instalar uma de 24kw...posso postar aqui depois
      SAM_6045.JPG
  15.  # 15

Colocado por: ins.Brunoa maquina por dentro...

segunda acabo de instalar uma de 24kw...posso postar aqui depois
      SAM_6045.JPG

Como é a limpeza da mesma? É automatica e depois tem a gaveta para despejar as cinzas? É necessário mais algum tipo de limpeza?
  16.  # 16

tem limpeza automatica, vem com tudo, apenas basta tirar a caldeira a gasoleo e instalar esta

https://www.youtube.com/watch?v=cedTuNjesvI

tem aqui a caldeira, o fabricante é a solzaima, mas neste caso mudou apenas o nome

esta de 18kw está a bom preço, 3400 euros já com iva e oferta do silo até março penso, o que dá 30% desconto e oferta do silo que custa 900 euros+iva
  17.  # 17

Parece-me bem, não faz os 95% mas... esta tambem trabalha com "azeitona"?
  18.  # 18

Colocado por: codedmindParece-me bem, não faz os 95% mas... esta tambem trabalha com "azeitona"?

.

e o preço dela é 3400 euros, não 3230...basta ir a uma loja perto de si que tenha solzaima e negociar. paga a pronto pagamento e tem desconto em principio.
  19.  # 19

tambem aceita caroço de azeitona

http://www.solzaima.pt/pdfs/solzaima_cc_PT.pdf
  20.  # 20

Viva,

Ora aqui estão alguns dos nomes utilizados para descrever esta caldeira que a solzaima comercializa(não sei se a produz).

Solzaima Caldeira automatica SZM 18,24 e 30kw
    Greenheiss A Black 18,24 e 30kw
    Sime C-Black C-18 Kw
    Sime C-Black C-24 Kw
    Sime A-Black 18,24 e 30kw

No site da Greenheiss não existe nenhuma referencia a esta caldeira. As caldeiras que lá estão mencionadas tambem não são feitas por eles, são da "Ponast".

@Codedmind

"...tenho receio da bomba de calor por causa dos custos da electricidade... a despesa anual com electricidade passa os 800euros..."

Mande fazer um estudo das perdas termicas da habitação. Assim fica a saber quais são as soluções que se puderam enquadrar melhor na sua situação.

Cumprimentos

0.0228 seg. NEW