Colocado por: jorgealves
mas menos duradoura,
o tubo que vai do recuperador até ao deposito de inercia não pode ser em plástico, pode ser em cobre ou em aço inox recartilhado.
Colocado por: flipeytem ideia de quantos anos
se fizer uma "fogueira" bem forte em que a temperatura chegue a 150ºC,
deve durar uns 10 minutos,
NUNCA se pode usar tubo não metálico e com grande coeficiente de dilatação em recuperadores.
Colocado por: flipeyeu estava só a referir-me à temperatura que depois sai para os radiadores
Colocado por: jorgealveso tubo que vai do recuperador até ao deposito de inercia não pode ser em plástico
Colocado por: rui moreira
Colocado por: flipeyQuando eu me refiro à tubagem em pex refiro-me à tubagem que faz o circuito do depósito aos radiadores.
tipo isto
Colocado por: flipeyMantenho em todo o caso a dúvida sobre se valerá a pena poupar alguns trocos (nem faço ideia da diferença de valores) face ao desgaste que essa tubagem possa vir a sofrer pelas temperaturas da água no circuito.
com pex não sei se poupa alguma coisa além da mão de obra, mas fica um trabalho "pouco limpo"(tal como aquele que postei), além de não poder levar qualquer isolamento térmico que vai fazer subir o consumo energético da caldeira,mesmo com as portas abertas tem lá dentro 20ºC quando 1 metro ao lado esta 6ºC
imagine que aquela foto é de uma casa tecnica que esta na rua e mesmo com as portas abertas tem lá dentro 20ºC quando 1 metro ao lado esta 6ºC,
em resumo na casa da caldeira esta-se melhor que dentro da habitação.
Colocado por: catia.quintela63
gostava de saber se não se deve fazer o isolamento do recuperador com lã de rocha, então o que se deve utilizar?
Colocado por: JO depósito será suficiente para evitar que a temperatura atinja por exemplo os 80 graus?
Estando o Recuperador a funcionar várias horas, se a lenha for bem seca, mesmo com o depósito não corro o risco de ter temperatura a mais na instalação?
Depois do depósito ainda preciso de uma válvula termoestatica? Ou por outro lado, posso aplicar uma válvula termostatica para controlar a temperatura? Se sim o que acontece ao excedente de água quente?
Colocado por: JBom dia,
Como depósito de inercia, posso usar o acumulador dos painéis solares? Neste caso a água entraria para o depósito ou para a serpentina de aquecimento complementar?
Colocado por: JComo depósito de inercia, posso usar o acumulador dos painéis solares?