Bom dia, Ando a par com um problema há uns 2 ou 3 anos, praticamente desde que comprei a casa e começou de forma tímida, ou seja, de uns pontos de bolor preto até chegar ao ponto de ter água a pingar para dentro de casa. O sítio, é no meu quarto, no canto, onde passa a chaminé da lareira. Este ano, tem chovido bem e tem feito vento, às vezes, muito forte. Eu e o empreiteiro fomos ver e deparamo-nos com uma racha na chaminé, na parte à volta do tubo metálico. Isolou-se com um composto preto e não vendo mais nada por fora, julguei ter ficado resolvido. Olhamos por dentro do sotão e apenas vi uns tijolos assim meio humidos na zona onde toca com as telhas, mas nem todos estavam assim. Tirei algumas fotos.
Aquele pátio exterior tem a tinta ainda boa, apesar de escurecida. Ainda está bastante aborrachada e sem fissuras.
Na ligação entre as duas casas, não se vêm fissuras exteriores. A minha casa tinha sido rebocada e pintada por fora antes da outra ter sido construída. Quando a comprei, ainda não estava feita a do lado, era um terreno vazio. Mas no 1º ano já tive bolor naquele canto do quarto, ainda que sem água a pingar.
Passaram duas semanas, novas chuvas e ventos fortes e voltou a pingar dentro do quarto.
Fomos novamente ao sotão, ao pé da chaminé e colocou-se uma "pingadeira" , uma rede com um composto de resina à volta, fazendo um chapéu e impedindo a chuva de entrar de lado dentro do tubo da lareira, pois iria escorrer por dentro até chegar á zona da placa, por onde acumularia e entraria dentro de casa. Colocou-se também essa pingadeira no tubo, aumentando a altura dele contra o chapeu da lareira. Dificilmente a àgua entraria.
Só que desta vez, tirei fotos e reparei que os tijolhos da parede lateral da minha casa com os vizinos estão ainda mais molhados e o chão da placa também. E bastante, creio. É curioso que até se vêm pingas de água a escorrer.
Eu já tive outros sotãos e nunca vi água lá dentro, nem paredes molhadas. O empreiteiro diz que é normal a telha absorver água e passa-la para os tijolos. Pois eu acho que o sol e a chuva quando nascem é para todos e para todos os telhados, o que não explica porque é que outras paredes estão completamente secas! Até admito que pudesse haver uma humidadezinha mínima nas telhas de canto, mas nunca ao ponto de ver escorrer ou de ter a placa da casa com água. Só pode haver um problema na zona onde a telha "casa" com o fim da casa, ou seja, as telhas de canto. Para além dos tijolos molhados, o cimento está escuro da água e nalguns sítios até está com, parece-me, verdete.
E por onde me parece que se pode ver bem a água a escorrer de cima até à placa... na parede do sotão que está por cima do quarto e que dá com a casa vizinha. Se a agua entrasse pela chaminé, ia ter por dentro da chaminé até à placa, mas nunca escorreria pelas telhas abaixo. Acho que a força da gravidade explica isso. O cimento está molhado, escurecido. Os tijolhos também. Duas semanas antes, a placa estava seca neste canto e mesmo assim, já tinha infiltração no quarto !!
O que é a rufagem ? Se fôr o "arranjo" dos tijolos à volta da chaminé, quere-me parecer que não é o mais bonito, realmente. Mas, pode criar problemas ?
Em relação ao problema concreto da infiltração, o que pode ser ? É normal ter paredes de tijolo molhadas no sotão ?