Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 23 fevereiro 2014

# 21

Cave feita com blocos? Boa sorte com as infiltrações!
  1.  # 22

Boas,

Colocado por: euCave feita com blocos? Boa sorte com as infiltrações!

O objectivo do tópico não é esse, no entanto, obrigado pela sua preocupação!

Cumpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  2.  # 23

Colocado por: DOGMAAndei numa obra na zona de Loures em tinha esse tipo de ventilação...mais de 100m2 de área.

Não sei qual é a marca.

Após entrar em contacto com o membro que tem a moradia em Loures, este deu-nos permissão de colocar aqui algumas fotos tiradas hoje às 9:30 da cave que está dividida em 2 salas.

Sala das máquinas com janela virada a sul:

Segunda sala:

www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, pedromdf
  3.  # 24

Parece-me que cumpre a função... pena ali uma infiltraçãozita numa das janelas. Qual foi a marca utilizada de lightshaft?
  4.  # 25

Fixe fixe é o ferrari lá ao fundo...
    #34#
  5.  # 26

Colocado por: DOGMA
    e...serve??

Parece-me que sim. No nosso caso conseguimos ter 2 janelas directas para o exterior junto à laje do tecto da cave e iremos propor, após falarmos com o cliente, mais 5 destas. Vamos lá ver se vai para a frente esta $olução.

www.gabineteop.com
  6.  # 27

Colocado por: Pedro BarradasParece-me que cumpre a função... pena ali uma infiltraçãozita numa das janelas. Qual foi a marca utilizada de lightshaft?

Não perguntei, mas parece ser MEA. Mas uma coisa é interessante... primeira fotografia da marca aplicada pelo proprietário da moradia de Loures:

segunda fotografia do site colocado no início do tópico:

Parece-me que são iguais alterando apenas a marca do vendedor.

www.gabineteop.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  7.  # 28

Bom aqui fica o resultado, plenamente satisfatório, da utilização deste sistema para iluminação e ventilação de caves. Foram usadas 5 destas janelas mais 2 normais de reduzida altura e que se vê na última imagem
      2016_07_12%2016_01_48.jpg
      2016_07_12%2016_01_56.jpg
      2016_07_12%2016_02_51.jpg
  8.  # 29

Colocado por: Gabinete OPBom aqui fica o resultado, plenamente satisfatório, da utilização deste sistema para iluminação e ventilação de caves. Foram usadas 5 destas janelas mais 2 normais de reduzida altura e que se vê na última imagem

Pode partilhar qual a solução escolhida, sypro ou aco, e uma ideia do custo?
  9.  # 30

Quando custa um kit destes?
  10.  # 31

A marca escolhida foi a sypro / MEA ( http://www.mea-group.com/en/building-products/products/plastic-light-wells/meamax ) e o custo para janelas de 1 x 1 m foi de aproximadamente 700 euros cada já com instalação.
    O nosso cliente chegou no entanto a receber orçamentos para a construção da moradia de outros empreiteiros em que este iten no mapa de quantidades com instalação custava metade.
  11.  # 32

Alguém tem alguma opinião sobre a criação de pátios ao nível da cave para garantir iluminação natural nessa mesma cave?
    Por exemplo, se repararem esta zona do lado direito da imagem vê-se um terraço na cave:

que resultou em algo como isto (visto por dentro):

Será uma opção demasiado arriscada em termos de infiltrações e afins? Aqui não há soluções como essa da MEA, imagino que seja tudo feito com recurso a alvenaria normal (com toda a impermeabilização necessária e escoamento adequado de águas pluviais).
  12.  # 33

Como tudo na vida , tem se ser bem feito.

Eu vou fazer um buraco assim

Para permitir isto
  13.  # 34

Eu tenho previsto isto ...
      Untitled.png
  14.  # 35

rabino, meta a solução que o Gabinete OP mostrou. Existe à venda em Portugal da ACO.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rabino
  15.  # 36

Cada caso é um caso e depende de vários factores como envolvente, orientação solar, uso a dar, etc.
    No caso do Callinas percebe-se que aquela zona irá fazer parte da ligação interior / exterior tendo acesso.
    No caso do rabino, essa opção será mais parecida com a que coloquei dos lightshafts já feitos. Terá de perguntar ao seu técnico se é preferível uma solução como a que mostra ( sem acesso ao exterior ) e que pode ter várias condicionantes que só o seu projectista é que sabe, ou se seria preferível uma solução com o sistema já feito.
    Temos algumas moradias, principalmente mais contemporâneas, em que se optou por ter a solução que apresentou nas fotografias por forma a trazer iluminação / ventilação bem como o exterior para o interior da moradia.
    Estamos neste momento com 2 projectos de moradias contemporâneas com estas soluções. As fotografias com os lightshafts que apresentei eram de uma moradia muito tradicional.

Foto da cave com jardim de inverno e foto da guarda em vidro para protecção desta zona vazada.
    Concordam com este comentário: Anonimo09092021
      DSC00958.jpg
      DSC00093.jpg
  16.  # 37

Gosto da foto.
    Estamos a falar de um tipo fosso e não as janelas da ACO, certo?
  17.  # 38

Certo
  18.  # 39

Obrigado.
    A cave desta moradia ficou com o mesmo tipo de acabamentos do resto da moradia ao contrário das outras fotografias que mostrei anteriormente dos lightshafts em que a cave ficou com um acabamento menos rico que o resto da moradia.
    • pjf
    • 13 setembro 2016

# 40

Colocado por: Gabinete OPaproximadamente 700 euros cada já com instalação.
    E esta marca conheçe?
      image11.jpeg

0.0212 seg. NEW