Iniciar sessão ou registar-se
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 1

Andava por aqui a ver umas coisas quando dei de caras com isto:

http://kotly.com/Hot_water_air_heater_Volcano_VR_1_-_30_kW,479.html

Isto pode ligar-se a um recuperador de calor, ou uma caldeira a lenha ou pellets, como se de um radiador se tratasse?
    Qual o consumo do motor da ventoinha? É significativo ou nem por isso?
    Uma coisa destas equivale a quantos elementos de radiador?

Alguém conhece, ou já viu a trabalhar?
  1.  # 2

Colocado por: SmaugAlguém conhece, ou já viu a trabalhar?

sim, é a solução que se usa para aquecer naves industriais,
    • MDA
    • 23 fevereiro 2014

# 3

Ja vi ca em Portugal e a verdade é que havendo calor este sistema aquece bem rapido.
    Não passa de um radiador parecido com os do automoveis com uma ventoinha acoplada, na verdade trata-se de uma tecnologia bem simples.
    Para alem da unidade vai precisar de bomba circuladora e uma unidade de controlo para fazer o arranque da bomba e do ventilador.
    Considero uma boa solução.
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 4

Mas acham que será possível ligar isto a um recuperador de calor para manter uma cave/garagem aquecida?
    Ou iria exigir muito do recuperador? Alguém consegue fazer o calculo aproximado de a quantos elementos de radiador corresponderá uma maquina destas?
    • MDA
    • 23 fevereiro 2014

# 5

Eu acho que sim!
    Um recuperador normal tem sempre mais de 20KW este termoventilador tem capacidade de emitir 30KW, ou seja podem funcionar bem um com o outro com a ajuda de mais alguns acessorios. Alem disso este tipo de ventiladores pode trabalhar com temperaturas mais baixas que os radiadores, o que em certas circunstancias pode significar maior rendimento do conjunto.
    Agora se isso vai chegar para aquecer uma cave, não sei, pois o tamanho pode variar, o isolamento tambem, e a Ventilação tambem, mas olhando para uma cave tipica de 75 a 100m2 sem grandes buracos ou perdas de calor, com o sistema a funcionar em pleno em pouco tempo esta a suar.
  2.  # 6

Colocado por: jorgealves
    sim, é a solução que se usa para aquecer naves industriais,
    yup à uns tempos meti 2 mas electicos akilo mama como gente grande
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 7

Meteu dois "termoventiladores" semelhantes a este mas apenas electricos? Parece me normal que consumam muito, se um pequeno para aquecer um wc ja consome que se farta...

Por acaso fiquei curioso com a maquineta. Se soubesse que cumpriria a função ligado a um recuperador a agua estava tentado a meter uma brincadeira destas...
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 8

E qual a fonte de calor para alimentar estas coisas numa fabrica?
  3.  # 9

Colocado por: SmaugMeteu dois "termoventiladores" semelhantes a este mas apenas electricos? Parece me normal que consumam muito, se um pequeno para aquecer um wc ja consome que se farta...

Por acaso fiquei curioso com a maquineta. Se soubesse que cumpriria a função ligado a um recuperador a agua estava tentado a meter uma brincadeira destas...
    nao foi 2 electricos c 30 kw cada nuns pavilhoes
  4.  # 10

sao electricos c resistencias
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 11

Colocado por: DOGMAAs pessoas só inventam.

Não percebi.
    • Smaug
    • 23 fevereiro 2014

# 12

Ok. Mas porque considera que não funciona, ou porque acha que obriga a um grande consumo de lenha ou simplesmente porque não acha que seja funcional?

0.0154 seg. NEW