Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: leomartiQuem falou em servidores?? Disse que não existia aplicação de programação do sistema KNX para nenhuma plataforma que não seja windows. Vc, conhece alguma?? Eu, de poda, não percebo mesmo nada!! Mas pelos vistos, vc percebe.

no Ets4 existe uma versao gratuita que pode programar até 20 participantes, a partir de 30 de março vai ser apresentado o ets5....
  2.  # 22

Pode-se deduzir do fórum que
    KNX, é mais caro, mas o sistema é aberto, no futuro podemos fazer upgrade com qualquer empresas que trabalhe com KNX
    Mordomus é solução mais barata, mas só podemos fazer upgrades através da empresa Mordomus, mas cada modulo extra continua a ser mais barato.
    De resto têm as mesmas funcionalidades.

Está correcto ?
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 23

Colocado por: leomartiQuem falou em servidores?? Disse que não existia aplicação de programação do sistema KNX para nenhuma plataforma que não seja windows. Vc, conhece alguma?? Eu, de poda, não percebo mesmo nada!! Mas pelos vistos, vc percebe.

Penso que se estaria a referir a Aplicações que controlassem equipamentos KNX. E isso sim existe para Linux/Macs.
  4.  # 24

Colocado por: franciscoclementPode-se deduzir do fórum que
    KNX, é mais caro, mas o sistema é aberto, no futuro podemos fazer upgrade com qualquer empresas que trabalhe com KNX
    Mordomus é solução mais barata, mas só podemos fazer upgrades através da empresa Mordomus, mas cada modulo extra continua a ser mais barato.
    De resto têm as mesmas funcionalidades.

Está correcto ?

De certo forma sim, está correcto.

Penso que o sistema Mordomus, é baseado em Autómatos. O sistema fechado deles é apenas o software. Quem perceber de automação, pode fazer uma sistema de domótica "fechado".
  5.  # 25

Colocado por: Lurgee

De certo forma sim, está correcto.

Penso que o sistema Mordomus, é baseado em Autómatos. O sistema fechado deles é apenas o software. Quem perceber de automação, pode fazer uma sistema de domótica "fechado".

ainda gostava que me explicassem para quê que querem reinventar a roda? Se querem mordómus comprem o sistema completo deles interface de programação e visualizaçao, mas agora andarem a inventar ler prótócólos para escrever um programa que já existe????? não percebo a ideia.

baseado em automátos não sei o que quer dizer?

isto é e sempre será um sistema propriatário ou fechado fica sempre um sistema fechado e só trabalhará com módulos deles.

mais baratos os módulos?? não sei se serão o Knx são centenas de marcas compátiveis entre elas, se não quer investir 560€ num actuador da ABB investe 250€ num da MDT são quase iguais usam o mesmo prótócólo e só se difere ciam em certas funçoēs que muita gente nem utiliza e muda um pouco na estética mas o quadro depois de fechado não se vê nada.

em questão à visualização na Mordómus utilisa a deles e ponto. no KNX tem centenas à escolha.

to be continued....
  6.  # 26

Colocado por: carlosloainda gostava que me explicassem para quê que querem reinventar a roda? Se querem mordómus comprem o sistema completo deles interface de programação e visualizaçao, mas agora andarem a inventar ler prótócólos para escrever um programa que já existe????? não percebo a ideia.

Ninguém falou em criar um novo, foi para dar uma ideia, como funciona o Mordomus.
    Colocado por: carloslobaseado em automátos não sei o que quer dizer?

Quis dizer que os automatos usam um linguagem "aberta"/standard, pode comprar um autómato e programa-lo.
    Colocado por: carlosloisto é e sempre será um sistema propriatário ou fechado fica sempre um sistema fechado e só trabalhará com módulos deles.
    Ninguém disse o contrário.

De resto concordo consigo. Nunca comparei soluçoes iguais. Mas não creio que KNX seja tão mais barato que o Mordomus, como pode fazer parecer. Temos é que juntar as vantagens de ter um sistema KNX.
  7.  # 27

Colocado por: Lurgee
    Ninguém falou em criar um novo, foi para dar uma ideia, como funciona o Mordomus.

Quis dizer que os automatos usam um linguagem "aberta"/standard, pode comprar um autómato e programa-lo.
    Ninguém disse o contrário.

De resto concordo consigo. Nunca comparei soluçoes iguais. Mas não creio que KNX seja tão mais barato que o Mordomus, como pode fazer parecer. Temos é que juntar as vantagens de ter um sistema KNX.

tem aqui um actuador de 12 saidas KNX a 239€

http://www.eibmarkt.com/cgi-bin/eibmarkt.storefront/5321e68f012c5482274c4debae38067f/Product/View/N000200

apresentem-me o preço de um da Modómus.....
  8.  # 28

Colocado por: carlosloapresentem-me o preço de um da Modómus.....

Eu? :) ...
  9.  # 29

O porquê de ter escolhido para minha casa o protocolo knx, tal como está neste site, "os números falam por si..." (se forem verdade claro... e os que interessam são os últimos valores, as poupanças é relativo quanto a mim)

http://www.smartcube.pt/porque-knx-.html

Não sei se posso colocar aqui um link, se não puder peço desculpa, mas o site não deixa copiar o conteúdo, e escrever tudo não é prático... e como tenho visto noutros tópicos links...

Tal como o carloslo disse, o knx não tem de ser caro obrigatoriamente, eu pedi 8 orçamentos e de inicio como não fazia a minima ideia que protocolos existiam pedi orçamentos para domótica no geral e obtive um de Mordomus mais caro que knx...

Peçam orçamentos enquanto não se pagarem é uma mais valia para nós... acho que inicialmente o mordomus era para quem queria domótica e não tinha dinheiro para o Knx, como a concorrência é sempre saudável, penso por serem mais de 300 fabricantes de knx a concorrência é maior e os preços tendem a descer, depois está associado às grandes marcas e estas tendo em conta o volume de negócios que têm, têm muito mais margem para descer preços... Tenho um amigo que há uns anos colocou Mordomus porque não conseguiu chegar ao KNX, mas está satisfeito e não tem qualquer problema até à data e faz tudo aquilo que queria e poupou muito dinheiro, por isso cada caso é um caso. Tendo em conta os valores do knx hoje em dia acho que não compensa minimente o Mordomus, mas isto é apenas uma opinião pessoal, sei de pessoas que o têm e estão felizes...

Um abraço a todos
    Concordam com este comentário: carloslo
  10.  # 30

Colocado por: eusejam de braga ou de munique, não prestam...
    mau afinal quem é que anda a falar mal de braga?!!?!?!
      135.jpg
    • eu
    • 13 março 2014

# 31

Gajos mortos não metem medo a ninguém...
    Concordam com este comentário: carloslo
  11.  # 32

Colocado por: euGajos mortos não metem medo a ninguém...

nem os que estão vivos.... essa de Chuck Noris é só.nos filmes :)
  12.  # 33

Colocado por: franciscoclementVou instalar sistema de Domotica em casa em construção e continuo com duvidas em qual sistema escolher. Já me disseram que Mordomus é sistema fechado e que é difícil arranjar interruptores, por outro lado já ouvi dizer que sistema KNX é mais caro e menos seguro, pois é universal e hackers conseguem aceder ao software e abrir portas.

Gostaria saber de pessoas que tenham estes sistemas ou empresas que já tenham instalado quais as vantagens e desvantagens de cada um destes sistemas de Domótica.
    obrigado

Caro franciscoclement,
    Declaração de interesse: Sou representante de uma multinacional com 30 anos a desenvolver exclusivamente sistemas de domótica (+10 anos que o EIB/KNX), de fiabilidade, velocidade de funcionamento, qualidade e garantias superiores aos mencionados.
    Nota: O EIB/KNX é um protocolo de comunicação, a Mordomus é uma marca portuguesa de software de domótica. Seguramente quem lhe propõe um sistema EIB/KNX tem de lhe indicar também uma ou mais marcas.

Deixe-me dizer-lhe que nada tenho contra ambos, bem pelo contrário, todos trabalhamos para melhorar o mercado da domótica, pelo menos eu tento, simplesmente comercializo um sistema de maior qualidade. A maioria dos comentários que li, para além de não o ajudarem em nada, só revelam que algumas pessoas devem fazer um esforço para melhorarem a comunicação. Não consigo entender como é que dizer que os outros são todos iguais e não prestam ajudam a perceber o que há de melhor noutro...
    Quem fez aqui comentários a defender um ou outro sabe perfeitamente que as marcas de domótica com protocolo próprio (e não fechado) não funcionam todas da mesma forma nem têm todas a mesma fiabilidade.

A questão dos interruptores: é possível instalar domótica com botões de pressão convencionais (não domóticos) de qualquer marca do mercado, com o sistema Mordomus creio que têm de ser mesmo os interruptores que eles comercializam...
    Os hackers: Esta questão coloca-se no caso de pretender aceder á instalação remotamente. Nada é 100% seguro. Direi para escolher sistemas que não dependam de servidores externos para aceder a sua casa. No meu caso recomendo que tenha um IP próprio para sua casa e que aceda por VPN com uma ligação encriptada, assim será mais seguro (nunca 100%). De qualquer forma os hackers normalmente procuram aceder a grandes volumes de informação, não casas isoladas mas...

Qualquer protocolo/sistema de domótica tem vantagens e desvantagens, o EIB/KNX não é excepção mas para resumir, o EIB/KNX é programado de forma descentralizada e necessita de um programador "ultra especializado" que normalmente não é da empresa que instala o sistema em sua casa. A Mordomus é um sistema de programação centralizada baseado num PC que trabalha sobre Windows (no fundo é a informática a controlar a casa), em que a programação é intuitiva e poderá ser feita por si.
    Se pretende mais fiabilidade eu diria para optar pelo KNX, se pretende economizar opte pela Mordomus.

Após a escolha recomendo que desde logo, escolhendo KNX, garanta que fica com toda a programação bem documentada e em sua posse. Entretanto informe-se de quem, perto de si, poderá programar no futuro, é que nesse mercado (EIB/KNX) apenas o protocolo é verdadeiramente aberto.
    Se pender para a Mordomus recomendo que leia atentamente o contrato de fornecimento/instalação que lhe é apresentado antes de adjudicar e visite pelo menos uma obra com esse sistema...

Poderia estar a fazer considerações comparativas com a marca que represento, mas como a sua questão foi objectiva, um sistema ou outro, apresentei-lhe o ponto de vista de uma terceira parte.
    Espero ter contribuido, cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro, TiZedaMotinha
  13.  # 34

Uma boa intervenção que contrasta bastante com algumas, em especial as que brincam com post,s com fotos de artistas ...

Colocado por: carlosloPoderia estar a fazer considerações comparativas com a marca que represento,
    A marca que representa podemos programar com facilidade ? Sendo melhor é muito mais cara ?
    Só estou a fazer as perguntas porque daqui a algum tempo pretendo refazer aqui os mesmo sistemas caseiros e arcaicos ...
    Tem representante no Algarve ?

Obrigado
  14.  # 35

Colocado por: Jorge Santos - FaroUma boa intervenção que contrasta bastante com algumas, em especial as que brincam com post,s com fotos de artistas ...

A marca que representa podemos programar com facilidade ? Sendo melhor é muito mais cara ?
    Só estou a fazer as perguntas porque daqui a algum tempo pretendo refazer aqui os mesmo sistemas caseiros e arcaicos ...
    Tem representante no Algarve ?

Obrigado

Caro Jorge Santos, obrigado desde já pelo seu comentário, agradecimento e interesse.

Apesar de trabalhar "apenas" com uma marca tem várias possibilidades de instalação, adaptáveis em função do utilizador e/ou do edifício. Centralizado ou descentralizado;
    Desde a instalação com todos os circuitos a retornar ao quadro comandando com botões de pressão convencionais;
    Igual á anterior mas com cockies atrás dos botões de pressão (tipo KNX) que os coloca diretamente no BUS a funcionar a 1 Mbit/s;
    Tudo com as consolas da marca diretamente no BUS;
    Ou misto em que combina botões de pressão convencionais com consolas gerais da marca ou um tablet por exemplo.

Programação: Direi que a nossa domótica tem um software de configuração (mais do que de programação) muito "amigo do utilizador", qualquer pessoa que trabalhe com um PC pode rapidamente dominar o seu funcionamento de qualquer forma não recomendamos ao cliente final tentar fazer por si, recomendamos sempre que trabalhe com um dos nossos instaladores certificados ou que em última alternativa que frequente uma das nossas formações.

Preço: O que lhe digo é que a relação qualidade-preço é a melhor do mercado. Para ser prático digo o valor da base... Temos uma solução de Kit Base pré configurado, contém uma 1 Central de domótica com:
    1 Fonte de alimentação interna
    32 entradas de contacto seco
    2 entradas para sensor analógico
    24 saídas a relé de 10A
    8 saídas dimmer 0-10V
    2 entradas de BUS
    1 Conexão USB
    1 Conexão Ethernet
    +
    1 Consola geral em metal com 16 botões configuráveis e personalizáveis
    10 metros de cabo BUS (para conectar a consola á central).
    1 Tablet de 7" e respectiva licença de Software para controlar o sistema
    3 anos de garantia

Esta solução foi pensada para um T3 em que se pretende sobre tudo controlar iluminação, estores, eventualmente alguns circuitos de climatização em que se pretende manter os níveis fiabilidade e qualidade. Esta central está dentro de uma caixa metálica de instalação simples. Comandará localmente com os botões de pressão convencionais (não incluídos). Tem um PVP recomendado inferior a 6000€. É no entanto possível no futuro incrementar e incorporar mais periféricos como, vídeo porteiros, Havac, sensores... tudo multimarca, algumas marcas já por IP.

Algarve: Podemos falar sobre esse assunto, representante propriamente dito não, temos é alguns instaladores certificados.

Se pretender evoluir este contacto indique-me um endereço de e-mail, eventualmente um contacto telefone que terei todo o gosto em enviar-lhe mais info e agendar reunião.
    Cumprimentos e mais uma vez obrigado.
  15.  # 36

Algo que se calhar nao consideraram... e se o sistema de domotica der o berro? Voces conseguem abrir as persianas?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro2010
  16.  # 37

Colocado por: ceacAlgo que se calhar nao consideraram... e se o sistema de domotica der o berro? Voces conseguem abrir as persianas?
    Com un centimetro de fio consegue , se o problema for da domotica.
  17.  # 38

Colocado por: rodriguesantos

Caro Jorge Santos, obrigado desde já pelo seu comentário, agradecimento e interesse.

Apesar de trabalhar "apenas" com uma marca tem várias possibilidades de instalação, adaptáveis em função do utilizador e/ou do edifício. Centralizado ou descentralizado;
    Desde a instalação com todos os circuitos a retornar ao quadro comandando com botões de pressão convencionais;
    Igual á anterior mas com cockies atrás dos botões de pressão (tipo KNX) que os coloca diretamente no BUS a funcionar a 1 Mbit/s;
    Tudo com as consolas da marca diretamente no BUS;
    Ou misto em que combina botões de pressão convencionais com consolas gerais da marca ou um tablet por exemplo.

Programação: Direi que a nossa domótica tem um software de configuração (mais do que de programação) muito "amigo do utilizador", qualquer pessoa que trabalhe com um PC pode rapidamente dominar o seu funcionamento de qualquer forma não recomendamos ao cliente final tentar fazer por si, recomendamos sempre que trabalhe com um dos nossos instaladores certificados ou que em última alternativa que frequente uma das nossas formações.

Preço: O que lhe digo é que a relação qualidade-preço é a melhor do mercado. Para ser prático digo o valor da base... Temos uma solução de Kit Base pré configurado, contém uma 1 Central de domótica com:
    1 Fonte de alimentação interna
    32 entradas de contacto seco
    2 entradas para sensor analógico
    24 saídas a relé de 10A
    8 saídas dimmer 0-10V
    2 entradas de BUS
    1 Conexão USB
    1 Conexão Ethernet
    +
    1 Consola geral em metal com 16 botões configuráveis e personalizáveis
    10 metros de cabo BUS (para conectar a consola á central).
    1 Tablet de 7" e respectiva licença de Software para controlar o sistema
    3 anos de garantia

Esta solução foi pensada para um T3 em que se pretende sobre tudo controlar iluminação, estores, eventualmente alguns circuitos de climatização em que se pretende manter os níveis fiabilidade e qualidade. Esta central está dentro de uma caixa metálica de instalação simples. Comandará localmente com os botões de pressão convencionais (não incluídos). Tem um PVP recomendado inferior a 6000€. É no entanto possível no futuro incrementar e incorporar mais periféricos como, vídeo porteiros, Havac, sensores... tudo multimarca, algumas marcas já por IP.

Algarve: Podemos falar sobre esse assunto, representante propriamente dito não, temos é alguns instaladores certificados.

Se pretender evoluir este contacto indique-me um endereço de e-mail, eventualmente um contacto telefone que terei todo o gosto em enviar-lhe mais info e agendar reunião.
    Cumprimentos e mais uma vez obrigado.
    Só se esqueceu de dizer qual é a marca! Ou fui eu que não vi?
  18.  # 39

Pense nesta solução: smarthings.com

Usa vários protocolos, compra o que quiser ao seu gosto e para todos os preços, e sai bem mais barato do que os sistemas habituais.
    Concordam com este comentário: Sessenta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FabulosaMagnolia
  19.  # 40

Colocado por: ceacAlgo que se calhar nao consideraram... e se o sistema de domotica der o berro? Voces conseguem abrir as persianas?

ceac, essa é uma questão muito interessante. Terei muita curiosidade em ver as respostas de alguns membros.

Existem várias formas de prevenir essa situação antes da instalação, desde logo uma delas, a mais simples, é não colocar todos os circuitos controlados pela domótica.

Antes de responder diretamente coloco-lhe uma questão: Imagine que tem persianas (elétricas ou mesmo das antigas, de fita) e não tem domótica, se a fita partir ou no caso das eléctricas, se faltar a luz, como vai fazer? Tem de reparar/substituir... e aqui é que é importante analisar que tipo de equipamentos compra e a quem compra, antes de o fazer.

Respondendo agora diretamente: Supondo que tem todos os circuitos controlados pela domótica, e avaria um dos nossos módulos que controla 4 persianas, o que garantimos ao cliente é que no território em que tenhamos stock, garantimos que no próprio dia tem solução para o problema. Basta trocar esse módulo por outro igual, instalá-lo no mesmo lugar com os fios/cablagem do anterior, com o mesmo ID (rodinha) e nem necessita reconfigurar o módulo nem de reiniciar o sistema. De imediato ficará a funcionar. Um instalador faz isto sem dificuldades.
    Não sei se me coloca essa questão imaginando que o que falha é a própria central... nesse caso faz exatamente o mesmo que no módulo que referi, retira o cartão de memória da central antiga (tem um SD card interno - como um telemóvel, onde está toda a configuração), coloca esse cartão de memória na nova central, reinicia o sistema (no caso da central tem de reiniciar) e estará de novo a funcionar.
    No caso de falha do SD Card, normalmente recomendamos que o cliente fique com um suplente com a configuração inicial (igual á que está no 1º) para o caso de isso acontecer, de qualquer modo ficará sempre com a configuração em ficheiro, que poderá descarregar a qualquer momento para a central. Tendo um PC, pode ligar-se á central através da rede da casa wireless (local ou remotamente), por cabo ou via USB e descarregar o ficheiro.

No entanto deixe-me dizer-lhe que a TELETASK tem 30 anos e assume na sua comunicação (pode ver em Teletask.eu) que em 30 anos nenhum cliente pagou qualquer reparação de equipamentos, como representante oficial e exclusivo da marca para Portugal e PALOP tenho indicações para substituir qualquer equipamento com falhas para análise e a não ser que seja por má utilização ou danos grosseiros não cobraremos nada.
    Complemento dizendo que em 6 anos de produto instalado em Portugal os únicos problemas que tivemos foram com fontes de alimentação que protegem o sistema contra picos de tensão.

A qualidade é a preocupação nº1.
    Obrigado pela sua questão, espero que os meus esclarecimentos tenham sido claros.
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro

0.0267 seg. NEW