Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Pessoal,

Vamos lá a acalmar. Eu pedi ajuda. Não precisamos de estar aqui com conversas paralelas e ataques.
    Agradeço os comentários de todos menos os que fazem tudo menos responder ao que se pretende. Existem uns quantos neste fórum, nisso concordo plenamente com o Jorge Santos - Faro.

Existem outros fóruns e até consultórios onde podem expor os vossos problemas e frustrações pessoais. Aqui não é esse lugar.

Mais uma vez obrigado pela vossa ajuda, a de alguns tem sido bastante útil ;)
  2.  # 42

Colocado por: nribasEu pedi ajuda.

RTIEBT.
  3.  # 43

Colocado por: pedromdfRTIEBT

Obrigado. Fazes lembrar-me um dos meus professores da Faculdade. Quando lhe pediamos ajuda, mandava-nos carregar no F1. Nunca chegamos a perceber o que ele lá estava a fazer ;)
  4.  # 44

Se calhar os alunos é que nunca perceberam o que la andavam a fazer, pois uma pesquisa com as iniciais dadas pelo pedromdf, levava-o para onde pretende. Ele realmente ajudou!

Mas não vá dizer que ninguém ajuda...

http://w3.ualg.pt/~jmartins/RTIEBT.UE.pdf
  5.  # 45

Colocado por: treker666Se calhar os alunos é que nunca perceberam o que la andavam a fazer, pois uma pesquisa com as iniciais dadas pelo pedromdf, levava-o para onde pretende. Ele realmente ajudou!

Mas não vá dizer que ninguém ajuda...

http://w3.ualg.pt/~jmartins/RTIEBT.UE.pdf

Ajuda a quem é entendido na matéria ou tem bases ;)
    Não sei se o link é para o seu site, se for obrigado caro Jaime de Oliveira Neves Carvalho Martins (espero que o carapuço não lhe tenha servido). Acredite que os alunos perceberam, tanto perceberam o que lá andavam a fazer que alguns neste momento ultrapassaram de longe o professor. E nunca o professor chegará a esse patamar ;). Ele preferia ir beber café e tomar o pequeno almoço, dar aulas era chato :)

Tive bons professores, mas como em tudo na vida, alguns eram valentes nódoas e eles sim não percebiam o que era leccionar, porque ser bom no que se faz não significa ser bom a leccionar, mas olhe não me quero afastar do que realmente me é importante neste momento.

Obrigado pela ajuda.
  6.  # 46

Isto é o que diz o regulamento sobre o tema:

521.6 Numa conduta ou numa calha pode ser instalado mais do que um circuito desde que todos os condutores sejam isolados para a tensão nominal mais elevada dos circuitos em causa.
    Nota: Numa conduta ou num compartimento de uma calha apenas devem, em regra, existir condutores de um único e mesmo circuito (esta condição não se aplica aos circuitos de telecomunicação, de transmissão de imagens e do som, de sinais ou outros de serviços análogos).
    Quando se pretender colocar mais do que um circuito numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, recomenda-se que, para esses circuitos, se verifiquem, simultaneamente, as condições seguintes:
    a) todos os condutores estejam isolados para a mesma tensão estipulada;
    b) todos os circuitos tenham, a montante, um mesmo aparelho geral de comando e de protecção;
    c) os condutores de fase tenham a mesma secção ou quando de secções diferentes não difiram de mais do que três valores normalizados sucessivos (por exemplo, é admissível que condutores de fase de secções de 4, 6 e 10 mm2 estejam numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha);
    d) cada circuito esteja protegido, separadamente, contra as sobreintensidades (veja-se 43).
    É admissível colocar numa mesma conduta ou num mesmo compartimento de uma calha, os circuitos diferentes que alimentem um mesmo equipamento eléctrico desde que todos esses condutores sejam isolados para a tensão nominal mais elevada desses circuitos, recomendando-se que cada circuito seja protegido separadamente contra as sobreintensidades (são exemplos destes casos os circuitos de alimentação, de telecomando, de sinalização, de controlo e de medida de um equipamento - por exemplo um motor - comandado à distância).
    Recomenda-se que estas condições sejam também aplicadas aos cabos multicondutores com mais do que um circuito.
  7.  # 47

Em 1974 era assim:

DATA : Quinta-feira 26 de Dezembro de 1974
    NÚMERO : 299/74 SÉRIE I 1º SUPLEMENTO
    EMISSOR : Ministério da Economia - Secretaria de Estado da Indústria e Energia - Direcção-Geral de Energia

DIPLOMA / ATO : Decreto-Lei n.º 740/74 (Rectificações)
    SUMÁRIO : Aprova os Regulamentos de Segurança de Instalações de Utilização de Energia Eléctrica e de Instalações Colectivas de Edifícios e Entradas
    PÁGINAS : 1622-(1) a 1622-(108)

Art. 189.º Condutores constituintes de uma canalização. - 1. Uma canalização apenas poderá comportar condutores pertencentes ao mesmo circuito.
    2. Exceptuam-se do disposto no número anterior os casos seguintes:
a) Condutores de circuitos de telecomunicação exclusivamente adstritos à exploração do circuito considerado;
    b) Condutores de protecção, desde que sejam de tensão nominal não inferior à dos restantes condutores;
    c) Canalizações que exclusivamente comportem condutores de circuitos de tensão reduzida.
    3. Numa canalização não poderá, em regra, haver mais de um condutor da mesma fase.
    Comentários. - 1. Nos casos referidos no n.º 2 do artigo há que ter-se em atenção o disposto no artigo 187.º
    2. A razão pela qual não se permite, na maioria dos casos, a existência de mais de um condutor da mesma fase numa canalização resulta do facto de, se entre dois condutores da mesma fase houver um defeito de isolamento, este poder originar a sobrecarga de um dos condutores sem que daí resulte o funcionamento da respectiva protecção contra sobreintensidades.
    Este defeito de isolamento pode, ainda, dar origem a colocar sob tensão parte de um circuito que se julgava fora de serviço em virtude de estar desligado o respectivo aparelho de corte.
    No caso de circuitos de iluminação em que existam, em comutação, várias lâmpadas pertencentes ou não ao mesmo aparelho de iluminação, a sobrecarga dos condutores não pode verificar-se e a colocação de uma parte do circuito em tensão é evidenciada pelo acendimento das lâmpadas sem que daí resulte, normalmente, qualquer dano para as pessoas ou coisas.
  8.  # 48

Colocado por: leomartiRe-bobinar um motor, é copiar as bobinas velhas, agora para fabricar um transformador, para uma determinada tensão e intensidade, requer umas continhas, que se aprendem nos livros, (ou na net), graças ao Faraday, Maxwell, etc...

De acordo, mas eu aprendi a fazê-lo na escola tomas cabreira em Faro no fim do curso complementar de electrotecnia. Não fazia parte do programa, mas como acabei em 6 meses todos os trabalhos do programa para não ficar parado e como um dos 4 mestres que davam práticas a 20 alunos, esse mestre sabia muito de bobinagem, pedi-lhe, e ele ensinou-me a prática porque a teoria ao fim de 5 anos e levar com ela acabamos por saber...

Tive que comprar eu o cobre , perdi muitas horas a Re-bobinar motores e a re-bobinar transformadores e sim é como diz, só copiar, pesando o cobre, contanto as voltas e medindo a espessura. É uma coisa que não vele nada e não tem nada que saber.
    Mas dá gosto mexer nas coisas, ficamos com pratica e não apenas teoria que é o mal nº 1 actual em Portugal.

Fazer transformadores isso foi coisa de iniciante e fazia parte do 1º ou 2º anos para termos um ideia de como funcionava... Era uma boa época.

Estudávamos luminotecnia ... Um ano só a estudar lumens ... Cois esquesita que só agora é obrigatório vir indicada nas caixas das lampenas, para não encarem as pessoas com os leds, halogenio etc...

Na altura tínhamos uma central no Algarve que so funcionava nas horas de ponta, em tunes que trabalhava a gasoleo ...

Visitei muitas fabricas em Portugal, De cablagens, de contactores, de telefones, onde por fim reciclavam os telefones e enviavam para africa ...
    Mas a que mais me impressionou foi a fabrica de memorias para computadores... No tempo que eram feitas em cobre cruzado no meio de anéis metálicos...

Hoje nada se faz ... E mesmo assim alguns miúdos que agora estudam eng. electrotécnica saem da Universidade sem saber usar um multímetro ... E sem ver uma única fabrica. O que me dá muita pena.

Electricidade é para mim hoje apenas um hobi ... Mas fico preocupado quando um tipo que estuda no 12º ano electricidade me diz que estou enganado e que corrente alterna é que que os automóveis produzem porque têm alternador !

E não percebo como é que um instalador com CAP solar pode ligar depósitos solares à corrente sem ter formação em electricidade ... Uma má instalação pode matar os utilizadores e estou farto de ver instalações feitas sem o disjuntor adequado...

Isso preocupa-me me mais que o regulamento os as correntes induzidas !

Colocado por: pedromdfObrigado!

De nada... Eu tento não olhar as nicks quando "falo" não pense que atiro pedras só por atirar :-)

A maioria das vezes é mais para picar, como aliás gosto que façam comigo... Isto é um forum e tem a sua piada.

Num outro forum onde se navegava muito ... Um dos mais activos utilizadores volta e meia embirrava comigo e eu com ele... Mas ele pensava que eu não o tinha topado, até chapadas já tinham sido prometidas :-) ...

Um dia a uma FIL e foi à sua procura... Um colega disse-me quem era... tirei-lhe as medidas e fui ter com ele ... Olá tudo bem... começei a fazer perguntas sobre o que ele vendia, depois de falarmos um bom bocado onde o fórum veio à baila.. eu despedi-me e disse-lhe
    Bem, foi um prazer conheçe-lo fora do forum... Onde eu sou o Jorge .... Fartamo-nos de rir e no forum voltamos "à porrada" Porque nos dava gozo dizer as verdades ! E não tínhamos que estar sempre de acordo pois não ?

Aprendemos coisas um com o outro e a piada disto é que por vezes acabamos por recordar coisas que já tínhamos esquecido. Até nas discussões politicas acabamos por recordar os erros dos que melhor suportamos .
  9.  # 49

Colocado por: nribasNão sei se o link é para oseu site, se for obrigado caro Jaime de Oliveira Neves Carvalho Martins (espero que o carapuço não lhe tenha servido).

Completamente off lolol

O meu motor de busca não lhe vai mostrar exactamente os mesmos resultados que o meu mas de certeza que lhe saltará à vista muita documentação se pesquisar pelas iniciais apresentadas. E esse documento era o 1º nada mais.
  10.  # 50

Colocado por: treker666

Completamente off lolol

O meu motor de busca não lhe vai mostrar exactamente os mesmos resultados que o meu mas de certeza que lhe saltará à vista muita documentação se pesquisar pelas iniciais apresentadas. E esse documento era o 1º nada mais.

Ok. Obrigado pela ajuda.
    Não me vou alongar mais em comentários paralelos.

Assim que o tempo o permitir vou dar uma vista de olhos no documento. Quero apenas referir-lhe que sou um proprietário com um problema e não um profissional da área ligada a electricidade. No entanto defendo e acho que "O saber não ocupa lugar".
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  11.  # 51

Gostei desta....

Colocado por: leomarti2. A razão pela qual não se permite, na maioria dos casos, a existência de mais de um condutor da mesma fase numa canalização resulta do facto de, se entre dois condutores da mesma fase houver um defeito de isolamento, este poder originar a sobrecarga de um dos condutores sem que daí resulte o funcionamento da respectiva protecção contra sobreintensidades.
    Este defeito de isolamento pode, ainda, dar origem a colocar sob tensão parte de um circuito que se julgava fora de serviço em virtude de estar desligado o respectivo aparelho de corte.

Afinal passa ou não tensão de um cabo para o outro ? Já nem vou fazer o teste ! :-)
  12.  # 52

Colocado por: Jorge Santos - FaroAfinal passa ou não tensão de um cabo para o outro ? Já nem vou fazer o teste ! :-)

Caro Jorge Santos, isto é um texto de 1974, os materiais utilizados hoje em dia no isolamento dos condutores sofreram uma grade evolução. A grande maioria dos condutores tem isolamentos dielectricos para 750 ou 1000v. Mas a questão até nem é essa!! Vc. disse a tensão passava por indução, aqui não faz referencia a esse fenómeno. Diz que poderia passar por contacto directo.
    Resumindo, nao passa tensão por indução, capaz de lhe provocar um choque eléctrico (naquela situação de passar vários circuitos 220/380 V pelo mesmo tubo) porque ainda que o busca-pólos acenda, a intensidade é muito, muito baixa, inferior 1mA, como tal não perceptível ao corpo humano e menos ao masculino:))
  13.  # 53

Nem me espantaria que você exibisse conhecimentos de socorrismo ou até mesmo de medicina geral, tal é o seu ecletismo ...
  14.  # 54

Colocado por: Jorge Santos - FaroDe acordo, mas eu aprendi a fazê-lo na escola tomas cabreira em Faro no fim do curso complementar de electrotecnia.
    Eu, foi na Secundária Emídio Navarro em Viseu tinha no 11ºano da área vocacional, electrotecnia, tecnologia da electricidade e aplicações praticas da energia eléctrica, era isso não era?
  15.  # 55

Colocado por: leomartiVc. disse a tensão passava por indução,

E voçê diz o contraio é ! A tensão nunca passa por indução é isso que quer dizer ?

Tenho que ir reler a matéria !

Mas tá aqui um artigo sobre isso

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/57-artigos-e-materias/765-calculo-de-tensoes-induzidas-valores-confirmados-por-medicoes-primeira-parte.html

Sim, para pior !

Colocado por: leomartiEu, foi na Secundária Emídio Navarro em Viseu tinha no 11ºano da área vocacional, electrotecnia, tecnologia da electricidade e aplicações praticas da energia eléctrica, era isso não era?

Não, voçê é mais novo ... Eu comecei em electricidade acho que em 1972... Escola industrial de Olhão curso geral de electricidade... 3 anos, só depois vim para Faro.

Hoje já não há nada disso...
  16.  # 56

Colocado por: pedromdfNem me espantaria que você exibisse conhecimentos de socorrismo ou até mesmo de medicina geral, tal é o seu ecletismo ...
    Não me enquadro nessa análise... Mas não vou discutir o seu ponto de vista.
  17.  # 57

Colocado por: Jorge Santos - FaroE voçê diz o contraio é ! A tensão nunca passa por indução é isso que quer dizer ?
    Não foi isso que eu disse!!!

Colocado por: leomartiResumindo, nao passa tensão por indução, capaz de lhe provocar um choque eléctrico (naquela situação de passar vários circuitos 220/380 V pelo mesmo tubo) porque ainda que o busca-pólos acenda, a intensidade é muito, muito baixa, inferior 1mA, como tal não perceptível ao corpo humano e menos ao masculino:))
  18.  # 58

Colocado por: pedromdfNem me espantaria que você exibisse conhecimentos de socorrismo ou até mesmo de medicina geral, tal é o seu ecletismo ...

Aceito o desafio ... O que quer discutir sobre o assunto ? Pelo menos eu fui escuteiro ... e isso diz muito :-)))
  19.  # 59

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas tá aqui um artigo sobre isso

http://www.osetoreletrico.com.br/web/component/content/article/57-artigos-e-materias/765-calculo-de-tensoes-induzidas-valores-confirmados-por-medicoes-primeira-parte.html

Desculpe lá, Jorge, mas prefiro os artigos técnicos, de cá. Manias minhas!
  20.  # 60

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu comecei em electricidade acho que em 1972

Foi quando eu entrei para a primária :) Dá-lhe o direito a ter mais conhecimento empírico:))

0.0259 seg. NEW