Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Boas,

    Boa tarde HMSilva, a construção da sua moradia situa-se onde?


    Fica no meio das caldas da rainha, alcobaça e rio maior ( distrito de leiria) é uma vila situada no meio dessas pequenas cidades, mais propriamente no "meio" do parque natural daqui da zona

    Ja tem os projecto todos e tudo orçamentado para conseguir cumprir esses 150mil euros?


    Não, não tenho, tenho orçamentos ainda só valores aproximados de uma forma geral 100k~130k€ só na próxima semana é que recebo os orçamentos detalhados e dai ter dado o valor de 150k.....é claro que podes dizer "epa mais isso não é assim" e eu digo sim eu sei mas por experiência não vou gastar mais, alias pretendo fazer por 100k os outros 50k é para equipamento (aquecimento, cozinha, tv's) equipamento desse tipo.
    Eu estou a basear-me assim pois já a alguns anos a tras tentei fazer casa, mas a conjuntura não estava favorável, e estamos a falar de vivendas um tanto ao quanto "estapafúrdias" como 600m2 cobertos na altura orçamentada por 250k~300k€ e na altura ainda não se falava de piso radiante e bombas de calor ou geotérmicas, actualmente so se teria de adicionar o valor disso.... ( ainda bem que não fiz na altura que agora estaria com a corda no pescoço) estes preços sempre construção por fases nada de chave na mão, porque dessa forma pode-se meter mais 50k ou ate mesmo 75k€ a mais nos orçamentos e isso é muito €€€ ....mas isto sou eu que opto por construir desta forma, é um facto que da muito mais trabalho mas compensa

    Aqui já sei o valor certo que irei gastar. não poderá haver grandes derrapagens e acredito que terei menos dores de cabeça.


    Neste ramo as derrapagens que vejo acontecem na altura dos acabamento e recheio ( equipamentos, mobílias e por ai...)mas mais nos acabamentos pois é aqui que o construtor disse que podia ir (ex.) ate 40€/m2 de um determinado chão mas no final aquele você gosta é de 46€ e ai começa a derrapagens, mas se você for a procura vai encontrar o mesmo talvez por 35€/m2 directamente do fabricante ( isto são só exemplos )

    Eu começo sempre por pedir orçamento chave na mão, todo descriminado de preço por m2 ate as características de cada material, tipo de betão, tijolo, isolamento ,....,..., chego ao cumulo de pedir o tipo de gás usado nas janelas duplas e ter respostas do construtor em que ele nem sabia que as janelas tinham gás

    Só depois é que peço o tal orçamento por fases descriminado da mesma forma e logo aqui a discrepância no preço, depois é fazer "os trabalhos de casa" ver material e arranjar o melhor ( qualidade/preço)

    neste momento o lucro dele já não é importante, apenas importa "livrar-se" das casas.


    Com coisas destas pode ser bom aproveitar, mas é aqui que fico a pensar em muita coisa que pode correr mal, tenho conhecimento de vários casos desses, 2 deles na minha família e nem quero pensar em meter-me numa situação dessas, prefiro a "dor de cabeça" de construir.
    • jafn
    • 15 março 2014

     # 62

    Colocado por: DamataEm tempos idos, os empreiteiros fartaram-se de ganhar dinheiro. Ele era carrinhas novas, almoços à fartazana, escapadelas às casas de meninas a cada fim de semana... Tinham os operários a trabalhar à hora, ao metro, à empreitada... descontos não havia, esse termo era desconhecido. Se na altura se fartaram de ganhar dinheiro à conta dos patos bravos, agora é a vez de serem eles os patos. Eu por mim fico muito satisfeito quando sei que um empreiteiro ganhou menos de 10% em determinada obra. É sinal de que as coisas estão como sempre deveriam ter estado.


    Tem alguma coisa contra os empreiteiros? é que nem todos são como diz, e há obras onde se pode ganhar algum e outras onde se perde dinheiro, já agora o que é que faz para ser tão honesto? e os outros (os empreiteiros todos ladroes, bandidos, gatunos, putanheiros etc..) o Sr. é um Santo? e é o único na Terra...
    Concordam com este comentário: eu
  2.  # 63

    Colocado por: HMSIlvaestes preços sempre construção por fases nada de chave na mão, porque dessa forma pode-se meter mais 50k ou ate mesmo 75k€ a mais nos orçamentos e isso é muito €€€ ...

    Explique lá isso melhor a ver se eu percebo.

    Colocado por: HMSIlvao construtor disse que podia ir (ex.) ate 40€/m2 de um determinado chão mas no final aquele você gosta é de 46€ e ai começa a derrapagens

    E se o pavimento custar 30€?

    Colocado por: HMSIlvaEu começo sempre por pedir orçamento chave na mão, todo descriminado de preço por m2 ate as características de cada material, tipo de betão, tijolo, isolamento ,....,..., chego ao cumulo de pedir o tipo de gás usado nas janelas duplas e ter respostas do construtor em que ele nem sabia que as janelas tinham gás

    Você pede isso aos construtores!!!!....isso são coisas que os construtores tem que lhe pedir a si, então agora os construtores é que decidem o que é que vão aplicar na casa dos clientes!!...por aqui os clientes é que decidem o que é que querem, quando não sabem perguntam com os projectistas.

    Colocado por: HMSIlvatipo de betão

    Isto já ultrapassa todos os limites!! também são os construtores que decidem o tipo de betão!!!

    Colocado por: HMSIlvaSó depois é que peço o tal orçamento por fases descriminado da mesma forma e logo aqui a discrepância no preço

    Você usa e abusa da boa vontade dos construtores, depois queixam-se que pedem orçamentos e ninguém responde!!
  3.  # 64

    Colocado por: Picareta
    Fala do que não sabe. Está a comparar o custo de uma casa onde o construtor perde dinheiro, apenas para se livrar das dívidas aos bancos, que tem aval pessoal, com o custo de uma casa construída por alguém que quer ganhar algum para pagar as despesas da casa.

    Dizer que um empreiteiro quer ganhar 20% de lucro (já nem falo nos 50%) é uma provocação grosseira para quem trabalha na construção e todos os meses procura os tostões para pagar a despesas com a alimentação dos filhos.
    Concordam com este comentário:jafn


    Sr. Picareta, disse esses números a titulo de exemplo, pois não faço ideia de quais as margens na construção.
  4.  # 65

    Olá,

    ....A maior parte de amigos e conhecidos que tenho também dizem o mesmo quando eu lhes falo disso lol

    A ver se lhe consigo explicar hehehehe aqui o orçamento "chave na mão" é feito normalmente por um formato já pre-definido pelo construtor, tipo 800€/m2 e que isso engloba chão ate x€/m2, bla bla, e quando chega a altura (ex.) de escolher o chão ele mostra-lhe 3 tipos de chão que tem e por acaso você escolhe a 3ª opção que é a mais cara.....agora faça lá os ditos "trabalhos de casa" e vai ver que encontra o mesmo chão a menos 5€ .....epa e aqui não aprovo que o construtor meta a mão pois já vai ter o lucro da mão de obra

    O orçamento por fases é orçamento para a estrutura, paredes, acabamentos,...,.. e aqui o que acontece é um construtor fazer a estrutura e ser outro a tratar das paredes e por ai fora

    E se o pavimento custar 30€?


    Pois aqui é o que fazem nos orçamento fala de 40 e mete-se de 30 ....mas no final o orçamento mantém o preço......"esquecem-se" de alterar o valor

    Você pede isso aos construtores!!!!....isso são coisas que os construtores tem que lhe pedir a si, então agora os construtores é que decidem o que é que vão aplicar na casa dos clientes!!...por aqui os clientes é que decidem o que é que querem, quando não sabem perguntam com os projectistas.


    Pois talvez o termo construtor e empreiteiro para si é diferente do meu......
    Aqui quando se pede "chave na mão" é fazer um contrato com o construtor em que ele faz aquilo que exactamente como esta nos requisitos ( o que depois não acontece a maior parte das vezes) se ele não sabe que as janelas tem gás como é que garante que o projectistas indicou é feito?
    É que aqui o construtor diz ao senhor que faz as janelas que as quer x janelas com y medidas e de vidro duplo....mas é que nem diz mais nada, e sabe lá o senhor das janelas quais as características do vidro, então ele faz o standar, mas eu não quero isso, quero exactamente o que me foi aconselhado pelo projectista/arquitecto/engenheiro e meter um gás diferente do standar para melhor isolamento, ai os preços disparam que nem uma exponencial ....e la vai mais uma derrapagem

    Isto já ultrapassa todos os limites!! também são os construtores que decidem o tipo de betão!!!


    Acha que não? Então se fiz contrato com ele que quero betão x ele não tem de garantir isso? se é ele que o vai comprar ou se o faz tem que garantir que o x é la metido e não o y se lhe pago o x não tem de meter um de metade do preço so por que acha que é absurdo e que o y chega bem, depois é o que se vê casas com humidades, rachas e pontes térmicas diferentes do que se queria....mas isto é só o meu ponto de vista.

    Você usa e abusa da boa vontade dos construtores, depois queixam-se que pedem orçamentos e ninguém responde!!


    Claro os €€€ são meus, alguns são 0€ mas a maior parte tem o seu preço não vejo o espanto, e para alem do mais o orçamento que nos dão já lá vem isso tudo metido, escondido, mas vem depois pode é não chegar a fazer a obra ......ninguém da nada a ninguém
    Então você pede 2 orçamentos da mesma coisa mas de modo diferente a mesma pessoa e chega a cumulo de terem diferença de 50k€ e acha isso bem?

    O que lhe posso dizer e por experiência própria......eu em tempos fazia bancadas de cozinha e aquando a montagem normalmente estavam lá os clientes finais e dizia a menina " haaaa que bonitas as bancadas e tal" dizia o marido "pois pudera por 4500€....." e eu a pensar para mim "porra eu vendi isto ao construtor por 2000€ já com iva...."
    Eu sei que posso estar a ser um pouco "rude" mas não é a minha intenção ofender alguém, mas epa é o que se vê aqui na zona o cliente pede x com características x e o construtor mete lá algo igual ao olho mas as características muito a baixo, acha que o cliente deve se calar? só se você é construtor/empreiteiro e acha que o cliente não tem razão e que já faz casas a muitos anos e que elas ainda estão de pé, você é que sabe o que la deve meter não o cliente nem tão pouco o projectista, acha que tem de ser assim?

    Mais uma vez com isto não quero ofender ninguém, mas é que uma pessoa só vê coisas destas por ai.....como é que este país não devia estar assim.
  5.  # 66

    Colocado por: nunocapucho1981Sr. Picareta, disse esses números a titulo de exemplo, pois não faço ideia de quais as margens na construção.

    Estranho!!...não sabe, mas consegue dizer uma coisa destas:

    Colocado por: nunocapucho1981a maioria dos construtores continua a querer ficar com margens demasiado elevadas, e paga-se sempre acima do valor real.
  6.  # 67

    Caro HMSilva. não sei de onde é, mas a visão que tem do mercado da construção, não tem nada a ver com a minha, e óbvio que só tem contactado caroqueiros, e não empresas de construção.

    Explique-me apenas uma coisa, você pagou orçamentos?

    Colocado por: HMSIlvaClaro os €€€ são meus, alguns são 0€ mas a maior parte tem o seu preço não vejo o espanto
  7.  # 68

    Explique-me apenas uma coisa, você pagou orçamentos?


    Por estes recentes não vou pagar pois se pedirem nem quero saber o quanto era.

    Mas sim da outra vez que pedi alguns e foi-me cobrado....é para ver o que muitos fazem. Fiquei lixado na altura é verdade mas fechei os olhos a isso para evitar situações menos desejadas.

    a visão que tem do mercado da construção, não tem nada a ver com a minha


    Ainda bem que é assim, quer dizer que não é feito desta forma em todo lado
  8.  # 69

    Colocado por: HMSIlvaFiquei lixado na altura é verdade mas fechei os olhos a isso para evitar situações menos desejadas.


    Faz a mínima ideia, quantas horas se perde a fazer um orçamento bem fundamentado ? Conheço construtores que contratam medidores orçamentistas e pagam um fortuna pare terem orçamentos...

    Todos deviam cobrar e se o cliente entregar descontar! isso é que era honesto .

    Já agora... Muitos dos construtores mais honestos (burros) neste momento estão a ficar com obras a perder dinheiro só para manter os postos de trabalho !

    Os mais espertos... Fugiram deixando o seu pessoal e fornecedores pendurados ! Isso é que é sabedoria ! :-)
    Concordam com este comentário: Keepper
    • eu
    • 15 março 2014

     # 70

    Colocado por: Jorge Santos - FaroTodos deviam cobrar e se o cliente entregar descontar! isso é que era honesto .

    Sem dúvida.
  9.  # 71

    Eu concordaria que se deveriam cobrar os orçamentos caso eu fosse construtor, como não sou, estou completamente contra a ideia. Se um dia pedir um orçamento e o "artista" me disser que vai cobrar o dito, eu ponho-o logo de parte. Como cliente considero que a orçamentação faz parte dos custos inerentes qualquer actividade. Eu como trabalhador por conta de outrem também tenho que ir trabalhar pelos meus meios, o combustível as portagens e o desgaste do carro, não os cobro ao patrão.
    Concordam com este comentário: A/C Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A/C Casa
  10.  # 72

    Colocado por: Picareta
    Estranho!!...não sabe, mas consegue dizer uma coisa destas:



    Sabe porque digo Sr. Picareta, porque o ano passado fiz uma reconstrução total de um espaço comercial. Pedi cerca de 6 orçamentos, desses selecionei os coque me pareceram os 3 melhgores e reuni com essas empresas. Todas elas baixaram os orçamentos em pelo menos 20% em relação ao valor inicial e com os mesmos trabalhos, ate porque tivemos sorte com o arquitecto responsavel pela obra e em 3 meses de obra ele não falhou la um dia, por isso não podiam facilitar.

    Dai eu não saber quais as margens ao certo, mas se baixam pelos menos 20% é porque a margem não é inferior, não iriam perder dinheiro. Mas isto sou eu que acho.
    • LVM
    • 16 março 2014

     # 73

    Quanto melhor for o projecto de execução ( escrevi projecto de "execução", não de licenciamento) melhor se controlam os custos de uma obra.
    O problema é que muita gente vai gastar centenas de milhares de euros numa construção e não quer gastar mais de 3 ou 4.000€ no projecto. Depois esperam que seja o construtor a definir as características dos materiais.

    Um dono de obra deve saber rigorosamente o que quer construir ANTES de contratar o construtor. O construtor deve limitar-se a cumprir escrupulosamente o projecto de execução onde deverá estar incluído, obviamente, um caderno de encargos. O projecto de execução deve conter um resumo geral de medições detalhadissimo e o construtor deve apresentar preços unitários para todos os itens.
    Quando o dono de obra quiser fazer alguma alteração ao projecto em obra, tem todas as condições para saber qual o impacto dessa alteração no orçamento total.
    Está mais que detectada a causa das derrapagens orçamentais nas obras: projectos deficientes ou incompletos e o famoso "já agora".

    Só mais uma opinião. Executar obras por administração directa, ou seja, comprar os materiais e a mão de obra separadamente é para muito poucos. Muito poucos mesmo.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, Jorge Santos - Faro
  11.  # 74

    Prontos! Agora o D.O. tem que fazer uma licenciatura em engª Civil, outra em Gestão e pelo menos um curso de 12 meses em técnicas de negociação. Deve ainda estar a par das últimas tecnologias, saber a tabuada do 1 ao 100 e perceber de gajas.
    ...dá-se! Mais vale não construir coisa nenhuma.
    Concordam com este comentário: eu
  12.  # 75

    Colocado por: nunocapucho1981Todas elas baixaram os orçamentos em pelo menos 20% em relação ao valor inicial e com os mesmos trabalhos

    Quem me fizer 20% de desconto é imediatamente excluído, isto porque eu selecciono os fornecedores a quem peço preços, não peço preços a qualquer pato bravo, como parece ser o caso de muita gente...depois queixam-se.

    Colocado por: DamataProntos! Agora o D.O. tem que fazer uma licenciatura em engª Civil, outra em Gestão e pelo menos um curso de 12 meses em técnicas de negociação.

    O Luis Varela Martins (este gajo podia ter escolhido um nick mais pequeno ;)), deu a entender isso? eu não vejo onde, disse apenas que deveria gastar mais alguns €€€ em alguém com essas qualificações.

    Colocado por: Damatae perceber de gajas.

    Aqui tem toda a razão, regra geral são elas as principais responsáveis pelas derrapagens nas obras, principalmente quando começa a fase dos acabamentos ;))
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • LVM
    • 16 março 2014

     # 76

    Colocado por: Picareta
    O Luis Varela Martins (este gajo podia ter escolhido um nick mais pequeno ;))

    Pode ter a certeza. Já me arrependi mil vezes. Será que se pode mudar o nickname?
    • LVM
    • 16 março 2014

     # 77

    Colocado por: DamataProntos! Agora o D.O. tem que fazer uma licenciatura em engª Civil, outra em Gestão e pelo menos um curso de 12 meses em técnicas de negociação. Deve ainda estar a par das últimas tecnologias, saber a tabuada do 1 ao 100 e perceber de gajas.
    ...dá-se! Mais vale não construir coisa nenhuma.
    Concordam com este comentário:eu

    Não precisa nada disso. Precisa é de um bom projectista que lhe execute um bom e ponderado projecto de execução.
    O problema é que os patos bravos não gostam de bons e detalhados projectos de execução. Eu sei muito bem porquê.
    Concordam com este comentário: eu, Jorge Santos - Faro
  13.  # 78

    Mais uma vez sr Picareta, este tema dava para uma tarde de conversa. O que percebi com orçamento bem detalhados ou acabamentos bem definidos, moveis desenhados pelo arquitecto, foi que quando alguém vê isto para dar orçamento aumentam logo os preços, na minha opinião devem pensar: olha estes espertinhos ate trazem um desenho todo bonito, é porque podem pagar.

    E acredite que este pensamento me passou varias vezes pela cabeça, ate só ponto de eu dizer ao arquitecto que não desenhava mais nada, pois isso só inflacionava os orçamentos.



    Colocado por: Picareta
    Quem me fizer 20% de desconto é imediatamente excluído, isto porque eu selecciono os fornecedores a quem peço preços, não peço preços a qualquer pato bravo, como parece ser o caso de muita gente...depois queixam-se.


    Deduzo que conheça tudo o que existe no mercado. Quer dizer, eu preciso de um orçamento e vou perder um ano só a perceber quem são os melhores para lhes pedir orcamento.?! Para a próxima peço-lhe ajuda, já que conhece tanta coisa...!!
  14.  # 79

    Colocado por: DamataEu concordaria que se deveriam cobrar os orçamentos caso eu fosse construtor, como não sou, estou completamente contra a ideia. Se um dia pedir um orçamento e o "artista" me disser que vai cobrar o dito, eu ponho-o logo de parte. Como cliente considero que a orçamentação faz parte dos custos inerentes qualquer actividade. Eu como trabalhador por conta de outrem também tenho que ir trabalhar pelos meus meios, o combustível as portagens e o desgaste do carro, não os cobro ao patrão.
    Concordam com este comentário:A/C Casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:A/C Casa

    DAMATA, não interessa o que faço, não interessa se sei muito ou pouco, há uma verdade incondicional não vai faltar debaixo do sol quem faça orçamentos grátis, pelo contrário vai faltar sim é quem entregue construções e se as entregar estas sejam pagas no seu devido tempo...o resto é treta.

    Não são todos iguais que fique bem claro, mas muitos empreiteiros se não fizerem orçamentos, o que é que fazem, nada? Engana-se quem está á espera que lhe paguem um orçamento, nos dias de hoje quando olhar para o lado já vai tarde...

    Há de tudo como na praça, como já trabalhei na área dá perfeitamente para ver que tudo se resume a dois tipos de empreiteiros, um leva o preço justo (que seja 10%-20%) nada mau, (pois 60% da população activa não ganha isso e dá bem lucro no trabalho que produz alguns mais de 200% e nem sabem disso), continuando este empreiteiro tem uma casa modesta, não tem bruta maquina, tem Skoda, carrinhas já com uns anos, gruas aluga, retros aluga, ferramentas sempre com relação qualidade/preço.
    Mas felizmente vai tendo trabalho e tem uma lista de interessados á espera.
    Do outro lado tenho um bom exemplo que vou aqui deixar para que "abram os olhos", imaginem duas casas gémeas uma totalmente construída e acabada, sem recheio ficou por 150 mil chave na mão, a outra em que o projeto era o mesmo, mas construída pelo empreiteiro que referi mudando só as tonalidades dos acabamentos, ficou nos 123 mil, rapidamente se tira uma conclusão, a mansão avaliada em 750 mil euros alguem tem de pagar, o BMW X6 e a BMW 320 alguém tem de pagar, a retro JCB 3cx com 5 anos alguém tem de pagar e tem lá um empregado que só faz aquilo, ainda que ande a passarinhar na obra alguém tem de pagar, a carrinha que vai buscar e levar pessoal anda na estrada alguém tem que pagar, nunca o vi a pegar numa colher enquanto ao outro já o vi, nem sequer a carregar uma lage fica a abrir a água da central, como o bem dito empreiteiro o faz, pois adianta e muito...
    Há uma conclusão, um tem muito porque explorou bem as pessoas o outro não tem por opção, ele mesmo o diz que se quiser também tinha pois já tem capital para isso, mas em modo de conversa disse que ainda "trabalha em Portugal" e a Skoda foi barata... sorrindo... o outro já foi para as terras de África, tirem as conclusões que quiserem e argumentem como quiserem, isto é uma história real acredite quem quiser.
    NOTA: Não vou sequer dar qualquer resposta a quem quer que seja que critique esta mensagem, o que simplesmente fiz foi retratar uma história real, por mais argumentos que usem, esta é uma história real e digam o que disserem niguem pode alterar o modo em que ela aconteceu.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunocapucho1981
 
0.0308 seg. NEW