Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: FDPara os consumos o eu já falou no spritmonitor, que é uma excelente referência para saber os consumos reais dos carros.
    http://spritmonitor.de- é um diário de consumos dos próprios condutores/proprietários, tem milhares de utilizadores e diários, é uma excelente fonte estatística para perceber os consumos mínimos, os médios e os máximos

    Para a fiabilidade, existem diversos estudos que dão uma ideia das melhores marcas e modelos, tendo também em conta que alguns desses estudos levam em consideração, além da fiabilidade, os custos de reparação e de manutenção.
    http://www.reliabilityindex.com/- uma seguradora que vende garantias para usados, sabe o que paga, quanto paga, quais são modelos/marcas que avariam e o que é que avariam com mais frequência
    http://europe.jdpower.com/en/ratings/- é um empresa de estudos que faz estudos, normalmente de satisfação e não tanto de fiabilidade e custos mas, estes são considerados preponderantes no ranking de satisfação
    http://www.adac.de/infotestrat/unfall-schaeden-und-panne/pannenstatistik/pannenstatistik_archiv.aspx?ComponentId=169221&SourcePageId=47921- estatísticas de reboques/assistência do principal automóvel clube da Alemanha, em alemão mas, dá para ver os bonequinhos e os gráficos, inclui tudo o que tenha literalmente parado o carros - incluindo baterias não funcionais o que, pode ser um pouco excessivo para analisar a fiabilidade...
    http://www.tcs.ch/de/auto-mobilitaet/fahrzeugunterhalt/pannenstatistik/- os mesmos dados mas, apresentados de forma diferente, com falhas comuns para os modelos mais comuns

    Depois, uma visita pelos classificados permite ver algumas tendências que podem denunciar alguns modelos.
    Exemplo: Jeep Grand Cherokee
    http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?fsub=1&op=search&aktion=find&rub=0&ma=28&mo=538&front=carros&list=15&sort=3
    Repare-se bem na diferença de preços entre os motores 3.1, 2.7 e 3.0, com diferenças de 1 a 3 anos... Porquê?
    Porque o motor 3.1 é VM Motori (um fabricante italiano de motores) e o 2.7 é Mercedes. Ora, a lei da oferta e da procura aplica-se aqui que nem uma luva, o mesmo carro, motores de fabricantes diferentes, mas de características "semelhantes" (diesel, cilindrada parecida), o que é que quererá dizer?
    Mais oferta = menos procura. Menos procura = mais barato. Mais barato = problemas, sejam eles de fiabilidade, consumo ou "indesejadibilidade" do modelo (estética, cor, etc.).
    Uma pesquisa por modelos similares, do mesmo ano, com preço semelhante em novo, diz-nos exactamente a mesma coisa.
    Claro que há que ter em conta o volume de vendas em novo (mais novos vendidos = mais usados à venda) mas, olhando com atenção vêem-se algumas coisas que o mercado sabe e que nós não sabemos.
    Outra pista: número de modelos usados à venda em concessionários oficiais ou de renome versus número de modelos usados à venda em "stands" de estrada e outros menos reputados... os vendedores "mais preocupados" evitam modelos problemáticos (problemas de garantia ou de venda difícil), reencaminhando as retomas para o mercado secundário dos leilões - ou seja, despacham o lixo para outros comerciantes.

    Claro que nada disto é ciência, nem permite fazer uma compra livre de problemas, porém, são pistas e informações que podem diminuir substancialmente o risco.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.,danobrega,JPN761


    Post muito rico, desconhecia grande parte desses sites.

    Cada vez estou mais convencido que um dos carros mais fiáveis da actualidade é também o mais feio, o Prius.

    Neste momento estou com uma certa inclinação para o Auris da 3ª geração (2013) mas estou em dúvida quanto à motorização Diesel/Híbrido/Gasolina(Adaptado a Gas) e sem orçamento para os preços praticados no momento.
  2.  # 82

    Deve ser para rir esses consumos nos VW!!!???
    Quer os 5 nos gasolina, quer os 4 no gasoleo!! Isso nem um hibrido faz!!



    Colocado por: loverscouto VW sciroco a gasolina faz consumos de 5....a andar normalmente sem grandes preocupações com o pé....e tem o vw golf que a gasoleo, faz para aí 4 litros!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.
    Concordam com este comentário: eu
  3.  # 83

    VW diesel economico? só mesmo o bluemotion mais os seus pneus de plastico. O normal gasta o mesmo que os outros!


    Colocado por: FD
    Maior parte deles são de rent-a-car e veículos de test-drive.
    Não é que haja problemas com isso mas, é importante ter noção disso mesmo.



    Hmmm... que motor? Anda por aí um zum zum por causa dum motor BMW que não é grande augúrio.


    Os motores 1.4 D4D da Toyota são relativamente reputados. O 1.6 TDI da VW é dos mais económicos.

    De quanto é o plafond?
  4.  # 84

    Olhe que não , olhe que não...


    Colocado por: Rui A. B.Entre motor 1.6 hdi (PSA) e o 1.6 tdi (VAG) preferia o do grupo Volkswagen... acho mais fiável.
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021
  5.  # 85

    Pois, mas é melhor não olhar para traz pois a fila já leva 5km!!


    Colocado por: danobrega

    Tenho uma carrinha Megane com 4 anos e nunca tive problemas. E duvido que consigam fazer isto com muitos carros. Já consegui fazer 3 de média numa viagem de ida e volta, mas é preciso ter muita paciência para conduzir de forma a gastar tão pouco.
      consumo.jpg
  6.  # 86

    Colocado por: system32Pois, mas é melhor não olhar para traz pois a fila já leva 5km!


    Detalhes. :D
  7.  # 87

    Dizer mal do 1.3 das Fiat?? Ou será apenas nos opel que dão raia?? é que os motores não são lá muito iguais, apesar de terem a mesma origem.
    E temos que perceber quem anda com esses caros normalmente de empresas , anda sempre a fundo!!

    Colocado por: eu
    Obviamente. Assim como a sua opinião vale o que vale.

    Não recomendo o 1.4 HDI a ninguém: juntamente com o 1.3 CDTI (FIAT e Opel), deve ser um dos motores diesel mais fracos do mercado, de longe.
  8.  # 88

    System32: Eu ando à procura de um carro, completo, não só do motor. No geral o que recomenda em fiabilidade e consumos?
  9.  # 89

    ja fiz 3.6l/100km na nacional coimbra-leiria num 320d com ja 375000km, so levou embraiagem (menos de 400€) mas já tem o termoestato avariado :) e pelo que me disseram nao compensa mecher nisso.
    • eu
    • 19 março 2014

     # 90

    Isto aqui é só consumos milagrosos... quem é o primeiro a reportar um consumo de 2,37 litros aos 100 ?

    É por isso que eu gosto do site spritmonitor... pelo menos lá os valores são realistas...
    Concordam com este comentário: system32
    • eu
    • 19 março 2014

     # 91

    Colocado por: system32Dizer mal do 1.3 das Fiat?? Ou será apenas nos opel que dão raia?? é que os motores não são lá muito iguais, apesar de terem a mesma origem.
    E temos que perceber quem anda com esses caros normalmente de empresas , anda sempre a fundo!!

    Eu não me estava a referir à fiabilidade, mas sim à falta de força. Esses motores, mesmo a fundo, não andam nada...
  10.  # 92

    Colocado por: euspritmonitor


    lá fazem ensaios ou tbm são pessoas que dizem?
    •  
      FD
    • 19 março 2014

     # 93

    Colocado por: system32VW diesel economico? só mesmo o bluemotion mais os seus pneus de plastico. O normal gasta o mesmo que os outros!

    Então, qual é o mais económico para si? O 1.6 JTDM? Já vi que a sua equipa joga sempre em casa. :P
    O 1.5dci até é capaz de ser dos mais poupadinhos, e dos mais fiáveis. Aliás, neste momento eu até ponderava sem nenhum problema um Renault.
    A garantia de 5 anos e o compromisso interno em busca da qualidade assumido há uns anos em consequência de alguns fiascos (Laguna II, Mégane II, etc.), fazem-me hoje "confiar" mais na Renault do que alguma vez "confiei".

    Colocado por: Rui A. B.Neste momento estou com uma certa inclinação para o Auris da 3ª geração (2013) mas estou em dúvida quanto à motorização Diesel/Híbrido/Gasolina(Adaptado a Gas) e sem orçamento para os preços praticados no momento.

    O problema dos Toyota actuais é que já não são japoneses, excepto alguns modelos (como o Prius).
    São europeus, com fornecedores europeus e tudo o que isso implica.
    Não é que os japoneses sejam o supra sumo da qualidade mas, para mim, regra geral, há mais durabilidade nos produtos fabricados no Japão.
    Já por aqui disse muitas vezes que tenho um Yaris dos primeiros, made in Japan. A partir de 2001 ou 2002 começaram a ser fabricados em França.
    Há defeitos que os "franceses" têm que os "japoneses" não tinham. Por exemplo, tive que substituir uma das portas traseiras por uma usada, já francesa.
    O puxador da porta francesa está como muitos que vejo, ligeiramente saído - a mola está esticada; o "disparo" do fecho centralizado não abre bem.
    A porta japonesa lá está, exactamente como no primeiro dia em que o recebi.
    Há muito tempo, aluguei um modelo igual numa oficina Toyota enquanto o meu estava a fazer a revisão. Este aluguer já era "francês". Notavam-se perfeitamente diferenças - ruídos parasitas, solidez dos encaixes, qualidade dos tecidos e plásticos (aspereza, toque, etc.).

    A própria Toyota admitiu há uns anos a descida da qualidade, porque andavam na ânsia de se tornarem número 1 a nível mundial em termos de vendas. Retrataram-se, disseram que a qualidade era mais importante que os números e mudaram de estratégia.
    Entretanto, não sei se já mudou muita coisa nos mais recentes.
    Mas, só para informação, os Yaris são feitos em França, os Corolla e Verso na Turquia, os Aygo na República Checa, os Avensis e Auris em Inglaterra.
    As Hiace que eram montadas em Portugal, deixaram de ser... aliás, esse mito que é a "Hiace" passou a ser Proace e é agora um rebadge PSA (Peugeot/Citröen). Só as Dyna é que ainda são montadas em Portugal.
    Todo o terrenos, Lexus e híbridos continuam a vir do Japão, acho eu.

    Mas, cada vez caminhamos mais para um mundo globalizado e os automóveis não ficam de parte.
    Por exemplo, os Toyota diesel de passageiros vão, em princípio, passar a ser equipados com motores BMW (já há um no mercado). A própria BMW já teve motores Toyota.
    A Toyota usa motores PSA, vai usar motores Mazda, a PSA usa motores Toyota, a Mazda usa motores PSA, a Ford usa motores PSA, a Opel usa motores Fiat, a Fiat vai desenvolver modelos com a Mazda...
    Já há Mercedes que não passam de Renaults (Citan), outros são equipados com motores Renault (classe A 180CDI).
    E isto só na Europa, nem vamos falar de outros países ou da China...
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Paramonte
  11.  # 94

    Colocado por: eu
    Eu não me estava a referir à fiabilidade, mas sim à falta de força. Esses motores, mesmo a fundo, não andam nada...


    eu acho é que estes motores em alguns carros ate andam demais , por exemplo o de 90 cv do grand punto ja anda muito , incluindo em comparação anda e dá muito mais que um carro de alta cilindragem ...
  12.  # 95

    granda Mer-da que vai por aí ...ihihihiihihhhh eu vou tentar comprar um da-tsam com 30 anos ... um muscule motor 2000 4 carb ... mais de 200 cv e 30 lt aos 100 como consumo maximo ...
    • MDA
    • 19 março 2014

     # 96

    E qual é o mal dos Datsun com 30 anos! Tomaram muitos. O meu Burrinho com 33 anos ainda é o mais fiável la de de casa. O único dos muitos carros que conduzi que conduzo sempre com sorriso nos lábios.
    Concordam com este comentário: pc ferreira, rafaelisidoro
  13.  # 97

    Depende. Montados nos Punto e corsas até andam bem. Mas se montam em carros pesados tipo Astra: não à milagres.
    À uns meses andei num Fiat 500 com esse motor (95cv) e posso confirmar que acelera mais que o meu Giulietta (1.6D). Mas com menos força nas recuperações.
    No entanto não são os mais poupados da gama!


    Colocado por: eu
    Eu não me estava a referir à fiabilidade, mas sim à falta de força. Esses motores, mesmo a fundo, não andam nada...
  14.  # 98

    Para ter uma ideia , fiz uma viagem para Andorra num grupo de carros onde figurava um megane coupé 1,5D. Nós levávamos 4 pessoas e eles apenas duas. A minha condução é mais agressiva que os velhotes do megane. No final a diferença de consumo foi inferior a 0,5L.
    Já vi testes entre o Giulietta e o Golf não bluemotion e o alfa gastava ligeiramente menos.
    Mais ainda afirmo que os motores italianos nunca foram os mais poupados!!


    Os motores 1.5d já deram muita raia num passado recente!!

    A alfa dá (ou já deu 5 anos de garantia) Isso é apenas uma manobra de marketing.
    (quando comprei o carro podia ter estendido a garantia até aos 5 anos por mais algum)
    Curiosamente o carro já tem quase 4 anos (e 70.000km) e desde o fim da garantia: zero problemas.





    Colocado por: FD
    Então, qual é o mais económico para si? O 1.6 JTDM? Já vi que a sua equipa joga sempre em casa. :P
    O 1.5dci até é capaz de ser dos mais poupadinhos, e dos mais fiáveis. Aliás, neste momento eu até ponderava sem nenhum problema um Renault.
    A garantia de 5 anos e o compromisso interno em busca da qualidade assumido há uns anos em consequência de alguns fiascos (Laguna II, Mégane II, etc.), fazem-me hoje "confiar" mais na Renault do que alguma vez "confiei".


    O problema dos Toyota actuais é que já não são japoneses, excepto alguns modelos (como o Prius).
    São europeus, com fornecedores europeus e tudo o que isso implica.
    Não é que os japoneses sejam o supra sumo da qualidade mas, para mim, regra geral, há mais durabilidade nos produtos fabricados no Japão.
    Já por aqui disse muitas vezes que tenho um Yaris dos primeiros, made in Japan. A partir de 2001 ou 2002 começaram a ser fabricados em França.
    Há defeitos que os "franceses" têm que os "japoneses" não tinham. Por exemplo, tive que substituir uma das portas traseiras por uma usada, já francesa.
    O puxador da porta francesa está como muitos que vejo, ligeiramente saído - a mola está esticada; o "disparo" do fecho centralizado não abre bem.
    A porta japonesa lá está, exactamente como no primeiro dia em que o recebi.
    Há muito tempo, aluguei um modelo igual numa oficina Toyota enquanto o meu estava a fazer a revisão. Este aluguer já era "francês". Notavam-se perfeitamente diferenças - ruídos parasitas, solidez dos encaixes, qualidade dos tecidos e plásticos (aspereza, toque, etc.).

    A própria Toyota admitiu há uns anos a descida da qualidade, porque andavam na ânsia de se tornarem número 1 a nível mundial em termos de vendas. Retrataram-se, disseram que a qualidade era mais importante que os números e mudaram de estratégia.
    Entretanto, não sei se já mudou muita coisa nos mais recentes.
    Mas, só para informação, os Yaris são feitos em França, os Corolla e Verso na Turquia, os Aygo na República Checa, os Avensis e Auris em Inglaterra.
    As Hiace que eram montadas em Portugal, deixaram de ser... aliás, esse mito que é a "Hiace" passou a ser Proace e é agora um rebadge PSA (Peugeot/Citröen). Só as Dyna é que ainda são montadas em Portugal.
    Todo o terrenos, Lexus e híbridos continuam a vir do Japão, acho eu.

    Mas, cada vez caminhamos mais para um mundo globalizado e os automóveis não ficam de parte.
    Por exemplo, os Toyota diesel de passageiros vão, em princípio, passar a ser equipados com motores BMW (já há um no mercado). A própria BMW já teve motores Toyota.
    A Toyota usa motores PSA, vai usar motores Mazda, a PSA usa motores Toyota, a Mazda usa motores PSA, a Ford usa motores PSA, a Opel usa motores Fiat, a Fiat vai desenvolver modelos com a Mazda...
    Já há Mercedes que não passam de Renaults (Citan), outros são equipados com motores Renault (classe A 180CDI).
    E isto só na Europa, nem vamos falar de outros países ou da China...
    Concordam com este comentário:eu
  15.  # 99

    1º Em qualquer marca é necessário ter sorte!!
    Os alemães são tipicamente mais performantes e com melhor segurança, mas a fiabilidade já não é o que era, nem na mercedes!!
    2º Existem algumas situações que aparecem problemas de concepção que afetam TODAS as marcas.
    Problemas graves nos 1.5d Renault, Vários problemas com os 2.0D da VW ( e alguns no 1.6D, alguns 2.0D BMW, etc... Desde que não se compre carros desses modelos nas datas em que sairam com esses problemas de resto as mecânicas até podem ser boas.
    3º Em termos de estatisticas se quer fiabilidade vá para Toyotas e Hondas!!
    4º Se quer performance, segurança e Consumos vá para os alemães (excepto a Opel que é +- americana)
    5º Fords/Volvos não são muito conceituados pela sua fiabilidade , embora de resto são
    bons
    6º Franceses e Italianos, SE bem tratados tem mecânicas fiáveis (excepto os tais casos pontuais). Curiosamente os italianos tem motores bastante fiaveis até, mas podem perder-se em pequenas falhas e perifericos.
    7º Quer qualidade em interiores olhe para os Audi (ainda tenho um A3 TDI dos 1ºs com 13 anos, 300.000km e o motor com 2x a potencia original, mas o interior parece de um
    carro com 4 ou 5 anos!! Nem o BMW Serie 5 que tive com idade semelhante tinha o interior tão bem conservado quando o vendi!!
    8º Não ligue a diferenças de consumos menores que 1L pois os consumos variam muito com o tipo de condução, e alguns motores não gastam muito mais quando se abusa (Ex:BMW), outros sobem mais(EX:Italianos). Tipicamente as diferenças entra carros com as mesmas características são relativamente pequenas.




    Colocado por: Rui A. B.System32: Eu ando à procura de um carro, completo, não só do motor. No geral o que recomenda em fiabilidade e consumos?
  16.  # 100

    Colocado por: system321º Em qualquer marca é necessário ter sorte!!
    Os alemães são tipicamente mais performantes e com melhor segurança, mas a fiabilidade já não é o que era, nem na mercedes!!
    2º Existem algumas situações que aparecem problemas de concepção que afetam TODAS as marcas.
    Problemas graves nos 1.5d Renault, Vários problemas com os 2.0D da VW ( e alguns no 1.6D, alguns 2.0D BMW, etc... Desde que não se compre carros desses modelos nas datas em que sairam com esses problemas de resto as mecânicas até podem ser boas.
    3º Em termos de estatisticas se quer fiabilidade vá para Toyotas e Hondas!!
    4º Se quer performance, segurança e Consumos vá para os alemães (excepto a Opel que é +- americana)
    5º Fords/Volvos não são muito conceituados pela sua fiabilidade , embora de resto são
    bons
    6º Franceses e Italianos, SE bem tratados tem mecânicas fiáveis (excepto os tais casos pontuais). Curiosamente os italianos tem motores bastante fiaveis até, mas podem perder-se em pequenas falhas e perifericos.
    7º Quer qualidade em interiores olhe para os Audi (ainda tenho um A3 TDI dos 1ºs com 13 anos, 300.000km e o motor com 2x a potencia original, mas o interior parece de um
    carro com 4 ou 5 anos!! Nem o BMW Serie 5 que tive com idade semelhante tinha o interior tão bem conservado quando o vendi!!
    8º Não ligue a diferenças de consumos menores que 1L pois os consumos variam muito com o tipo de condução, e alguns motores não gastam muito mais quando se abusa (Ex:BMW), outros sobem mais(EX:Italianos). Tipicamente as diferenças entra carros com as mesmas características são relativamente pequenas.






    Muito obrigado.

    Quanto à segurança, o Auris teve 5 estrelas nos testes Euro Ncap...
 
0.0378 seg. NEW