Colocado por: FDPara os consumos o eu já falou no spritmonitor, que é uma excelente referência para saber os consumos reais dos carros.
http://spritmonitor.de- é um diário de consumos dos próprios condutores/proprietários, tem milhares de utilizadores e diários, é uma excelente fonte estatística para perceber os consumos mínimos, os médios e os máximos
Para a fiabilidade, existem diversos estudos que dão uma ideia das melhores marcas e modelos, tendo também em conta que alguns desses estudos levam em consideração, além da fiabilidade, os custos de reparação e de manutenção.
http://www.reliabilityindex.com/- uma seguradora que vende garantias para usados, sabe o que paga, quanto paga, quais são modelos/marcas que avariam e o que é que avariam com mais frequência
http://europe.jdpower.com/en/ratings/- é um empresa de estudos que faz estudos, normalmente de satisfação e não tanto de fiabilidade e custos mas, estes são considerados preponderantes no ranking de satisfação
http://www.adac.de/infotestrat/unfall-schaeden-und-panne/pannenstatistik/pannenstatistik_archiv.aspx?ComponentId=169221&SourcePageId=47921- estatísticas de reboques/assistência do principal automóvel clube da Alemanha, em alemão mas, dá para ver os bonequinhos e os gráficos, inclui tudo o que tenha literalmente parado o carros - incluindo baterias não funcionais o que, pode ser um pouco excessivo para analisar a fiabilidade...
http://www.tcs.ch/de/auto-mobilitaet/fahrzeugunterhalt/pannenstatistik/- os mesmos dados mas, apresentados de forma diferente, com falhas comuns para os modelos mais comuns
Depois, uma visita pelos classificados permite ver algumas tendências que podem denunciar alguns modelos.
Exemplo: Jeep Grand Cherokee
http://www.standvirtual.com/carros/anuncios/?fsub=1&op=search&aktion=find&rub=0&ma=28&mo=538&front=carros&list=15&sort=3
Repare-se bem na diferença de preços entre os motores 3.1, 2.7 e 3.0, com diferenças de 1 a 3 anos... Porquê?
Porque o motor 3.1 é VM Motori (um fabricante italiano de motores) e o 2.7 é Mercedes. Ora, a lei da oferta e da procura aplica-se aqui que nem uma luva, o mesmo carro, motores de fabricantes diferentes, mas de características "semelhantes" (diesel, cilindrada parecida), o que é que quererá dizer?
Mais oferta = menos procura. Menos procura = mais barato. Mais barato = problemas, sejam eles de fiabilidade, consumo ou "indesejadibilidade" do modelo (estética, cor, etc.).
Uma pesquisa por modelos similares, do mesmo ano, com preço semelhante em novo, diz-nos exactamente a mesma coisa.
Claro que há que ter em conta o volume de vendas em novo (mais novos vendidos = mais usados à venda) mas, olhando com atenção vêem-se algumas coisas que o mercado sabe e que nós não sabemos.
Outra pista: número de modelos usados à venda em concessionários oficiais ou de renome versus número de modelos usados à venda em "stands" de estrada e outros menos reputados... os vendedores "mais preocupados" evitam modelos problemáticos (problemas de garantia ou de venda difícil), reencaminhando as retomas para o mercado secundário dos leilões - ou seja, despacham o lixo para outros comerciantes.
Claro que nada disto é ciência, nem permite fazer uma compra livre de problemas, porém, são pistas e informações que podem diminuir substancialmente o risco.
Colocado por: loverscouto VW sciroco a gasolina faz consumos de 5....a andar normalmente sem grandes preocupações com o pé....e tem o vw golf que a gasoleo, faz para aí 4 litros!Estas pessoas agradeceram este comentário:Rui A. B.
Colocado por: FD
Maior parte deles são de rent-a-car e veículos de test-drive.
Não é que haja problemas com isso mas, é importante ter noção disso mesmo.
Hmmm... que motor? Anda por aí um zum zum por causa dum motor BMW que não é grande augúrio.
Os motores 1.4 D4D da Toyota são relativamente reputados. O 1.6 TDI da VW é dos mais económicos.
De quanto é o plafond?
Colocado por: Rui A. B.Entre motor 1.6 hdi (PSA) e o 1.6 tdi (VAG) preferia o do grupo Volkswagen... acho mais fiável.Concordam com este comentário:Anonimo16062021
Colocado por: danobrega
Tenho uma carrinha Megane com 4 anos e nunca tive problemas. E duvido que consigam fazer isto com muitos carros. Já consegui fazer 3 de média numa viagem de ida e volta, mas é preciso ter muita paciência para conduzir de forma a gastar tão pouco.
Colocado por: system32Pois, mas é melhor não olhar para traz pois a fila já leva 5km!
Colocado por: eu
Obviamente. Assim como a sua opinião vale o que vale.
Não recomendo o 1.4 HDI a ninguém: juntamente com o 1.3 CDTI (FIAT e Opel), deve ser um dos motores diesel mais fracos do mercado, de longe.
Colocado por: system32Dizer mal do 1.3 das Fiat?? Ou será apenas nos opel que dão raia?? é que os motores não são lá muito iguais, apesar de terem a mesma origem.
E temos que perceber quem anda com esses caros normalmente de empresas , anda sempre a fundo!!
Colocado por: euspritmonitor
Colocado por: system32VW diesel economico? só mesmo o bluemotion mais os seus pneus de plastico. O normal gasta o mesmo que os outros!
Colocado por: Rui A. B.Neste momento estou com uma certa inclinação para o Auris da 3ª geração (2013) mas estou em dúvida quanto à motorização Diesel/Híbrido/Gasolina(Adaptado a Gas) e sem orçamento para os preços praticados no momento.
Colocado por: eu
Eu não me estava a referir à fiabilidade, mas sim à falta de força. Esses motores, mesmo a fundo, não andam nada...
Colocado por: eu
Eu não me estava a referir à fiabilidade, mas sim à falta de força. Esses motores, mesmo a fundo, não andam nada...
Colocado por: FD
Então, qual é o mais económico para si? O 1.6 JTDM? Já vi que a sua equipa joga sempre em casa. :P
O 1.5dci até é capaz de ser dos mais poupadinhos, e dos mais fiáveis. Aliás, neste momento eu até ponderava sem nenhum problema um Renault.
A garantia de 5 anos e o compromisso interno em busca da qualidade assumido há uns anos em consequência de alguns fiascos (Laguna II, Mégane II, etc.), fazem-me hoje "confiar" mais na Renault do que alguma vez "confiei".
O problema dos Toyota actuais é que já não são japoneses, excepto alguns modelos (como o Prius).
São europeus, com fornecedores europeus e tudo o que isso implica.
Não é que os japoneses sejam o supra sumo da qualidade mas, para mim, regra geral, há mais durabilidade nos produtos fabricados no Japão.
Já por aqui disse muitas vezes que tenho um Yaris dos primeiros, made in Japan. A partir de 2001 ou 2002 começaram a ser fabricados em França.
Há defeitos que os "franceses" têm que os "japoneses" não tinham. Por exemplo, tive que substituir uma das portas traseiras por uma usada, já francesa.
O puxador da porta francesa está como muitos que vejo, ligeiramente saído - a mola está esticada; o "disparo" do fecho centralizado não abre bem.
A porta japonesa lá está, exactamente como no primeiro dia em que o recebi.
Há muito tempo, aluguei um modelo igual numa oficina Toyota enquanto o meu estava a fazer a revisão. Este aluguer já era "francês". Notavam-se perfeitamente diferenças - ruídos parasitas, solidez dos encaixes, qualidade dos tecidos e plásticos (aspereza, toque, etc.).
A própria Toyota admitiu há uns anos a descida da qualidade, porque andavam na ânsia de se tornarem número 1 a nível mundial em termos de vendas. Retrataram-se, disseram que a qualidade era mais importante que os números e mudaram de estratégia.
Entretanto, não sei se já mudou muita coisa nos mais recentes.
Mas, só para informação, os Yaris são feitos em França, os Corolla e Verso na Turquia, os Aygo na República Checa, os Avensis e Auris em Inglaterra.
As Hiace que eram montadas em Portugal, deixaram de ser... aliás, esse mito que é a "Hiace" passou a ser Proace e é agora um rebadge PSA (Peugeot/Citröen). Só as Dyna é que ainda são montadas em Portugal.
Todo o terrenos, Lexus e híbridos continuam a vir do Japão, acho eu.
Mas, cada vez caminhamos mais para um mundo globalizado e os automóveis não ficam de parte.
Por exemplo, os Toyota diesel de passageiros vão, em princípio, passar a ser equipados com motores BMW (já há um no mercado). A própria BMW já teve motores Toyota.
A Toyota usa motores PSA, vai usar motores Mazda, a PSA usa motores Toyota, a Mazda usa motores PSA, a Ford usa motores PSA, a Opel usa motores Fiat, a Fiat vai desenvolver modelos com a Mazda...
Já há Mercedes que não passam de Renaults (Citan), outros são equipados com motores Renault (classe A 180CDI).
E isto só na Europa, nem vamos falar de outros países ou da China...Concordam com este comentário:eu
Colocado por: Rui A. B.System32: Eu ando à procura de um carro, completo, não só do motor. No geral o que recomenda em fiabilidade e consumos?
Colocado por: system321º Em qualquer marca é necessário ter sorte!!
Os alemães são tipicamente mais performantes e com melhor segurança, mas a fiabilidade já não é o que era, nem na mercedes!!
2º Existem algumas situações que aparecem problemas de concepção que afetam TODAS as marcas.
Problemas graves nos 1.5d Renault, Vários problemas com os 2.0D da VW ( e alguns no 1.6D, alguns 2.0D BMW, etc... Desde que não se compre carros desses modelos nas datas em que sairam com esses problemas de resto as mecânicas até podem ser boas.
3º Em termos de estatisticas se quer fiabilidade vá para Toyotas e Hondas!!
4º Se quer performance, segurança e Consumos vá para os alemães (excepto a Opel que é +- americana)
5º Fords/Volvos não são muito conceituados pela sua fiabilidade , embora de resto são
bons
6º Franceses e Italianos, SE bem tratados tem mecânicas fiáveis (excepto os tais casos pontuais). Curiosamente os italianos tem motores bastante fiaveis até, mas podem perder-se em pequenas falhas e perifericos.
7º Quer qualidade em interiores olhe para os Audi (ainda tenho um A3 TDI dos 1ºs com 13 anos, 300.000km e o motor com 2x a potencia original, mas o interior parece de um
carro com 4 ou 5 anos!! Nem o BMW Serie 5 que tive com idade semelhante tinha o interior tão bem conservado quando o vendi!!
8º Não ligue a diferenças de consumos menores que 1L pois os consumos variam muito com o tipo de condução, e alguns motores não gastam muito mais quando se abusa (Ex:BMW), outros sobem mais(EX:Italianos). Tipicamente as diferenças entra carros com as mesmas características são relativamente pequenas.