Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Estou a remodelar um sotão e estou na fase de isolar e revestir o tecto.
    Gostaria de que me dessem alguma sugestão do que fazer, mediante os vossos gostos e principalmente experiência.
    Tinha pensado numa solução que permitisse manter "à vista" as vigas de madeira que sustentam o telhado, optando na mesma por algum tipo de isolamento (xps?) e revestimento (?) no espaço existente entre elas. Com a ressalva que já não tenho muita altura e não queria perder muito mais.

    Alguém me pode ajudar?

    Obrigado

    Cumprimentos
      IMG_3131 (Small).JPG
      IMG_3130 (Small).JPG
  2.  # 2

    Cortiça queimada de 3 ou 4 cm entalada no meio das vigas ficava aí bem... Mais barato ... EPS pintado de castanho ...

    O xpx é muito rijo para o "entalar" entre as vigas... Como as distância nunca é igual é muito mais fácil colocar o eps (esferovite) Pois apertado encolhe sempre uns milímetros !
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  3.  # 3

    Aplicando o isolamento só no meio das vigas, fica com muitas pontes térmicas.
    Concordam com este comentário: CIVILPRIME
  4.  # 4

    Colocado por: pc ferreiraAplicando o isolamento só no meio das vigas, fica com muitas pontes térmicas.


    E verdade, mas depende do ponto de vista...

    A madeira é um bom isolante se comparado com as telhas de barro ou com as frestas...

    E como o membro do forum disse isto:

    Colocado por: pedassuTinha pensado numa solução que permitisse manter "à vista" as vigas de madeira que sustentam o telhado,


    Não vai querer tapar as Vigas... A outra hipótese seria levantar o telhado todo e isolar por cima... Mas isso fica caro.

    Numa casa em que eu Morei tinha a minha estação de Radio Amador num sótão desses e quase morria gelado, acabei por o isolar entalando umas placas de 3 cm de EPS ... Resolvi o meu problema, mas é claro que poderia ter feito melhor arrancando o telhado o isolando por cima ou melhor ainda jogando a casa abaixo e fazendo uma nova .... Com está na moda aqui na Quinta do Lago !
  5.  # 5

    Cortiça entre vigas de madeira dá-lhe um optimo acabamento e não retira qualquer espaço, não se preocupe com pontes térmicas, pois a madeira além de térmica também é acústica!!
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  6.  # 6

    não sei se foi a melhor opção mas eu fiz assim:

    Retirei as telhas
    forrei com casquinha
    coloquei isolamento booltherm
    coloquei a telha

    Provavelmente não é o melhor isolamento, mas foi o que me venderam na altura!
  7.  # 7

    e ficou mais ou menos assim...
      2014-02-02 16.39.06.jpg
  8.  # 8

    Colocado por: simadyncoloquei isolamento booltherm


    Se isolou com aquelas bolinhas de ar enfiou um belo barrete ... Pois não tem espessura...

    Menos de 4 cm de espessura nada isola bem !

    Vá lá que a madeira também isola alguma coisa, e o interior está bonito !
  9.  # 9

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Se isolou com aquelas bolinhas de ar enfiou um belo barrete ... Pois não tem espessura...

    Menos de 4 cm de espessura nada isola bem !

    Vá lá que a madeira também isola alguma coisa, e o interior está bonito !


    Obrigado, em relação as bolhinhas...já calculava!
  10.  # 10

    boas
    não sei que bolinhas estão a falar mas o isolamento termico de bolhinhas funciona mesmo já o vi instalado em um armazem aqui am gaia e a temperatura interior passou dos 40 para os 20
    abraço
  11.  # 11

    Colocado por: antonio almeidanão sei que bolinhas estão a falar mas o isolamento termico de bolhinhas funciona mesmo já o vi instalado em um armazem aqui am gaia e a temperatura interior passou dos 40 para os 20

    Eu num armazém que tenho consegui isso sem isolamento!!! 40º durante o dia, e à noite passou para os 20º
    ;))

    Agora a sério, qual a espessura do isolamento?
  12.  # 12

    Boa Noite! Estou prestes isolar a cobertura de um sotão de 30 metros quadros! O problema é que o sotão já tinha placa de gesso! E eu não queria tirar as telhas por esterior, que de
    facto era a solução mais fácil! assim sendo tenho tenho tirar a palca de gesso e comprar outras para puder inseri o isolamento....já andei a pesquizar o vários tipos isolamentos; de facto há bastantes, e eu queria do melhor!

    Placas termicas, lã de rocha c/ aluminio , mineral, Rolo isolamento refletor com alumínio bem...etc... as vigas estão horizontal e tem um espaço de 30 cm entre si e da telha ao final da viga dá para meter um isolamento até 9 cm...

    No inverno faz mto frio e no verão é um calor mto insuportável.....tem 2 claras boias!
    obrigado...aguardo o feed-back
  13.  # 13

    Colocado por: antonio almeidafunciona mesmo já o vi instalado em um armazem aqui am gaia e a temperatura interior passou dos 40 para os 20


    Se antes tinha uma chapa a libertar o calor por condução directamente para o armazém acredito que tenha reduzido o calor alguma coisa mas tanto assim acho estranho !

    Os primeiros milímetros de qualquer isolamento são sempre melhor que nada.

    Mas se estivermos a falar de perdas de calor ou seja de dentro para fora o isolamento tem pior funcionamento com esses 3 ou 4 milímetros.

    O engano desses produtos é que nos manuais falam do seu poder isolante reflectivo ... Mas o de baixo de um telha não há onda solar para reflectir ...

    Dizem que é aluminio, mas é plastico... Se fosse aluminio ainda era pior pois é um optimo condutor da calor !

    Depois o problema é a espessura de 4 mm ... Se colocar 10 ainda isola alguma coisa .... Mas pronto ! é melhor que nada .
  14.  # 14

    Colocado por: Luigi31Placas termicas, lã de rocha c/ aluminio , mineral, Rolo isolamento refletor com alumínio bem.


    Tudo que lhe dizerem "reflector" é para o enganar ...

    Nesse caso o melhor pode ser lã pois é mais façil de colocar sem tirar as placas todas , desde que não tenha fugas do pó para o sotão... Mas cumpra as regras ao aplicar... Mascara e óculos de protecção e fato a proteger o corpo todo... Não se deixe levar na conversa dos que aplicam sem mascara !
  15.  # 15

    Colocado por: Picareta
    Eu num armazém que tenho consegui isso sem isolamento!!! 40º durante o dia, e à noite passou para os 20º
    ;))

    Agora a sério, qual a espessura do isolamento?


    o que eu usei tem 5mm. ainda não sei se é bom ou mau. ainda não vivo na casa.
  16.  # 16

    eu meti xps de 4cm mete se bem justo nas folgas ou barrotes mais tortos ou fora de medida usei espuma de pistola para tapar os buracos e tambem colar o xps aos barrotes a diferença foi enorme

    nada como paciencia grosa, regua e xisato não se faça
  17.  # 17

    Colocado por: simadyno que eu usei tem 5mm. ainda não sei se é bom ou mau. ainda não vivo na casa.


    Não sabe ? como assim ? faça as contas veja o coeficiente e a espessura e compare com os outros ...

    Para poder comparar depois de morar na casa teria que mudar de isolamento e comprar !

    Mas tudo bem, seu quarto não deve ser no sotão .
  18.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Eu num armazém que tenho consegui isso sem isolamento!!! 40º durante o dia, e à noite passou para os 20º
    ;))

    Agora a sério, qual a espessura do isolamento?


    boas
    armazém das Cortiças NS em canelas vila nova de gaia
    está lá para quem quiser ver.
    abraço
  19.  # 19

    obrigado pela a dica jorge Santos! sim eu tinha exa ideia das mascaras e oculos; entao o melhor é inserir o lã de rocha com aluminio, e aquilo não é preciso meter uma cola nem nada ao meter entre as vigas?
  20.  # 20

    Colocado por: Jorge Santos - Faro

    Não sabe ? como assim ? faça as contas veja o coeficiente e a espessura e compare com os outros ...

    Para poder comparar depois de morar na casa teria que mudar de isolamento e comprar !

    Mas tudo bem, seu quarto não deve ser no sotão .


    o quarto não é no sótão, mas é quase. acredito e sei que XPS é melhor assim como lá de rocha.
    Mas foi o que me impingiram na altura! e eu acreditei como é mais ou menos normal.
    vou deixar mais algumas fotos depois da aplicação do material.
      2014-03-28 12.17.09.jpg
 
0.0187 seg. NEW