Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

estou a pensar em adquirir um apartamento com aproximadamente 30 anos e com as canalizações de origem.
    o meu problema é que me encontro no ultimo andar (4º piso) e no prédio há um deposito para os apartamentos dos últimos pisos.
    o deposito é independente (cada apartamento tem o seu) e tem uma capacidade aproximada de 500litro.
    PROBLEMA: como o deposito está no "sótão" do prédio, a pressão que tenho nas torneiras é mínima, deve-se à gravidade e nada mais.
    já pensei em colocar uma bomba para dar um pouco mais de pressão (existe alguma que faça pouco ruído?) mas nao sei se as canalizações aguentam, para alem de ter de trocar de cilindro (isso seria o mais facil)
  2.  # 2

1º substitua as tubagens de água, está na hora. Tem sorte se ainda não rebentaram ( as de água quente em aço galvanizado)
    Depois pense num grupo de pressurização. Mas deve para já, verificar se a actual pressão da rede está em condições!!!. É que em 30 anos muda muita coisa.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro Barradas1º substitua as tubagens de água, está na hora. Tem sorte se ainda não rebentaram ( as de água quente em aço galvanizado)
    Depois pense num grupo de pressurização. Mas deve para já, verificar se a actual pressão da rede está em condições!!!. É que em 30 anos muda muita coisa.

obrigado pelo sua sugestao, mas preciso de soluções mais concretas antes de fazer negocio com o atual proprietario, possivelmente nao me expliquei bem.

existe a possibilidade de manter o deposito e aplicar uma bomba para dar mais pressão à saida? - mesmo tendo de trocar canalização e cilindro

Obrigado
  4.  # 4

Colocado por: becooldanonexiste a possibilidade de manter o deposito e aplicar uma bomba para dar mais pressão à saida?

é claro que sim...
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Barradas
    é claro que sim...

Alguma sugestao?
  6.  # 6

O sergio rodrigues deu aqui neste topico uma sugestão:
    https://forumdacasa.com/discussion/17738/agua-sem-pressao/#Comment_637099
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lasv
  7.  # 7

obrigado pelas vossas opinioes.

tudo isto será viável se trocar as canalizações, correto?
    é claro que não pretendo gastar muito dinheiro, mas ao mesmo tempo também quero a coisa bem feita e com durabilidade - que tipos de materiais me aconselham comprar?
    tendo o deposito no sótão estou a pensar fazer a distribuição por cima, descendo apenas as tubagens em cada uma das divisões ( 2 wc´s + 1 cozinha)
  8.  # 8

alguma ideia?
  9.  # 9

Colocado por: becooldanontudo isto será viável se trocar as canalizações, correto?

Se trocar a tubagem neste caso utiliza com uma secção maior de diametro 25 em multicamada e consegue mais caudal de água aumentando a pressão nas torneiras, por outro lado o depósito existente e face à idade de instalação presumo que seja EM FIBROCIMENTO E CONTEM AMIANTO(tipo Lusalite), pelo que deve substituir por plástico ou fibra.

Quanto á distribuição é exatamente como propõe faz as baixadas aos wc´s pelo sotão, quanto ao termocumulador tem que adquirir um de baixa pressão.

Vindo a água por gravidade com uma distribuição eficaz não necessita de bomba.

Não se esqueça que na água quente deve ser isolada com isolamento tipo Armstrong ou similar.
  10.  # 10

mas todas estas alterações irao aumentar a pressao da agua?
    é que pelo que ja vi (testei o chuveiro a quando da visita da casa), se apontar o chuveiro para a cara o mesmo nao tem pressao para me atingir, a nao ser que esteja a uns 10cm do mesmo....
    o cilindro esta no mesmo piso que os wc´s, isso nao faz com que a pressao seja ainda menor??? (desculpe a minha ignorancia, sou leigo nestes assuntos e como tal peço a vossa ajuda)
  11.  # 11

Colocado por: becooldanoné que pelo que ja vi (testei o chuveiro a quando da visita da casa), se apontar o chuveiro para a cara o mesmo nao tem pressao para me atingir, a nao ser que esteja a uns 10cm do mesmo....

O problema é que face aos anos da canalização existente em ferro galvanizado quase de certeza, esta já tem corrosão o que não permite a passagem de água de uma forma eficaz, com a alteração da tubagem esta situação ficaria resolvida.

Colocado por: becooldanono cilindro esta no mesmo piso que os wc´s, isso nao faz com que a pressao seja ainda menor??? (desculpe a minha ignorancia, sou leigo nestes assuntos e como tal peço a vossa ajuda)

Não, tendo um cilindro de baixa pressão como admissão de água na sua entrada este por sua vez encarrega-se de dar água quente com pressão suficiente.
  12.  # 12

Se utilizar um esquentador este só funciona com a velocidade da água neste caso é que teria problemas com a pressão de água podia eventualmente o esquentador não arrancar com o termocumulador é diferente, a água é aquecida por acumulação.
  13.  # 13

e nao seria uma hipotese trocar as canalizações e abdicar do deposito, utilizando apenas a agua da companhia???
  14.  # 14

Colocado por: becooldanone nao seria uma hipotese trocar as canalizações e abdicar do deposito, utilizando apenas a agua da companhia???

Depende da pressão existente da rede! Mas pode ter a ligação da companhia e ligação do depósito, basta fazer um by pass no sotão antes da entrada do depósito e colocar válvulas de retenção.
  15.  # 15

para começar devia saber a pressão da rede para ver se consegue chegar ao seu piso ainda com pressão,

e não sei onde que o Sr. Costa53 viu que aumentar o diametro aumenta a pressao da agua. :) isso so aumenta se elevar o seu deposito ou com bomba. se nao tiver pressao da rede: meta uma bomba que nao é nada cara.

quanto aos tubos velhos: se tiver um seguro da casa.. deixe andar ate arrebentar algum. depois pensa nisso.

isso era o que eu faria
  16.  # 16

Colocado por: dedaoe não sei onde que o Sr. Costa53 viu que aumentar o diametro aumenta a pressao

Eu não vi, tenho é a experiência propria! E o que disse é que aumenta o caudal como a pressão está associada ao caudal e velocidade da água daqui tire as suas conclusões!

Se o depósito é colocado num ponto de mais elevação é por alguma razão! Agora se quer utilizar uma bomba então até o pode meter numa cave.
  17.  # 17

pressão vem geralmente em m.c.a ( a mais simples de perceber)

onde voce entra aqui com o diametro? atençao que so quero perceber! :)
  18.  # 18

vou tentar explicar dedao,

O diametro não afecta a pressão realmente... num ambiente fechado...

Normalmente seguindo o curso de água, os tubos a montante tem de ser de diametro superior aos do esquentador/ torneira / etc, mas os tubos galvanizados vão se fechando com o tempo chegando a ficar com o diametro inferior aos dos aparelhos seguintes, fazendo assim uma redução de pressão, ou melhor a pressão não diminui no tubo, mas sim depois que chega a uma secção mais larga.

Por ex: se pegar numa máquina de pressão 20bar, e lhe engatar uma mangueira de 1/2 na ponta da pistola vai ficar decepcionado com a pressão.
  19.  # 19

colocar uma tubagem de maior diametro, faz com que as perdas de carga ao longo da tubagem sejam menores, logo é normal que a pressão a jusante seja maior.
    Concordam com este comentário: Costa53
  20.  # 20

ou seja tenho 2 bar numa ponta de onde vem a agua, aumento o diametro da tubagem e na outra ponta tenho por exemplo 4 bar é isso que quer dizer? a pressão extra aparece de onde?

0.0225 seg. NEW