Iniciar sessão ou registar-se
    • IAR
    • 30 março 2014 editado

     # 1

    Boas noites,

    Antes de mais, queria dizer que este fórum tem sido útil na consulta dos mais variados assuntos, com threads que frequentemente aparecem nos primeiros resultados do Google.
    Obrigado aos autores e pessoal que mantém o fórum.


    Introdução:
    Tenho planos para começar obras de remodelação num apartamento usado.

    Trata-se de um 6°andar, num prédio com 10 andares.
    Tem:

    • Três quartos de um lado (oeste) (12 m2 + 15 m2 + 11 m2). Não têm nenhum tipo de varanda. Apenas janelas..

    • Uma sala grande e cozinha do outro (este). A sala tem uma marquise. A cozinha também não tem nenhuma varanda, tem janelas apenas (óbvio :p ).




    Questão 1: Mono-split ou Multi-split:
    Inicialmente pensei que iríamos usar um sistema multisplit, por achar que seria mais económico (investimento), eficiente (factura da EDP!), mais estético (duas caixas externas ao invés de várias... mas sinceramente não é que faça grande diferença...) e menos ruidoso no total (isto sim, poderia ser um ponto importante?).

    Mas um potencial fornecedor (empresa especialista que enviou o técnico ao local) explicou que esta solução (multi-split) ficava mais cara no seu todo e que tinha desvantagens (segundo percebi, uma delas era que não podia ter todos os A/C ligados em simultâneo ou que não podia tê-los em temperaturas/modos diferentes - assumo que possa ter entendido mal esta parte, pois a explicação não me foi dada directamente a mim).

    Como tal, o ideal seria então colocar 5 unidades separadas, 3 para os quartos, 2 para a sala grande.
    E a sugestão foi para o MITSUBISHI MSZ-SF25VE (inverter mural 9000 BTU), que segundo li neste fórum, é muito económico e silencioso.

    Acatámos a opinião dos especialistas e estávamos prontos para seguir em frente.

    Mas como o preço deste fornecedor revelou sendo muito caro quando comparado com o preço de outra loja (diferença de 350€ em cada unidade, antes da montagem), tivémos que abandonar esta proposta e decidimos comprar noutro local.

    Entretanto fiquei com esta dúvida... O que é melhor afinal? Quais são os prós e contras de cada um?
    E se for melhor o multi-split, qual seria uma boa opção de modelo ?


    Questão 2: Uma unidade ou duas unidades na sala ?:
    A sala tem 34 m2 (medida não inclui marquise).
    Que parâmetros posso usar para decidir sobre o A/C? A minha experiência (de consumidor!) diz-me que uma unidade única de 18000 BTU (ou em caso extremo de 24000 BTU) dava conta do recado.
    Mas os especialistas sugeriram duas unidades de 9000 BTU (um em cada lado, jantar e estar).
    Gostava de ler as vossas opiniões sobre isto.


    Questão 3: Ar condicionado na cozinha?:
    É "normal" a instalação de um ar-condicionado na cozinha? Existem modelos específicos ou cuidados especiais a ter ?
    À partida não tenciono instalar nenhum A/C na cozinha. Mas estou preocupado com os meses de frio... No Verão, podemos sempre abrir as janelas...


    Questão 4: Funções básicas?:
    Alguém tem este modelo MITSUBISHI MSZ-SF25VE ?

    Gostava de saber se ele tem o modo nocturno (sleep mode). A brochura oficial não é clara. E o site da Deco diz que não tem esta opção.

    Aproveito para perguntar sobre a indicação da temperatura no comando.. O site da Deco diz que não mostra.

    Mas isto são funções bastante úteis e que me custa a acreditar que não estejam presentes num modelo de 700 €.


    Um abraço.
  1.  # 2

    Acho um erro colocar mono split's, e se calhar nem o condominio autoriza.
    • IAR
    • 30 março 2014

     # 3

    Colocado por: jorgealvesAcho um erro colocar mono split's, e se calhar nem o condominio autoriza.


    Tanto quanto consegui saber, não há impedimento nem regra nenhuma, por parte do "condomínio".
    Confirmei isto agora.

    Caro Jorge, tem comentários sobre as outras questões? Agradeço.
  2.  # 4

    Quanto ao condomínio alterações à estética tem de ser aprovadas em assembleia. Se não tiver aprovação da assembleia poderá ter problemas, basta um vizinho chatear-se.

    Considero melhor solução u uso de 2 multisplits.

    Quanto à sala, se tiver de usar uma unidade muito potente, usar duas pode ter interesse, nomeadamente pelo ruido. Contudo, dependente de muitos fatores, uma unidade de 15000 btu pode ser suficiente, eu tenho uma de 12 para uma sala de 40.

    Quanto a indicar a temperatura real no comando, acho que quase nenhum ar condicionado tem essa função por defeito, embora haja comandos que se podem comprar com essa função.

    Quanto à função sleep mod, se é uma função que reduz a temperatura durante a noite e volta a aumentar perto do acordar, creio que esse modelo realmente não tem. De todo o modo, essa e muitas funções para mim são de utilidade duvidosa. Os mitsubishi e e creio que também os daikin não tem essa função, e são considerados as melhores marcas de ar condicionado.
  3.  # 5

    Colocado por: IR
    ... desvantagens (segundo percebi, uma delas era que não podia ter todos os A/C ligados em simultâneo ou que não podia tê-los em temperaturas/modos diferentes - assumo que possa ter entendido mal esta parte, pois a explicação não me foi dada directamente a mim).


    Boas,

    Em primeiro lugar o facto de nem poder ligar em simultâneo nem poder ter temperaturas diferentes, não corresponde à verdade.
    A única coisa que não pode fazer é ter duas máquinas que estejam ligadas à mesma unidade exterior a funcionar com modos de funcionamento diferentes.

    Em relação ao multi ser mais caro em relação ao individual, falando em equipamentos equivalentes (mesma marca e modelo), com um dimensionamento adequado, o multi-split poderá ficar mais "em conta" em termos de investimento e bem mais económico em termos de consumo de energia.

    Em relação ao optar por Mitsubishi, considero um excelente escolha, visto na minha opinião ser o mais silencioso que se encontra no mercado.

    Em relação à temperatura ambiente no comando, esse modelo não possui, e o modo Sleep as máquinas Mitsubishi não vêm equipadas com esta função.

    Na sala uma máquina ou duas máquinas, depende das características em físicas das salas, quanto à máquina na cozinha penso que é dispensável pois normalmente é a zona mais equilibrada em termos de temperatura da casa, mas deixar uma pré-instalação para precaver o futuro é sempre uma boa solução.

    Espero ter ajudado.

    Cpts
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
    • IAR
    • 31 março 2014 editado

     # 6

    Dfserra, Rfcm_85, obrigado pelos comentários.

    Colocado por rfcm_85
    Em primeiro lugar o facto de nem poder ligar em simultâneo nem poder ter temperaturas diferentes, não corresponde à verdade.
    A única coisa que não pode fazer é ter duas máquinas que estejam ligadas à mesma unidade exterior a funcionar com modos de funcionamento diferentes.

    Portanto não posso ter um A/C em modo Fan e outro em Cool .. Ou um a aquecer e outro a arrefecer? Penso que isto não é grave pois as necessidades da "família" vão ser sempre muito semelhantes.

    Há mais algum cenário técnico/financeiro em que o Multi-split nao seja recomendável?

    Será valida a preocupação de, quando temos apenas um dos quartos com o A/C ligado (portanto apenas uma unidade interna a funcionar), termos do lado de fora uma unidade externa "grande" a trabalhar em pleno e por sua vez a consumir mais energia do que "devia"?

    Estou preocupado em escolher agora, aquilo que é o melhor para o futuro (long term). E como não sou especialista do assunto, não consigo ter uma visão global sobre isto. Por isso agradeço bastante os vossos comentários.


    Colocado por rfcm_85
    Em relação ao multi ser mais caro em relação ao individual, falando em equipamentos equivalentes (mesma marca e modelo), com um dimensionamento adequado, o multi-split poderá ficar mais "em conta" em termos de investimento e bem mais económico em termos de consumo de energia.

    Qual seria a razão para a empresa especialista fornecer então uma proposta de 5 unidades single-split ? Eles disseram que ficava mais barato com as single-split.

    Sim, estou a assumir equipamentos da mesma marca e gama (Mitsubishi).
    Aceito desde já as vossas sugestões para a melhor combinação de unidade exterior e interiores. Podemos assumir que as unidades interiores serão, no mínimo Mitsubishi MSZ-SF25VE 9000 BTU.

    Planta:
    planta casa
    ( http://imgur.com/7Bfr66I )


    Colocado por rfcm_85
    Em relação à temperatura ambiente no comando, esse modelo não possui, e o modo Sleep as máquinas Mitsubishi não vêm equipadas com esta função.


    Então e como é que a pessoa faz para saber a temperatura e poder ajustar? Eu pergunto isto porque actualmente (noutra morada) tenho um "Westpoint" que é um modelo básico e cujo o comando mostra a temperatura.. e é com base nisto que aumentamos ou reduzimos para a temperatura que achamos ideal (regra geral é 23C, mas por vezes quando está muito calor, reduzimos mais durante um tempo e depois voltamos a colocar em 23C quando já está fresco).

    Em relação ao Sleep mode, tenho pena. É a função que mais usamos neste "Westpoint", por vezes até mesmo durante o dia.
  4.  # 7

    Colocado por: IRPortanto não posso ter um A/C em modo Fan e outro em Cool

    pode,

    Colocado por: IROu um a aquecer e outro a arrefecer?

    isto é que não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
  5.  # 8

    Colocado por: IREntão e como é que a pessoa faz para saber a temperatura e poder ajustar?

    o corpo humano não tem uma temperatura fixa na qual se sinta confortável, pois a mesma é variável em função da humidade ambiente,

    os comandos com termómetro dão lugar a erros de leituras pois depende do cuidado com a localização do mesmo, basta estar exposto ao sol para ler uma temperatura diferente do ambiente e induzir em erro o utilizador,
    esta função era muito comum aqui há uns anos e foi praticamente abandonada por todos os fabricantes de renome.
    • IAR
    • 31 março 2014

     # 9

    Colocado por: jorgealves...
    os comandos com termómetro dão lugar a erros de leituras pois depende do cuidado com a localização do mesmo, basta estar exposto ao sol para ler uma temperatura diferente do ambiente e induzir em erro o utilizador,
    esta função era muito comum aqui há uns anos e foi praticamente abandonada por todos os fabricantes de renome.


    Ok, entendo agora.

    Thank you.
  6.  # 10

    boa noite, eu estou a pensar em adquirir também 1 multi-split Mitsubishi MXZ-4D72 VA com 4 máquinas interiores ( 3x9000 e 1x 12000 BTU) para 2 quartos com 8m2, 1 com 11m2 e uma sala com 16m2.
    o isolamento das paredes é fraco ( só tem parede simples ), mas já tem vidros duplos e portadas. acham as máquinas ajustadas?
    e quanto a máquinas interiores MSZ SF ou KIRIGAMINE???
    a diferença dos orçamentos para as 4 máquinas ronda os 500 €, justificará pagar mais cerca de 125€ em cada aparelho?
    agradeço a vossa opinião porque sou 1 leigo na matéria.
  7.  # 11

    Quanto às máquinas, mesmo sem todos os detalhes, não parece pelo menos subdimensionado. eventualmente para os quartos mais pequenos chegaria unidades de 7000, mas o preço não diferem muito.

    Quanto ao modelo fh, do que melembro, tem um filtromais potente e caro, e tem funções de ar 3d bem como de analisar a temperatura em diferentes zonas da divisão para direcionar o ar para essas zonas. Em divisões tão pequenas a maior parte dessas funções não tem interesse, pelo que a principal diferença entre eles é o filtro e a estética.
    • IAR
    • 1 abril 2014

     # 12

    Colocado por: dfserra
    Quanto à sala, se tiver de usar uma unidade muito potente, usar duas pode ter interesse, nomeadamente pelo ruido. Contudo, dependente de muitos fatores, uma unidade de 15000 btu pode ser suficiente, eu tenho uma de 12 para uma sala de 40.


    E está arrependido de ter colocado a unidade de 12000 BTU para uma sala de 40 m2? Ou funciona bem tanto no inverno como no verão?
    • IAR
    • 1 abril 2014 editado

     # 13

    Colocado por: rfcm_85
    Em relação ao multi ser mais caro em relação ao individual, falando em equipamentos equivalentes (mesma marca e modelo), com um dimensionamento adequado, o multi-split poderá ficar mais "em conta" em termos de investimento e bem mais económico em termos de consumo de energia.


    Estive a investigar um pouco esta questão dos preços.

    E vou deixar aqui esta página, porque é a unica que encontrei com os modelos e preços todos, fácil de entender: Megaclima - http://www.megaclima.pt/
    Não é minha intenção fazer qualquer tipo de publicidade. Na verdade até acho que os preços deles são altos.


    E aqui fica a comparação entre SingleSplit e Multisplit no caso dos meus 3 quartos:

    Solução Single-split:
    Matriz de produtos e preços em http://www.megaclima.pt/mostra-linha-ac-domestico.php?id=25&n=Mitsubishi%20-%20Mural
    Brochura técnica: http://www.megaclima.pt/public-ftp/pdfs/ar-condicionado/mitsubishi/mitsubishi_mural_msz_sf.pdf

    3x MSZ-SF25VE (unidade interior): 1021 €
    Total: 3063 €


    Solução Multi-split:
    Matriz de produtos e preços em http://www.megaclima.pt/mostra-linha-ac-domestico.php?id=28&n=Mitsubishi+-+Multi
    Brochura técnica: http://www.megaclima.pt/public-ftp/pdfs/ar-condicionado/mitsubishi/mitsubishi_multi.pdf

    1x MXZ-3D54VA (unidade exterior): 1956 € [estou a assumir que este seria o modelo correcto, depois de ler a brochura e algumas threads neste fórum, ainda assim agradeço sugestões/correcções!!]
    3x MSZ-SF25VE (unidade interior): 394 €
    Total: 3138 €

    Portanto, os preços são ela por ela...
  8.  # 14

    Quanto à minha unidade de 12 mil. Antes de mais, contextualizando, local Porto, paredes sem isolamento , caixilharia dupla. Sem aquecimento a sala anda pelos 17 graus, em dias piores baixa dos 16.Sala de 40m2 e tenho as portas abertas para climatizar também corredor. Costumo ter temperatura real cerca de 20, mas este ano em dezembro coloquei temperatura de 21, numa altura em que o ar ficou ligado 24 horas. Atingiu 21 sem dificuldade.

    A minha ideia inicial seria uma de 15 mil, mas como optei por uma gama que apenas tinha de 12 ou 18, fiquei pelos 12. De notar que esta unidade em aquecimento na capacidade máxima, debita 18 mil.

    Sim, eu estou satisfeito com a solução que tenho, o que não significa que outros ficassem. O sistema que tenho está claramente sub dimensionado, mas satisfaz as minhas necessidades de ter a casa a 20 graus, aquecendo num tempo que para mim é aceitável. Agora se pretendermos uma temperatura muito superior, aquecimento muito rápido, ou a casa for no local mais frio, então a potência deve ser outra.

    Quanto a arrefecer não uso esta unidade muitas vezes por ano nessa função, mas como é uma unidade mural arrefece muito rápido.

    Se tivermos um bisplit de 18 btu, e pretendermos ter sempre as duas unidades ligadas, então não adianta ter uma unidade interior de 18 já que nunca vai estar a usar a potência máxima.

    Quanto a se é mais caro ou barato o multisplit tudo depende de caso para caso. Para as mesmas unidades interiores algumas marcas apresentam 2 ou 3 unidades exteriores com preços diferentes. As unidades interiores também contam, já que passar de uma interior de 25 para 35 é menos caro em multisplit do que em mono. Mas a ideia que tenho é que no geral para gamas iguais o preço anda ela por ela. O que também acontece é que por exemplo a Mitsubishi e a daikin tem uma gama mais barata em nomo que não pode ser usada em multi. Neste caso o mono é mais barato, mas são gamas diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: IAR
    • IAR
    • 2 abril 2014

     # 15

    Colocado por: dfserraQuanto a se é mais caro ou barato o multisplit tudo depende de caso para caso. Para as mesmas unidades interiores algumas marcas apresentam 2 ou 3 unidades exteriores com preços diferentes. As unidades interiores também contam, já que passar de uma interior de 25 para 35 é menos caro em multisplit do que em mono. Mas a ideia que tenho é que no geral para gamas iguais o preço anda ela por ela. O que também acontece é que por exemplo a Mitsubishi e a daikin tem uma gama mais barata em nomo que não pode ser usada em multi. Neste caso o mono é mais barato, mas são gamas diferentes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:IR


    Assumindo então um preço ela por ela e um cenário em que a estética fora do prédio não está em causa (condomínio não chateia), e assumindo que estou nesta fase à vontade para partir paredes e tudo o que for necessário pois o apartamento vai ser mesmo renovado completamente, o que é melhor para os três quartos?

    Multisplit ou single splits?
  9.  # 16

    Um multi split e sempre melhor maquina que diversos mono split's.
    • IAR
    • 3 abril 2014

     # 17

    Colocado por: jorgealvesUm multi split e sempre melhor maquina que diversos mono split's.


    Bom, está decidido então. Multi-split nos quartos!

    Estarei a cometer alguma asneira com este setup?

    Solução Multi-split:
    Matriz de produtos e preços em http://www.megaclima.pt/mostra-linha-ac-domestico.php?id=28&n=Mitsubishi+-+Multi
    Brochura técnica: http://www.megaclima.pt/public-ftp/pdfs/ar-condicionado/mitsubishi/mitsubishi_multi.pdf

    • 1x MXZ-3D54VA (unidade exterior)

    • 3x MSZ-SF25VE (unidade interior)

    • IAR
    • 3 abril 2014

     # 18

    Colocado por: dfserraQuanto à minha unidade de 12 mil. Antes de mais, contextualizando, local Porto, paredes sem isolamento , caixilharia dupla. Sem aquecimento a sala anda pelos 17 graus, em dias piores baixa dos 16.Sala de 40m2 e tenho as portas abertas para climatizar também corredor. Costumo ter temperatura real cerca de 20, mas este ano em dezembro coloquei temperatura de 21, numa altura em que o ar ficou ligado 24 horas. Atingiu 21 sem dificuldade.

    21 graus não continua a ser frio???


    Colocado por: dfserraAs unidades interiores também contam, já que passar de uma interior de 25 para 35 é menos caro em multisplit do que em mono. Mas a ideia que tenho é que no geral para gamas iguais o preço anda ela por ela.


    Não percebi a parte de passar de 25 para 35.. Estamos a falar destes modelos é isso? MSZ-SF25VE e MSZ-SF35VE ?
  10.  # 19

    E já que vai fazer um investimento desses não era melhor uma bomba de calor com convectores?
    • IAR
    • 3 abril 2014 editado

     # 20

    Colocado por: pc ferreiraE já que vai fazer um investimento desses não era melhor uma bomba de calor com convectores?


    Eu honestamente não sei o que isso é. Tive que pesquisar e assim muito rapidamente, consultei este link http://www.daikin.pt/minisite/daikin_altherma_lt/heat-pump-convector.jsp

    Como nunca tive e pouco percebo da tecnologia em questão, é muito dificil fazer planos com isto. Não conheço as vantagens, desvantagens, preços....


    Fiz os planos com A/C por saber que são uma boa opção para Inverno e Verão. E por ser algo cujo funcionamento básico, conheço :)
 
0.0265 seg. NEW