Iniciar sessão ou registar-se
    • lopes
    • 30 março 2014 editado

     # 1

    queria uma ajuda como faço para pedir subsidios para plantar 1000 oliveiras num terreno de 2hetares na zona de mirandela.
    • MDA
    • 30 março 2014

     # 2

    Faça um projecto com viabilidade económica.
    Apresente-o a pessoa competente da sua zona agrária.
    Com 2ha é quase certo que não tem viabilidade económica. Os financiamentos julgo que estejam a menos de 50%, e as exigências de projecto que fazem levam mais do que isso.
    Se quer fazer uma coisa de jeito esqueça os subsídios e as condicionantes a que eles obrigam. Se não, siga em frente, e daqui a uns anos vai-me dar razão.
    Atenção que eu sei bem do que falo, pois plantei quase essa área de olival, mas fiz tudo do meu bolso, e se fize-se por um projecto tinha custado mais do dobro para alem das condicionantes.
    Ah, e prepare-se para muito trabalho e pouco proveito.
    • tope
    • 30 março 2014

     # 3

    Tal como o MDA referiu 2ha de olival não deverá permitir obter viabilidade económica para submissão de projeto agrícola. Que trabalhos prevê executar?
    Já agora qual o porquê para ter escolhido a oliveira?
  1.  # 4

    obrigado pela informação
  2.  # 5

    Tem menos de 40 anos, se sim existem fundos do Proder.
  3.  # 6

    Mesmo com mais de 40 anos também existem fundos do PRODER. (Medida 1.1.1.): http://www.proder.pt/conteudo.aspx?menuid=443> O que não existe é Prémio de Jovem Agricultor (medida 1.1.3.)

    2ha são de facto pouco para olival (ainda mais se for de sequeiro/extensivo). De qualquer das formas, dependendo dos investimentos que queira fazer, poderá haver viabilidade de aceder aos fundos do QREN.
    • MDA
    • 1 abril 2014 editado

     # 7

    Eu já vi isso tudo, e alias e mudasse de culturas tinha direito a prémio de instalação e mais.
    Mas depois de fazer as contas vi que ficava mais barato, mas muito mais barato fazer as coisas sem projecto, miguem me chateia a cabeça, e não tenho compromissos.
    Nessa área dependendo do estado em que esta conseguem plantar as oliveiras em compasso 5x5 com menos de 3000€, eu tenho pouco menos área de olival e nem 2000€ gastei. Tem é que trabalhar muito, e depois cuidar bem delas, se não mais lhe vale estar quieto.
    Ah e atenção, que vai haver sempre alguem a dizer que da que consegue, e que devia e etc. Normalmente são pessoas que fazem ou tiram lucro dos processos de candidatura, e que se estão lixando para que voce gaste mais ou menos, e que tenha algum proveito do seu trabalho. É que no fim é voce que responde perante o projecto e eles ja tem o deles no bolso.
    Concordam com este comentário: barreira, lmcscarpediem
  4.  # 8

    Também ando com a mesma questão, pois tenho uma dezena de terrenos e devido as suas dimensões não compensa estar a perder tempo (e dinheiro) com esses projectos.

    Também ando a pensar em oliveiras, mas agora ando a ler sobre pinheiros mansos e também me parece uma boa solução. Alguem por aqui tem experiencia com pinheiros mansos?
  5.  # 9

    Boa tarde, uma empresa de consultoria agrícola ajuda-o com facilidade, Na minha opinião isso dos apoios é muito relativo, dependendo dos objectivos, conhecimentos e necessidades de cada um, na agricultura é preciso ganhar muitos calos nas mãos, Eu também me andei com intenção de pedir uns apoios e me instalar como jovem agricultor, mas também não tinha área suficiente, e pelas contas “deles” não haveria viabilidade económica, mas a verdade é que eu a fazer as coisas fica tudo mais barato, bem mais barato, e a viabilidade está lá.

    Comprimentos.
  6.  # 10

    tenho 8400 m em Almoster o que me aconselham a plantar ?
  7.  # 11

    8400 m ?
    Se o m representar metros e, supondo que não sejam lineares mas antes metros quadrados, perfaz menos de 1 ha e sem conhecer as características do solo e recursos hídricos posso sugerir que plante talvez.....................................batatas ;) Não me leve a mal mas estava mesmo a pedir esta resposta.
    • tope
    • 26 abril 2014

     # 12

    Colocado por: jmmralmeidatenho 8400 m em Almoster o que me aconselham a plantar ?


    Se a finalidade é a criação de um negócio agrícola a área disponível e budget poderão limitar logo à partida a cultura a investir. Tem muita água disponível? Quais as culturas de referência nessa zona? há mão de obra?
    • tope
    • 26 abril 2014

     # 13

    Colocado por: raulschone8400 m ?


    A área disponível até poderá não ser limitativa. Existem diversas culturas onde se poderá tirar rendimento, o problema serão os capitais necessários.
  8.  # 14

    agradeço as respostas mas não sei ainda bem o que fazer , gostava de plantar qualquer coisa que aproveitar o terreno de momento estou a limpa-lo e penso em veda-lo depois vou analisar o que se pode cultivar no mesmo
  9.  # 15

    O melhor é ir á zona agrária e aconselhar-se com um técnico, depois disso se for para projecto tem de arranjar um gabinete de estudos e projectos que lhe trate do mesmo.
    • tope
    • 27 abril 2014

     # 16

    Colocado por: jmmralmeidaagradeço as respostas mas não sei ainda bem o que fazer , gostava de plantar qualquer coisa que aproveitar o terreno de momento estou a limpa-lo e penso em veda-lo depois vou analisar o que se pode cultivar no mesmo


    Estude muito e fale com agricultores da zona. Para a área que tem uma cultura em hidroponia poderá ser interessante.
  10.  # 17

    Talvez o que lhe dê mais rendimento seja arrendar o terreno a alguém que o saiba utilizar...
  11.  # 18

    Já ninguém pensa em plantar árvores !

    Anda tudo subsidiodependente ...
    • LVM
    • 27 abril 2014

     # 19

    Colocado por: Jorge Santos - FaroJá ninguém pensa em plantar árvores !

    Anda tudo subsidiodependente ...

    Não é bem assim.
    Os apoios concedidos pelo ProDer para reflorestações de pinho e sobro, por exemplo, foram da ordem dos milhões de euros.
    Só no 2 semestre de 2013 foram aprovados projectos respeitantes a milhares de hectares de adensamento de arvoredo.
    Não tenho os números exactos comigo mas nesta recta final do quadro comunitário de apoio avançou-se muito nas reflorestações de sobro e pinho.
  12.  # 20

    Colocado por: LVMOs apoios concedidos pelo ProDer para reflorestações de pinho e sobro, por exemplo, foram da ordem dos milhões de euros.


    Tudo bem...
    Mas o que eu queria dizer é que quase ninguém já planta por "amor" !

    Muitos plantam, recebem a massa e nunca mais vão olhar ao que plantaram ... Mas tudo bem é a sociedade em que vivemos !
 
0.0204 seg. NEW