Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva.

Desde que me mudei que noto um comportamento 'estranho' em minha casa.

Vou explicar 2 situações que ocorrem que podem estar relacionadas ou não:

1 - Estou a ver televisão normalmente. Quando uma luz é acesa ou apagada, ou um estore subido ou descido (mesmo de outras divisões), a televisão tem uma pequena interferência.
    2 - Quando ligo determinados electrodomésticos mais potentes em determinada zona da casa o diferencial (?) daquele grupo de tomadas dispara.

O electricista vai lá no fim de semana mas gostaria de ter já uma ideia do que poderá ser.
    Há palpites?
  2.  # 2

um fio de neutro desapertado,

dê uma martelada bem forte no contador da luz que isso passa.
  3.  # 3

Colocado por: jorgealvesum fio de neutro desapertado

jorgealves,

Isso poderia provocar os dois sintomas?

Obrigado.
  4.  # 4

sim,

o neutro desapertado pode nem ser na sua instalação, pode ser na rede de distribuição da EDP e os 1ºs sintomas são as flutuações de tensão\corrente.

ps: também pode ser ligação deficitária do neutro á terra no posto de transformação.
  5.  # 5

Ok, obrigado.
  6.  # 6

Ou então cargas mal distribuidas...
  7.  # 7

Colocado por: barreiraOu então cargas mal distribuidas...

Pode explicar?
  8.  # 8

Onde diz Diferencial deve ser Disjuntor... O seu quadro (se é habitação) só deve ter um
    diferencial e esse serve para proteger as pessoas.
    Se fôr o disjuntor tem as cargas todas penduradas nesse circuito, ou seja tem potência a mais
    a ser fornecida por esse disjuntor. Ou aumenta o calibre do disjuntor (não aconselho) ou distribui
    a potência por varios disjuntores.
  9.  # 9

Colocado por: barreiraOnde diz Diferencial deve ser Disjuntor... O seu quadro (se é habitação) só deve ter um
    diferencial e esse serve para proteger as pessoas.
    Se fôr o disjuntor tem as cargas todas penduradas nesse circuito, ou seja tem potência a mais
    a ser fornecida por esse disjuntor. Ou aumenta o calibre do disjuntor (não aconselho) ou distribui
    a potência por varios disjuntores.

Barreira,

Não, não deve ser isso. O que vai abaixo é mesmo o diferencial (o que fica à cabeça de uma série de disjuntores).
    Os disjuntores são de 16A e tenho monofásico, por isso não deve ser disso.
  10.  # 10

Coloque fotos do tal Disjuntor.
  11.  # 11

Colocado por: MikeMelgapor isso não deve ser disso.

já disse anteriormente,

dê uma marretada no contador que isso passa (com força, mas mesmo muita força, vai ver que se vai sentir muito melhor até chegar o piquete e a conta), entretanto deite-se sobre o assunto e não gaste tudo em bubida,
    •  
      jccp
    • 2 abril 2014

# 12

Colocado por: MikeMelgaHá palpites?

Poltergeist!!!
      poltergeist fotos   Pesquisa do Google.png
  12.  # 13

Vou reabrir isto. Ainda não tenho o problema resolvido mas tenho mais informações:

Tenho dois grelhadores que me atiram a luz abaixo. Começam a aquecer mas passado pouco tempo vai o diferencial abaixo. Levei-os a casa de um amigo e funcionaram 5 estrelas. O que poderá ser? O forno, microondas, placa,etc funcionam sem qq problema.
    • size
    • 16 junho 2014

# 14

Os grelhadores electricos pecam por perderem o bom isolamento da resistência com a estrutura metálica, possibilitando a fuga de energia para Terra.

Experimente desligar o fio terra, para ver o resultado. ..
    Concordam com este comentário: ceac
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
    • ceac
    • 16 junho 2014

# 15

Colocado por: sizeOs grelhadores electricos pecam por perderem o bom isolamento da resistência com a estrutura metálica, possibilitando a fuga de energia para Terra.

Experimente desligar o fio terra, para ver o resultado. ..
    Concordam com este comentário:ceac
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MikeMelga

Ja inspeccionou a resistencia para ver se esta quebrada?
  13.  # 16

Colocado por: ceacJa inspeccionou a resistencia para ver se esta quebrada?

Mas...e quebrada funcionava bem noutra casa?
  14.  # 17

em todos os problemas eletricos chamei a edp e não paguei nada
    • ceac
    • 16 junho 2014

# 18

Colocado por: MikeMelga

Mas...e quebrada funcionava bem noutra casa?

As resistencias de fornos, etc... tem uma camada isolante por cima do elemento que realmente aquece. Normalmente e esta camada que normalmente quebra e, embora a grelha ou forno continue a aquecer, pode dar passagem a terra e fazer disparar o diferencial. Dai eu ter referido para dar uma vista de olhos ja que isto normalmente salta a vista.

A casa do amigo tem o mesmo equipamento electrico que a sua?
    A casa do amigo tem o mesmo setting do diferencial?
    Voce deita abaixo o diferencial mal liga o equipamento? Ou passado algum tempo? Ou so se estiver a cozinhar algo que largue gordura?
    Na casa do seu amigo, que teste ao certo e que fez? Cozinhou, deixou ligado o mesmo espaco de tempo?
    A tomada onde ligou o forno na casa do seu amigo tem o circuito de terra ligado? Digo isto porque e bastante comum ter tomadas com terra, mas por tras nao haver nada la ligado.

Eu nao assumo que saiba de electricidade e como tal imagino que possa ser qualquer um dos casos. Resta a voce que tem a instalacao e equipamento investigar com as informacoes que colocam aqui.
    Ja deu uma vista de olhos na resistencia?
    • ceac
    • 16 junho 2014

# 19

Espere la... isto so acontece em determinada zona da casa?
  15.  # 20

Colocado por: ceacEspere la... isto so acontece em determinada zona da casa?

Não sei. Só testei na cozinha.

Falei com o electricista e ele disse-me o que poderia ser: eu tenho um diferencial de 30ma na cozinha. Acho que é o mais sensível que há. Vamos experimentar mudar para um de 300ma para ver como fica.

Colocado por: ceacVoce deita abaixo o diferencial mal liga o equipamento? Ou passado algum tempo? Ou so se estiver a cozinhar algo que largue gordura?

Passado algum tempo: começa a aquecer e passado aí um minuto....puff. Mesmo antes de cozinhar o que quer que seja.

Colocado por: ceacNa casa do seu amigo, que teste ao certo e que fez? Cozinhou, deixou ligado o mesmo espaco de tempo?

Liguei-o e esteve a trabalhar mais de 10 minutos. Até o termostato actuou.

0.0211 seg. NEW