Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pedro Barradas
    Não gosto!!!?? do título, do conteúdo e das respostas....

Pedro eu tb não gostava do rumo que as coisas estavam a tomar.
    Felizmente que houve alguem no meio disto tudo com 2 dedos de testa
  2.  # 42

Na mesma onda então os antigos guarda livros deviam voltar a poder assinar como os técnicos de contas... enfim...
    Já agora qualquer engº devia poder assinar projetos de eletricidade, ited, avac, etc
    E porque não qualquer empreiteiro poder alterar legalmente um projeto de estabilidade, afinal de contas uma viga de 25x50 com 4f16 em cima e em baixo aguenta bem...
  3.  # 43

Efectivamente assim se perspectiva.

O período excepcional, irá ser alargado. O que diga-se de passagem pessoalmente já estava à espera deste desfecho.
  4.  # 44

Eu acho que "cada macaco no seu galho". Sou engenheira, e digo sem pudor que a parte criativa é sem dúvida made in arquitetura. Se fossem engenheiros a desenhar casas, eram todas quadradas, que dessem o minimo trabalho (pleonasmo). O arquiteto está lá para desafiar a engenharia. O engenheiro está lá para meter os pés do arquitecto no chão! :) É mais ou menos a relação entre enfermeiros e médicos. Precisam uns dos outros para que "a coisa" funcione bem!! Deviamos ser mais cooperativos entre profissões, pois na essência fazemos coisas tão importantes para o bem estar das pessoas em geral!
  5.  # 45

... epá.. então eu "fechei" o tópico!!! continuam a insistir ;)
    Ainda bem que os Eng.º gostam que os ATAE's também continuem a executar projectos de Engenharia....

PS: Maus profissionais há em qq área, maus Arquitectos e maus Engenheiros... mas com habilitações próprias para os seus actos, consagrados nos seus Estatutos Profissionais... já os ATAE's... não têm (especialmente em projecto), sorry.
    Concordam com este comentário: Keepper
  6.  # 46

Pedro
    Quem lhe disse que os ATAE`s não tem habilitação própria consagrada em estatutos para atos de engenharia?
    Aliás, a Associação que os represente é das associações da área a mais antiga em Portugal.

A AATAE – Associação dos Agentes Técnicos de Arquitectura e Engenharia é uma associação sócio profissional com carácter representativo e deontológico, que se constituiu em 21 de Maio de 1990. foi essencialmente a resposta às necessidades verificadas no contexto político-social e teve como objectivo associativo dar continuidade à Associação de Classe dos Construtores Civis e Mestres-de-Obras fundada em 16 de Junho de 1890 e aprovada pelo alvará régio de 15 de Setembro de 1891. Esta associação como demonstram os Escritos vários, Decretos de Lei e Regulamentos, é na história do tempo a Legitima Herdeira da Casa dos Vinte e Quatro fundada em 1501.
  7.  # 47

Os meus 0,02€ (não devem valer mais do que isso).
    Eu olhei para a Lei 31/2009 como o início de um processo de desburocratização.
    Se certificarmos os projectistas, deixamos de precisar de certificar o seu trabalho. Como já acontece com os engs. (os civis, e só quando projectam estruturas; os das águas, esgotos, electricidade e gás são uma cambada de incompetentes e é preciso analisar muito bem o que andam a fazer).
    Pensei que o objectivo seria acabar de vez com o controlo prévio dos projectos, para agilizar os processos.
    Do que percebi desta proposta de lei, os engº não voltam a poder subscrever arquitectura. Os ATAE existentes é que podem continuar a fazer o que já faziam antes.
    Se é verdade é que o 73/73 previa um carácter provisório aos seus critérios, o facto é que estamos em Portugal. E também acho que existem uma série de actividades que, na minha opinião, não necessita de 5 anos de faculdade (ou lá o que é hoje, com esta coisa do Bolonha já não percebo nada) mais um de estágio. Legalizações, mudanças de utilização e afins.
    Penso que a luta dos arquitectos deveria centrar-se mais na revisão do RGEU e na simplificação administrativa.
  8.  # 48

Colocado por: AugstHill
    Penso que a luta dos arquitectos deveria centrar-se mais na revisão do RGEU e na simplificação administrativa.

Até que enfim que há "uma alma do demo" que diz alguma coisa acertada.
  9.  # 49

os civis, e só quando projectam estruturas; os das águas, esgotos, electricidade e gás são uma cambada de incompetentes e é preciso analisar muito bem o que andam a fazer

É lá ...

1 - Vejo por aí projectos de estrutura que são de meter medo.

2 - Para ser simpático, digamos que deve haver pelo menos um ou outro que sabe projectar ... vá lá, águas e esgotos. Não que adiante muito, ainda há por aí picheleiros que chegam ao fim da obra sem abrir o projecto. (também é verdade que alguns não seriam capazes de o interpretar devidamente).

Sobre as restantes especialiddes referidas não me pronuncio, não é a minha área, mas acho que também deve haver técnicos em quem se pode confiar. Eu conheço alguns
  10.  # 50

Colocado por: j cardosoainda há por aí picheleiros que chegam ao fim da obra sem abrir o projecto. (também é verdade que alguns não seriam capazes de o interpretar devidamente).

e também não deixa de ser verdade que alguns projectos não são "executáveis", isto para ser politicamente correcto.
  11.  # 51

no fundo tá tudo sentado na sua zona de conforto e não querem fazer aquilo que faz falta ao cliente,

e muita gente continua a não acreditar que quem manda em todos é o cliente, porque se fim ele não paga, ficam todos a chuchar no dedo (eu incluído).
    Concordam com este comentário: treker666
  12.  # 52

Colocado por: jorgealves
    e também não deixa de ser verdade que alguns projectos não são "executáveis", isto para ser politicamente correcto.

Jorge não seja mauzinho. Os arquitetos não tem habilitação para fazer projetos de águas e esgotos
  13.  # 53

Daí que eu não tenha dito todos os picheleiros, a mesma razão porque não inclui todos os engenheiros. Como em qualquer actividade, certo? O que me parece difícil de acreditar é que não haja NENHUM projecto bem feito nas especialidades que o AugstHill referiu.
  14.  # 54

Colocado por: zedasilvaOs arquitetos não tem habilitação para fazer projetos de águas e esgotos

upss, alguém se esqueceu de lhes dizer isso,
    o que não falta por aí é "arquitontos" a mandar nas especialidades, e quem vier atrás que feche a porta.

e se vamos para o ar entubado é só rir.
  15.  # 55

Esqueci-me de ligar o modo sarcástico.
    Quando me referi à competência dos projectistas, referia-me à forma como a administração pública olha para eles;
    Projectista de estruturas (se for mal feito podem morrer pessoas): o projecto não é analisado, logo, o seu autor é muito sério e competente.
    Projectistas de águas e esgotos (se for mal feito, a casa pode ficar alagada e saltar merd@ por todo o lado): o projecto é esmiuçado da pormenor, logo, o seu projectista é um eventual incompetente, ou facínora, ou ambas.
    Advogado (se for incompetente, é a liberdade ou património que fica em causa). Não tem de mostrar a ninguém o seu projecto de defesa do arguido, logo, é um profissional sério e competente.
    Cirurgião...
    E podem ir completando a lista que eu agora tenho uma Macieira à minha espera.
  16.  # 56

Colocado por: j cardosoDaí que eu não tenha dito todos os picheleiros

ainda bem que por aqui só existem canalisadores,
  17.  # 57

Bom..ESTÁ DECIDIDO!!!
    No dia 10 de Maio este tema está proibido... Sou eu o anfitrião, pelo que quem quebrar a regra paga o almoço de todos!!!!
    Vocês não se cansam!!?, o tópico está FECHADO!!!

PS: já corrigi muitos projectos de RAA e ARDP... uiiii, tantos!!!
  18.  # 58

Sinceramente nem sei que diga. Já fui adepto da análise dos projectos pelas câmaras, já fui adepto da total ausência de análise. Actualmente não sei, talvez me incline para esta última mas com uma condição: a responsabilização dos técnicos por eventuais erros ou omissões do projecto deveriam ser AUTOMATICA.
    Concordam com este comentário: zedasilva
  19.  # 59

Colocado por: Pedro Barradas

PS: já corrigi muitos projectos de RAA e ARDP... uiiii, tantos!!!

Uiii e eu já "corrigi" tantos de arquitetura. Que raio é que vocês lá andam 5 anos a fazer?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  20.  # 60

Colocado por: Pedro BarradasBom..ESTÁ DECIDIDO!!!
    No dia 10 de Maio este tema está proibido... Sou eu o anfitrião, o tópico está FECHADO!!!

e desde quando é que palavra de arquitecto conta?!?!?!?!

veja lá se quer que eu começe a desbobinar?

PS. claro que conta, mas só para o almoço da barraka

0.0263 seg. NEW