Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: SG_arquitectoArquitectura é para arquitectos e a engenharia é para os engenheiros. Se assim não for, um dia destes os arquitectos também vão querer ser engenheiros e fazer estruturas no Tricalc...

Outro !!!!
    Concordam com este comentário: treker666
  2.  # 122

picareta, eu compreendo o seu ponto de vista, mas na minha ideia, no geral cada "macaco" deve estar do seu galho. eu sei que com certeza há engenheiros que sabem fazer casas que fazem corar arquitectos, bem como arquitectos que ensinam engenheiros a fazer estruturas.
    simplesmente acho que cada um deve fazer aquilo que o seu estudo o ensinou a fazer.
    um exemplo onde também existe esta "luta": médicos e enfermeiros. não raras são as vezes que são os enfermeiros a detetar problemas no doentes e muitas vezes a sugerir a própria intervenção a ser feita no doente. mas mesmo assim cada um tem os seus deveres e responsabilidades. um enfermeiro não pode administrar medicação ou efectuar tratamentos a seu belo prazer, apesar de muitas vezes eles sabem muito bem o que estão a fazer...
  3.  # 123

eu sei que com certeza há engenheiros que sabem fazer casas que fazem corar arquitectos

Duvido muito

arquitectos que ensinam engenheiros a fazer estruturas.

Aqui não tenho dívidas: não é verdade!
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 124

se você meter o melhor de uma profissão vs o pior de outra não arranja estes exemplos?
  5.  # 125

Colocado por: manelvcpicareta, eu compreendo o seu ponto de vista, mas na minha ideia, no geral cada "macaco" deve estar do seu galho. eu sei que com certeza há engenheiros que sabem fazer casas que fazem corar arquitecto

Não me viu em lado nenhum dizer que os engenheiros deveriam poder poder fazer a arquitectura de uma casa, no entanto não acho bem que quem passou a vida a fazer projectos de arquitectura, agora deixe de poder fazer aquilo que sempre fez.
    Quanto aos mamarrachos que por aí vemos, vão continuar a existir, porque anda por aí muito mamarracho feito por arquitectos.
  6.  # 126

Não. Os arquitectos pura e simplesmente não têm conhecimentos de física e matemática suficientes para fazer o cálculo de uma estrutura (ou outros projectos de especialidade, como o térmico e o acústico, embora os façam). Da mesma forma, os engenheiros não têm formação para fazer arquitectura.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  7.  # 127

Colocado por: j cardosoembora os façam)

Não conheço nenhum arquitecto que faça isso, embora a legislação o permita.

Os arquitectos também podem ser directores de obra, mas porque é que nenhuma empresa os contrata para isso?
  8.  # 128

Eu conheço e tenho a certeza que o Picareta também, pode é não saber que o fazem. Não é caso único, conheço vários
  9.  # 129

O caso mais ridículo que conheço, e que demonstra que a posição dos arquitectos se limita à defesa dos seus euros, é algo deste género: um cliente contrata-me para fazer a legalização de uma construção muito antiga, de que não há projeto. Não pretende alterar nada, apenas legalizar. O trabalho resume-se a fazer o levantamento do existente, pelo que entreguei a tarefa a uma equipa com topógrafo. Exigem-me que sja assinado por um arquitecto, dizem que é um acto de arquitectura. Mais ridículo que isto ...
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  10.  # 130

Colocado por: j cardosoMais ridículo que isto ...

Mais ridículo só isto:

O meu pai tem uma loja arrendada, que tem licença apenas para comércio, mas sempre foi utilizada para serviços. O inquilino precisa de licença de utilização para serviços, por causa de uma candidatura a um financiamento. Eu que já tratei de vários casos do género, agora precisei de pagar a um arquitecto para assinar um termo de responsabilidade !!!!
    Este processo tem alguma coisa a ver com arquitectura ????
  11.  # 131

depende do ponto de vista

estarei eu habilitado para ir legalizar a estrutura de uma construção??

J.cardoso

aposto que essa legalização não se resumirá a reproduzir o construído, existirá um trabalho de analise sobre o que se poderá ou não legalizar e sua justificação.
  12.  # 132

Colocado por: marco1existirá um trabalho de analise sobre o que se poderá ou não legalizar e sua justificação.

Talvez, mas isso não é arquitectura.
  13.  # 133

isso é a sua opinião

ou também quer especializar-se em todos os decretos e regulamentos sobre conceção de espaços?? pensei que o trabalho do engenheiros eram as especialidades desses espaços.
    •  
      GMCQ
    • 9 julho 2016

# 134

Colocado por: zedasilva já a discutimos varias vezes e sabe que dá para os 2 lados.

Mau! :))
  14.  # 135

aposto que essa legalização não se resumirá a reproduzir o construído, existirá um trabalho de analise sobre o que se poderá ou não legalizar e sua justificação.

Não. é mesmo assim. Primeiro a legalização, para partilhas entre os herdeiros (a decisão foi deles).
  15.  # 136

Colocado por: marco1ou também quer especializar-se em todos os decretos e regulamentos sobre conceção de espaços??

Pois, só faltava lá chegar um arquitecto e dizer ao inquilino que teria que fazer umas alterações, para lá poderem trabalhar !!!
  16.  # 137

o arquiteto não mas os regulamentos etc,,, talvez o possam exigir.

J.cardoso

só é legalizável o que for legalizável ( escrutinando todos os regulamentos e exceções) portanto para legalizar não basta meter no papel o que existe e já está.
  17.  # 138

Sobre esta temática recuso-me a continuar a discutir.
    Sempre condenei lobis e posições extremistas, não será agora que o vou fazer
  18.  # 139

quais lóbis qual carapuça, zé, tentar que pela força de lei que as coisas possam ser melhores será sempre melhor que deixar as coisas ao sabor do vento. aliás a B**ta é bem visível por esse pais fora.
  19.  # 140

Marco, não se enerve homem.
    Quanto à bos ta feita por esse país fora, isso tb tem muito que se lhe diga.
    Eu pessoalmente fiz pouca, contam-se pelos dedos das mãos os projetos que fiz, sei reconhecer as minhas limitações

0.0350 seg. NEW