Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Eu tenho interesse em comprar um imóvel, mas não tenho muito dinheiro, a minha ideia é comprar uma casa a um banco.
    Contudo, depois de ter efectuado uma pesquisa nos sites dos bancos verifiquei que todos os imóveis (pelo menos os mais baratos) se encontram entregues a imobiliárias, sendo assim impossível para mim negociar com o banco sem ter uma imobiliária “pelo meio”, que como sabemos se faz pagar…
    Sei que existem listas de imóveis de bancos que não são muito fáceis de obter.

Pretendia assim saber se seria possível que alguém me indicasse um site ou local onde possa ter acesso a essa(s) lista(s), ou a uma forma de contactar directamente o(s) banco(s) sem intermédio de imobiliárias.

Desde já, agradeço muito qualquer ajuda.

Muito obrigada.
  2.  # 2

Colocado por: felisbelaOlá a todos,

Eu tenho interesse em comprar um imóvel, mas não tenho muito dinheiro, a minha ideia é comprar uma casa a um banco.
    Contudo, depois de ter efectuado uma pesquisa nos sites dos bancos verifiquei que todos os imóveis (pelo menos os mais baratos) se encontram entregues a imobiliárias, sendo assim impossível para mim negociar com o banco sem ter uma imobiliária “pelo meio”, que como sabemos se faz pagar…
    Sei que existem listas de imóveis de bancos que não são muito fáceis de obter.

Pretendia assim saber se seria possível que alguém me indicasse um site ou local onde possa ter acesso a essa(s) lista(s), ou a uma forma de contactar directamente o(s) banco(s) sem intermédio de imobiliárias.

Desde já, agradeço muito qualquer ajuda.

Muito obrigada.

Se tiver uma boa relação como seu banco o mais fácil é precisamente ir ter com eles.
    Quando comprei apresentaram-me precisamente imóveis que nem sequer tinham dado entrada na listagem do site, e desconfio que nunca chegaram a entrar.

Pode sempre avaliar o que a imobiliária tem disponível. quem tem de pagar o serviço é o vendedor e não o comprador. desde que encontre um valor que seja do seu agrado para a compra que quer fazer...

Além disso há construtores que têm acordo com os bancos e conseguem-se também juros na ordem dos praticados para as casas que os próprios bancos vendem.
    Aqui tem pelo menos a mais valia da garantia sobre a habitação.
    Pode procurar junto das imobiliárias quais os construtores com quem trabalham a quem os bancos possibilitam o acesso a essas taxas de juro mais baixas. ou alternativamente procurar directamente junto dos construtores saber se têm esse acordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: felisbela
  3.  # 3

Em primeiro lugar, não é o comprador que paga à imobiliária, é o vendedor.
    Em segundo lugar, as casas de banco tendem a ser mais caras apesar de que pode ser negociável em função do que o cliente tem para "oferecer".
    A vantagem é que as condições oferecidas podem ser mais melhores em termos de spread, percentagem de financiamento, avaliação, etc.
    Existem vários sites com as listas dos bancos mas, como é natural, o processo da venda está entregue às imobiliárias pois o core business da banca, como deve calcular, não é vender imóveis mas sim financiar créditos.
    Pode consultar por exemplo:
    http://bpiexpressoimobiliario.pt/
    https://www.besimoveis.pt/
    https://www.cgd.pt/Particulares/Casa/Oportunidades-Imoveis-Caixa/Pages/Oportunidades-Imoveis.aspx
    etc, etc, etc
    Pesquise no Google a palavra "imóveis" e à frente da palavra ponha a sigla de cada um dos bancos que se lembrar e vai encontrar muita coisa.
    •  
      FD
    • 3 abril 2014 editado

# 4

Colocado por: felisbelaSei que existem listas de imóveis de bancos que não são muito fáceis de obter.

Ir por essas listas não é igual a zero mas, em muitos casos, quase.
    Por exemplo, a lista da Remax é muito completa (penso que é a mais completa) mas, é uma porcaria: além de um preço, localização e número de divisões, na maioria dos imóveis não existe mais nenhuma informação.
    Ora, procurando em listas de dezenas senão centenas de imóveis, sem fotos, sem moradas, é quase a mesma coisa que procurar uma agulha num palheiro: uma perda de tempo.

E é esse o trabalho que as imobiliáras acrescentam: tiram fotos, concedem visitas, acompanham o cliente, etc.

Como o volume é grande e os bancos não querem contratar pessoas para uma tarefa que, supostamente, é temporária, optam por subcontratar este trabalho, daí o recurso às imobiliárias.
    Desconheço os valores envolvidos mas, quase de certeza absoluta que as comissões das imobiliárias não são iguais para os bancos e para os particulares.
    Ou seja, enquanto um particular se quiser vender a sua casa tem que pagar 5% ou um mínimo de 5.000€, os bancos, quase de certeza, não devem pagar nem metade disso.
    Mesmo que optasse por uma casa do banco, sem passar por uma imobiliária, não iria poupar tanto quanto se estivesse a fazer o negócio com um particular.

Dito isto, como já disseram acima, se for ao seu banco, eles podem dar-lhe acesso a alguns imóveis.
    Quanto aos outros imóveis, se contactar o departamento responsável do banco, de certeza que lhe vendem o imóvel que indicar.
    Mas, esqueça visitas, fotos e coisas que tal - é um trabalho que não querem ter, quase de certeza que a encaminham para a imobiliária.

Isto varia também e muito consoante o banco e o stock que o mesmo tem. O Millenniumbcp recorre a agências mas, o BPI não.
    Há diversos casos e diversas situações diferentes, é uma questão de ir descobrindo e analisando.

Resumindo: a lista da Remax é o mais parecido que vai encontrar com essas listas, depois é só uma questão de encontrar o imóvel, descobrir a que banco pertence, contactar o departamento responsável e fazer uma proposta.
    Poderá poupar alguma coisa mas, não sei se o risco ou o trabalho pode compensar.
  4.  # 5

Colocado por: FDMas, esqueça visitas, fotos e coisas que tal - é um trabalho que não querem ter, quase de certeza que a encaminham para a imobiliária.
    Eu comprei a minha casa a um Banco. Vi no site deles, fui ao balcão onde tinham as chaves, preenchi um impresso a solicitar as ditas chaves e fui ver a casa sempre sozinho. Fui vê-la várias vezes e, nunca mais foi preciso assinar nada. Mas, este procedimento, pode ter sido pelo facto de ser cliente e razoavelmente conhecido deles. No entanto a casa também estava em uma (pelo menos) imobiliária.
    Dito isto, a "Felisbela" não perde nada em tentar junto do Banco.
    •  
      FD
    • 3 abril 2014

# 6

Pode dizer qual foi o banco? Só para ficar a referência de quais fazem o quê, acho que seria útil. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vz1984, felisbela
  5.  # 7

Colocado por: FDPode dizer qual foi o banco? Só para ficar a referência de quais fazem o quê, acho que seria útil. :)

Sim, foi o Montepio Geral.
    Normalmente, as agências têm as chaves dos imóveis da sua área geográfica.
  6.  # 8

Recomendo a pesquisa por bens já em insolvência das construtoras. Por regra, existem Administradores Judiciais com os processos atribuídos pelos Juízes, querem vender tudo. Estimam os valores das frações (verbas) e fica definido valores mínimos de venda.
    Procurem conhecer.
  7.  # 9

Agradeço muito pelos vossos pontos de vista, flipey, anatrindade, FD, A. Madeira e AssistentePT. Foram muito úteis para que eu ficasse a saber mais sobre o mercado imobiliário.

Por motivos pessoais só recentemente consegui ter tempo para ir ao banco saber mais informações sobre imóveis para venda, agora aguardo resposta.

No entanto após pesquisa de imóveis em vários sites de bancos não encontrei quase nada que valesse a pena.

Contudo no que diz respeito à venda de bens imóveis de bancos por parte de imobiliárias, quando dizem “não é o comprador que paga à imobiliária, é o vendedor” todos sabemos que quem irá ficar a perder com a introdução de uma imobiliária no negocio é o comprador final, pois o banco (como vendedor) embora não explicitamente irá imputar o pagamento da imobiliária ao comprador final o que aumentará o preço final do imóvel. Contudo entendo o trabalho da imobiliária que tal como refere o FD “(…)tiram fotos, concedem visitas, acompanham o cliente, etc.” e é importante, só acho que se fosse o banco a tratar desse trabalho o processo seria mais económico para o comprador e mais rentável para o vendedor.

Já agora AssistentePT, seria possível que me informasse como posso ter acesso ao que os administradores judiciais têm para venda?

Mais uma vez obrigada a todos pelas vossas opiniões e ajudas :)
  8.  # 10

Já agora aproveito este tópico para perguntar, quem dá a agarantia quando um privado compra um imóvel ao banco?
    •  
      FD
    • 16 fevereiro 2015

# 11

Colocado por: jorgferrJá agora aproveito este tópico para perguntar, quem dá a agarantia quando um privado compra um imóvel ao banco?

A resposta está aqui: https://forumdacasa.com/discussion/37955/garantia-construcao/
  9.  # 12

Colocado por: FD
    A resposta está aqui:https://forumdacasa.com/discussion/37955/garantia-construcao/

Obrigado, esclarecido

0.0174 seg. NEW