Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 261

Colocado por: Jorge Santos - FaroE as leis de termodinâmica que dizem que a energia se propaga do quente para o frio não contam ?

claro que se aplicam, e são essas mesmas leis que dizem que o pavimento ao absorver energia refresca\arrefece.

mais uma vez não é solução para a construção mal feita muito em voga, aquilo não é um ar condicionado nem pode contar com o rendimento de um AC pois com um AC se precisa de mais energia é só colocar uma maquina mais potente, com PRH a energia absorvida tem limitações, tipicamente não passa dos 50w\m2.
  2.  # 262

Colocado por: Sergio Rodriguessabe qual uma das grandes vantagens da paredes radiante em relação ao piso e tecto?

é estarem no sitio certo para serem furadas, lol,

ainda ontem tive que ir tapar um buraco numa pois um energumeno resolveu espetar um prego na parede para pendurar o casaco, e tinha logo que acertar no tubo, isto com um papelinho logo ao lado a informar que não devia colocar nada pregado na parede.
  3.  # 263

Colocado por: damnedDeve ser alguma técnica que aprendeu num seminário de banha da cobra... 😅
    oi?!?!
  4.  # 264

Colocado por: jorgealvesinda ontem tive que ir tapar um buraco numa pois um energumeno resolveu espetar um prego na parede para pendurar o casaco, e tinha logo que acertar no tubo, isto com um papelinho logo ao lado a informar que não devia colocar nada pregado na parede.
    e tu não tens mãos para dar duas lapadas ao individuo?!?!!? ontem tambem fui arranjar uma fuga assim, um homem a furar pro polivan fura o tubo de agua fria!!!
  5.  # 265

Colocado por: jorgealves
    é estarem no sitio certo para serem furadas, lol,
    nada disso!!! pensa la um bocado, olha ai para o chão depois para o tecto e no fim compara com a parede diz la que diferença vez
  6.  # 266

Colocado por: Sergio Rodriguesoi?!?!

Foi brincadeira homem.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  7.  # 267

Colocado por: Sergio Rodriguese quem lhe disse que no chao estao 15 graus?

Eu disse ? Lei-a outra vez ... Está a bold ( Por acaso queria dizer verão em vez de inverno ) Fiz uma pergunta ... Qual é para si a temperatura ideal de conforto num piso afinal ?

Colocado por: jorgealvesclaro que se aplicam, e são essas mesmas leis que dizem que o pavimento ao absorver energia refresca\arrefece.

O frio absorve o calor ! De certo modo sim pois ... a lei diz que energia se transmite sempre do quente para o frio só que o ar fresco não se espalha como o quente que sobre logo ... E se o piso radiante pode ter alguma vantagem quando aquecido, ao arrefecer é uma desvantagem !

Colocado por: Sergio Rodriguessabe qual uma das grandes vantagens da paredes radiante em relação ao piso e tecto?

Facilidade de aplicação numa renovação. Tanto dá para o frio como para o calor ....
    Enquanto se for pelo pavimento será o ideal para aquecer e no tecto para arrefecer .
    O piso radiante para aquecer pode ser um bom sistema para espaços muito altos, como um igreja por exemplo ... Pelo menos é o que está escrito !

Não percebo porque não são capazes de admitir que no tecto arrefece melhor ... E não percebo porque acham que na paredes se furam os tubos ... Só se forem lá mexer mas pelo menos com facilidade se repara ...
    Um furo num tubo de uma parede repara em 15 minutos , depois é só pintar .... E no pavimento como é que é ?

Colocado por: damnedDeve ser alguma técnica que aprendeu num seminário de banha da cobra..

Isso é o que há mais por aí ... O importadores a oferecer jantares com campanha de marketing incluídas a que chamam formação, passeios ás fabricas , oferta de Tablets , telemóveis etc...
    Nas exposições contratam modelos mas mostrar as "qualidades" dos produtos não se percebem é bem quais !
  8.  # 268

Colocado por: Jorge Santos - FaroEu disse ? Lei-a outra vez ... Está a bold ( Por acaso queria dizer verão em vez de inverno ) Fiz uma pergunta ... Qual é para si a temperatura ideal de conforto num piso afinal ?

Colocado por: Jorge Santos - FaroE a temperatura ideal para os nossos pés ? não era 28 º ? Ou no inverno podemos suportar 15 graus ? isso não fará mal ?

ai disse sim senhor!!
  9.  # 269

Colocado por: Jorge Santos - FaroO piso radiante para aquecer pode ser um bom sistema para espaços muito altos, como um igreja por exemplo ... Pelo menos é o que está escrito !
    e mesmo para espaços baixos, assim como o tecto radiante tambem dá para espaços altos ate um maximo de 8mt se nao estou enganado!!
  10.  # 270

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão percebo porque não são capazes de admitir que no tecto arrefece melhor ... E não percebo porque acham que na paredes se furam os tubos ... Só se forem lá mexer mas pelo menos com facilidade se repara ...
    tem uma ligeira vantagem é verdade, mas tambem ninguem disse o contrario, agora não percebo é porque nao entende que o piso radiante tambem serve para arrefecimento, o sr jorge so esta a pensar na convecção do ar que o ar quente sobe e tal, tire isso da cabeça que o radiante não funciona por convecção!!
  11.  # 271

Colocado por: Jorge Santos - FaroUm furo num tubo de uma parede repara em 15 minutos , depois é só pintar .... E no pavimento como é que é ?
    é igual, abre um buraco repara e depois tapa!!
    Concordam com este comentário: PatSil, jorgealves
  12.  # 272

Colocado por: Jorge Santos - FaroFacilidade de aplicação numa renovação. Tanto dá para o frio como para o calor ....
    isso tanto o tecto como parede com o chao têm facilidades diferentes de instalação e tambem dão todos para frio e calor!!! mas não era isso que me referia de vantagem da parede radiante!! va mais uma tentativa, "atenção esta vantagem que me refiro não se aplica em todos os casos"
  13.  # 273

Colocado por: damnedSe as coisas correrem bem é o que vou meter, o radiante hidráulico. Estou a pensar em deixar o dito preparado para arrefecimento, mas numa fase inicial só vai ter Aquecimento uma vez que vou optar por biomassa(lenha) e essa só dá para gerar calor.

De futuro e depois de ver como a casa trabalha e a vida me permitir coloco uma bomba de calor/chiller para o frio. Queria evitar o AC..

Se bem me recordo, terá que diminuir o passo entre os tubos, para deixar preparado para arrefecimento, no mínimo. Acho que também há opção de instalar um sensor de "ponto de orvalho" para evitar condensações.

Mas o seu instalador, certamente deve ter alertado para estas e outras situações....

cumps
  14.  # 274

O diminuir o passo depende do sistema. Se for de baixa resistência térmica é irrelevante.

Quanto aos sensores, com um sistema de interface com a bomba de calor e com uma lamina que cumpra a função de difusão de pressão de vapor a coisa está resolvida.
    •  
      damned
    • 17 julho 2014 editado

# 275

Será algo a ver quando estiver na fase de orçamento dessa especialidade. Por enquanto ainda estou com a arquitectura na câmara (Trofa) à espera de ver o que sai de lá.
  15.  # 276

Colocado por: damnedSerá algo a ver quando estiver na fase de orçamento dessa especialidade.

se pretende arrefecer a casa com radiante investigue bem.
    A melhor maneira será com ventiloconvectores mas se não gosta investigue e verá que um tecto arrefece muito menos mal !
  16.  # 277

Colocado por: Jorge Santos - FaroA melhor maneira será com ventiloconvectores mas se não gosta investigue e verá que um tecto arrefece muito menos mal

meu caro com o devido respeito fale daquilo que efectivamente domina e não se sirva somente os muitos maus exemplos que existem por todo o lado,

chaminés mal feitas não faltam, mas daí a dizer para não instalar nada que use uma chaminé vai uma enorme distancia.
    Concordam com este comentário: j cardoso, Anonimo16062021, damned
  17.  # 278

Tenho andado "fugido", mas como muito poucos utilizadores vêm cá deixar as suas experiências, lá me chego eu à frente... ;)
    Em relação ao arrefecimento por piso radiante:
    É como muito bem já aqui disseram. Consegue manter uma temperatura de conforto em torno dos 24ºC a 25ºC, naquelas alturas em que tenho no exterior temperaturas sempre acima dos 30ºC (máximas de 32 a 34 mais coisa menos coisa).
    Pode parecer "pouco", mas dormir num quarto a 24ºC ou a 28ºC ou mais é uma diferença brutal, pelo menos para mim...
    Não é nem de perto nem de longe como ter um AC a arrefecer, mas parece-me um ótimo aproveitamento de um sistema que é incrivel a aquecer e cumpre a manter a casa confortavel no pico do verão.
    Simplificando, entrar em casa (com o arrefecimento ligado) num desse dias de temperaturas muito altas é como quando se entra numa bela cave enterrada... É a mesma sensação.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pc ferreira, electrao, drodrigues, jorgealves, CG., Dias12
  18.  # 279

Bom dia a todos,
    Agora que está chegando o Inverno, esperemos que este topico tenha mais umas opinioes acerca do funcionamento , gastos associados qual a aplicaçao escolhida por completo com fonte de energia.
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  19.  # 280

Colocado por: Ffonsecagastos associados

gostava de ter uma ideia em relação a quem usa de inverno, qual o incremente no factura da EDP.

0.0586 seg. NEW