Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 281

Colocado por: valtores

gostava de ter uma ideia em relação a quem usa de inverno, qual o incremente no factura da EDP.
    Depende, se calhar quer dizer quem tem BC, porque se tiverem caldeira a história é outra...
    Concordam com este comentário: PatSil, Sergio Rodrigues, jorgealves
  2.  # 282

eu tenho um aumento de 15€ na fatura da edp, tenho uma salamandra a pellets e mais 2 bombas circuladoras a trabalhar.
  3.  # 283

Colocado por: ultrahipermegaeu tenho um aumento de 15€ na fatura da edp, tenho uma salamandra a pellets e mais 2 bombas circuladoras a trabalhar.
    o caro esqueceu-se de dizer que tem um recuperador de calor a agua e uns quantos colectores a tubos de vacuo (agora não me lembro quantos são)
  4.  # 284

Colocado por: jorgealveso caro esqueceu-se de dizer que tem um recuperador de calor a agua e uns quantos colectores a tubos de vacuo (agora não me lembro quantos são)

Mas quando está o recuperador a trabalhar a caldeira está parada, logo o numero de bombas em funcionamento é o mesmo. Quanto aos colectores, estes trabalham o ano inteiro, logo não existe aumento de consumo no inverno, no caso dos paineis existe um decréscimo de horas de trabalho, logo menos consumo.

P.s. Só são dois colectores de 20 tubos cada...
  5.  # 285

Colocado por: ultrahipermegabombas
    oh homem, as questões de consumos com bombas é com bombas de calor e não com os seus circuladorezitos miniatura.
  6.  # 286

Colocado por: FfonsecaBom dia a todos,
    Agora que está chegando o Inverno, esperemos que este topico tenha mais umas opinioes acerca do funcionamento , gastos associados qual a aplicaçao escolhida por completo com fonte de energia.
    Concordam com este comentário:pc ferreira

ó jorge que é que está aqui por cima??
    Eu coloquei o meu aumento e as minhas fontes de energia.
  7.  # 287

Desaparecido por uns tempos, mas cá estou novamente.
    Como já tinha referido, como não tenho nenhum contador especifico para a bomba de calor, e como nunca tinha analisado pormenorizadamente as minhas facturas de EDP (eram bimensais, com leituras muito espaçadas, com acertos para um lado e para o outro,etc), nunca tinha conseguido perceber ao certo o que gastava com o meu aquecimento central.
    Para quem não conhece, piso radiante hidraulico (PRH), com uma bomba de calor 16KW Altherma de baixatemperatura, 4cm de betonilha e piso de madeira colado.
    Área a aquecer de 240m2 (area util), temperatura constante 24/24h, 7 dias por semana a 20ºC nas zonas comuns e WCs e 18.5ºC nos qartos.
    Ora desde que terminou a anterior época de aquecimento, passei para factura mensal e faço as leituras sem falta todos os meses. Resultado: sei agora qt gasto SEM o aquecimento. Aminha factura é em média de 100€/mes. Para o que eu acho que é o meu padrão de consumo acho isto elevado, mas ainda não fiz o que devia quer era chamar cá um electricista competente para me dar uma olhadela.
    No entanto como as minhas anteriores facturas na época de aquecimento eram por volta dos 250€/mês (até um máximo ocasional de 300€/mes), posso deduzir que gasto com o aquecimento + AQS (no verão este valor é residual por causa dos paineis solares) por volta dos 150€ a 180€/mes.
    É sempre muito dinheiro claro, mas para os niveis de conforto que tenho, e para o que vejo À minha volta não posso deixarde estar satisfeito.
    Este inverno vou ainda continuar com as leituras regulares, e vou pela primeira vez tentar funcionar por horários. Fazer o sistema se ligar só em determinadas horas, para ver se consigo manter o mesmo nivel de conforto e possivelmente baixar um pouco mais ainda os consumos.
    Eu vou dando noticias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, nandogonca, pc ferreira, electrao, Pedro Fernandes, jorgealves
    • eu
    • 12 novembro 2014

# 288

Estes valores reportados por utilizadores reais são informação que vale ouro. E como é evidente, não são bem iguais aos consumos maravilha indicados pelos comerciais...

Os valores indicados pelos comerciais fazem-me lembrar os consumos anunciados para os automóveis.... 3,6 litros aos 100 ... sim, sim...
    Concordam com este comentário: Pedro Fernandes, Rodri12
  8.  # 289

Colocado por: Pedro Azevedo78Desaparecido por uns tempos, mas cá estou novamente.
    Como já tinha referido, como não tenho nenhum contador especifico para a bomba de calor, e como nunca tinha analisado pormenorizadamente as minhas facturas de EDP (eram bimensais, com leituras muito espaçadas, com acertos para um lado e para o outro,etc), nunca tinha conseguido perceber ao certo o que gastava com o meu aquecimento central.
    Para quem não conhece, piso radiante hidraulico (PRH), com uma bomba de calor 16KW Altherma de baixatemperatura, 4cm de betonilha e piso de madeira colado.
    Área a aquecer de 240m2 (area util), temperatura constante 24/24h, 7 dias por semana a 20ºC nas zonas comuns e WCs e 18.5ºC nos qartos.
    Ora desde que terminou a anterior época de aquecimento, passei para factura mensal e faço as leituras sem falta todos os meses. Resultado: sei agora qt gasto SEM o aquecimento. Aminha factura é em média de 100€/mes. Para o que eu acho que é o meu padrão de consumo acho isto elevado, mas ainda não fiz o que devia quer era chamar cá um electricista competente para me dar uma olhadela.
    No entanto como as minhas anteriores facturas na época de aquecimento eram por volta dos 250€/mês (até um máximo ocasional de 300€/mes), posso deduzir que gasto com o aquecimento + AQS (no verão este valor é residual por causa dos paineis solares) por volta dos 150€ a 180€/mes.
    É sempre muito dinheiro claro, mas para os niveis de conforto que tenho, e para o que vejo À minha volta não posso deixarde estar satisfeito.
    Este inverno vou ainda continuar com as leituras regulares, e vou pela primeira vez tentar funcionar por horários. Fazer o sistema se ligar só em determinadas horas, para ver se consigo manter o mesmo nivel de conforto e possivelmente baixar um pouco mais ainda os consumos.
    Eu vou dando noticias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,electrao

Está com que potência contratada?

Obrigado
  9.  # 290

Colocado por: electraoEstá com que potência contratada?
    Obrigado

Tarifa Contratada -BTN-Bi-Horária =< 20,7 kVA
    Ciclo Horário -diário
    Potência Contratada -17,25 kVA
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  10.  # 291

Xiii.... deve ter bastantes equipamentos elétricos ou muito exigentes no que diz respeito ao consumo.

Eu no Inverno passado tinha 13,8kVA e antes de ligar o aquecimento novamente, passei para 10,35kVA. A minha rotina não mudou e até agora tudo OK.

cumps
  11.  # 292

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Tarifa Contratada -BTN-Bi-Horária =< 20,7 kVA
    Ciclo Horário -diário
    Potência Contratada -17,25 kVA

porque não baixa para 13,8? deve ser suficiente, nao?
  12.  # 293

Colocado por: Pedro Azevedo78Fazer o sistema se ligar só em determinadas horas, para ver se consigo manter o mesmo nivel de conforto e possivelmente baixar um pouco mais ainda os consumos.

Uma solução era programar 19 graus para as horas de ponta (EDP) e 20 graus para as horas em vazio. A eficácia desta solução é influenciada pela inércia da casa. Tem tectos falsos?
  13.  # 294

Colocado por: electraoXiii.... deve ter bastantes equipamentos elétricos ou muito exigentes no que diz respeito ao consumo.
    Eu no Inverno passado tinha 13,8kVA e antes de ligar o aquecimento novamente, passei para 10,35kVA. A minha rotina não mudou e até agora tudo OK.
    cumps

Colocado por: sergyioporque não baixa para 13,8? deve ser suficiente, nao?

Tenho tudo eléctrico em casa, mas para além da bomba de calor não acho que tenha nada de especial!
    Por isso disse que tinha de ver essa situação. Isto qd não se percebe nada do assunto...
    Pago 22,39€ + IVA pela potência contratada. Se passar para os 13,8KVA pagarei qt? Alguém sabe assim por alto?
  14.  # 295

Colocado por: alexpUma solução era programar 19 graus para as horas de ponta (EDP) e 20 graus para as horas em vazio. A eficácia desta solução é influenciada pela inércia da casa. Tem tectos falsos?

É algo assim que vou experimentar.
    Tenho tectos falsos com 6cm de la de vidro, depois a laje e mais 6cms de Poliuretano por cima da laje. MAs mesmo assim a casa tem uma inércia considerável devido ao chão e paredes.
    Quero ver se com essa programação consigo uma variação aceitavel na temperatura e ao mesmo tempo reduzir um pouco os consumos.
  15.  # 296

16.  # 297

devem ser menos uns 4€ por mês
  17.  # 298

Colocado por: Pedro Azevedo78Pago 22,39€ + IVA pela potência contratada. Se passar para os 13,8KVA pagarei qt? Alguém sabe assim por alto?

Pelo que vi, conseguia poupar uns 5€. É dinheiro, principalmente se não me trás nenhuma mais valia!
    Concordam com este comentário: sergyio
    • smdx
    • 12 novembro 2014

# 299

http://www.edpsu.pt/pt/particulares/tarifasehorarios/BTN/Pages/TarifasBTNate20.7kVA.aspx

aqui é mais fácil comparar os valores...
    (tendo em conta que há ligeiras variações nos tarifários livres...)
  18.  # 300

Colocado por: Pedro Azevedo78Desaparecido por uns tempos, mas cá estou novamente.
    Eu vou dando noticias...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu,nandogonca,pc ferreira,electrao

Portantos entre 0,63 a 0,75€/m2.

0.0569 seg. NEW