Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Colocado por: pc ferreira

não fui eu que os fiz nem publiquei, estão on-line.

assim como estão da uponor, giacomini, rehau...bem das coisices que andam para aí não há nada eu sei!
  2.  # 82

mandarm-me hojer ver isto...bem melhor era mandar-me ver o Rio Minho!

https://forumdacasa.com/?CommentID=644328
  3.  # 83

Colocado por: pc ferreira

Antes de mais não tenho sócios...sou meramente um funcionário de uma empresa.
    45mm, são normas....
    dos 10º já as postei hoje, e por acaso até são mais!

e dos 45mm também já postei hoje noutro tópico....que não tem nada a ver!
  4.  # 84

Colocado por: rnja4Real
    Não tenho, senão teria todo o gosto em dar.
    Além da publicidade podia responder ás suas próprias questões, como a dos 45 mm de betonilha e os 10 graus de diferença, ou é o seu sócio que responde?

já teve tempo de ver as questões respondidas???
  5.  # 85

Colocado por: Anonimo18072022A

!!!!!!

Portanto para si a energia acumulada em 4,5 cm é a mesma que acumula 7.8cm. Ok!

nada disso, é proporcional...ao que disse...
  6.  # 86

Colocado por: Anonimo18072022ASe me permitem:

Entre um sistema de baixo perfil (aquecimento direto) e de acumulação um fator importante a ter em conta à fonte de energia.
    Se falarmos numa bomba de calor provavelmente fará sentido a solução de acumulação em que se acumula alguma energia nos cm de argamassa e se liberta gradualmente para o espaço a climatizar, aproveitando a tarifa bi-horária,
    Se falarmos numa solução com fonte de energia não elétrica provavelmente a solução de baixo perfil será a mais indicada já que é irrelevante a hora a que liga o sistema.

A única preocupação em ambos os sistemas será de estipular uma temperatura mínima e uma temperatura de conforto (que se deseja quando se está em casa).

Não esquecer ainda que numa solução de acumulação, se como já vi, usarem mais do que 7-8cm acima do elemento do aquecimento radiante existe o risco de temperatura exagerada em alguns períodos da manhã principalmente quando temos noites frias e dias quentes.
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78

quando estamos perante uma bomba de calor, ao contrario de um depósito de inércia (cada vez detesto mais este termo) a ideia é "projectar" a energia produzida para o ambiente. Se dentro desse ambiente tivermos mais inércia, o que estamos a fazer é (termo político ou bancário) transferir depois de aforrarr a temperatura...logo há uma perda. Na rentabilização (depois do depósito) aquilo que diz para os 10 cm é proporcional aos 4,5.
  7.  # 87

Colocado por: pc ferreiraJá agora para os ditos defensores da "inércia ":

Sabem o porquê dos 45mm de betonilha acima da placa de isolamento?

quanto a esta questão nada.

fala-se em publicidade, virus, etc...
  8.  # 88

Colocado por: pc ferreiraSabem o porquê dos 45mm de betonilha acima da placa de isolamento?

Para o pavimento não parecer um colchão molaflex ...
    Imagino aqueles grandes pavimentos em XPS sem juntas de dilatação nas portas etc... Sem uma boa espessura até levantavam ao meio. Assim o peso da espessura de 45 mm ajuda a "acamar" o material !

Quanto mais inercia mais lento é.

Colocado por: anatrindadearranjam montes de desculpas do tipo "consome muito", "o ar condicionado é melhor", "se avaria não há nada a fazer"
    Enfim...

Desculpas ? Pode ser verdade ! Depende da utilização que lhe vai dar... Para mim prefiro ar condicionado .. Faz quente e frio e é rápido nas duas funções ...

No seu caso se quer uma casa sempre com um conforto (Quente) dia e noite e sem ruídos do AC, já o Piso radiante pode uma boa opção, mas já sabe... Mais conformo mais custos.

E já agora ... O que cada um gasta é muito relativo, porque o que gasta a energia é a casa... As perdas pelo isolamento da casa !

Depois podemos é fazer as contas aos custo de cada Watt ! Qual é o mais barato ?

As comparações que foram feitas em substituição de caldeira a gasoleo por novas instalações com bombas de calor já são um bom elemento de comparação mas o ideal mesmo é a pessoa saber quando vai consumir a casa e isso em nos bons projectos .
    Melhor ainda seria darem as perdas com vários sistemas de isolamento para saber se vale a pena investir mais ou menos no isolamento !
  9.  # 89

Colocado por: DOGMASendo Algarve a zona do pais com mais m2 de chão radiante aplicados,

Sim já vi muitos ... No inicio até usavam tudo de rega preto para fazer piso radiante, e quem começou a fazer isso por cá não foram os Portugueses ... Com tubo de rega fazia por cá um Inglês e fez montes deles...

Mas aqui o bom é AC pois é pior o verão que o inverno .

Colocado por: DOGMAvocê deve ter aí fotos....mostre lá

Tinha que arranjar um com cortes de rebarbadora e isso aqui não se usa , a malta aqui sabe marcar antes de rebocar as paredes e isso parece que está fora de moda...

Olhe ... Aqui não cortam as paredes... Veja bem como se faz !

Parece estar preparado pare levar o enchimento em betão celular está a topar ? tubos fixos ao chão para saírem do sitio, nem uma ponta de argamassa em cima dos tubos, e se assim for note-se até o pormenor de plastifico para a humidade do betão celular não se infiltrar pelo piso abaixo ...

Aqui estão varias em quaisquer cortes:

Nem aqui :

Ou aqui:

Andei a procurar na net , para ver se havia uma tecnica nova ... Mas nada, ninguem ainda descobriu essa maravilha de cortar as paredes depois de rebocar... Deve ser todos burros como eu !
  10.  # 90

Colocado por: rnja4RealAté agora só um user é que deu o seu feedback,
    O resto é publicidade.
    sim, não deixa de ser publicidade,

mas também apresentei soluções instaladas com diferentes materiais e com os respectivos consumos,

coisa que mais ninguém apresentou e apesar de falarem muito ainda ninguém (leia-se: instaladores) apresentou valores em €uros das soluções que já instalou, e recordo que por enquanto só apresentei uma mapa de consumos expectáveis para as diferentes soluções e posso adiantar que mais €uro menos €uro têm batido todas certas,

somente proponho\instalo aquilo que eu considero o melhor para cada caso, se o cliente quer inventar, isso ele pode fazer mas não será com a minha participação,

a minha vida é fundamentalmente a corrigir argoladas dos outros e como tal vejo muita coisa e também tenho contacto com muita coisa, mas não falo do que não conheço,

ainda ontem tive uma pessoa que até se sentou com o tamanho do buraco que lhe tinham instalado, e com a fortuna que já gastou em combustível por causa de um simples erro na ligação de um tubo e de uma sonda.
    Concordam com este comentário: nandogonca, damned
  11.  # 91

Colocado por: jorgealvescom os respectivos consumos

Deveria ser uma obrigação apresentar junto com os orçamentos um valor espectável de consumo, a uma certa temperatura constante. Teriam que fazer essas contas, e ter em atenção que tipo de isolamento tinha a casa. Apenas poderia haver uma margem de erro de 15% do consumo real, sobre o que tivesse sido entregue no orçamento antes de instalar. Se não cumprisse com essa margem de erro, deveria assumir o excedente... É uma ideia que deveria ser tida em conta, para um DO, saber por onde escolher para instalar o tipo de aquecimento. Deveria ser algo como uma FIN que os bancos são obrigados a entregar quando fazem uma simulação. Só assim o DO poderia aferir que sistema escolher...
    Concordam com este comentário: branco.valter, jorgealves
  12.  # 92

Colocado por: DOGMAFazer como nos carros,que dizem uma coisa e na prática ela é outra!!

O mesmo seria perguntar-lhe quantos litros de água bebe você por dia.

sempre é bem melhor do que não mostrar nada,

das maquinas que instalei e a quem apresentei os mapas de consumo (só comecei a usar esta ferramenta desde Outubro de 2013), todos batem certo com um erro maximo de 10% para menos e relembro que este ano foi muito atípico em temperaturas baixas, por um lado não houve muitos dias com temperaturas a bater mínimos históricos mas houve muitos dias seguidos com temperaturas muito baixas,

ainda dá algum trabalho a calcular o consumo da casa e a indicar medidas para ter o melhor rendimento\consumo da solução,
  13.  # 93

Colocado por: pc ferreiraquando falei nas 24 horas tem única e simplesmente a ver com a reação de temperatura. Um sistema de elevada resistência térmica, necessita obrigatoriamente de pequenas oscilações de temperatura, logo nos momentos em que o agregado familiar não está no espaço habitável, requer a produção e respectiva distribuição de energia, energia essa não aproveitada.

Continuo sem o perceber pc ferreira... Estava a falar de ter uma casa 24h/24h 7 dias por semana a 20ºC. Os dois sistemas terão de ter os mesmos consumos. As necessidades energéticas da casa são as mesmas, a energia produzida para suprir essas necessidades tb serão de ser as mesmas. Se fora mesmissima maquina a fornecer essa energia os consumos terão de ser equivalentes! Mais uma vez repito, a energia não se perde! Maior latência ou menor no caso não importa. A energia acaba por se "libertar".
    Nao percebo tb porque diz que esse energia nao é aproveitada... Como já lhe disse, não tinha variações superiores a 0.3ºC,por isso nao vejo onde possa estar esse desperdicio de que fala...

Colocado por: pc ferreiraPeço antes de mais desculpa pela rasteira na resposta, mas como o sistema que o Sr adoptou, e acredito que foi pelo facto de no momento não haver outro devidamente divulgado, ser de elevada resistência térmica, a sonda no exterior serve para antecipar as variações de temperatura, o que obriga a que a fonte de energia esteja a "facturar/debitar" antes das necessidades serem notadas no espaço habitável.
    Com um sistema de baixa resistência térmica, o próprio termoestato cumpre essas mesmas funções.

Adoptei o meu sistema por escolha. Na altura já tinha conhecimento de quase tudo que ouço falar agora. Não por cá é certo, mas com vontade e interesse aprende-se muito e conhece-se ainda mais.
    O que o pc ferrreira descreveu e bem é umas das GRANDES MAIS VALIAS do sistema convencional, que eu estou "farto" de falar! É de uma incrivel estabilidade. Essa antecipação das necessidades energéticas faz com que a temperatura interior seja incrivelmente estavel. E em relação aos consumos, o que mais uma vez esquece é que se o sistema está a consumir energia numa altura em que parace que ainda nao é necessária, tambem deixa de o fazer muito mais cedo, pois tem imensa energia acumulada no sistema! Consegue perceber o que digo?
    Vamos ver se concordamos todos: se fosse produzida mais energia do que a necessaria isso ia levar a um sobreaquecimento da casa, pois mais uma vez, a energia não desaparece!! E isso nao acontece!

pc ferreira, não consegui perceber nos seus documentos os dados que atestam o que diz de um sistema de baixo perfil trabalhar com 10ºC de temperaturas de impulsão mais baixas. Se me conseguir "guiar" agradecia...
  14.  # 94

Colocado por: DOGMAFazer como nos carros,que dizem uma coisa e na prática ela é outra!

Estava mais virado para o exemplo das classificações energéticas dos electrodomésticos. Onde segundo um parâmetro idendico para todas apresenta um consumo para um ano.

Colocado por: DOGMAMuitas dessas coisas é pesicológico

O que mexe com o meu bolso não é nada psicológico... (para mim)
  15.  # 95

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Continuo sem o perceber pc ferreira... Estava a falar de ter uma casa 24h/24h 7 dias por semana a 20ºC. Os dois sistemas terão de ter os mesmos consumos. As necessidades energéticas da casa são as mesmas, a energia produzida para suprir essas necessidades tb serão de ser as mesmas. Se fora mesmissima maquina a fornecer essa energia os consumos terão de ser equivalentes! Mais uma vez repito, a energia não se perde! Maior latência ou menor no caso não importa. A energia acaba por se "libertar".
    Nao percebo tb porque diz que esse energia nao é aproveitada... Como já lhe disse, não tinha variações superiores a 0.3ºC,por isso nao vejo onde possa estar esse desperdicio de que fala...

Adoptei o meu sistema por escolha. Na altura já tinha conhecimento de quase tudo que ouço falar agora. Não por cá é certo, mas com vontade e interesse aprende-se muito e conhece-se ainda mais.
    O que o pc ferrreira descreveu e bem é umas das GRANDES MAIS VALIAS do sistema convencional, que eu estou "farto" de falar! É de uma incrivel estabilidade. Essa antecipação das necessidades energéticas faz com que a temperatura interior seja incrivelmente estavel. E em relação aos consumos, o que mais uma vez esquece é que se o sistema está a consumir energia numa altura em que parace que ainda nao é necessária, tambem deixa de o fazer muito mais cedo, pois tem imensa energia acumulada no sistema! Consegue perceber o que digo?
    Vamos ver se concordamos todos:se fosse produzida mais energia do que a necessaria isso ia levar a um sobreaquecimento da casa, pois mais uma vez, a energia não desaparece!! E isso nao acontece!

pc ferreira, não consegui perceber nos seus documentos os dados que atestam o que diz de um sistema de baixo perfil trabalhar com 10ºC de temperaturas de impulsão mais baixas. Se me conseguir "guiar" agradecia...

Bem não estou no portátil, logo vou apenas adiar a resposta, com o básico :

Um sistema de alta resistência necessita efectivamente de estar 24/24 horas, o de baixa não.

Acerca de uma pergunta que eu fiz, do porquê dos 45mm apenas o jorge de faro se atreveu a responder e bem.

Para ter acesso a essa resposta entre outras sugiro que consulte o manual técnico da uponor!

http://www.uponor.pt/Service-Center/Download-centre.aspx#
  16.  # 96

Quer dizer então que um sistema d ebaixo perfil tem que levar juntas de fracionamento e o Covencional não!?

Ja agora a nivel de duraçao dos tubos qual a estimativa ? Ja ha provas de quem tenha um sistema destes a funcionar a bastantes anos ?
  17.  # 97

Colocado por: Ffonsecaum sistema d ebaixo perfil tem que levar juntas de fracionamento e o Covencional não!?

todos eles têm que levar juntas de fracionamento,

Colocado por: FfonsecaJa agora a nivel de duraçao dos tubos qual a estimativa ? Ja ha provas de quem tenha um sistema destes a funcionar a bastantes anos ?

alguns fabricantes dizem 50 anos outros dão garantias de 25, é só escolher,

pela Europa já existem sistemas destes com mais de 50 anos aplicados e a funcionar, portanto são sistemas mais do que testados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ffonseca
  18.  # 98

Então a conclusão por alto que se pode tirar entre o sistema convencional e o de baixo perfil é :

Baixo perfil - menos tempo de aquecimento escusa estar 24h/ 24h completamente ligado apesar que a habitaçao tambem nao fica com a mesma temperatura 24h /24h

O convencional 24h/24h completamente ligado logo gasto é maior .

E os tubos tanto num e noutro sistema a durabilidade é a mesma ?

E a nivel do pavimento Ceramico será que nao e mais sobreaquecido com o sistema de baixo perfil?

E que mais diferenças??
  19.  # 99

Colocado por: DOGMAO estar ligado 24h não significa que esteja sempre a trabalhar!!

E se tiver ligado repõe o necessário enquanto o outro tem de aquecer tudo...repor tudo! Ou uma grande parte.

Esta é a parte que não parecem perceber...
  20.  # 100

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Esta é a parte que não parecem perceber...

Pois ai esta a garnde Duvida que nos leva a questionar!??

E aqui a que era importante saber , ja sabemos que um sistema a trab 24 h sobre 24h gasta mais

Mas ora bem aqui entra as questoes de isolamento da casa certo! por isso penso que tanto um sistema como outro manterá a casa quente pois penso que a temperatura interior nao deve fugir toda ....

0.0414 seg. NEW