Boa noite, Eu queria comprar um apartamento novo agora, mas para isso preciso de uma boa entrada, já que duvido que o banco me empreste o valor total do apartamento novo. Ora, eu vou pôr o apartamento onde resido actualmente à venda. O problema é que desde o pôr à venda até o vender mesmo, vai mto mto tempo... Eu ouvi falar numa modalidade que os bancos fazem de empréstimo habitação que é o "troca de casa". Mas estive a pesquisar nos sites dos bancos e não consegi entender mto bem em que consiste esta modalidade. Pelo que percebi apenas dá para quem tenha crédito habitação do imóvel usado onde habita, e não se aplica ao meu caso, em que a casa está completamente paga. Será que no meu caso a única hipótese será ter de esperar 2 ou 3 ou 5 anos até conseguir vender o apartamento onde habito actualmente para depois comprar um novo? Ou isto do "troca de casa" tb dá para a minha situação? E se der, como é?
Se a sua casa está paga é relativamente simples: pede um empréstimo e faz uma hipoteca sobre a mesma. Quando a vender, liquida a hipoteca. Utiliza o dinheiro do empréstimo para dar de entrada na compra da nova. Mais informações sobre hipotecas.
Crédito troca de casa = o novo crédito tem que ser feito no mesmo banco onde tem o actual empréstimo, sendo que, consoante os produtos em causa e os bancos, a prestação sobre a sua actual casa (a velha) fica suspensa durante um determinado período (deixa de a pagar) ou paga apenas os juros. Dessa forma consegue canalizar os seus rendimentos para pagar apenas a prestação da nova casa. Desvantagens: se não a consegue vender no período de suspensão (normalmente dois anos), ficará a pagar duas prestações até vender a casa velha, o que pode demorar anos... depois, basta que um dos membros da família fique desempregado para se dar uma desgraça... durante os dois anos em que não paga a prestação, a dívida e os juros acumulam-se.
Conselho pessoal: não se meta nisso. Se quiser fazer uma hipoteca sobre a actual casa para conseguir dinheiro para a entrada, muito bem mas, crédito troca de casa é arriscado se não tiver arcaboiço financeiro para pagar as duas prestações em simultâneo. Por outro lado, não se esqueça que ao constituir uma hipoteca, também ficará com dois empréstimos e o banco poderá não gostar muito disso. Fale com o seu gerente de conta no banco, mas exclua a hipótese do crédito troca de casa.
Outro conselho pessoal, como a coisa anda, vai acontecer o mesmo que a mim, o prazo "maravilha" em que enche os bolsos ao banco termina e fica com duas casas para pagar.... se suporta bem as duas casas é outro caso...