Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 15 abril 2014

# 21

Qual é o objectivo do investimento? Receber uma renda mensal (uma "reforma") ou valorizar a longo prazo?
  1.  # 22

Colocado por: zetoObrigado a todos
    Pois está um bocado complicado para dicidir aquilo que queremos
    Como já foi dito aqui, tem os prôs e contras ( não sei se é assim que se escreve prôs mas pronto):-)
    Em relação ao investimento,fazendo contas:
    Se comprar 4 apartamentos total 300.000 euros
    Se os alugar (aliás se os conseguir alugar) por, digamos 250 euros cada, dá 1000€ ao més certo?
    Seguro para os 4 apartamentos 35€,irs para os 4,100€ imi para os 4,100€ por més
    Fico com 765€ limpos.

300.000 € em aplicações a 2.2% liquido,dá 6600€ ano / 12 dá 550€ més, e agora?????

Esses seriam valores para um péssimo investimento.

Vou dar um exemplo de vários a que assisti recentemente:
    Apartamentos novos adquiridos por volta dos 100.000€ ficam arrendados entre 500€ e 550€. Devido às características dos mesmos, pagam apenas 5% de imposto em vez do habitual IRS. Em alguns casos existe ainda isenção do IMI.

Como referi acima, no caso do imobiliário tudo depende do que está a comprar e onde, com o mesmo valor pode ter o negócio que descreveu ou o que eu descrevi.
    • zeto
    • 15 abril 2014

# 23

Colocado por: Casa1980
    Se você tem 300,000€ consegue pelo menos uma taxa de juro de 3.5% em qualquer banco...
    Concordam com este comentário:smst

3.5% liquido já era, neste momento nem pensar pode ter essa taxa sim mas todos os vencimentos que tiver paga 28% para o estado, portanto iria pagar 3000€ por ano para o estado.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  2.  # 24

Colocado por: zeto
    3.5% liquido já era, neste momento nem pensar pode ter essa taxa sim mas todos os vencimentos que tiver paga 28% para o estado, portanto iria pagar 3000€ por ano para o estado.
    Concordam com este comentário:Paramonte

Então se ker investir o dinheiro, pk não investe em fundos de investimento de médio risco, k sempre lhe dá uma taxa por volta dos 8%???

Se decidir em comprar imóveis, depois diga k há aki mta boa gente k nao se importa de se desfazer dos k têm, nomeadamente eu :)
  3.  # 25

Pondere muito bem a zona aonde vai investir, se existe muita ou pouca oferta em termos de arrendamento e os valores de arrendamento da zona.
    Se conseguir alguma casa com preço abaixo da média, pode ainda negociar e contar uma valorização do património a longo prazo.
    No arrendamento exija todos os documentos como o IRS, recibo de vencimento, fiadores, caução, etc... e não tenha problemas em fazer perguntas incómodas ao futuro inquilino.

Uma alternativa com rendimentos certos são os certificados do tesouro poupança mais a 10 anos, no caso de não precisar do dinheiro (ou grande parte), com certeza que não tem chatices que poderá ter com arrendamentos.
  4.  # 26

Colocado por: zeto
    Concordam com este comentário:Paramonte

voce nao ve televisão? Vá ao Deutsche Bank.... Passion to Perform! com 300 mil euros já consegue "brincar" qualquer coisa...
    • CG.
    • 17 abril 2014

# 27

Eu acho que por essa quantia consegue taxas mais altas nos bancos, mas tem de negociar.
    Por outro lado, se quiser um apartamento T3 no centro da cidade (Braga) perto da estação de comboios, com ligações de 15mim em 15mim para a UM, 20 mim em 20 mim para a Universidade Católica e Hospital, entre outras ligações (é talvez a zona com mais ligações em transporte públicos, inerentes à estação CP), tenho um para venda.
    • zeto
    • 17 abril 2014

# 28

Tálvês vá mesmo investir como comentou o casa1980 em aplicações de médio risco, por a caso já tive aplicações destas ou seja 5.5% liquido e tive sorte não se passou nada.
    Mas é sempre um risco, mas quem não arrisca não petisca
  5.  # 29

Vou recuperar este tópico para relatar a minha mais recente experiencia como senhorio. Como relatei noutro tópico herdei um T2 em Benfica que se quisesse vender no estado em que estava talvez conseguisse cerca de 80.000€. Optei por remodelar e alugar. Gastei 20.000€ e aluguei por 550€ desde 1 janeiro de 2013 com garantia bancária.
    O saldo do ano foi o seguinte :
    Rendas 6.600€
    Despesas todas 667€
    Imposto 28% 1.658€
    Juros Garantia Bancária 120€
    Rendimento liquido anual 4.140€
    Atendendo que casa valeria depois da obras 100.000€ tive um rendimento liquido de 4,14%.
    Acho que foi uma boa aposta. O risco é baixo com a garantia bancária e nestes próximos 4 ou 5 anos não terei grandes custos de manutenção porque a remodelação foi total. Não tenho a certeza mas a casa não deve desvalorizar nesse período.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666, Picareta, JOCOR
  6.  # 30

Colocado por: CarvaiVou recuperar este tópico para relatar a minha mais recente experiencia como senhorio. Como relatei noutro tópico herdei um T2 em Benfica que se quisesse vender no estado em que estava talvez conseguisse cerca de 80.000€. Optei por remodelar e alugar. Gastei 20.000€ e aluguei por 550€ desde 1 janeiro de 2013 com garantia bancária.
    O saldo do ano foi o seguinte :
    Rendas 6.600€
    Despesas todas 667€
    Imposto 28% 1.658€
    Juros Garantia Bancária 120€
    Rendimento liquido anual 4.140€
    Atendendo que casa valeria depois da obras 100.000€ tive um rendimento liquido de 4,14%.
    Acho que foi uma boa aposta. O risco é baixo com a garantia bancária e nestes próximos 4 ou 5 anos não terei grandes custos de manutenção porque a remodelação foi total. Não tenho a certeza mas a casa não deve desvalorizar nesse período.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treker666,Picareta,JOCOR

Então e os €20.000 da remodelação não entrou como despesas pk? não tem faturas dessa obra???

Tb teve sorte em ter um inquilino k paga a tempo e horas, pk se arranjasse um caloteiro, logo via se valia a pena... claro k é sempre um risco, td depende dos riscos k se querem correr.
  7.  # 31

Colocado por: Casa1980Então e os €20.000 da remodelação não entrou como despesas pk? não tem faturas dessa obra???

Leia novamente o post do Carvai.
  8.  # 32

Colocado por: zetoObrigado a todos
    Pois está um bocado complicado para dicidir aquilo que queremos
    Como já foi dito aqui, tem os prôs e contras ( não sei se é assim que se escreve prôs mas pronto):-)
    Em relação ao investimento,fazendo contas:
    Se comprar 4 apartamentos total 300.000 euros
    Se os alugar (aliás se os conseguir alugar) por, digamos 250 euros cada, dá 1000€ ao més certo?
    Seguro para os 4 apartamentos 35€,irs para os 4,100€ imi para os 4,100€ por més
    Fico com 765€ limpos.

300.000 € em aplicações a 2.2% liquido,dá 6600€ ano / 12 dá 550€ més, e agora?????

Outra coisa a ter especial atenção, no investimento em aplicações, os 300.000€ são sempre seus. E tudo o que rende é limpinho.
    No investimento da habitação, para os recuperar tem de fazer a venda dos imóveis e tem de contar com a desvalorização dos mesmos. Porque para os reabilitar e tentar recuperar o valor investido provavelmente terá de fazer obras profundas. Claro que também depende de vários factores como por exemplo o desenvolvimento social da zona poder tornar mais difícil ou mais fácil a sua venda, assim como a sua (des)valorização.
    Concordam com este comentário: Casa1980
  9.  # 33

Infelizmente o valor das obras não entraram nas despesas porque foram feitas e FATURADAS em 2012 e o aluguer começou a 1 de Janeiro de 2013. E sim a questão dos caloteiros foi uma preocupação até porque já tinha tido uma má experiência há muitos anos atrás. Por isso pus como condição de aluguer a garantia bancária ficando eu a pagar os juros, que não estando em meu nome, também não entram nas despesas para as finanças .
  10.  # 34

È bom investimento se:
    O inquilino pagar - uma renda boa (aqui renda boa é o yield a considerar, isto é a relaçao do valor da renda em relação ao valor do imóvel; uma casa a valer 100 mil euros e arrendada por 300 eur tem um yield péssimo) pagar tempo e horas e não danificar a casa quando se for embora no final do contrato.

É um péssimo e inesquecível investimento se for caloteiro e mau inquilino...

Colocado por: zetoTálvês vá mesmo investir como comentou o casa1980 em aplicações de médio risco, por a caso já tive aplicações destas ou seja 5.5% liquido e tive sorte não se passou nada.
    Mas é sempre um risco, mas quem não arrisca não petisca
  11.  # 35

Colocado por: CarvaiInfelizmente o valor das obras não entraram nas despesas porque foram feitas e FATURADAS em 2012 e o aluguer começou a 1 de Janeiro de 2013. E sim a questão dos caloteiros foi uma preocupação até porque já tinha tido uma má experiência há muitos anos atrás. Por isso pus como condição de aluguer a garantia bancária ficando eu a pagar os juros, que não estando em meu nome, também não entram nas despesas para as finanças .

Pois foi isso que depois pensei, mas se a intenção era remodelar para depois alugar, devia ter tido em atenção as datas... podia ter acordado com o empreiteiro o processamento da fatura no ano em que fosse alugar...

Isso da garantia bancária como funciona???
  12.  # 36

Meter imóveis para arrendamento agora, a meu ver só quem já os tem disponíveis porque investir neles para depois arrendar habilita-se a ter mais prejuízo que lucro.
  13.  # 37

Colocado por: Casa1980Isso da garantia bancária como funciona???

Está aqui tudo explicado

https://forumdacasa.com/discussion/30911/garantias-bancarias-no-arrendamento/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa1980
  14.  # 38

olá,

tente "utilizar" a lei do seu lado.
    Adquira baratinho uma casa antiga com renda baixa, mas boa localização.
    Se tiver descendentes que não tenham casa própria, invoque a utilização da casa para quebrar o contrato ( inquilino não deve ter mais de 65 anos, nem incapacidade elevada senão duplamente protegido). Restaure, atualize a renda e coloque no mercado.
  15.  # 39

boas
    as suas contas podem não estar bem feitas.
    deve fazer um plano do quer quer.
    partindo que tem 300.000 para gastar pode fazer duas coisas comprar mais caro e menos imoveis ou mais baratos e mais.
    assim aconselho a não sair do centro das cidades onde a procura é maior.
    cidades nos arredores são mais em conta mas as rendas mais baixas, no entanto mais altas que 250 euros.
    as suas contas para mim estão feitas por baixo e com 4 apartamento consegue facilmente mais de 1000 euros mensais de lucro, se comprar nos arredores consegue comprar pelo menos 6 o que aumenta a rentabilidade garal, com estes numeros de investimento consegue ainda que algum lhe dê problemas, uma alta rentabilidade.
    eu consigo quase 300 euros com um T1 em gaia.
    e gostava que alguém me disse-se onde consegue taxas acima dos 2% nos depósitos a prazo.
    abraço
    Concordam com este comentário: zeto
  16.  # 40

Cada um investe o dinheiro onde quer, para mim possuir casas é um autentico cancro, são impostos, despesas fixas, manutenção, conservação... tomara eu desfazer-me do k tenho...

0.0178 seg. NEW