Iniciar sessão ou registar-se
    • jockey
    • 16 abril 2014 editado

     # 1

    Sou cliente da CGD e tenho um crédito habitação desde 1997, em 2007 mais coisa menos coisa fiz uma amortização de 30.000€ e diminui o prazo do crédito que acaba este ano no mês de Setembro, até aqui tudo bem.... em Janeiro devia 2.729,53€ e tinha 202 prestações contratadas, em Fevereiro devia 2.389,62€ e tinha 202 prestações contratadas, em Março devia 2.049,34€ e tinha 202 prestações contratadas, qual não é o meu espanto quando este mês vejo que estou a dever 2.717,25€ e as prestações contratadas passaram de 202 para 204.

    E depois deparo-me com este extrato (malabarismos) da imagem em anexo em que tiram e metem valores até dar os 2.717,25€ e o aumento de mais duas prestações:

    Já aconteceu isto a alguém ou sabem uma explicação, Obrigado.
      burla.jpg
  1.  # 2

    uma reclamacao junto da agencia bancaria?
  2.  # 3

    Colocado por: jorgealvesuma reclamacao junto da agencia bancaria?


    Já pedi esclarecimentos ao banco(CGD), estou a espera de uma resposta...
  3.  # 4

    Ainda aguardo uma explicação, é impressionante esta gentinha dos bancos, lá vou esta semana apresentar uma denuncia junto ao Banco de Portugal, ou aconselham-me a fazer outra coisa?
  4.  # 5

    O BP devia ser só em última instância.
    Comece por RECLAMAR no *Gabinete de Apoio ao Cliente* da CGD.

    Reclame para o Banco de Portugal se não tiver resposta num prazo razoável.
  5.  # 6

    Colocado por: jockeyAinda aguardo uma explicação, é impressionante esta gentinha dos bancos, lá vou esta semana apresentar uma denuncia junto ao Banco de Portugal, ou aconselham-me a fazer outra coisa?


    antes de passar para o banco de Portugal:

    Dirija-se á agencia e peça para lhe explicarem.....caso nao o façam na hora, diga que quer o livro de reclamações e escreva!
    espere alguns dias.....em ausencia de resposta, avance para o banco de portugal!
  6.  # 7

    Na sua queixa na CGD estabeleça um prazo de resposta e diga claramente que na ausência de resposta que vai reencaminhar a queixa para o Banco de Portugal.

    Boa sorte e depois passe por aqui para contar como ficou.
  7.  # 8

    Já falou com o seu gestor de conta?
    Por email/online/presencialmente?
  8.  # 9

    Colocado por: mafgodJá falou com o seu gestor de conta?
    Por email/online/presencialmente?


    Já falei presencialmente com o gestor de conta e também pedi esclarecimentos para Lisboa e falei também ao telefone e trocas de email com um Sr. da CGD mas ninguém me sabe dizer nada, falam na hipótese de ser um acerto da minha bonificação (com retroactivos até 2005 é estranho e aumento de duas prestações ainda mais estranho).

    Estou curioso, o meu contabilista também e o meu advogado aguarda uma resposta perceptível.

    Depois meto aqui a resposta ao mistério...
  9.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.O BP devia ser só em última instância.
    Comece por RECLAMAR no *Gabinete de Apoio ao Cliente* da CGD.

    Reclame para o Banco de Portugal se não tiver resposta num prazo razoável.


    Por duas ocasiões tive problemas para resolver com a CGD e como as respostas eram insatisfatórias ou nem haviam respostas, apresentei reclamações ao Banco de Portugal.
    Por essas duas vezes, para meu espanto, as reclamações não foram respondidas pelo BP mas sim pela própria CGD
    Tratavam-se de situações completamente diferentes e com um espaço temporal muito alargado!!!
    Moral da história: o BP não responde a nada. Reencaminha a cartinha para o banco alvo da queixa e esse responde como quer e lhe apetece e ninguém faz nada.
    Por essas e por outras é que mudei de banco.
    E recorrer ao Banco de Portugal para quê? Não resolve nada.
    Mal por mal, ainda podemos recorrer ao Mediador do Crédito que apesar de ser uma espécie de departamento do BP, dá a garantia de uma resposta mais ou menos credível e célere...
    •  
      FD
    • 23 maio 2014

     # 11

    Colocado por: anatrindadePor essas e por outras é que mudei de banco.

    Essa é a melhor reclamação que podem fazer. :)

    Mas, não se esqueçam de lhes dizer que o fizeram (não que o vão fazer) por causa da situação X.
  10.  # 12

    Colocado por: FD
    Essa é a melhor reclamação que podem fazer. :)

    Mas, não se esqueçam de lhes dizer que o fizeram (não que o vão fazer) por causa da situação X.


    Antes fosse...
    Isto dos bancos é tudo a mesma coisa.
    Ou temos a sorte de ter um "bom" gestor, ou estamos entregues aos tubarões.
    E claro, olhos bem abertos. Sempre!
    •  
      FD
    • 23 maio 2014

     # 13

    Colocado por: anatrindadeOu temos a sorte de ter um "bom" gestor, ou estamos entregues aos tubarões.

    Também é verdade.
    Em tempos mudei de agência por causa disso mesmo.
    O engraçado foi que na nova agência disseram-me que eu tinha que apresentar uma razão para a mudança. Eu disse: "incompetência".
    Lá me tiveram que convencer a colocar outra treta qualquer para não criar situações desagradáveis entre agências...
  11.  # 14

    Eu há mais de 25 anos que sou cliente do mesmo banco e da mesma agencia. Sempre fui tratado normalmente e sem grandes razões de queixa. Até que há 3 ou 4 anos fizeram-me uma pequena patifaria, também reclamei para o BP e não serviu de nada.
    Mas não mudei de banco, o que fiz foi aquilo que mais lhes dói, reduzi quase a zero todas as operações que lhes são mais rentáveis.
    Devolvi o cartão de credito (fiquei só com o de debito), tirei todos os seguros que lá tinha - casa, carros, saúde - não faço transferências que sejam pagas, não tenho cheques, etc. Mudar de banco pouco adianta porque todos acabam por trabalhar da mesma forma.
  12.  # 15

    Colocado por: anatrindade

    Por duas ocasiões tive problemas para resolver com a CGD e como as respostas eram insatisfatórias ou nem haviam respostas, apresentei reclamações ao Banco de Portugal.
    Por essas duas vezes, para meu espanto, as reclamações não foram respondidas pelo BP mas sim pela própria CGD
    Tratavam-se de situações completamente diferentes e com um espaço temporal muito alargado!!!
    Moral da história: o BP não responde a nada. Reencaminha a cartinha para o banco alvo da queixa e esse responde como quer e lhe apetece e ninguém faz nada.
    Por essas e por outras é que mudei de banco.
    E recorrer ao Banco de Portugal para quê? Não resolve nada.
    Mal por mal, ainda podemos recorrer aoMediador do Créditoque apesar de ser uma espécie de departamento do BP, dá a garantia de uma resposta mais ou menos credível e célere...


    é claro que o BDP nao responde.....e se pensar bem vai perceber o porque! o banco de Portugal Obriga o banco em causa a responder....sob pena de o mesmo ser sancionado. alias mesmo que exista uma resposta, o mesmo nao se livra de um processo, que no limite origina sanções ao banco.

    Recorrer ao BP resolve sempre.... desde que com algum fundamento! é que tambem nao vos passa pela cabeça o tipo de reclamaçaoes que chegam ao BP.....é de bradar aos ceus.....

    No entanto antes de recorrer ao BP directamente aconselho sempre os clientes a apresentarem queixa no livro de reclamaçoes! isto porque:

    1-)o cliente nao apresenta reclamação no livro do banco
    2-)o cliente apresenta reclamação directamente no Banco portugal
    3-)o banco portugal pede esclarecimentos ao banco (inclusive inspeciona o livro)
    4-)o banco defende-se, dizendo que desconhece a queixa uma vez que o cliente nunca apresentou reclamação
    5-)o banco de portugal verifica isto tudo e chega a conclusão que nunca houve uma reclamação, pede ao banco para responder, o banco responde ao cliente dando conhecimento ao BP
    6-) Processo arquivado



    1-)o cliente apresenta reclamação no livro do banco e aguarda resposta
    2-)o banco nao responde
    3-)o cliente apresenta reclamação no Banco portugal
    3-)o banco portugal pede esclarecimentos ao banco (inclusive inspeciona o livro)
    4-)o banco nao tem forma de se defender
    5-)o banco de portugal verifica isto tudo e chega a conclusão que existe motivo para processo, pede ao banco para responder, o banco responde ao cliente dando conhecimento ao BP
    6-) BP abre processo que origina sanções...
  13.  # 16

    Colocado por: loverscout

    é claro que o BDP nao responde.....e se pensar bem vai perceber o porque! o banco de Portugal Obriga o banco em causa a responder....sob pena de o mesmo ser sancionado. alias mesmo que exista uma resposta, o mesmo nao se livra de um processo, que no limite origina sanções ao banco.

    Recorrer ao BP resolve sempre.... desde que com algum fundamento! é que tambem nao vos passa pela cabeça o tipo de reclamaçaoes que chegam ao BP.....é de bradar aos ceus.....

    No entanto antes de recorrer ao BP directamente aconselho sempre os clientes a apresentarem queixa no livro de reclamaçoes! isto porque:

    1-)o cliente nao apresenta reclamação no livro do banco
    2-)o cliente apresenta reclamação directamente no Banco portugal
    3-)o banco portugal pede esclarecimentos ao banco (inclusive inspeciona o livro)
    4-)o banco defende-se, dizendo que desconhece a queixa uma vez que o cliente nunca apresentou reclamação
    5-)o banco de portugal verifica isto tudo e chega a conclusão que nunca houve uma reclamação, pede ao banco para responder, o banco responde ao cliente dando conhecimento ao BP
    6-) Processo arquivado



    1-)o cliente apresenta reclamação no livro do banco e aguarda resposta
    2-)o banco nao responde
    3-)o cliente apresenta reclamação no Banco portugal
    3-)o banco portugal pede esclarecimentos ao banco (inclusive inspeciona o livro)
    4-)o banco nao tem forma de se defender
    5-)o banco de portugal verifica isto tudo e chega a conclusão que existe motivo para processo, pede ao banco para responder, o banco responde ao cliente dando conhecimento ao BP
    6-) BP abre processo que origina sanções...


    Resumindo: é o livro de reclamações que faz a diferença... Sem livro de reclamações é o mesmo que nada.
    Fantástico...!! E degradante. As coisas a que esta malta se agarra...
    Obrigada pela dica.
  14.  # 17

    Colocado por: anatrindade

    Resumindo: é o livro de reclamações que faz a diferença... Sem livro de reclamações é o mesmo que nada.
    Fantástico...!! E degradante. As coisas a que esta malta se agarra...
    Obrigada pela dica.


    nao é esta malta....funciona assim em qualquer empresa!

    mas tambem ha casos em que os bancos funcionam bem e respondem atempadamente, e nas empresas as mesma historia!

    qualquer empresa é representada pelos seus funcionários.... ha bons e maus profissionais em todo o lado...
  15.  # 18

    Colocado por: loverscout

    nao é esta malta....funciona assim em qualquer empresa!

    mas tambem ha casos em que os bancos funcionam bem e respondem atempadamente, e nas empresas as mesma historia!

    qualquer empresa é representada pelos seus funcionários.... ha bons e maus profissionais em todo o lado...


    Quando um consumidor recorre a um serviço ou à compra de um bem, é com a "instituição" que faz o negócio.
    Como tal, a mim não me interessa se é a pessoa A ou a pessoa B que é boa ou má pois é com a empresa/instituição que estou a tratar, por isso não tenho nada a ver com os problemas internos deles. Eu quero e exijo é ser bem atendida/servida.

    As empresas/banco/organizações é que têm a obrigação de acautelar o bom desemprenho dos seus trabalhadores e responder com clareza e objetividade a qualquer reclamação sem necessidade de protocolos tipo "livro de reclamações".

    Sou defensora acérrima do preenchimento dos livros de reclamações e sempre que posso, reclamo e escrevo no livro de reclamações, mas também a verdade é que até hoje, das várias vezes que fui obrigada a recorrer a eles e os preenchi, recebo sempre respostas estapafúrdias que dão "habilmente" a volta às situações. O mais revoltante é que na maioria das vezes são as próprias entidades, responsáveis pela supervisão e inspeção dos ditos livros e reclamações, que respondem de forma incoerente, mal fundamentada e totalmente fora de contexto. E no final de contas, há sempre uma desculpa para a m**** que fazem. Ao ponto de apresentarem pedidos de desculpas mas o problema fica na mesma!!!

    Agora vai dizer (ou pensar): "ah e tal, a senhora é que não deve saber fazer reclamações, não põe lá as coisas como deve ser". E eu respondo-lhe "tretas!" porque para preencher um livro de reclamações ninguém deve precisar de ir chamar o Camões ou contratar um catedrático de linguística, porque as coisas estão lá na mesma.

    Isto é aquilo a que eu chamo um sistema viciado, corrupto e totalmente autista. O sistema sobrepõe-se a tudo e todos e o lucro e o capitalismo imperam. É a debandada geral.
    O mal é sempre de quem tem um problema para resolver!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  16.  # 19

    nem nunca disse o contrario...mas a empresa, instituição, é feita de pessoas e representada por pessoas.

    se voce, enquanto representante da sua casa, erra na forma como expoe o seu problema, porque nao pode o representante da empresa errar na forma como lhe responde?

    e faz muito bem em reclamar..... mas nao podemos cair em exageros. Das reclamaçoes que sao feitas nos bancos apenas cerca de 30% tem fundamento.... e nas empresas passa-se o mesmo!

    Com isto quero-lhe dizer que quem reclama nem sempre tem razao!
  17.  # 20

    compreendo loverscout e até certo ponto aceito a sua opinião.
    o problema é que estou muito escaldada. com bancos então... uiuiuiui
    e quando parto para a reclamação é quando tenho a certeza absoluta que tenho a razão do meu lado porque tive o cuidado de me informar e fundamentar com documentos legais.
    e olhe que nem assim! a incompetência tem sempre razão porque no fundo, a tal "incompetência" nunca lesa a instituição mas sim o cliente. E aqui é que está o cerne do problema.
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
 
0.0234 seg. NEW