Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Vou começar a reconstruir uma casa centenária de pedra que não sei até que ponto me estou a meter em "sarilhos" na medida em que pelo que me têm dito poderá ficar mais cara que construir de novo.
    A casa é muito grande, tem mais de 150 mt por piso (dois pisos), tem muitas janelas e portas, adega, lagar, 2 escadarias em pedra, pisos e tectos em madeira, um pé direito muito alto, assim como o telhado muito alto.
    As minhas duvidas é se reconstruo com base no original, recuperando e reconstruindo com madeiras ou coloco placas de cimento, se mantenho todas as escadas mesmo as que me criem limitações na distrubuição de divisórias, se recupero as portas ou ponho novas, se no exterior pinto de branco e mantenho a pedra à volta das janelas e portas ou ponho toda a casa em pedra à vista...
    Poderei tambem construir apenas a habitação no piso de cima e deixar o r/C sem divisórias para mais tarde terminar
    Enfm não sei o que fazer e começo a perder a coragem de começar será que me podem dar ideias... Por favor...
  2.  # 2

    Consegue colocar aqui umas fotografias da casinha?

    Assim, sem ver, eu fazia tudo novo por dentro (com estrutura e lages em betão armado), e deixava a pedra de fora à vista.
    O interior teria toda a arquitectura diferente (incluindo escadas novas).
    A cobertura seria feita de novo (com vigotas e ripas, onduline e isolamento térmico - eventualmente com paineis sanduiche).
    Mas isto é a opinião de engenheiro, dos que pensa que «o betão é o melhor amigo do construtor». :-)

    A ideia de começar pelo 1.º andar e deixar o r/c para mais tarde parece-me interessante. Depende do programa, da utilização que vai dar à casa.

    Claro que tem sempre a opção de fazer tudo de novo em madeira... mas convém ter um bom projectista e ainda melhores executantes.

    Antes que desatem a bater na minha pouco-purista preferência, faço notar que tive, durante mais de 12 anos, uma oficina de carpintaria (com 1000m2) no centro de Lisboa, e alguns dos meus carpinteiros seguiram cursos de formação de reabilitação de prédios antigos. E que sou candidato a recuperar um prédio na Lapa (Lisboa) com o interior todo em madeira, de acordo com as técnicas de recuperação de prédios «antigos».

    Mas, por muitos cuidados que se tenham (tectos falsos, isolamentos acústicos, tratamento das madeiras, ...), considero que a segurança e o conforto que a placa e estrutura em betão dá, não têm nada a ver.
  3.  # 3

    obrigada pela sua opinião,

    Fotos só posso enviar logo.

    A minha ideia era começar por fazer as lages e o telhado, será melhor com tijolo ou betão armado (melhor e mais barato) e em relação ao telhado manter aquela estrutura alta ou moderniza-lo (tem telha tradicional portuguesa e telhões nas extremidades)
  4.  # 4

    Colocado por: Luis K. W.Mas isto é a opinião de engenheiro, dos que pensa que «o betão é o melhor amigo do construtor». :-)

    Engenheiro? Homem você deve ter um santo dedicado ao betão. Acho que já lhe disse, mas se você pudesse, se calhar betonava os Jerónimos (just Kidding)

    Colocado por: Luis K. W.Mas, por muitos cuidados que se tenham (tectos falsos, isolamentos acústicos, tratamento das madeiras, ...), considero que a segurança e o conforto que a placa e estrutura em betão dá, não têm nada a ver.

    A gente vai ver, quando isto abanar um pouco, qual a percentagem de edifícios de madeira que vão ao chão e quantos de betão lhes vão fazer companhia. Andam para ai betões que ao fim de 10 anos, já estão a precisar de ser reparados. Trabalhei numa empresa de reabitação de betão pouco tempo, mas o que vi, deixou-me os cabelos em pé
    Colocado por: IR bragaA minha ideia era começar por fazer as lages e o telhado, será melhor com tijolo ou betão armado (melhor e mais barato) e em relação ao telhado manter aquela estrutura alta ou moderniza-lo (tem telha tradicional portuguesa e telhões nas extremidades)

    Calma, as coisas não funcionam assim. primeiro vê se vale a pena avançar, depois por qual dos métodos construtivos e depois é trata dos pormenores

    Colocado por: IR bragaAs minhas duvidas é se reconstruo com base no original, recuperando e reconstruindo com madeiras ou coloco placas de cimento, se mantenho todas as escadas mesmo as que me criem limitações na distrubuição de divisórias, se recupero as portas ou ponho novas, se no exterior pinto de branco e mantenho a pedra à volta das janelas e portas ou ponho toda a casa em pedra à vista...
    Restaurar uma casa antiga ( e eu sou um apaixonado pelo património) faz-se por uma questão de gosto, não por questões económicas. Se gosta de casas antigas e dessa em particular, recupere-a. Se a sua questão for financeira, então esqueça, compre uma nova ou faça uma.

    Colocado por: IR bragaEnfm não sei o que fazer e começo a perder a coragem de começar será que me podem dar ideias... Por favor...

    Ideia? è muito fácil

    1º - Onde é?
    2º - Fotografias para se ter uma ideia geral
    3º - Vistoria á obra para uma avaliação do que se pode fazer e ter uma ideia do valor
    4º - Decisão de avançar ou não
  5.  # 5

    Obrigada paulo, leio sempre os seus comentários sempre muito racionais e "construtivos"

    A casa situa-se em Braga e parece-me que o meu grande mal foi ter visitado esta casa, fiquei com a sensação que aquele pedaço de terra era u paraíso perdido quase no centro da cidade, em termos pessoais adoro tudo o que seja reconstruções e casas que nos digam algo, que sejam mais do que cubos de cimento, tem umq exposição solar espectacular e mil metros de terreno de terraço.
    Quando a comprei o negócio foi bom, não sabia o que me esperava... Agora que reuni condições para a reconstrução estou assustada, também me deixa pena reconstruir aquela casa sem a dignificar, mas por vezes penso eu quero morar lá nem que sacrifique os acabamentos para algo de menos qualidade.

    vou incluir fotos amanhã, loo tenho reunião com o arquitecto para me mostrar mais uma proposta de planta, já é a segunda a primeira comtemplava os dois pisos parahabitação mas era tudo muito grande
  6.  # 6

    Paulo,
    Eu também recupero edifícios em betão armado (e também já fiquei com os cabelos em pé e o coração aos pulos com algumas coisas que vi, mas em edifícios com mais de 50 anos).

    No entanto, o que vi em casas com estrutura de madeira - e a minha família tem várias arrendadas - é invariavelmente pior.
    Isto é... MELHOR-para-mim, porque passo a vida a fazer lá obras de conservação/recuperação! :-)

    Se fosse possível, devíamos, daqui a uns 10 ou 20 anos, comparar e contabilizar qual das estruturas recuperadas (a de madeira e a de betão) gastou mai$ em conservação.
  7.  # 7

    Boa noite, ca estao algumas fotos , como prometido
  8.  # 8

    Onde?!...
  9.  # 9

    aqui vai
  10.  # 10

    Fachada trás
  11.  # 11

    ANEXO
      26022009311.jpg
  12.  # 12

    outro angulo
      26022009313.jpg
  13.  # 13

    tipo de pedra
      26022009314.jpg
  14.  # 14

    Adega com pequeno lagar
      26022009315.jpg
  15.  # 15

    Varanda
  16.  # 16

    Corredor piso cima
      26022009326.jpg
  17.  # 17

    ...
  18.  # 18

    IR braga Peça pelo menos 3 orçamentos!

    Se necessitar de algum orçamento de cantarias estou a disposição pois somos praticamente vizinhos! (Barcelos)
  19.  # 19

    Obrigada pela disponibilidade e desculpe a ignorancia...

    Cantarias são as pedras à volta das janelas?
  20.  # 20

    Colocado por: IR bragaObrigada pela disponibilidade e desculpe a ignorancia...

    Cantarias são as pedras à volta das janelas?


    É todo o material em pedra que a casa possa levar... Temos algumas casas que foram reconstruidas e que fornecemos se for o caso até lhe envio um pdf pois pode até tirar ideias para a sua...

    Qualquer coisa também pode-me perguntar por email [email protected]
 
0.0245 seg. NEW