Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Pois é mal gera :) mas tudo se consegue é preciso é calma.

há muita coisa que tenho noção que vou ter de "cortar" mas ... logo se vê
  2.  # 42

Antes de mais, Boa tarde.

Tinha aqui um pouco de tempo. E como também gosto bastante desta fase inicial, dos esquiços e tudo o mais, envio um desenho.
    Não é esclarecedor a orientação solar da casa. Apesar de dizer sol em baixo, não sei se isso significa sul ou outra coisa parecida.
    Não indicou a rua, mas como estava ali a garagem, imagino que seja em baixo.

Eu, não conhecendo o local nem as circunstâncias, achava talvez mais interessante a entrada da casa ser perto da garagem. Chegar de carro, entrar em casa, podia inclusive haver um tratamento especial no exterior naquela zona de acessos.
    E também tentaria (caso de facto a rua seja em baixo), colocar mais os quartos para o outro lado e os espaços sociais para o lado da rua. (se bem que o desenho tem isso parcialmente). O ruído dos carros pode ser incomodativo.
    Eu pessoalmente gosto das casas que sejam amplas e abertas sem serem escancaradas. E ao nível das circulações (o corredor ou hall), apenas as que são necessárias.
    Acabei por fazer uma divisão da casa em dois. Em dois na horizontal, social de um lado privado do outro. E na vertical com o eixo da casa a ser a circulação de um lado ao outro.
    No fundo do corredor achava interessante haver uma janela, ou porta, ou seja vista para um exterior que poderia ter um tratamento de vegetação mais fechado para haver privacidade, para não dicar um corredor escuro sem piada.
    Na suite, achei interessante ter muita luz, mas não ter a porta directamente para o local da cama. Desenhei com o acesso ao wc pelo outro lado, que criava no quarto mais fluidez de espaço e mais luz. Para além de me esconder a porta do wc.
    Os espaços de circulação poderiam ter tecto falso (mais baixo) de modo a reforçar o espaço de dormir.
    No espaço social coloquei (um pouco toscamente) uns armários que no fundo dividem o espaço de circulação do restante espaço. E também de modo a zona da cozinha e da sala de jantar não ter vista directa para a sala de estar.
    Como digo, isto é apensa um esboço. Tentei manter o limite da casa e mais ou menso a área dos quartos.

Boa sorte

Paulo Valente
      Esquico 1.jpg
  3.  # 43

Estou a perceber demasiado mal ou está mesmo a sugerir um quarto/suite virado a norte?!
    Concordam com este comentário: rui pimenta
  4.  # 44

enfim

olhem por exemplo, e uma entrada pela lateral? que divide-se automaticamente a zona social da privada, eliminando desde uma série de área de circulação ( corredores extensos)
  5.  # 45

o terreno apenas tem entrada do lado da rua.
      84.jpg
  6.  # 46

pois rui

ai está, realmente existem pessoas habilitadas para fazer projectos e com soluções e não a rabiscar plantas, quarto para aqui, sala para ali etc...

o facto de o terreno ter uma entrada pela via publica á frente não implica que não possa fazer a entrada da sua casa pela lateral.

enfim desculpe estar a bater no seu caso mas eu cada vez tenho menos vontade de opinar por aqui sobre estes casos .

é que por meia dúzia de euros que depois até são desperdiçados em coisas fúteis e desnecessárias na obra, as pessoas não vão ter desde logo com um arquitecto que lhes saiba resolver as suas questões para a sua casa.

enfim temos gabinetes cheios de ar e ás moscas.

espero que venha a ter a casa que merece.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Picareta
  7.  # 47

Colocado por: marco1pois rui

ai está, realmente existem pessoas habilitadas para fazer projectos e com soluções e não a rabiscar plantas, quarto para aqui, sala para ali etc...

o facto de o terreno ter uma entrada pela via publica á frente não implica que não possa fazer a entrada da sua casa pela lateral.

enfim desculpe estar a bater no seu caso mas eu cada vez tenho menos vontade de opinar por aqui sobre estes casos .

é que por meia dúzia de euros que depois até são desperdiçados em coisas fúteis e desnecessárias na obra, as pessoas não vão ter desde logo com um arquitecto que lhes saiba resolver as suas questões para a sua casa.

enfim temos gabinetes cheios de ar e ás moscas.

espero que venha a ter a casa que merece.

e quem e que disse que não podia ter entrada lateral????
  8.  # 48

Rui, o marco1 tinha dito que :

Colocado por: marco1enfim

olhem por exemplo, e uma entrada pela lateral? que divide-se automaticamente a zona social da privada, eliminando desde uma série de área de circulação (corredores extensos)

E você depois disse:

Colocado por: rui pimentao terreno apenas tem entrada do lado da rua.

Aqui pode-se interpretar que você como disse que o terreno tem entrada pelo lado da rua, a entrada da casa também teria de ser obrigatoriamente pelo lado da rua...
  9.  # 49

Colocado por: lfvmagalhaesRui, o marco1 tinha dito que :

E você depois disse:

Aqui pode-se interpretar que você como disse que o terreno tem entrada pelo lado da rua, a entrada da casa também teria de ser obrigatoriamente pelo lado da rua...

nada mais.
    peço desculpa fiz-me entender mal, apenas queria mostrar de que lado se encontrava a via pública.
  10.  # 50

Por isso é que quando os técnicos cá do fórum dizem que mais vale deixar certos temas com pessoas habilitadas para o assunto fica sempre mais fácil a "coisa" andar para a frente.

A questão que o marco1 colocou é bastante pertinente, pois se colocar a entrada da habitação numa lateral, pode fazer uma "divisão" entre a parte privada e a parte social da mesma. E isto foi aquilo que o marco1 disse, agora se fosse a trabalhar num projecto desses de certeza que ele ou outro técnico lhe dariam resposta às questões que você coloca para a sua habitação.

Abraço
  11.  # 51

Colocado por: SagitarioQuando acabar a casa já os CPU's desapareceram do mercado, agora é só portáteis e tablets.

Como é que é ?
    Não me diga que vão haver só amadores :-)))

Eu tenho CPU bem alto, que montei peça a peça edois monitores, as minhas filhas uma menor e outra "recem maior" têm a mesma coisa...

Depois de usarem dois monitores ninguém quer outra coisa !

Só usam os portatis para sair de casa ou andarem verem filmes, porque para trabalhar e ter rendimento só com um bom computador fixo... E com muitos discos rígidos !

Um profissional não trabalha com um portátil e muito menos com um tablet ... Isso são coisas para brincar ou desenrascar .

Colocado por: goliverPedro Barradas, podem... mas não devem.

Porquê ? Se olhar para as plantas tradicionais verá que na casa algarvia a sala é a casa de entrada e que dá para tudo directamente . E olhe que é funcional e mais económica !

Não me recordo bem, mas acho que se chama "casa de fora" à sala na casa Algarvia . Tenho uma assim numa Ilha, sala à entrada, dois quartos à esquerda cozinha ao fundo e pequeno hall e depois wc ao fundo ao lado do hall da cozinha ...

Uma casa quadrada , funcional e barata.

Nem todos estão dispostos a gastar o dobro do necessário para morar... O que eu mais vejo por aí é malta que se deixou ir pela conversa de alguns arquitectos e hoje tem casas bonitas mas enormes a pagar 3 ou 4 mil € de IMI !
  12.  # 52

Colocado por: goliver

Veja esta ideia

Rui Pimenta, nesta planta a cozinha tem 24m2 e a sala tem 48m2, áreas muito acima da média para estas divisões que até se encontram juntas e, por isso, tem espaço de sobra para maximizar a respetiva utilização.

Assim, se acha os quartos de 12m2 pequenos, pode "arrastar" o corredor para ganhar espaço na área dos quartos, bem como na do escritório. É tudo uma questão de volumetria em função das necessidades pessoais.

Boa sorte.
  13.  # 53

Colocado por: golivercasa de fora

agradeço, mas não está a ter em atenção a medida das paredes... veja lá bem.
  14.  # 54

Colocado por: goliver

Rui Pimenta, nesta planta a cozinha tem 24m2 e a sala tem 48m2, áreas muito acima da média para estas divisões que até se encontram juntas e, por isso, tem espaço de sobra para maximizar a respetiva utilização.

Assim, se acha os quartos de 12m2 pequenos, pode "arrastar" o corredor para ganhar espaço na área dos quartos, bem como na do escritório. É tudo uma questão de volumetria em função das necessidades pessoais.

Boa sorte.

agradeço, mas não está a ter em atenção a medida das paredes... veja lá bem.
  15.  # 55

16.  # 56

Rui Pimenta, pode contar à vontadinha com as medidas das paredes que ainda lhe sobram metros até ao limite que você indicou...

Como lhe disse, é tudo uma questão de volumetria.

E você tem muita margem para pegar em qualquer planta apresentada e fazer as contas com as medidas das paredes. O problema era se não tivesse essa margem, mas tem e de sobra. Quem dera a muitos terem disponível a área de construção que você tem.
  17.  # 57

Jorge Santos - Faro, o facto de haver exemplos (até de ordem histórica) em que os quartos dão diretamente para a sala não quer dizer que seja o mais sensato.

Como disse, tem muito a ver com questões económicas e, por isso, é normal que zonas mais empobrecidas tenham as casas orientadas dessa forma. Faz sentido. O que não faz sentido, a meu ver, é dispensar essa privacidade da zona dos quartos quando há orçamento e espaço para se montar uma casa com base em regras mais sensatas de utilização das diversas divisões.

Pessoalmente falando, não acho nada adequado sair do quarto de manhã e dar de caras com as pessoas que estão na sala, para ir à wc por exemplo.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
  18.  # 58

goliver

existem pessoas que tem uma noção de vivencia caseira completamente diferente da sua, olhe eu ainda há poucos dias estive numa casa onde a única divisão fechada era o wc e mesmo a zona de dormir tinha apenas uma cortina.
  19.  # 59

marco1, obviamente que sim e isso nem está em discussão.

Eu enunciei apenas um principio básico de distribuição das divisões de uma casa. Não sou eu que os crio, mas eles estão presentes na maioria das casas, principalmente nas zonas urbanas, e não só.

Isto não invalida que haja outros principios que possam nortear essa distribuição. Mas como falo por mim e não por outros, tenho legitimidade para dizer que não concordo com eles apesar de admitir perfeitamente que muitas das vezes são condicionados pela escassez de espaço e de recursos financeiros.
  20.  # 60

sim goliver mas o que eu quero dizer é que não é motivado por isso: escassez de espaço e recursos financeiros, é mesmo opção de vida.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro

0.0288 seg. NEW