Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Afinal fiz o esquiço ao contrário. Então a garagem está no fundo do terreno.
    De qualquer maneira basta inverter a disposição da casa para ter a entrada perto da via pública.
    Eu pessoalmente preferia não fazer a garagem no fundo do terreno para o ter liberto para outras actividades. O terreno é grande mas não é gigante. Mais facilmente fazia tipo um alpendre na lateral da casa próximo da frente.
    Acerca do tal quarto a norte, se o inverter com o wc passa a poente (isto já invertendo a casa para ter o acesso perto da via pública). Ainda assim, prefiro uma sala com uma boa disposição solar do que o quarto. Gosto muito de puder estar sentado no sofá e ter uma luz de final de tarde. Mas isto são gostos.
    Eu gosto muito de casas planas. Especialmente na simplicidade que podem ter. Eu assumiria a laje da cobertura directamente nos espaços da casa. À partida economizava algum dinheiro e se a coisa estiver bem desenhada pode até ter uns espaços bastante interessantes.

    Visto até ter alguma área de construção, fazia a divisão do espaço social do espaço privado. Isto não quer dizer que tenha de ter muitos corredores.

    O escritório é sempre uma mais valia, desde que haja área. O dito computador, pode ter dois monitores, tem normalmente uma impressora. Alguns têm colunas e outros até têm uma plotter. E este espaço pode ser porreiro para guardar uma pequena biblioteca. Fartando-se disso, pode transforma-lo numa garrafeira porreira (se tiver depois dinheiro para a encher).

    Paulo Valente
  2.  # 2

    realmente não é mesmo normal nas casas que conheço os quartos irem directamente para a sala, mas sinceramente, estou para começar uma remodelação de uma casa um bocado antiga e não tenho outra opção senão ter o meu quarto e a casa de banho com a porta directamente para a sala pois não tenho espaço para fazer alterações, mas numa construção de raiz o ideal era ter as coisas bem separadas.
  3.  # 3

    Colocado por: paulovalentepessoalmente preferia não fazer a garagem no fundo do terreno



    Pois mas é o local em que posso faze-la, segundo a camara.
  4.  # 4

    segun do a camara só pode faze-la atras porque aparece isolada e como tal assume a designação de anexo. Agora se decidisse faze-la á frente mas pegada á casa, não há nenhum regulamento que o impeça de o fazer.
    como vê há muitas maneiras bem pensadas de se poder fazer as coisas.
  5.  # 5

    pois, ainda mais espaço me ía roubar, pois segundo a cm, tenho que dar 3 metros de cada lado mais 5 na frente e 6 na retaguarda.
  6.  # 6

    Colocado por: paulovalenteE este espaço pode ser porreiro para guardar uma pequena biblioteca


    Há uma coisa que a malta mais nova não percebe :-)
    Um espaço só nosso para nos podermos fechar longe dos ruidos da mulher, quando depois dos 40 começa a ficar chata (nem todas) ou para fugirmos da sobra... Faz sempre falta numa casa !

    Eu tenho a cave, mas nem que seja uma adega com livros e copos, o nosso espaço é sempre muito util... E tem que ser pequeno para podermos fechar à chave.
    Isso de estar com o portátil no sofá ao lado da maria, é para malta mais nova . :-)) Como eu os compreendo ...

    Um dia voçês também me vão compreender a mim.
    Quanto ao tipo de casa... A minha casa de sonho teria apenas uma divisão e sem cantos para a sogra !
    Tudo, junto sala quarto e mini cozinha ... Mas primeiro tenho que voltar a ser solteiro e esperar que por cá cresçam...
    Uma pessoa depois de velho cada vez necessita de menos espaço ... Até acabarmos por ficar com menos de 2. m2 .
    Uma divisão única, para não cansar muito será o ideal ou não ? É que depois de uma certa idade e solteiro as namoradas já não se querem cansar muito com arrumações e têm que ter tempo para nós !
    Pelo menos é o que me contam os meus amigos mais experientes (Para não dizer mais velhos)
  7.  # 7

    boa noite e deste modo acham que está melhor??? esta pequena divisão, não vai ser fechada apenas vai dar um pouco mais de privacidade, pois como já disse não somos muito a favor de corredores.
      scan0001.jpg
  8.  # 8

    rui pimenta

    Vai colocar portas na sala na zona que dá para os quartos e no hall?

    Acho que seria a única alteração que fazia. na minha opinião torna a sala muito fria no inverno falo pelo exemplo da casa de uns amigos que tem +- esta estrutura embora ano caso deles no hall há uma escada que vai desde a cave até ao sótão que ainda torna casa mais fria.
    Eles tem o recuperador na parede que divide do corredor. Mas mesmo assim acho que não resulta muito bem.
  9.  # 9

    Colocado por: FC2013sta estrutura embora ano caso deles no hall há uma escada que vai desde a cave até ao sótão que ainda torna casa mais fria.


    O calor sobe todo pelas escadas. Entre as escadas e as salas deve haver sempre um porta !
    Mas a moda agora são casas altas grandes e geladas que pagam muito IMI porque privilegiam as estética em vez do conforto a baixo custo !
    Tenho clientes arquitectos que já fecharam as suas escadas para o calor não subir... A vida custa a todos.
    Mas há caso em que conseguem aquecer toda a casa com uma boa salamandra ou recuperador só mesmo com o ar quente que sobe pelas escadas.
    Neste caso a fonte de calor deve ser colocada no lado oposto das escadas !
  10.  # 10

    estive a fazer mais umas alterações e enviei agora para a arquitecta. acham que aqueles 20 cm na parede norte da sala fazem alguma diferença estéticamente ou deixo a parede plana???
      scan00012.jpg
  11.  # 11

    1) Em vez daquela parede a fazer a limitação da sala para a zona dos quartos - que não deixa de ser um corredor - aproveitava-a para fazer um roupeiro a todo o comprimento e ganhar um espaço de arrumação brutal já que tem espaço de sobra para uma sala generosa.

    2) A entrada da casa é encafuada - não sendo bem um corredor, tb não chega a ser um hall.

    3) Qual é o objetivo e a vantagem de ter aquela parede com desnivel de 20cm? Não faz sentido.
  12.  # 12

    Colocado por: goliver1) Em vez daquela parede a fazer a limitação da sala para a zona dos quartos - que não deixa de ser um corredor - aproveitava-a para fazer um roupeiro a todo o comprimento e ganhar um espaço de arrumação brutal já que tem espaço de sobra para uma sala generosa.


    Sim, mas isso não está nos nossos planos. não queremos encher a casa com roupeiros, o que não deixa de ser uma boa ideia. mas assimm reduzia ainda mais a largura da sala o que não queremos.
  13.  # 13

    Colocado por: goliver2) A entrada da casa é encafuada - não sendo bem um corredor, tb não chega a ser um hall.


    tem razão mas apenas é para fazer uma entrada sem ser directamente de frente para a sala. será que se der 1,5m já muda alguma coisa???
  14.  # 14

    Colocado por: goliver3) Qual é o objetivo e a vantagem de ter aquela parede com desnivel de 20cm? Não faz sentido.


    apenas a coloquei para ter opinioes, e para quebrar um pouco um vão tão grande na lateral. A arquitecta tambem me falou em fazer uma floreira junta á parede que divide a sala da cozinha de modo a quebrar um pouco aqueles 13 m, pois o que por vezes se vê são cerca de 0,50m.
  15.  # 15

    Um dos quartos não tem roupeiro, embora tenha espaço para ter o maior roupeiro da casa.
    O quarto que está mais próximo da entrada de casa, tem um roupeiro muito pequeno, que não servirá as necessidades de uma casa quotidiana.
    A suite, por ser "habitada" por duas pessoas merecia um closet mais generoso.
    Ao ver estas situações pensei logo naquela parede a separar a sala que podia ser muito bem aproveitada nesse sentido.
  16.  # 16

    Colocado por: rui pimenta

    tem razão mas apenas é para fazer uma entrada sem ser directamente de frente para a sala. será que se der 1,5m já muda alguma coisa???


    Acho que 2m x 2m seria suficiente. Poderia arrastar o layout da entrada no sentido noroeste para ter um hall e simultaneamente mantinha o pormenor da entrada não ser de fronte da sala.
  17.  # 17

    Colocado por: goliverUm dos quartos não tem roupeiro, embora tenha espaço para ter o maior roupeiro da casa.


    Isso é porque apenas estamos a ver apenas a disposição das divisões. é claro que leva roupeiro.
  18.  # 18

    Colocado por: rui pimenta

    apenas a coloquei para ter opinioes, e para quebrar um pouco um vão tão grande na lateral. A arquitecta tambem me falou em fazer uma floreira junta á parede que divide a sala da cozinha de modo a quebrar um pouco aqueles 13 m, pois o que por vezes se vê são cerca de 0,50m.


    A parede tem 13m, mas não se esqueça que haverá vãos para janelas/portas para o exterior que vão quebrar esse "muro".
  19.  # 19

    Colocado por: goliverO quarto que está mais próximo da entrada de casa, tem um roupeiro muito pequeno, que não servirá as necessidades de uma casa quotidiana.
    A suite, por ser "habitada" por duas pessoas merecia um closet mais generoso.


    olhe que o roupeiro que tenho actualmente de casal tem apenas 1,5m, será que são assim tão pequenos estes?? o do quarto da entrada se ficar ali fica com cerca de 1,6m para 1 pessoa. na suíte um com 2m e outro com 1,4m ( para mim :))
  20.  # 20

    Colocado por: goliverA parede tem 13m, mas não se esqueça que haverá vãos para janelas/portas para o exterior que vão quebrar esse "muro".


    essa lateral, é o lado norte, pois só vai levar 2 janelas, uma na cozinha lava loiça e outra mais encostada a cozinha, cerca de 6m da frente. do lado sul é que possivelmente não vou ter esse problema.
 
0.0268 seg. NEW