Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1o que me chateia nesta eterna guerra em relação aos orçamentos e empreiteiros mamões, é por que razão os donos de obra quando decidem fazer a sua casa não contratam um projecto de execução e contratem também um bom medidor orçamentista e ai ficam com o controle absoluto sobre os custos.

enfim procuram que o tiro no escuro que seja certeiro e barato.
    Concordam com este comentário:tiagot

Porque para o dono da obra, os projetos (especialmente os das especialidades) só servem para meter na Câmara, depois em obra logo se vê... afinal projetos quanto mais barato melhor.... a qualidade dos mesmos isso não tem interesse...
  2.  # 22

Se as regras fossem seguidas tanto o cliente tinha aquilo que pretende como o empreiteiro fazia o que é suposto sem devaneios e derrapagens afins.
    O eterno problema é a falta de alguma cultura e a pouca vontade em perceber que os projectos tem um propósito que nao apenas o serem entregues numa camara ou qualquer outra instituição licenciadora.
    Tanto se poupa em projectos com desrespeito pelos tecnicos que o cliente depois sofre as consequências da sua própria ignorância e teimosia.
    Quando por exemplo se apresenta um 3D ao cliente e este gosta do que vê e quer que assim seja, isso só acontece se houver um projecto de execução que especifique tudo de modo a que tal aconteça em obra. O projecto de execução serve, dito de um modo ordinário, para por uma trela nos possíveis devaneios feitos pelo empreiteiro que depois prejudicam o cliente, que depois gasta mais do que poupou ao inicio.
    • nfm
    • 1 maio 2014

# 23

A minha ideia inicial não era estabelecer um relação de custo por m2. Apenas casos reais de construção, sem entrar em pormenores de acabamentos, etc.

A ideia era eu chegar aqui e escrever: construí a minha moradia na localidade x, tem x m2 e custou 200mil euros. Ponto.

Não seria para colocar questões, se pos chão radiante, se tem janelas XPTO, etc, etc. Apenas ficava a informação geral.

Cumprimentos
  3.  # 24

Colocado por: nfmA minha ideia inicial não era estabelecer um relação de custo por m2. Apenas casos reais de construção, sem entrar em pormenores de acabamentos, etc.

A ideia era eu chegar aqui e escrever: construí a minha moradia na localidade x, tem x m2 e custou 200mil euros. Ponto.

Não seria para colocar questões, se pos chão radiante, se tem janelas XPTO, etc, etc. Apenas ficava a informação geral.

Cumprimentos

claro que pode construir uma boa casa com 100mil euros (fora terreno), estou farto de ver gente a construir boas casas por baixo preço, terá de ter é muito estofo e postura, não lhe vai faltar quem queira fazer a obra nos dias de hoje.

mande fazer um orçamento apenas para o esqueleto, com telha, a partir de aí é só ganhar dinheiro
  4.  # 25

claro que depende muito da zona e fiscalização que existe nessa obra ou zona
    • nfm
    • 1 maio 2014

# 26

Eu estou em fase de projecto, ainda não pedi orçamentos sequer. Mas também não quero construir por 100000 euros.

Apenas achei que seria um tópico interessante.
  5.  # 27

Colocado por: nfmA ideia era eu chegar aqui e escrever: construí a minha moradia na localidade x, tem x m2 e custou 200mil euros. Ponto.

Esta informação não serve para nada.

Imagine que teria os seguintes comentários:

Manel: Construí a minha casa em Lisboa com 100m2 e custou 100mil
    Joaquim: Construí a minha casa no Porto com 100m2 e custou 200mil

Qual informação que retira dos dois comentários anteriores?
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  6.  # 28

Colocado por: Picareta
    Esta informação não serve para nada.

Imagine que teria os seguintes comentários:

Manel: Construí a minha casa em Lisboa com 100m2 e custou 100mil
    Joaquim: Construí a minha casa no Porto com 100m2 e custou 200mil

Qual informação que retira dos dois comentários anteriores?

Que o Quim tem mais papel.
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Santos - Faro, Picareta
  7.  # 29

Colocado por: pc ferreiraQue o Quim tem mais papel.

Nem isso...
  8.  # 30

Colocado por: pc ferreiraQue o Quim tem mais papel.

Ou que Quim tem um mulher que se "meteu" na obra .
    Concordam com este comentário: eu, arqluis
    •  
      FD
    • 2 maio 2014

# 31

Colocado por: nfmA ideia era eu chegar aqui e escrever: construí a minha moradia na localidade x, tem x m2 e custou 200mil euros. Ponto.

Para isso basta ver os anúncios das casas novas à venda.
    Tire-lhes entre 0% (às vezes até é uma percentagem negativa) e uns 25% e tem preços de construção.
    O intervalo entre os 0% e os 25% tem relação directa com a necessidade de dinheiro do construtor.
    Concordam com este comentário: Jorge Santos - Faro
    • nfm
    • 4 maio 2014

# 32

Não sei porque que apenas se fala em percentagens dos construtores de 25%!! Acham que isso é o maximo?! Ou alguns construtores não querem ademitir quais as suas verdadeiras margens?! Acredito que a maioria pratique essas margens e alguns fiquem mesmo pelos 0%. Acho isso perfeitamente viável. Mas também posso garantir, e sei de casos concretos de construtores com quase 50% de margem. Pode ser raro mas existe. Isso posso garantir e com provas.

E sr. Picareta, se o Manuel escrever que construiu uma moradia por 100000 euros e o Zé Manel construiu uma por 200000 euros, pelo menos dá para muitos utilizadores do fórum saberem que é possível construir com 100000 surdos, ao contrario do que muitos o afirmam. Agora se é um barraco ou não, já é outra questão.
  9.  # 33

Colocado por: nfmIsso posso garantir e com provas.

Venham daí a provas...
    Concordam com este comentário: jorgealves, joaobello
    • nfm
    • 5 maio 2014

# 34

Se quiser Picareta, falamos por MSG privada. E apresento-lhe. Como é obvio não vou explanar aqui informações de outros. Mas se tiver duvidas ate lhe vou apresentar as obras.
  10.  # 35

Colocado por: nfme sei de casos concretos de construtores com quase 50% de margem

É possível, se se refere a uns 8 anos atráz e em construção de apartamentos, e sem pagaram ao fisco !

Hoje muito vendem abaixo do preço de custo ( Os encargos também contam para o apuramento do lucro )

Era negócio de "meio por meio" , mas em vivendas não acredito !
  11.  # 36

E então, nfm, que informações é que retira do seu levantamento de preços reais?
    • nfm
    • 7 maio 2014

# 37

Retiro algumas informações:

1º - A maioria de quem comenta nunca construiu a sua propria casa;

2º - A maioria dessas mesmas pessoas tem o dom da razão e qualquer informação em contrário é logo "atacada";

3º - Haverá eventualmente por aí várias pessoas ligadas à construção a quem dá jeito manter a ideia que é impossivel construir barato (não digo barato e bom, digo barato, eventualmente para justificar os seus orçamentos);

4º - por ultimo acho que quem realmente já construiu a sua casa, deixou de ter interesse no forum, talvez por já não necessitar de ajuda, ou porque nem sempre tiveram a ajuda necessária e por isso deixaram de o frequentar, pois quando se fala em valores de construção, muito gente que aqui comenta está muito desfasado da realidade.

Cumprimentos a todos
    Concordam com este comentário: treker666, Jorge Santos - Faro, maria rodrigues
    •  
      FD
    • 7 maio 2014

# 38

Colocado por: nfm1º - A maioria de quem comenta nunca construiu a sua propria casa;

Nunca construí mas, poderei vir a construir. Como tal, interessa-me tudo o que esteja relacionado.

Colocado por: nfm2º - A maioria dessas mesmas pessoas tem o dom da razão e qualquer informação em contrário é logo "atacada";

E não é isso que também está a fazer?

Colocado por: nfm3º - Haverá eventualmente por aí várias pessoas ligadas à construção a quem dá jeito manter a ideia que é impossivel construir barato (não digo barato e bom, digo barato, eventualmente para justificar os seus orçamentos);

Sim, para teoria da conspiração, parece-me bem.
    Faz mais sentido essa explicação que a mais lógica. Não sei se conhece mas, existe um princípio interessante: http://pt.wikipedia.org/wiki/Navalha_de_Occam
    Diz esse princípio que a explicação mais simples, aquela que tem menos "intervenção" é, com grande frequência, a mais correcta.
    Neste caso em concreto pode pensar de duas formas:
    -> há uma conspiração aqui no fórum para subir os preços da construção, para todos os construtores ficarem ricos
    -> o preço da construção é o que é porque custa o que custa

Colocado por: nfm4º - por ultimo acho que quem realmente já construiu a sua casa, deixou de ter interesse no forum, talvez por já não necessitar de ajuda, ou porque nem sempre tiveram a ajuda necessária e por isso deixaram de o frequentar, pois quando se fala em valores de construção, muito gente que aqui comenta está muito desfasado da realidade.

Dou-lhe razão numa coisa: há muita gente que, infelizmente, só cá vem pedir ajuda e depois não retribui essa ajuda.
    Espero que o nfm seja diferente. :)
    • nfm
    • 13 maio 2014

# 39

Boa noite caro FD,

Li e concordo com algumas das suas ideias, mas este tópico que coloquei é tão dúbio que nunca haverá um acordo, simplesmente porque alguns nem sequer percebem a ideia do tópico.

Continuo a achar que a construção não pode ter os mesmos custos nas diferentes partes do país.

Só para finalizar, tenho familiares com empresas de construção e quando conversamos sobre coisas que aqui leio, como custo de construção, etc etc, por vezes ate se riem.

Mas continuo a gostar de aqui vir e quando finalizar a minha construção venho CA partilhar.

Obrigado
  12.  # 40

Colocado por: nfmSó para finalizar, tenho familiares com empresas de construção e quando conversamos sobre coisas que aqui leio, como custo de construção, etc etc, por vezes ate se riem.

riem de quê?

0.0257 seg. NEW